domingo, 1 de junho de 2008

PROMOTOR DO STJD: "ESTÁDIO DOS AFLITOS FAZ JUS AO NOME"


Promotor do STJD: 'Estádio dos Aflitos faz jus ao nome'
Paulo Schmitt diz que truculência na retirada de André Luis (Botafogo) do estádio pode render punição ao Náutico.


O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, disse que vai assistir ao tape da partida Náutico 3 x 0 Botafogo, nos Aflitos, já nesta segunda-feira. A expulsão do zagueiro André Luis provocou uma confusão generalizada entre jogadores alvinegros e policiais. André acabou levado à delegacia por desacato, gestos obscenos e por atirar uma garrafa que caiu na torcida alvirrubra. Ele saiu do estádio pelo meio dos torcedores.
- Vamos analisar amanhã (segunda) não apenas a infração do atleta, mas um possível abuso de autoridade, uma truculência e um excesso na hora de tirar o jogador do estádio. O Estádio dos Aflitos faz jus ao nome. Muitas vezes, excesso de segurança significa insegurança - diz Schmitt. Segundo o procurador, o STJD vai avaliar se a conduta do Náutico se enquadra nos artigos 211 (“deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”), com pena de multa e interdição do local, e 213 (“deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”), com risco de multa e perda de mando de campo, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Entenda o caso

Aos 37 minutos do primeiro tempo, Andre Luis cometeu falta por trás em Ruy. O zagueiro, que já havia levado um cartão amarelo por reclamação, foi expulso. Ao deixar o campo, se dirigiu à torcida do Náutico com gestos obscenos, chutou uma garrafa em direção à arquibancada, atingido alguns torcedores, e se dirigiu ao banco de reservas, o que não é permitido. A polícia tentou retirá-lo de campo. Nesse momento, André Luis reagiu e teria ofendido moralmente uma policial, recebendo voz de prisão. A confusão foi generalizada. Vários policiais tentaram imobilizar André Luis, que se desvencilhou e tentou deixar o campo pela porta do vestiário, que se localizava atrás de um dos gols, mas estava trancada. Os demais jogadores do Botafogo tentaram proteger o zagueiro, e sofreram com a truculência dos policiais, que chegaram a jogar spray de pimenta. Andre Luis foi levado ao Juizado do Torcedor, no Estádio dos Aflitos, mas precisou passar pelo meio da torcida.

O presidente alvinegro, Bebeto de Freitas, tentou intervir, mas foi empurrado pelas autoridades e também foi levado. A partida ficou paralisada por 11 minutos.

Nenhum comentário: