sexta-feira, 3 de agosto de 2007

DEDÉ DE DORA UM DOS MAIORES JOGADORES DO FUTEBOL BRASILEIRO

Nilton César, técnico das Escolinhas de Base da AABB de Currais Novos e Cruzeiro de Belo Horizonte ao lado do seu amigo e cunhado DEDÉ DE DORA que recebeu de presente uma linda camisa da AABB/CRUZEIRO dia 29/07 em Natal.

José Gomes de Medeiros, o Dedé de Dora, passou por grandes clubes do Rio Grande do Norte e no Cruzeiro de Belo Horizonte-MG.
O jogador iniciou a carreira no Potyguar de Currais Novos,em 1979. Depois se transferiu para o ABC, clube onde alavancou para outros grandes times como o Cruzeiro (MG), Araxá (MG), Capelense (AL), Desportiva(AL) e Treze de Campina Grande(PB).
Voltou ao futebol potiguar, com passagem pelo América e encerrando sua carreira em 1994 no ABC.
Aos 45 anos, o meio-campista fala com orgulho e destaca grandes momentos da sua carreira, que é lembrada pelos bi-campeonatos pelo ABC (83/84) e América (88/89 e 91/92).
O que você faz hoje? Hoje eu trabalho no comércio atacadista, há mais de dez anos na Prestígio Distribuidora.
Posso dizer que a minha história no futebol ajudou, segurança e confiança no trabalho, pois lá as pessoas que acompanharam o futebol da época comentam muito bem de tudo que apresentei e fiz pelo ofutebol local.
Quais foram as principais alegrias? Sem dúvida foi aconquista do bicampeonato norte-rio-grandense pelo ABC, em 83 e 84. Também não posso deixar de fora a minha passagem pelo Cruzeiro, em 1986, onde me tornei ídolo em Minas.
São momentos que ficarão sempre em minha memória.
E a tristeza? Não gosto de falar em tristeza por parte da administração do futebol. Sou uma pessoa que não guardo mágoas. Sempre que me vem algo na cabeça, lembro-me da minha contusão no joelho, aos 24 anos, em agosto de1985, em uma partida entre ABC e Potiguar de Mossoró. Essa contusão ajudou para o fim da minha carreira, porque poderia ser mais longa. Encerrei a minha carreira muito cedo, em um momento que eu estava no auge. Qual a melhor época e time que você jogou?
O futebol me trouxe muitas felicidades. Mas a época que realmente me destaquei foi de 83 a 85 pelo ABC, ao lado de grandes craques como: Marinho Apolônio, Silva, Djalminha, Lulinha, Nicácio eoutros.
A partida inesquecível? Final do Campeonato Estadual de 1983. Jogo
ABC precisava de um empate. Aos 42 minutos do segundo tempo, Silva fez o gol do empate do alvinegro e fomos campeões.
Você faria tudo novamente? Sim. Só que com um detalhe: hoje seria tudo mais fácil, pois a minha cabeça seria outra e o futebol também.
Hoje temos a facilidade que antes não existia para um jogador se destacar, crescer. Antes, os clubes conseguiam segurar jogadores para satisfazer a torcida e, principalmente, o lado político, e hoje não se trata jogador como os dirigentes querem, mas como o próprio jogador pede.
O que te deixaria triste no futebol de hoje? Me deixa triste ver muitos jogadores em todo o mundo, mas saber que falta criatividade para eles.
Falta talento. O jogador hoje é muito limitado.
Qual foi o melhor jogador do futebol do Rio Grande do Norte? Ah... Alberi.
Qual foi o jogador que te deu mais trabalho em campo? Baltazar foi um dos principais.
Qual mensagem que você deixa para o atleta que está começando? Se é realmente o que quer seguir, tem que se dedicar, dedicar e dedicar. Pois só assim pode-se chegar à perfeição.
Também não esquecer da perseverança, da humildade e principalmente lembrar de jogar com amor a camisa, seja ela qual for.
O ESCRETE DE OURO parabeniza o maior jogador de futebol nos últimos 25 anos no Rio Grande do Norte, nosso querido DEDÉ DE DONA DORA Currais-novense fiel, e ao mesmo tempo agradece ao amigo João Cesário Junior (GARRINCHA) por ter enviado essa belíssima matéria através de E-mail.

4 comentários:

ERINALDO TARGINO disse...

REALMENTE FOI UMS DOS MAIORES JOGADORES QUE O RN JÀ VIU, AQUI EM UBERLANDIA TEM MUITOS TORÇEDORES DO CRUZEIRO QUE AINDA FALA EM DEDE DE DORA, AGORA CESAR EU NÂO SABIA QUE ELE É SEU CUNHADO, UM ABRAÇO EM NOME DE TODOS OS POTYGUARES QUE MORAM EM UBERLANDIA

Anônimo disse...

Pra que essas cores que nao da pra ler???

Anônimo disse...

essas cores são f... mesmo! mas o pior é falar que esse cara foi um dos melhores jogadores do Brasil! rsrsrs

Anônimo disse...

olá grande dedé de dora,lhe conheci jogando no nosso antigo campo de futebol,que na época tinha o nome de urubuzão,voce já era um garoto bom de bola,que nos deu muita alegria nos finais de semana,eu era presidente do cruzeiro futebol clube,um dos melhores times da segunda divisão em currais novos,e voce era o melhor.faz muitos anos que nao te vejo dedé,mas desejo muitos anos de vida.Deus lhe abencoe.att;Assisão.