domingo, 24 de agosto de 2008

PEQUIM ENCERRA SEUS JOGOS OLÍMPICOS COM MUITA FESTA.

24-08-2008


Pequim encerra seus Jogos Olímpicos em festa com clima de dever cumprido
Sem o tom nacionalista da abertura, cerimônia apostou em espírito universal, já apontando para os Jogos da cosmopolita Londres
E novamente o estádio Ninho do Pássaro se encheu com cerca de 91 mil pessoas. Desta vez, para encerrar a 29ª edição dos Jogos Olímpicos, apontados por jornalistas do "The New York Times" como os mais bem organizados de todos os tempos (opinião da qual Fabiana Murer, decerto, discorda).

O presidente do Comitê Organizador de Pequim 2008, Liu Qi, comemorou os 38 recordes mundiais quebrados e mencionou o legado deixado, tanto esportivo quanto cultural, lembrando os slogans bem ao gosto marqueteiro do regime chinês: Olimpíadas verdes, Olimpíadas high-tech e Olimpíadas do Povo.
- Durante os Jogos, o mundo esteve unido como uma família olímpica. Foi uma grande celebração do esporte, uma grande celebração da paz e uma grande celebração da amizade - discursou Qi
.

No desfile de atletas, a mistura de nações e continentes já marcou a transição de Pequim, da milenar civilização tradicionalmente fechada, à cosmopolita Londres, palcos dos Jogos Olímpicos de 2012. Chineses, bielorrussos, espanhóis, jamaicanos, americanos e quenianos, gente de 204 países festejou junta com alegria contagiante - que pode ser creditada tanto ao fim dos Jogos como pela proximidade da volta para casa e o reencontro com suas famílias..





O time de vôlei feminino passou os últimos anos convivendo com a fama de tremer nos momentos decisivos. Nas cinco edições mais recentes dos Jogos Olímpicos, a Seleção chegou à semifinal, mas em Pequim disputou a decisão pela primeira vez, e não decepcionou. Com uma atuação irretocável diante das norte-americanas, as brasileiras garantiram o ouro e enterraram a pecha de amarelar.
Depois de ver suas compatriotas conquistarem o ouro inédito diante dos Estados Unidos, o time masculino de vôlei comandado pelo técnico Bernardinho parou no mesmo adversário e fracassou na tentativa de defender o título obtido em Atenas. Na dolorosa derrota que marcou o final de uma das mais premiadas gerações do esporte, os gigantes choraram.

Nenhum comentário: