quinta-feira, 11 de abril de 2013

Copa do Brasil: ABC segura pressão do Parnahyba, marca no fim e avança para 2ª fase!


QUINTA FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2013.
No Estádio Verdinho, em Parnaíba/PI, o ABC aproveita vacilo do Tubarão e fica com dois gols de vantagem no placar, eliminando partida de volta.
 Parnahyba X ABC pela Copa do Brasil (Foto: Wenner Tito)
Parnahyba e ABC fizeram um primeiro tempo equilibrado no Estádio Verdino (Foto: Wenner Tito)
Os seis anos longe da Copa do Brasil deixaram saudades ao torcedor do Parnahyba, que lotou o Estádio Verdinho, em Parnaíba (PI), na noite desta quinta-feira (11). Mas o resultado não agradou os donos da casa. O ABC aproveitou as oportunidades e, por 3 a 1, venceu o jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. Com o resultado, a equipe potiguar garantiu classificação para a próxima etapa da competição.
A classificação do ABC foi garantida com gol aos 47 minutos do segundo tempo do atacante Rodrigo Silva. Encontrando uma marcação forte, a equipe de Paulo Porto chegou a ser dominada pelo Tubarão no inicio de jogo, mas uma bobeada do sistema defensivo deixou o lateral Marcílio sozinho, que abriu o placar.
Daniel, quatro minutos depois, empatou o jogo após cobrança de pênalti. Na volta do segundo tempo, Rodrigo Silva, também de pênalti, colocou mais uma vez a equipe potiguar na frente. Pressionando, o Tubarão abusou em perder finalizações, deixando escapar o jogo da volta no último lance da partida.
Com a vitória por dois gols de diferença, o ABC elimina o duelo de volta agora espera o resultado do jogo entre Vitória da Conquista ou Sport para conhecer seu próximo adversário na Copa do Brasil. Ao Parnahyba, sobrou a disputa do título do Campeonato Piauiense.
Iguais no primeiro tempo!
Em casa e precisando fazer o resultado, o Parnahyba sufocou a equipe potiguar nos primeiros 15 minutos. Esse, aliás, foi o pedido do treinador Paulo Moroni, que queria uma equipe compacta e abafando as jogadas do ABC. Com Eridon e Gilmar Bahia no sistema defensivo, o time de Paulo Porto pouco evoluiu.
Do outro lado, o Tubarão usava bem as jogadas pelo lado direito, explorando Ivan. Com o lateral, duas jogadas que viraram as primeiras finalizações do Parnahyba. Aos 15, com Capela e dois minutos depois com Totonho, se apresentando como elemento surpresa. O volante foi até a linha de fundo e arriscou o chute cruzado, que passou perto do goleiro Rafael.
Apesar de maior posse de bola, a equipe azulina encontrava resistência na forte marcação do ABC e nas péssimas condições do campo do Estádio Verdinho. Aos 20, a torcida do time piauiense se calou. Pela direita, Marcílio recebeu cruzamento na medida e, livre de marcação, cabeceou forte para as redes do goleiro Aranha, abrindo o placar.
Apesar do gol, a partida continuou equilibrada, mas não demorou muito para a torcida do Parnahyba voltar a fazer barulho. Aos 22, o atacante Daniel apareceu livre na pequena área e foi derrubado por Leandro Cardoso. O árbitro Francisco de Assis Almeida Filho marcou pênalti. No lance, o zagueiro recebeu cartão amarelo. Na cobrança, o próprio Daniel bateu firme no canto direito de Rafael. 1 a 1.
A igualdade no placar era vista dentro de campo. As duas equipes se alternavam nas finalizações. Aos 39, Rian recebeu contra-ataque e arriscou o chute. Aos 41, o ABC parou no goleiro Aranha. O camisa 1 do Tubarão defendeu cobrança de falta de Júnior Xuxa. Eridon – antes de Rodrigo Silva pegar o rebote – mandou para escanteio.
ABC fica na frente!
Logo no começo do segundo tempo, uma confusão na área do Parnahyba após cobrança de escanteio teve cartão amarelo para Totonho e pênalti para o ABC. Com uma sinalização confusa, o árbitro Francisco de Assis Almeida Filho viu irregularidade do volante e marcou penalidade. Na cobrança, o atacante Rodrigo Silva colocou novamente o time potiguar na frente.
O gol não desanimou o Parnahyba, que teve com Fabinho, aos 15, e com Daniel, aos 21, dois chutes com perigo. Mas com muitos erros de passe, a partida perdeu o fôlego. Aos 23, o meia Jean Carioca entrou no lugar de Rodrigo Silva. Em resposta, Paulo Moroni promoveu duas alterações: Zé Rodrigues e Raiff.
Recuado, o ABC esperava uma oportunidade de contra-ataque. Apenas Rodrigo Silva ficava mais avançado. Enquanto isso, o Parnahyba insistia e ditava o ritmo de jogo. Quando o último passe não dava certo, o time pecava nas finalizações. Aos 39, Rafael salvou o empate. Em cobrança de falta na entrada da área, Capela buscou o ângulo esquerdo. O chute do meia, entretanto, foi defendido pelo goleiro.
Quem não faz... No último lance do jogo, o ABC foi cruel. Aproveitando um contra-ataque, aos 47, Rodrigo Silva recebeu cruzamento pela esquerda. O atacante teve calma para dominar a bola e colocar no fundo do gol de Aranha. Era o gol necessário da classificação. Por GLOBOESPORTE.COM/RN

Nenhum comentário: