sábado, 25 de maio de 2013

O Treze F.C agora é a favor da inclusão do Rio Branco na Série C!

SÁBADO, 25 DE MAIO DE 2013.
O Treze F.C de Campina Grande/PB é uma piada. Após bater o pé e ir contra a inclusão do Rio Branco, do Acre, no Campeonato Brasileiro da Série C do ano passado, agora o clube paraibano tomou posição contrária e já aceita tê-lo como rival na edição desta temporada.

O assunto será discutido em audiência, no próximo dia 28, no Superior Tribunal Federal (STF). Na ocasião estarão presentes Treze e Rio Branco, além de membros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paraibana de Futebol, todos envolvidos no caso, que começou ainda no ano passado.


Eu quero acreditar que essa audiência seja mais no sentido de garantir o Rio Branco na disputa da Série C. Nós vamos ouvir. O fato é que nada que aconteça lá no dia 28 vai abalar o direito que o Treze conseguiu legalmente de disputar a Série C. O que eles querem é que o Treze concorde que o Rio Branco também participe da competição”, disse o presidente trezeano, Eduardo Medeiros.


Proposta conciliatória!
O encontro do dia 28 foi proposto pelo ministro Luiz Fux, após processo da CBF contra o Treze. A entidade tenta desde o ano passado quebrar uma série de liminares que, por muita coincidência, o Treze recebeu à favor da Justiça do seu próprio Estado. Não bastasse, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu ao TJ-PB a competência de julgar o caso até o fim.


Agora, a expectativa é para saber se a CBF incluirá o Rio Branco na Série C deste ano. Se isso acontecer, o campeonato terá 21 times, com o Grupo A tendo 11 e o B dez (ambos divididos por regionalização). Do contrário, a competição segue sem o Rio Branco, mas com o Treze, injustamente na Terceira Divisão.


O caso!

Em 2011 o Rio Branco foi punido por ser favorecido pela Justiça Comum num processo para liberação do seu estádio. O time foi excluído da competição, mas depois entrou em acordo com CBF e STJD e retornou ao campeonato. A reviravolta abriu espaço para o Treze, que quinto colocado na Série D daquele ano, quisesse a vaga dos acreanos.

No ano passado a competição atrasou em mais de um mês por causa do Treze, que também errou ao acionar a Justiça do seu Estado. Porém, uma decisão da juíza Ritaura Rodrigues Santana conseguiu colocar o time na Terceira Divisão. Para alegria de poucos e triste de muitos, o Galo escapou do rebaixamento na última rodada.


Em 2013 o Treze estreará na Série C no dia 2 de junho, contra o Cuiabá, às 16 horas, no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.


Fonte: AFI.

Nenhum comentário: