sábado, 9 de junho de 2012

Um ano sem Ronaldo Fenômeno em Campo!

09-06-2012 SÁBADO
Luiz,
Na última quinta feira (07/6) fez exatamente 1 ano que Ronaldo jogou sua última partida oficial.
Para quem gosta do futebol arte e vencedor, 1 ano de saudade plena.
Segue meu artigo: "Um ano sem Ronaldo Fenômeno em Campo."
Espero que goste. 
Um grande abraço
José Renato Santiago

Um ano sem Ronaldo Fenômeno em Campo!

Era 7 de junho de 2011, exatos um ano, quando recebi uma ligação de um amigo me convidando para assistir ao amistoso entre Brasil e Romênia.
Confesso que não estava muito disposto a me deslocar até o estádio do Pacaembu, o trânsito certamente estaria “impossível”.
No entanto, veio o golpe de misericórdia por parte dele: “... mas é a despedida do Ronaldo”.
Não tinha indisposição que me deixasse de fora daquele jogo.
Fanático que sou por futebol, durante muitos anos fui frequentador assíduo dos estádios, no entanto, o temor da violência me afastou das arquibancadas justamente no período em que Ronaldo reinou no gramado.
Jamais tinha assistido o Fenômeno ao vivo e embora ele já não estivesse em seu auge, não poderia deixar de ter no meu acervo de emoções a presença em uma partida de um dos maiores jogadores de toda a história do futebol mundial.
Sim, Ronaldo foi e será para sempre um grande motivo de orgulho para quem teve o prazer de testemunhar seu crescimento futebolístico, seu auge, sua queda, seu renascimento e por fim, sua perpetuação definitiva na galeria dos maiores gênios do gramado.
Até parece que foi ontem que tudo isso aconteceu, mas o tempo é implacável, e já faz 1 ano que o Fenômeno abandonou os gramados.
Seu descobridor, segundo algumas fontes, foi Jairzinho, o Furacão da Copa que o viu jogar na suburbana equipe do São Cristovão.
Ano passado tive a oportunidade de conhecer Jair e ao perguntar sobre esta versão, ele, em tom de poucos amigos, afirmou:
- Eu não toco neste assunto.
Mas a verdade é que o Furacão deu asas ao Fenômeno.
Sua estreia na seleção aconteceu as vésperas da Copa do Mundo de 1994, onde participou como um jovem turista ocasional, naquela competição que serviria de plano de fundo para a sua maior conquista alguns anos depois: O campeonato mundial de 2002 e o título de maior artilheiro de todos os tempos com 15 gols marcados.
Aliás, muito embora tenha feito história em grandes equipes do futebol mundial, foi com a camisa amarelinha que Ronaldo foi mais “fenômeno”.
Ao que parece após este 1 ano de ausência dos gramados, a única coisa que cresceu junto a todos nós amantes do futebol foi a saudade do artilheiro incansável , que se levanta com uma velocidade maior que a sua queda.
Já fora do campo, bem... peguemos um DVD e voltemos a assistir o que Ronaldo fez de melhor para todos nós. 

Nenhum comentário: