quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Primeiro placar eletrônico da Arena das Dunas, é instalado

QUARTA FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013.
Placar eletrônico da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Jocaff Souza)
A montagem do primeiro telão da Arena das Dunas, em Natal, começou na tarde desta terça-feira. A estrutura, que tem 60 metros quadrados - 12 metros de comprimento por 5 metros de altura -, tem telas em led e fica localizada na extremidade do setor Leste, próxima do Centro Administradivo. O estádio que está sendo erguido para a Copa do Mundo 2014 atingiu 90,75% de conclusão, segundo dados da empresa responsável pela obra. O segundo telão será instalado até o final desta semana, em uma linha diagonal ao primeiro, próximo à avenida Lima e Silva, na extremidade do setor Oeste, com as mesmas medições. O serviço é realizado por uma equipe de cinco operários, com auxílio de um guindaste. Os telões são idênticos aos utilizados na Arena Grêmio. A Arena das Dunas já possui 16 das 20 “pétalas” da cobertura metálica instaladas. No setor Oeste, operários já trabalham na colocação do isolamento térmico, com uma manta de espuma. Sobre ela, outra placa metálica, de maior densidade, está sendo instalada. Outra equipe realiza a instalação dos refletores e do sistema de sonorização.
Isolamento térmico do Arena das Dunas, em Natal (Foto: Jocaff Souza)
Serviço de isolamento térmico foi iniciado no setor
Oeste da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza)
Na parte externa, o pátio ainda é um canteiro de obras com várias escavadeiras e guindastes. Contudo, a área destinada para as catracas está em fase de conclusão. Há também um equipe destinada para o serviço de jardinagem. Já na área interna, os assentos fixos deixam a impressão de um mar azul, devido à coloração dos assentos. Ao todo, serão instaladas 32 mil cadeiras. Em campo, as traves já foram fincadas e o gramado recebe os últimos cuidados antes da marcação em cal.
Assentos móveis!
A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil lugares. Destes, 10 mil serão assentos móveis, instalados nos setores Norte e Sul. Em contrato, a responsabilidade pela instalação é do Governo do Estado. A obra está a 57 dias da entrega e ainda não se tem a confirmação de qual empresa ficará responsável. De acordo com o secretário extraordinário de Assuntos Relativos à Copa do Mundo em Natal, Demétrio Torres, o processo de licitação ainda está em análise. Estamos em processo de licitação. A previsão é de que a instalação comece até o final deste mês - comenta Demétrio. Ainda segundo Demétrio, os valores referentes à licitação dos assentos não podem ser divulgados, conforme regra do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modalidade instituída pelo governo federal para ampliar a eficiência nas contratações públicas. Os valores são estabelecidos pelo RDC e, segundo a lei federal, só podem ter a divulgação para as empresas interessadas no processo licitatório - explica. O RDC foi instituído pela lei número 12.462, de 2011, com aplicação exclusiva às licitações e contratos necessários para a realização da Copa das Confederações deste ano; da Copa do Mundo Fifa 2014; dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e de obras de infraestrutura e de contratação de serviços das ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Por Jocaff Souza Natal.

Nenhum comentário: