domingo, 15 de setembro de 2013

Jogos Escolares da Juventude 2013 - Atletas se despedem de Natal!

DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013.

Cerca de quatro mil atletas passaram por Natal nestes últimos 12 dias. Ao todo seis mil pessoas visitaram a capital potiguar. Com esses números, encerram hoje, oficialmente, os Jogos Escolares da Juventude 2013. Segundo informações do governo, a estrutura do evento esportivo chamou a atenção dos chefes de delegações, autoridades visitantes, técnicos, atletas e os familiares presentes. Para a secretária de Educação de São Miguel do Oeste (SC), Sirlei Ramos, “os Jogos estão tendo uma ótima organização e hospedagem em hotéis de alto nível. O Governo do Rio Grande do Norte está de parabéns”. Sirley Carvalho está acompanhando a participação do colégio La Salle Peperi nas competições de basquete. “O legado desses Jogos é mostrar que o esporte escolar tem que ter um olhar diferenciado enquanto política pública. A grandiosidade desse evento nos remete a base, para as escolas públicas, para a educação como um todo. Volto para Santa Catarina pensando em agir sobre isso”, completou Carvalho.
Emanuel Amaral 
Cerca de quatro mil atletas passaram por Natal em 12 dias de jogos
Cerca de quatro mil atletas passaram por Natal em 12 dias de jogos

No entanto, a redação da Tribuna do Norte recebeu, via e-mail, críticas de uma mãe de atleta que afirmou não ter recebido a atenção que foi divulgada pelos organizadores. Os Jogos são promovidos e organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer(SEEL). A partir dessa competição, o COB enviará 100 atletas para representar o país na primeira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, evento que acontece de 20 a 29 de setembro de 2013, em Lima, Peru. A nova geração do esporte brasileiro competirá em 20 modalidades na competição que reunirá atletas com idade até 18 anos de 14 países do continente. O chefe de missão da delegação brasileira em Lima será o ex-judoca olímpico e atual gerente de Performance Esportiva do COB, Sebástian Pereira. “Os Jogos Sul-americanos da Juventude são uma oportunidade excelente para que os nossos jovens atletas ganhem experiência internacional e tenham vivência em eventos multiesportivos. O evento será um estímulo para que eles se preparem para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, e possam vislumbrar a participação em competições maiores, como os Jogos Olímpicos de 2016, 2020 e assim por diante. Em Lima, o COB proporcionará a melhor estrutura para que eles tenham bom desempenho e continuem estimulados a continuar na carreira de atletas”, comentou Sebástian Pereira. 
COB
Entre os destaques da delegação brasileira estão a ginasta Rebeca Andrade, de 13 anos, bicampeã do Troféu Brasil 2012 e 2013 e do pan-americano juvenil de 2012, e o boxeador Estivan Falcão, irmão dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi. Além disso, 49% dos atletas da delegação em Lima é oriunda dos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo COB desde 2005 e que vem se transformando num grande celeiro de talentos para o esporte nacional. Nesta primeira edição do evento os atletas disputarão medalhas em 22 modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo BMX, ciclismo MTB, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela e vôlei de praia. Além do Brasil e do Peru, os países participantes são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname.  Além da competição esportiva, os Jogos Sul-americanos da Juventude terá ainda uma extensa programação educativa e cultura, que tem como objetivo difundir os valores olímpicos e estimular a união entre os atletas de diferentes países.
Fonte: Tribuna do Norte (Natal).

Nenhum comentário: