sábado, 5 de julho de 2014

Copa do Mundo: Brasil vence a Colômbia e vai à semifinal!

SEXTA FEIRA, 04 DE JULHO DE 2014.
Thiago Silva marca o 1° gol do Brasil.
David Luiz assinala o 2° gol brasileiro.
Com gols dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, a seleção brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1, nesta sexta-feira (4), em Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Com o resultado, o Brasil se classificou pela 11ª vez para uma semifinal de Copa do Mundo. Na próxima fase, o time de Felipão vai encarar a Alemanha, que venceu a França por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Maracanã. O jogo será realizado na próxima terça-feira (8), às 17h, em Belo Horizonte. É a segunda vez que as duas seleções vão se enfrentar em Mundiais. No único confronto até agora, o Brasil venceu o rival por 2 a 0 na decisão da Copa do Mundo-2002. Os alemães vão disputar a quarta semifinal consecutiva. Na história das Copas, o time alemão chegou pela 13ª vez entre os quatro primeiros colocados. Thiago Silva será o desfalque da seleção brasileira. Ele recebeu o segundo cartão amarelo após atrapalhar o goleiro Ospina sair jogando. Por outro lado, o volante Luiz Gustavo retorna de suspensão. Com o triunfo nas quartas de final, Felipão também completou 12º jogo invicto com a seleção brasileira no torneio. Em 2002, foram sete vitórias na campanha do pentacampeonato. Na edição deste ano, são três vitórias e dois empates. O treinador também tem cinco triunfos na vitoriosa campanha na Copa das Confederações-2013. 
O jogo
Sem Luiz Gustavo, suspenso, o técnico Luiz Felipe Scolari escalou Paulinho e recuou Fernandinho para jogar como primeiro volante. O treinador também colocou Maicon como titular na vaga de Daniel Alves. Depois de passar sufoco na classificação contra o Chile, a seleção brasileira avançou a marcação no início do jogo e dificultou a saída de bola dos colombianos.

E no melhor estilo Felipão conseguiu abrir o marcador. Aos 7 minutos, após cobrança de escanteio, Thiago Silva, de joelho, empurrou para o gol. Mesmo com o gol, a seleção brasileira continuou marcando forte e criou boas chances para aumentar. Aos 19 minutos, Hulk tabelou com Neymar e recebeu dentro da área para chutar cruzado e exigir boa defesa de Ospina. Oito minutos depois, Hulk tentou novamente de dentro da área e o goleiro colombiano defendeu. Principal jogador da Colômbia e artilheiro do Mundial, James Rodríguez foi marcado em cima e recebeu muitas faltas. Na etapa inicial, a Colômbia ameaçou apenas duas vezes. Aos 10, Cuadrado chutou rasteiro e a bola passou próxima da trave.  Em outro lance, os colombianos desceram em rápido contra-ataque e só não chegaram na cara de Júlio César em razão de um providencial corte de Thiago Silva. No primeiro tempo, as duas seleções correram muito e não valorizaram a posse de bola. Na reta final da etapa inicial, o Brasil passou a trocar mais passes já que os colombianos optaram por marcar atrás da linha do meio de campo. Na etapa complementar, a Colômbia saiu mais para o jogo enquanto a seleção brasileira recuou e passou a explorar o contra-ataque. No entanto, errava muitos passes.

Mesmo assim, o time conseguiu ampliar o marcador. Aos 22 minutos, David Luiz cobrou falta e acertou o ângulo: 2 a 0. Quando parecia que o jogo estava definido, a Colômbia reagiu. Bacca recebeu passe na grande área e foi derrubado pelo goleiro Júlio César, pênalti. James Rodríguez cobrou e diminuiu. Preocupado, Felipão sacou Hulk e colocou o volante Ramires. Hernanes ainda substituiu Paulinho. Logo depois, Neymar deixou o campo machucado e o treinador da seleção brasileira optou pela entrada do zagueiro Henrique. A seleção conseguiu controlar a pressão do adversário e garantiu vaga na semifinal.

Ficha técnica da partida:
Jogo: Brasil 2 x 1 Colombia
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza.
Árbitro: Carlos Velasco (Espanha) – Péssima atuação
Gols: Thiago Silva, aos 7 min do 1º tempo; David Luiz, aos 22, e James Rodríguez, de pênalti, aos 34 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Júlio César e Thiago Silva (Brasil), Yepes e James Rodríguez (Colômbia)
Equipes:
Brasil: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho e Paulinho (Hernanes); Oscar, Hulk (Ramires) e Neymar (Henrique); Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Colômbia: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Sánchez, Guarín, Cuadrado (Quintero) e James Rodríguez; Ibarbo (Ramos) e Gutiérrez (Bacca). Técnico: José Pekerman
Fonte: Folhapress.

Nenhum comentário: