sábado, 6 de junho de 2015

Apelidado de "escorpião", potiguar utiliza pernas para jogar bocha!


RN - Josivan Peixoto Escorpião Bocha Paralímpica (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Sexta feira, 05 de junho de 2015.
A limitação física não o impede de sonhar alto. Após nascer com paralisia infantil, que causa uma distrofia muscular e limita os movimentos dos braços e pernas, Josivan Peixoto só consegue ficar deitado de barriga para baixo. Nascido em Ceará-Mirim, município da Grande Natal, é filho de dona Angélica Peixoto e tem mais cinco irmãos. Há três anos, descobriu que pode render muito mais e começou a praticar a bocha paralímpica, modalidade que tem como objetivo lançar bolas ou bochas o mais próximo possível do alvo. O curioso é que o potiguar utiliza as pernas para realizar o arremesso, em um movimento semelhante ao do escorpião.

- Josivan é conhecido como "escorpião", pela forma com que ele arremessa a bocha - disse Matheus Dantas, presidente da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (Aparn).
RN - Josivan Peixoto Escorpião Bocha Paralímpica (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi.
Querido por todos, Josivan já coleciona várias medalhas e troféus de campeonatos. A forma como realiza o arremesso impressiona. A bocha fica entre os pés. Ele se posiciona e foca o alvo, que fica a sua frente. O lançamento com as pernas é preciso e acerta a outra bola, marcando a pontuação. Contudo, as conquistas de Josivan não são reconhecidas pelo principal entidade da modalidade, o Comitê Paralímpico Internacional. Pela atual regra, o atleta precisa estar com as nádegas sobre uma cadeira, o que não acontece com o potiguar.

A boa notícia é que, a pedido do Comitê Paralímpico Brasileiro, o regulamento das competições será alterado a partir do próximo ano, e Josivan terá chance de disputar os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

- Em 2016 vai dar tudo certo, que eu vou torcer com muita força. Quando quiser vir, pode vir, que as portas estão abertas para me ver jogar - contou Josivan.

O presidente da Aparn estima que Josivan Peixoto consiga chegar entre os três melhores colocados no Campeonato Brasileiro deste ano, que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, em Águas de Lindóia, em São Paulo. Se a meta for alcançada, Josivan poderá ingressar na Seleção Brasileira e disputar as Paralimpíadas em 2016.

- A perspectiva é que agora, no Brasileiro de 2015, a gente coloque Josivan entre os três primeiros do Brasil e consiga a vaga dele para a Seleção Brasileira e que ele possa representar o Brasil e o Rio Grande do Norte - finalizou.
Fonte: GE/Natal.
PARCEIROS

Nenhum comentário: