quarta-feira, 10 de junho de 2015

Em uma gota de sangue é possível descobrir todos os vírus que afetam uma pessoa!



Quarta feira, 10 de junho de 2015.
Uma pesquisa liderada pela Harvard Medical School de Boston, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova técnica que permite descobrir todos os vírus que infectaram uma pessoa ao longo de sua vida a partir da análise de uma gota de sangue.

A técnica foi possível porque cada vírus que penetra no corpo humano deixa uma pegada imunológica indelével pois, além de causar doenças, modifica para sempre o sistema imunológico porque desenvolve anticorpos, que, por sua vez, podem predispor a ter outras doenças no futuro.

A nova tecnologia, divulgada pela revista “Science”, se chama VirScan e permite analisar profundamente os anticorpos virais presentes no sangue de uma pessoa, e assim descobrir a quais vírus ela foi exposta ao longo de sua vida.

O pesquisador espanhol do Instituto de Pesquisa da Aids IrsiCaixa, Christian Brander, que colaborou no estudo, explicou que, além de seu interesse epidemiológico, os resultados jogam luz sobre o mecanismo de funcionamento do sistema imunológico e podem ser utilizados para melhorar o design de vacinas.

Atualmente, é necessário que um médico faça um teste para detectar um vírus concretamente, já esta nova tecnologia permite identificar todos os vírus que já entraram em contato com uma pessoa, seja através de infecção ou de vacinação, com uma única análise e a um custo aproximado de US$ 25.

JH

Nenhum comentário: