sábado, 1 de outubro de 2016

Dez clubes brasileiros que desapareceram recentemente!


10 clubes que desapareceram no Brasil

Sexta feira, 30 de setembro de 2016.
O Americana Esporte Clube/SP. Foi um time de futebol que durou pouco mais de um ano e não agradou. Originalmente fundado como Guaratinguetá em 2000, os administradores do clube romperam com a prefeitura do Vale do Paraíba em 2010 e se mudaram para Americana, uma cidade que possuía o tradicional Rio Branco, que, no entanto, andava mal das pernas. Os empresários apostaram que o novo clube da cidade empolgaria os moradores. Isso, porém, não aconteceu. Em campo, o Americana quase conseguiu o acesso para a Série A do Brasileirão. Sem apoio dos torcedores e em conflito com a administração local, no fim de 2011 a equipe retornou a Guaratinguetá, encerrando sua brevíssima história como Americana.

10 clubes que desapareceram no Brasil
Atlético de Ibirama/SC
Atlético de Ibirama/SC. Conhecido por ter revelado o atacante Leandro Damião, hoje no Flamengo/RJ, o Atlético de Ibirama anunciou no final de 2015 que desistia de disputar a Primeira Divisão do Catarinense por falta de dinheiro. A ideia da instituição é de se licenciar por ao menos um ano das atividades futebolísticas. Caso volte em 2017, a equipe terá que jogar a Terceira Divisão estadual.
10 clubes que desapareceram no Brasil 
Campinas Futebol Clube/SP.
Campinas Futebol Clube/SP. Fundado em 1988 pelos jogadores Careca e Edmar, a equipe campineira conhecida como Águia da Mogiana figurou pelas divisões inferiores do futebol paulista quase em todo o período de existência, tendo ficado famosa mais pelos seus criadores do que pelo futebol apresentado. Após conseguir o acesso à Série A3 em 2008, acabou vendido em 2010. Naquele ano, mudou-se para Barueri e foi incorporado pelo recém-fundado Sport Club Barueri. Porém, este time durou pouco também e está licenciado desde 2013.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
ECUS Suzano/SP.
ECUS Suzano/SP. Os clubes de Suzano, na Grande São Paulo, vivem um drama em 2016. Tanto o União Suzano quando o ECUS foram impedidos de disputar a Segunda Divisão paulista, equivalente à Quarta Divisão, devido ao estádio local, o Suzanão, não ter ficado apto e dentro da capacidade mínima há tempo do início do torneio. Sem calendário, o União foi disputar a Taça Paulista, competição organizada pela Liga Paulista de Futebol e que pode ser considerada semi-profissional. Enquanto isso, o ECUS se ficou sem torneio profissional em 2016, fechando as portas temporariamente.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
Entrerriense Futebol Clube/RJ
Entrerriense Futebol Clube/RJ. Campeão da Terceira Divisão Carioca em 2001 e da Segunda no ano seguinte, o Entrerriense figurou por muitos anos na elite do futebol do Rio de Janeiro. Fundado em 1925, o Galo do Carijó fechou as portas em 2004 e até hoje luta para voltar ao profissionalismo. Sua maior glória é a conquista de um torneio internacional de inverno, com a participação de clubes menores da Espanha, Uruguai e Alemanha.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
Primeira Camisa/SP.
Primeira Camisa/SP. Criado pelo ex-zagueiro Roque Junior, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o Primeira Camisa surgiu em São José dos Campos em 2007 como uma oportunidade para revelar jovens atletas. O clube chegou a disputar as divisões inferiores do futebol paulista, mas encerrou as atividades em 2012 após divergências da instituição com a prefeitura local em relação ao Estádio Martins Pereira, e também por conta do assédio de empresários aos atletas.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
Roma Sport Clube/PR.
Roma Sport Clube/PR. Ascensão e queda meteóricas. Assim podemos falar do Roma. Fundado em Barueri/SP em 2000, com apenas um ano de vida o time conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano seguinte, após derrotar o São Paulo nas penalidades. O clube ficou famoso, ganhou projeção, mas um desentendimento entre o dono e a prefeitura paulista fez o Roma mudar de estado e se instalar em Apucarana, no Paraná. Em dois anos a equipe saltou da Terceirona local para a elite paranaense. No entanto, entre idas e vindas, com direito ao título da Segundona em 2010, a equipe foi rebaixada para a Terceira Divisão em 2013 e, em crise, fez um acordo com o Cincão Esporte Clube de Londrina, que tinha uma vaga na Divisão de Acesso, mas não tinha estádio. Com isso, o Roma se licenciou da Federação Paranaense e foi criado o Apucarana Sports.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
Clube Atlético Taquaritinga/SP.
Clube Atlético Taquaritinga/SP. Tradicional clube do interior paulista, o Taquaritinga foi fundada em 1942 e já foi forte no estado. Possui dois títulos da Série A2 e um da A3. A equipe disputou a Primeira Divisão pela última vez em 1993. Este ano, o time acabou excluído da última divisão paulista por seu estádio, o Taquarão, não ter se adequado às condições indicadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Com isso, licenciou-se do futebol este ano.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
União Bandeirante/PR.
União Bandeirante/PR. Tradicional time do interior paranaense, o União Bandeirante foi fundado em 1964 pelos donos da usina de cana-de-açúcar da cidade e viveu seus momentos áureos nos anos 60 e 70 e no início dos anos 90. Ao todo, o clube possui cinco vice-campeonatos estaduais. No entanto, após 42 anos ininterruptos disputando o Campeonato Paranaense, o clube fechou suas portas em 2006 alegando dificuldades financeiras.
 10 clubes que desapareceram no Brasil
União São João/SP.
União São João/SP. O clube de Araras, famoso nos anos 90 por ter disputado a elite do Nacional e por ter revelado o lateral-esquerdo Roberto Carlos, é dos que fecharam as portas recentemente, talvez o mais conhecido e que vive situação mais dramática. Campeão da Série C do Campeonato Brasileiro e da B em 1996, tendo também estado na A em quatro oportunidades, a equipe do interior paulista encerrou atividades em 2015 e alguns abnegados lutam para tentar retomar o clube, que possui uma dívida de R$ 15 milhões e este é o maior entrave para a retomada das atividades.
Fonte: Blog de Valderino Dantas - Com adaptação do Escrete de Ouro. 

Nenhum comentário: