domingo, 15 de dezembro de 2013

José Vanildo da Silva mostra que é possível tocar uma Federação sem politicagem!

DOMINGO, 15 DE DEZEMBRO DE 2013.
O futebol potiguar cresce a cada ano. E um dos responsáveis pelo sucesso do futebol local é o presidente José Vanildo da Silva. Uma das novas caras dos dirigentes brasileiros, José Vanildo da Silva acabou com a politicagem na Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e tem tocado a entidade sem depender de ninguém há cinco anos.
José Vanildo da Silva soube valorizar o futebol do Rio Grande do Norte e, através do marketing do futebol, consegue deixar a Federação sendo a "casa do futebol potiguar". Bem diferente do que é visto em outras federações, principalmente, a Paulista, de Marco Polo Del Nero - apadrinhado de José Maria Marín.

Mas engana-se quem pensa que o advogado José Vanildo da Silva é novato no ramo do futebol. Ele já foi presidente da importante Liga do Nordeste e conhece bem os bastidores do futebol. O presidente da FNF organizou e passou um grande produto a Alexi Portela, presidente do Vitória e hoje também responsável pela Liga do Nordeste.

Sob o comando de José Vanildo da Silva, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol organiza os Campeonatos Estaduais Sub-15, Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-20, além da 1ª Divisão e da 2ª Divisão. O estado está tão em alta que, em 2014, receberá a Copa do Mundo. A Arena das Dunas receberá seleções durante o Mundial no Brasil.

Campeões:
O ABC é o maior campeão estadual do Brasil. O Mais Querido soma 52 títulos, enquanto o América de Natal aparece com 34 conquistas. O Alecrim tem sete títulos, contra dois do Potiguar. O clube de Mossoró é o atual campeão do Rio Grande do Norte. ASSU, Baraúnas, Coríntians, Santa Cruz e Centro Natalense têm um título cada.

Nas competições nacionais, ABC e América de Natal disputam a Série B do Brasileirão. O Alvinegro de Natal, aliás, é o único campeão brasileiro do estado. O ABC foi campeão da Série C em 2010. Mas na Copa do Nordeste 2014, os representantes do Rio Grande do Norte serão América e Potiguar.

Confira o regulamento do Potiguar 2014:

A fase Classificatória (Copa FNF) será disputada por oito clubes divididos em dois grupos. O Grupo A (Grupo da Capital) terá ABC, Alecrim, Palmeira e Globo, enquanto o Grupo B (Grupo do Interior) contará com Baraúnas, ASSU, Coríntians e Santa Cruz. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta.

Os três melhores de cada grupo se classificarão para a segunda fase dividida em Copa Rio Grande do Norte (1º Turno) e Copa Cidade de Natal (2º Turno). Os dois líderes ainda disputarão o título da Copa FNF. Já os dois lanternas de cada grupo se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir o rebaixado. No Potiguar apenas um clube cai para a 2ª Divisão.

Além dos seis clubes classificados na fase Classificatória, a segunda fase ainda terá as presenças de Potiguar e América de Natal - representantes potiguares da Copa do Nordeste.

Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida na Copa RN. O líder será declarado campeão e terá vagas asseguradas na final do Campeonato Potiguar, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2015.

Na Copa Cidade de Natal, os clubes se enfrentarão em jogos de volta. O líder será declarado campeão e terá vagas asseguradas na final do Campeonato Potiguar, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2015.

Se um mesmo clube vencer as duas Copas será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores se enfrentarão em dois jogos pelo título estadual de 2014.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de cartões vermelhos;
5 - Menor número de cartões amarelos;
6 - Sorteio.

Por Agência Futebol Interior.

Nenhum comentário: