domingo, 14 de agosto de 2016

Michael Phelps encerra sua trajetória olímpica com mais um ouro!

Domingo, 14 de agosto de 2016.
Supercampeão dos Jogos Olímpicos agora soma 23 medalhas douradas.

Michael Phelps percorreu neste sábado os últimos 100 metros da piscina em uma Olimpíada no nado borboleta. Antes, nas 63 baterias em que competiu e percorreu uma distância de quase 12 quilômetros, acumulou uma coleção de medalhas de fazer inveja a qualquer mortal. Agora ele se despede como o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos e a cereja no bolo foi a vitória dos Estados Unidos no revezamento 4x100 metros medley.
 
Michael Phelps disputou a prova ao lado de Ryan Murphy, Cody Miller e Nathan Adrian. Ficou à frente de todos os outros países, com o tempo de 3min27s95 (novo recorde olímpico), incluindo o time brasileiro formado por Guilherme Guido, João Gomes Júnior, Henrique Martins e Marcelo Chierighini, que terminou com o sexto lugar (3min32s84) - a prata ficou com a Grã-Bretanha (3min29s24) e o bronze com a Austrália (3min29s93).

Com a vitória, Michael Phelps chegou a 28 medalhas olímpicas - com 23 ouros, três pratas e dois bronzes. Aos 31 anos, ele deixa um legado de conquistas e exemplo para os atletas mais jovens. "Agora vou querer descansar e ficar mais tempo com minha família", disse o nadador, que levou para o Rio a sua mãe, a sua mulher e o filho Boomer, de apenas três meses.

Michael Phelps havia anunciado o fim da carreira há quatro anos, após os Jogos Olímpicos de Londres. Deixou as piscinas por dois anos, enfrentou depressão, problemas com drogas e chegou a ser condenado a 18 meses de prisão por dirigir embriagado - não precisou cumprir a pena porque ganhou liberdade condicional.

Em 2014, decidiu abandonar a aposentadoria e voltar aos treinos. Classificou-se para os Jogos do Rio-2016 e seguiu fazendo história. No Brasil, subiu ao pódio todas as vezes em que disputou uma final e foi reverenciado pelo público a cada entrada e saída da piscina. Era a reverência do povo para uma lenda.

"Voltei e fiz as coisas que eu sonhava. Tive a oportunidade de estar aqui numa Olimpíada de novo e nem sei bem o que falar sobre isso. Foi uma semana muito especial para mim", disse Michael Phelps, em uma de suas últimas entrevistas como atleta olímpico. Agora ele vai deixar o Brasil com cinco medalhas de ouro e uma de prata, campanha melhor do que fez há quatro anos, em Londres.

Fonte: Portal r7.com

Nenhum comentário: