domingo, 7 de maio de 2023

Histórias do Brasileirão: Botafogo/RJ x Atlético/MG significa um marco na trajetória da competição!

Domingo, 07 de maio de 2023.

Histórias do Brasileirão, por Alexandre Simões / Itatiaia /BH

Um marco na história do Campeonato Brasileiro foi encerrado com um Botafogo x Atlético/MG, no Rio de Janeiro, como acontece neste domingo (7), com os dois clubes se enfrentando às 18h30, no Engenhão, pela quarta rodada da Série A.

E 19 de dezembro de 1971, mais do que uma data para sempre dos atleticanos, é da história do futebol brasileiro, pois significou o encerramento do I Campeonato Nacional de Clubes, competição que foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) em substituição à Taça de Prata e que até dezembro de 2010 foi considerada a primeira edição do Campeonato Brasileiro.

As competições nacionais regulares começaram em 1959, com a disputa da Taça Brasil, que teve sua última edição em 1968. Na temporada anterior, o Robertão, que era o Torneio Rio-São Paulo, abriu espaço para as participações de clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Em 1969, a organização do Robertão saiu das mãos das federações paulista e carioca e passou para a CBD, nascendo a Taça de Prata, que decretou o final da Taça Brasil.

Em 1970, a última edição da Taça Brasil contou com 17 clubes, de sete estados. Em 1971, o 1º Campeonato Nacional de Clubes, ou primeiro Brasileirão, teve 20 equipes de oito federações.

Dentro dessa história, o Botafogo/RJ x Atlético Mineiro têm papel de destaque, pois foi a partida que decidiu o triangular final do Brasileirão de 1971.

Em 12 de dezembro de 1971, o Galo abriu o triangular em turno único fazendo 1 a 0 no São Paulo, no Mineirão. No dia 15, o tricolor paulista fez 4 a 1 no Botafogo, no Morumbi.

No dia 19, no Maracanã, o Atlético/MG ficava com o título com um empate. O Botafogo precisava vencer por seis gols de diferença para levantar a taça. O São Paulo seria campeão com triunfo botafoguense entre um e cinco gols de vantagem.

Em momento algum o Galo deixou de ser campeão. O 0 a 0 durou no placar até os 18 minutos do segundo tempo, quando Dario, de cabeça, fez o gol do título brasileiro atleticano.

Até dezembro de 2010, o 1º Campeonato Nacional de Clubes foi considerado o primeiro Brasileirão. Mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), baseada num dossiê montado por Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia promoveu a unificação dos títulos brasileiros, dando à Taça Brasil e ao Robertão e Taça de Prata o status de Campeonato Brasileiro.

Isso não tira da conquista do Atlético a importância e o ineditismo, pois o Brasileirão de 1971 foi um marco na história do nosso futebol e o Galo, de Telê Santana, venceu uma competição recheada de grandes esquadrões. Fonte: Itatiaia / BH

Nenhum comentário: