sexta-feira, 10 de abril de 2009

MINA BREJUÍ, EM CURRAIS NOVOS/RN, FOI DESTAQUE NACIONAL ATRAVÉS DA ESPN BRASIL.

10-04-2009 -
A cidade de Currais Novos/RN, através da Mina Brejuí, foi destaque na última quarta (08) a noite no programa do Formiga da ESPN Brasil, reproduzindo uma belíssima matéria feita recentemente na Mineração Tomaz Salustino S/A, Mina Brejuí, a maior Mina de Scheelita em atividade na América do Sul. Abaixo, um pouco da reportagem.
AS MOTOS E A MINA.Minha experiência motociclistica continua. Meu pai sempre foi radical quando o assunto foi moto, ele repetia frases como essa:
-Só tenho medo de duas coisas, moto e mulher brava, rsssss.Outra frase inesquecível e traumatizante de seu repertório era:
- Só te dou uma moto de for junto com o caixão de defunto, arghhhh.
O meu máximo dessa vida motociclistica, foi quando eu tinha Mobilete e ia para as pistas de skate junto com meus amigos Jofa e Ralph, a cada dia que eu saia de motoquinha era um susto. Aí certo dia pensando junto com meu anjo da guarda resolvemos não andar de moto, principalmente na cidade de São Paulo. Meu anjo da guarda me disse que não queria viver fazendo hora extra e eu decidi ouvi-lo para contar com sua proteção nos esportes perigosos que amo tanto.


Mas nessa trip de moto turismo, era hora de acelerar com as 450 KTMs. Equipadas com o típico pneu biscoito de cravos proeminentes, motorzão e suspensão alta. Para pilotar essas cross, tem que ter muita manha, a começar para subir na moto, uma vez que um cara de estatura mediana como eu, não alcança o chão direito quando sentado sobre motoca. De manhas em manhas fui pegando o jeito e mais uma vez me senti confortável.
Adorei ter essa experiência, tração , torque e controle mesmo sobra areia e cascalho.O primeiro lugar que fomos visitar foi a mina do Brejuí, próximo a cidade de Currais Novos no Ceridó .Essa mina foi a mais importante do mundo no final da 2º Guerra Mundial, quando a indústria bélica estava implementando tecnologia e a utilização do tungstênio em armamentos, munições, lâmpadas e até na pontinha da caneta Bic.
Essa é uma mina de 8 andares toda escavada nessa montanha de Scheelita , um minério que quando beneficiado vira o nobre e duríssimo metal tungstênio.

Foi massa ver o interior dessa mina e entender o funcionamento. Mas o mais legal foi quando ficamos no escuro por alguns momentos, o silêncio total e absoluto é de estranhar, diferente de uma caverna que tem barulhinhos de morcegos ou gotas que pingam.Aproveitando o tema fomos andar nas dunas de resto de minério processado, bem mais fofo que a duna de areia , tem que ter mais uma vez, manha, para não afundar a moto no pó leve e branco do minério.Meu amigo e professor Tiago Fantozzi deu a lição de casa para eu fazer. Era subir de 450 cross uma duna de mais ou menos 30 mts e muito inclinada.


Eu já alertei que não tinha nível técnico para isso , mas ele me estimulou e eu comecei a tentar.Nas primeira tentativas foram só tombos, como o terreno era bem fofo , nem a moto nem eu se machucamos até que consegui subir três vezes e levar 8 quedas, na última delas a moto chicoteou na entrada da duna e eu sai voando de ponta cabeça estilo Dayane dos Santos.Fiquei acabado pois cada vez que eu tentava levantar a moto no terreno instável era um tremendo desgaste físico.

Mesmo assim no final do dia fomos acelerar nos Apertados, um rio seco com o fundo arenoso rodeado por cânions, e depois em trilhas de blocos de pedras soltos muito técnicas.Galera foi demais curtir e aprender o BEABA de moto, on e off Road.Fica meu agradecimento Ao Thiago Fantozzi, Clebinho Tinocco e equipe KTM.
Fonte: Abcs

Um comentário:

David Miranda disse...

Vlw Moaci Judson.. Vc é o cara...Leva connhecimento bom e precioso a todos os visitantes em Currais Novos.