quarta-feira, 2 de julho de 2014

Jornalista potiguar lança livro com histórias sobre as Copas do Mundo!

TERÇA FEIRA, 1° DE JULHO DE 2014.
"A Copa é Nossa" - capa livro Alexandre Gurgel Natal Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação)
A paixão pelo futebol e o gosto por colecionar objetos que recordem as histórias dos jogadores potiguares, além de fatos que marcaram as Copas do Mundo, foram a inspiração para que o jornalista potiguar Alexandre Gurgel reunisse alguns temas no livro "A Copa é Nossa". O lançamento está marcado para esta quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Capitania das Artes, que fica no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal (veja vídeo ao lado).

Entre os capítulos do livro, estão histórias sobre a chegada do futebol ao Rio Grande do Norte; os 100 anos da seleção brasileira; a realização de uma partida da Mini-Copa em Natal, em 1972, que teve a vitória de Portugal por 3 a 0 sobre Equador; e os potiguares que já vestiram a camisa da Seleção - como Dequinha, Nonato, Souza e Marinho Chagas, eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974.

- Neste livro eu conto um pouco da história do que representou Marinho Chagas para o futebol brasileiro. Ele foi o nosso maior representante da seleção canarinho - recorda Alexandre.

O escritor, que também é chef de cozinha, ressalta que o livro conta alguns fatos que marcaram o futebol potiguar, como a construção do antigo Estádio Castelão - que depois foi chamado de Machadão -, local onde fica atualmente a Arena das Dunas. Outro capítulo trata da passagem da seleção brasileira por Natal em 1982, quando venceu a Alemanha Oriental por 3 a 1. Também destaca algumas lembranças do Estádio Juvenal Lamartine, principal praça esportiva do estado até a construção do Castelão.

- A ideia de fazer um livro num estilo de revista é para ajudar as novas gerações que gostam muito de imagens e ajudar na leitura do exemplar. Esse livro nos dá uma leitura gostosa, prazerosa e que vai tornar a história do futebol potiguar mais acessível, não só aos estudiosos, mas também as novas gerações - finalizou.

Fonte: GloboEsporte/Natal 

Nenhum comentário: