quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

SÉRIE A: Bahia x Atlético-MG - A longa espera de 50 anos acaba nesta quinta-feira na terra de todos os santos?

 Quarta feira, 1º de dezembro de 2021.

A espera vai acabar? Foto: Pedro Souza / Atlético Mineiro. 

Salvador, BA, 01 (AFI) – Imagina só esperar por algo desejado por longos 50 anos. Não é fácil. O grito não fica só entalado na garganta, cria ‘teia de aranha’ e dá espaço a provocações. Cinco décadas de espera que podem acabar nesta quinta-feira, às 18 horas, quando o Atlético-MG visitará o ameaçado Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, para findar seu jejum no Campeonato Brasileiro.

“Nós estamos indo para um jornada difícil (…). Não estamos indo para a festa, estamos indo para uma batalha difícil. A ansiedade existe em todos, inclusive no time do Bahia também, cada um tem sua dificuldade”, disse o presidente do Galo, Sérgio Coelho.

Primeiro campeão brasileiro em 1971, o Atlético só depende das suas forças para voltar a levantar o troféu e entrar para a galeria de campeões dos pontos corridos. A expectativa nesses últimos dias mostra que o tempo consegue ser mais vagaroso do que a espera de 50 anos.

CONTAS!
Para ser campeões, os comandados de Cuca precisam apenas de dois pontos dos nove que ainda vai disputar. Se vencer o Bahia, será campeão. Se empatar ou perder, ainda dará ao Flamengo mais uma chance de encostar. Com o triunfo no Maracanã sobre o Ceará por 2 a 1 ontem, terça-feira, o Flamengo chegou aos 70 pontos. O Atlético tem 78.

O time carioca chega, no máximo, aos 79 pontos. Então o cenário ideal para o clube rubro-negro é que o rival mineiro perca todos os compromissos que tem pela frente, enquanto vence seus compromissos. Assim, chegaria a 79 e os mineiros ficariam com 78. Caso o Atlético empate um e perca os outros, os dois se igualam na pontuação. O Atlético-MG depende apenas de si para erguer a taça nacional desde 1971. 

DESESPERADOR!
Se o Galo sonha com o título, o Bahia quer algo mais modesto, seguir na elite nacional. O Esquadrão não perde em casa desde 15 de agosto. Em quase quatro meses, os baianos venceram quatro em seus domínios e empataram em outras quatro. O problema é que na rodada passada, em Goiânia, o Bahia perdeu do Atlético-GO por 2 a 1 e, agora, aparece na 17.ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 40 pontos, a dois do Athletico-PR, primeiro fora da degola.

“Melhorar. Quinta vocês vão saber o que a gente vai apresentar. Mas temos que melhorar”, disse o técnico Guto Ferreira.

DESFALQUE!
O comandante não poderá contar com Juninho Capixaba, expulso na rodada passada. Apesar de ser lateral-esquerdo de origem, Juninho Capixaba vem atuando mais adiantado e deve ser substituído por Rossi. Ronaldo corre por fora. Assim, Matheus Bahia segue na lateral esquerda.

Já o zagueiro Luiz Otávio, vetado do último jogo por conta de dores no joelho, segue como dúvida. O garoto Gustavo Henrique, revelado pelo Atlético-MG, deve continuar na zaga ao lado de Conti. No mais, nenhuma mudança.

PROBLEMAS!
Para levantar a taça, o técnico Cuca terá que superar desfalques. E não são poucos. Os volantes Allan e Jair, além do atacante Diego Costa estão suspensos, após terem levado o terceiro cartão amarelo na rodada passada. Tchê Tchê e Alan Franco devem pegar os lugares do meio-campo, enquanto Vargas pode atuar no ataque. Outro problema é o zagueiro Réver, lesionado.

“O Bahia vai estar com sua torcida. Nós, fora de casa, temos feito jogos muito bons, como eu falei. O foco é grande, a concentração é a mesma de outros jogos. Vamos para a Bahia em busca do nosso objetivo, que é os três pontos, e seguir com a cabeça no nosso objetivo que é o título. Falta pouco, então a gente não pode baixar a guarda, não tem nada ainda decidido, então vamos em busca desses três pontos”, disse o lateral Mariano. 

Nenhum comentário: