terça-feira, 16 de setembro de 2008

FNF PRATICAMENTE DEFINE ESTADUAL DE FUTEBOL 2009.

16/09/2008 - 17h 53

O Campeonato estadual está praticamente definido. Numa reunião na sede da Federação Norte-Riograndense de Futebol nesta terça à tarde, os representantes dos clubes aprovaram por unanimidade uma das fórmulas apresentadas pelo presidente da entidade, Jose Vanildo. Na próxima terça-feira, os últimos detalhes da competição, como regulamento, linhas de financiamento e datas, serão acordados e colocados em ata de forma oficial.

De acordo com José Vanildo, oito representantes de clubes envolvidos na competição de 2009 estiveram presentes à reunião, sendo ABC, América, Potiguar-MO, Potyguar-CN, Baraúnas, Alecrim, Santa Cruz e Assu. A fórmula com dois grupos divididos entre A, da Capital, e B, do interior, foi aprovado por unanimidade. "A vantagem desse tipo de disputa é a diminuição no custo de deslocamento dos clubes e o favorecimento dos clássicos, enquanto em contrapartida os clubes do interior ficam privados da presença de grandes equipes em suas cidades", disse José Vanildo.

De acordo com a fórmula aprovada, o campeonato será disputado em dois turnos, dividido em dois grupos intitulados de capital e interior e que terão seis times cada, disputando entre si quatro vagas à fase seguinte, chamada quartas-de-finais. Nessa fase, os quatro classificados jogam por duas vagas nas semifinais, com o 1º x 4º e o 2ºx 3º. Nas semifinais, haverá o cruzamento olímpico, com os semifinalistas do A enfrentando os do B e os classificados se pegando na final.

A partir das quartas-de-final os jogos serão em ida e volta, com o clube com melhor índice técnico levando vantagem no mando de campo da partida decisiva. As melhores campanhas não serão levadas em consideração em critérios de desempate nas fases decisivas. Caso o resultado seja repetido nas duas partidas, a decisão irá para os pênaltis.
O grupo da capital terá ABC, América, Alecrim, Santa Cruz, São Gonçalo ou Potiguar-P (depende do TJD) e o campeão da Série B.
O do interior terá Potiguar-MO, Baraúnas, Macau, Potyguar-CN, Coríntians e Assu. A decisão da Série B será no sábado, entre Independente de Jardim de Piranhas x Cruzeiro de Macaíba.
Dn Online

Nenhum comentário: