quinta-feira, 18 de junho de 2015

Futebol do RN: Interditado pelos Bombeiros, estádio recebe clássico do sub-19 em Natal!

Quinta feira, 18 de junho de 2015.
Sem estrutura, Juvenal Lamartine está proibido de receber público por falta de laudos. FNF usa local como "alternativo" para times amadores, mas dará segurança a times.

Os vestiários são os únicos espaços que ainda podem ser utilizados, segundo afirma o diretor técnico da FNF, José Marques da Costa Neto. O dirigente explica que a escolha do velho estádio foi por conta da ausência de outras praças esportivas para quatro clubes participantes do torneio - América, Atlético Potengi, Atlético Potiguar e Visão Celeste.

- O América de Natal escolheu o estádio. Eles (clubes) indicam os estádios que vão jogar e nós avaliamos a situação. O estádio não tem capacidade de receber público e os filiados têm ciência disso. Desde o ano passado, o local está interditado pelos Bombeiros e não pode receber público, mas serve como uma alternativa para o futebol amador. Os vestiários estão em boas condições e podem ser usados, mas geralmente os jogadores já chegam ao estádio, prontos para o jogo - declarou o dirigente.

Reconhecido como patrimônio histórico, cultural, esportivo e arquitetônico do Rio Grande do Norte, título reconhecido pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do estado, o Estádio Juvenal Lamartine, localizado na zona Leste de Natal, há anos agoniza por uma reforma na sua estrutura. O local, que já recebeu a ilustre presença do craque Mané Garrincha, não possui condição para eventos profissionais. Atualmente, o local serve apenas para treinamentos de equipes infantis e juvenis, ou atividades ligadas à Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Contudo, neste sábado, o JL recebe o clássico entre América e ABC, às 15h30, pela abertura do Campeonato Potiguar Sub-19. Interditado pelo Corpo de Bombeiros, o estádio não terá a presença de espectadores e apenas jogadores e comissões técnicas estarão em campo.
Estádio Juvenal Lamartine, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, é utilizado apenas por
Equipes amadoras (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Mesmo que não haja público, são obrigatórios alguns pontos, como a presença de uma ambulância, na qual a FNF detém um veículo; de um médico, de responsabilidade do clube mandante; e de uma guarnição da Polícia Militar, solicitada por meio de ofício para o Comando Geral.

- Vai ter segurança para os jogadores, com ambulância e PM. Já enviamos um ofício para a PM e teremos uma ambulância. O clube mandante tem que ter médico. O acordo que foi feito é que o profissional é do clube mandante - ressaltou.
MP NÃO FOI NOTIFICADO
Estádio Juvenal Lamartine, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Arquibancadas do JL não podem receber torcedores
 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O promotor de justiça Luiz Eduardo Marinho, que integra a Comissão de Implementação do Estatuto do Torcedor no Rio Grande do Norte, relatou que o Ministério Público não foi notificado quanto a uma possível proibição da partida. O promotor avalia que aconteça uma verificação nos laudos técnicos de todos os estádios de futebol do estado, sejam eles utilizados para jogos de categorias profissionais e amadores.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, para competições que disponham da presença de público e ocorram venda de ingressos, são obrigatórios laudos técnicos que atestem a segurança das praças esportivas. No entanto, para competições de caráter amador, são exigidas apenas as questões de segurança para os envolvidos nos confrontos, no caso, jogadores e comissões técnicas. Itens como ambulâncias e médicos plantonistas, além da presença de policiais militares, são importantes para a realização do evento.

- Temos que verificar as questões de seguranças aos jogadores, como a presença de uma ambulância e paramédicos com os equipamentos necessários para o atendimento. Aquelas alegações que estão no Estatuto do Torcedor, como a verificação da infraestrutura das arquibancadas, a quantidade de lugares para os espectadores, e as condições sanitárias, que possam impedir a realização de um jogo oficial, são descartadas para eventos amadores. Nesse tipo de situação, o que tem que ser resguardada é apenas a segurança dos jogadores - analisou.
Recentemente, o jogador argentino Emanuel Ortega bateu a cabeça em muro próximo ao campo e sofreu um traumatismo craniano, vindo a falecer 11 dias depois, em Buenos Aires. O temor é que casos como este não se repitam no Rio Grande do Norte por falta de uma maior fiscalização.

Por Jocaff Souza – Globoesporte.com/RN

Nenhum comentário: