domingo, 10 de maio de 2009

Copa do Mundo de 2014, um divisor de águas para Natal

Candidata à cidade-sede, capital potiguar pode se tornar mundialmente conhecida

Bruno Vasconcelos
DN ONLINE.

O calendário ocidental divide o mundo em duas épocas: antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C). Caso Natal esteja na esperada lista das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 - que será divulgada pela Fifa no próximo dia 31 -, a capital potiguar também será lembrada pelas siglas "a.c" e "d.c". Mas, com uma diferença, será "antes da Copa" e "depois da Copa". Afinal, sediar o maior evento esportivo do planeta destaca, definitivamente, uma cidade no mapa do mundo, trazendo uma série de benefícios permanentes aos seus moradores, principalmente nas áreas de infraestrutura e turismo.

Esta é uma oportunidade ímpar para Natal se desenvolver e mostrar para o mundo seu potencial. O intervalo entre as duas Copas do Mundo no Brasil foi de 64 anos, desde o inesquecível mundial de 1950. A "Noiva do Sol" não pode perder o bonde do progresso que está passando bem aqui, pela BR-101. Cabe ao natalense acreditar que é possível e embarcar nesta viagem rumo ao desenvolvimento. "Nós fizemos nosso dever de casa. Se justiça for feita e eles (Fifa) utilizarem critérios técnicos para escolher as sedes, não vejo possibilidade de Natal ficar de fora da Copa".

A afirmação da secretária estadual de Esportes e atleta olímpica, Magnólia Figueiredo, resume bem o pensamento daqueles que estão diretamente envolvidos no projeto de Natal ser uma das sedes da Copa de 2014.A confiança de Magnólia é embasada em alguns fatores que são apontados como favoráveis à capital potiguar por quem aposta na escolha da cidade. Geograficamente, Natal é a capital mais próxima do continente Europeu, de onde vem a maior parte das seleções para disputar o torneio.

A infraestrutura hoteleira natalense é, segundo o secretário Estadual de Turismo, Fernando Fernandes, uma das maiores em número de apartamentos entre as cidades candidatas do Nordeste, com 26 mil leitos já disponíveis para o evento. O projeto do Complexo do Estádio das Dunas foi concluído e apresentado à Fifa (Federação Internacional de Futebol) antes do prazo final e foi bem avaliado por todos os especialistas que participaram da apresentação realizada no mês de março, pelo governo do estado.

Outro fator positivo é o projeto de transporte para Natal nos próximos quatro anos, também já apresentado pelo governo federal, que investirá quase R$ 170 milhões na cidade.Na briga pelas 12 vagas estão, além de Natal, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Nenhum comentário: