domingo, 1 de fevereiro de 2026

De mentor a rival: Dorival Júnior e Filipe Luís se reencontram na Supercopa Rei

Domingo, 1º de fevereiro de 2026.

As trajetórias de Dorival Júnior e Filipe Luís voltam a se cruzar neste domingo (1º/02), na decisão da Supercopa Rei entre Flamengo Corinthians, no Mané Garrincha, em Brasília. Após trabalharem juntos no início dos anos 2000, os dois conquistaram títulos no passado e agora se reencontram em lados opostos na disputa pelo primeiro troféu nacional de 2026.

                              Filipe Luís e Dorival Júnior (Foto: Gazeta Press

O primeiro encontro entre Dorival Júnior e Filipe Luís aconteceu em 2003, no Figueirense. À época, o treinador dava os primeiros passos na carreira, enquanto o jogador, então com 17 anos, iniciava sua trajetória no futebol profissional. A parceria foi bem-sucedida e, na temporada seguinte, Filipe já havia se firmado como titular absoluto da equipe.

Os dois traçaram caminhos diferentes. O ex-lateral acertou com o Ajax, onde não teve espaço, antes de se firmar no futebol espanhol, com passagens pelo Deportivo La Coruña e, principalmente, pelo Atlético de Madrid, onde ganhou projeção internacional. Do outro lado, Dorival Júnior amadureceu como treinador e se consolidou no futebol brasileiro.

Primeiro encontro da dupla foi no Figueirense (Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press)

Reencontro

Em 2022, voltaram a se encontrar, em um contexto bem diferente. Dorival Júnior deixou o Ceará para comandar o Flamengo, que oscilava em meio a um período vitorioso. Um dos pilares da equipe era Filipe Luís, agora como um experiente lateral-esquerdo.

A parceria voltou a dar resultado. Sob o comando de Dorival, o Flamengo engrenou na temporada e conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América. Mesmo assim, o treinador foi demitido ao fim do ano. Nas redes sociais, Filipe Luís relembrou a trajetória ao lado do técnico e fez um agradecimento público.

- Professor Dorival. Muito obrigado. Em 2003, no Figueirense, você apostou em mim com somente 17 anos. Você teve paciência e, com isso, consegui ter a carreira que tive. Depois, o futebol nos brindou com a oportunidade de trabalharmos juntos novamente, em outra realidade, e vivemos um dos melhores momentos das nossas carreiras. Você foi fundamental nas conquistas, e o grupo reconhecerá isso eternamente. Seu nome está marcado na história. Para sempre. Obrigado Dorival - escreveu o jogador.

Dorival Júnior e Filipe Luís conquistaram títulos pelo clube carioca (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Consolidados

Os dois voltarão a ter um encontro especial, agora em uma final nacional. Após deixar o Flamengo, Dorival Júnior assumiu o São Paulo, onde conquistou a Copa do Brasil, e depois chegou à Seleção Brasileira. No comando da equipe nacional, porém, não conseguiu repetir o sucesso e deixou o cargo ainda durante o ciclo para a Copa do Mundo de 2026.

O reencontro com títulos veio no Corinthians, clube que passou a comandar em abril de 2024. Mantendo a reputação de técnico copeiro, Dorival conduziu a equipe à conquista da Copa do Brasil e encerrou um jejum alvinegro de sete anos sem títulos nacionais.

Já Filipe Luís, apesar do pouco tempo como treinador no profissional, já se tornou um dos técnicos mais badalados do Brasil. Em 2024, com pouco tempo de trabalho, conduziu o Flamengo ao título da Copa do Brasil, batendo o Atlético-MG na decisão. Esse, aliás, era apenas o início de uma trajetória vitoriosa.

No ano passado, Filipe, ídolo como jogador, entrou na mortalidade rubro-negra como treinador. Sob o seu comando, o Flamengo conquistou as taças: Supercopa Rei, Campeonato Carioca, Libertadores, Brasileirão, Derby das Américas e Copa Challenger. Uma temporada fantástica. Fonte: lance.com

São Paulo vence o clássico com autoridade, reage no Paulistão e afunda o Santos

Domingo, 1º de fevereiro de 2026.

O São Paulo sobrou diante do Santos e venceu o clássico com autoridade neste sábado, 31/01, pela 6ª rodada do Paulistão. Tapia e Luciano definiram a vitória por 2 a 0 que poderia até ter o placar dilatado, tamanha a superioridade do time tricolor no MorumBis.

Foto: São Paulo FC/Reprodução

A duas rodadas para o fim da primeira fase do Estadual, o São Paulo se afastou da zona de rebaixamento e melhorou o seu quadro no torneio. Com sete pontos, ganhou força para brigar por uma vaga às quartas de final. Mais do que isso, animou os 49 mil torcedores que viram das arquibancadas um bom desempenho em casa.

Cenário inverso vive o Santos, cujo treinador, o argentino Juan Pablo Vojvoda, vê as críticas se intensificarem e a crise se aprofundar. O futebol paupérrimo apresentado no MorumBis derrubou a equipe da Baixada para a 12ª posição, com seis pontos, a dois do Noroeste, que abre a zona de rebaixamento. São seis jogos seguidos sem vencer – considerando também o Brasileirão – e um cenário que preocupa a torcida.

Fez bem ao São Paulo a vitória sobre o poderoso Flamengo na última quarta-feira. O elenco treinado por Hernán Crespo mostrou ter readquirido a confiança, como ficou claro no clássico.

A torcida apoiou, o jogo são-paulino fluiu e a vitória no clássico foi conquistada com naturalidade, embora tenha havido um certo nervosismo depois que nenhuma das tentativas do primeiro tempo resultou em gol. Tapia e Bobadilla chegaram perto

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 x 0 SANTOS

Equipes:

SÃO PAULO: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino (Wendell); Maik, Bobadilla, Danielzinho (Pablo Maia), Marcos Antônio e Enzo Díaz (Lucas Moura); Luciano (Ferreira) e Tapia (Calleri). Técnico: Hernán Crespo.

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinicius (Mayke), Zé Ivaldo, Adonis Frías e Vini Lira; João Schmidt, Gabriel Menino, Rollheiser (Zé Rafael), Barreal (Escobar) e Miguelito (Rony); Gabigol (Lautaro) Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

GOLS: Tapia, aos 5, e Luciano, aos 11 do 2ºT.

Campeonato Estadual do RN: Potyguar e a síndrome do segundo tempo!

 Domingo, 1º de fevereiro de 2026.

Wallysson, marca o 3º do Mais Querido. Foto: ABC FC

O Potyguar Seridoense mais uma vez repetiu um roteiro que vem se tornando comum na sua participação no Campeonato Potiguar da 1ª Divisão de 2026. A equipe inicia bem as partidas, especialmente na primeira etapa, fato que se repetiu nas cinco primeiras rodadas da competição. Em várias delas, o time conseguiu apresentar bom futebol e até terminou o primeiro tempo em vantagem no placar.

Na partida deste sábado, diante do ABC, no estádio Coronel José Bezerra, não foi diferente. O Potyguar foi eficiente na etapa inicial e saiu para o intervalo vencendo por 2 a 0. No entanto, a segunda etapa voltou a ser decisiva e negativa para o tricolor currais-novense.

Após os 15 minutos do segundo tempo, o time passou a demonstrar nítido desgaste físico. As jogadas começaram a ser perdidas com mais frequência, os atletas passaram a chegar atrasados em lances que pareciam controlados e as faltas cometidas aumentaram, infrações que não vinham ocorrendo na primeira etapa.

Com apenas 15 dias de pré-temporada, por diversos fatores, o Potyguar vem sofrendo com algo que é fundamental no futebol competitivo e moderno: força, explosão e intensidade durante os 90 minutos. Essa deficiência acaba sendo determinante no rendimento da equipe ao longo das partidas.

O jogo também ficou marcado por uma arbitragem bastante contestada do senhor Diego Leonardo de L. S. Coutinho. O árbitro foi mal em vários lances, marcando infrações de forma equivocada e aplicando cartões de maneira desnecessária para ambos os lados. Além disso, deixou de marcar um impedimento no lance do terceiro gol do ABC, marcado por Wallysson, que ao receber a bola de força irregular anotou o seu centésimo gol com a camisa alvinegra. Para não ser injusto, é preciso registrar que o árbitro acertou ao marcar as duas penalidades a favor do ABC.

Os gols do jogo foram marcados por Igor Bahia (duas vezes), Wallysson e Cayo Tenório para o ABC. Pelo Potyguar, descontaram Fechale e Robertinho, dois dos destaques da equipe seridoense.

Próximos jogos.

Pela 6ª rodada do estadual, o Potyguar volta a campo na próxima quarta-feira, dia 04/02, jogando em Parnamirim, diante do QFC local. Já o ABC recebe o Globo FC, às 20h00, no estádio Frasqueirão, em Natal. Por: Terradaxelita 

Super Placar: RESULTADOS deste sábado, 31, último dia do mês de janeiro de 2026.

Domingo, 1º de fevereiro de 2026.

RESULTADOS deste sábado, 31, último dia do mês de janeiro de 2026.

FUTEBOL NO BRASIL:

ESTADUAIS:

CAMPEONAO PAULISTA SÉRIE A1: 1ª FASE – 6ª RODADA

Guarani 1 x 0 Ponte Preta
São Paulo
2 x 0 Santos
Primavera 1 x 2 Portuguesa

GAÚCHO – 1ª FASE – 6ª RODADA

Ypiranga 1 x 1 São José
Monsoon 2 x 2 São Luiz
Grêmio
1 x 1 Juventude
Caxias
0 x 1 Internacional
Inter de Santa Maria 1 x 0 Avenida
Novo Hamburgo 2 x 0 Guarany

MINEIRO: 1ª FASE – 6ª RODADA

Pouso Alegre 1 x 3 Atlético Mineiro
Democrata de Governador Valadares 1 x 3 North
Athletic de São del Rei 0 x 3 Uberlândia
América-MG 1 x 0 URT-MG

PARANAENSE: QUARTAS DE FINAL – 1ª RODADA

Cianorte 0 x 1 Coritiba

CATARINENSE: QUARTAS DE FINAIS – 1ª RODADA

Camboriú 1 x 2 Avaí
Barra 1 x 1 Santa Catarina

PARAENSE: 1ª FASE – 2ª RODADA

Bragantino 1 x 1 Cametá
São Francisco
0 x 0 Remo
Castanhal 1 x 0 Santa Rosa

CEARENSE: 2ª FASE – 2ª RODADA

Fortaleza 1 x 1 Iguatu

GOIANO: 1ª FASE – 7ª RODADA

Atlético Goianiense 0 x 0 Crac

PERNAMBUCANO: 1ª FASE – 7ª RODADA

Sport 2 x 1 Santa Cruz
Retrô 0 x 1 Decisão
Vitória
2 x 3 Náutico
Jaguar 1 x 2 Maguary

ALAGOANO: 1ª FASE – 6ª RODADA

Cruzeiro 2 x 1 Coruripe
CRB
0 x 3 ASA

MATO-GROSSENSE:  PRIMEIRA FASE – 7ª RODADA

Cuiabá 2 x 1 Nova Mutum
Mixto 4 x 0 Primavera
Luverdense 1 x 0 Chapada
União 0 x 0 Operário de Várzea Grande

PARAIBANO: 1ª FASE – 5ª RODADA

Campinense 4 x 1 Botafogo

PIAUIENSE: 1ª FASE – 4ª RODADA

Oeirense 3 x 1 Corisabbá
Parnahyba 0 x 0 Altos
Atlético 4 x 1 Piauí

SERGIPANO: 1ª FASE – 5ª RODADA

Dorense 1 x 0 Falcon
América 0 x 0 Desportiva Aracaju
Guarany 3 x 2 Atlético Gloriense
Lagarto 0 x 0 Itabaiana
Sergipe 1 x 0 Confiança

POTIGUAR: 1ª FASE – 5ª RODADA

No Frasqueirão, em Natal: Laguna 0 x 1 Potiguar de Mossoró
Na Arena das Dunas, em Natal: QFC 0 x 1 América
Em Currais Novos: Potyguar 2 x 4 ABC

AMAZONENSE: PLAYOFFS DO PRIMEIRO TURNO – 1ª RODADA

Princesa do Solimões x Manaus - Temporal e apagão adiaram o jogo.

Itacoatiara 1 x 1 Manauara

CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL: PRIMEIRA FASE – 5ª RODADA

Samambaia 0 x 1 Brasiliense
Ceilândia 2 x 0 Real Brasília
Capital 
2 x 3 Sobradinho
ARUC 0 x 1 Brasília
Gama 
4 x 1 Paranoá

CAPIXABA: 1ª FASE – 6ª RODADA

Desportiva 0 x 0 Porto Vitória
Serra 1 x 0 Rio Branco de Venda Nova

ACREANO

Santa Cruz 1 x 0 Vasco
Adesg 1 x 1 Galvez

RONDONIENSE: 1ª FASE – 5ª RODADA

Barcelona 0 x 2 Guaporé

RORAIMENSE: 1ª FASE - 2ª RODADA

São Raimundo 2 x 1 Rio Negro
Baré 3 x 0 Atlético Roraima

SUL-MATO-GROSSENSE: PRIMEIRA FASE – 3ª RODADA

Dourados 1 x 0 Águia Negra
CRA 1 x 2 Naviraíense
Corumbaense 2 x 3 Bataguassu

TOCANTINENSE – 1ª FASE – 3ª RODADA

Tocantinópolis 2 x 0 Guaraí
Gurupi 2 x 1 União Araguainense
Araguaína 0 x 1 Palmas

FUTEBOL NA EUROPA:

CAMPEONATO ALEMÃO – 20ª RODADA

Augsburg 2 x 1 St. Pauli
Werder Bremen 1 x 1 Borussia Mönchengladbach
Eintracht Frankfurt 1 x 3 Bayer Leverkusen
Hoffenheim 3 x 1 Union Berlin
RB Leipzig 1 x 2 Mainz
Hamburgo
2 x 2 Bayern de Munique

ESPANHOL – 22ª RODADA

Real Oviedo 1 x 0 Girona
Osasuna 2 x 2 Villarreal
Levante
0 x 0 Atlético de Madrid
Elche
1 x 3 Barcelona

FRANCÊS – 20ª RODADA

Paris FC 2 x 2 Olympique de Marselha
Lorient 2 x 1 Nantes
Monaco 4 x 0 Rennes

INGLÊS – 24ª RODADA

Brighton 1 x 1 Everton
Leeds United
0 x 4 Arsenal
Wolverhampton 0 x 2 Bournemouth
Chelsea
3 x 2 West Ham
Liverpool
4 x 1 Newcastle

ITALIANO – 23ª RODADA

Pisa 1 x 3 Sassuolo
Napoli 2 x 1 Fiorentina
Cagliari 4 x 0 Hellas Verona

PORTUGUÊS – 20ª RODADA

Santa Clara 2 x 4 Estoril
Rio Ave 0 x 3 Arouca
Alverca 1 x 1 Estrela Amadora