sexta-feira, 23 de abril de 2010

HISTÓRIAS DAS COPAS: MANÉ GARRINCHA, O DEUS DO DRIBLE.

23-04-2010

Para os poetas e cronistas esportivos, ele foi o Anjo das Pernas Tortas; para os adversários, o Demônio; para as multidões, o Craque.

Por Rogério Torquato


Fotos: Reprodução, CBF, Wikipedia e Rogério Torquato
Na identidade, constava Manoel Francisco dos Santos. Tinha uma perna maior que a outra cerca de 6 centímetros, pelas contas. O andar era meio estranho, mas com a bola aos pés a história era completamente diferente. O homem aprontava desde a Copa de 1958; os ingleses se renderam diante dele na Copa de 1962, afirmando que ele não era deste mundo. E não era mesmo. Tido por anjo, demônio e craque, de acordo com o ponto de vista, os súditos de Sua Majestade apenas ratificaram que Mané Garrincha estava acima de qualquer um. Então, deveria ser um deus. O deus do drible.


Para os poetas e cronistas esportivos, era o "Anjo"; para os adversários, o "Demônio"; para as multidões, o "Craque". Em todos os casos, sempre "Das pernas tortas". Sim, e daí? Quem não o conhecesse com a bola no pé não dava um passe estudantil por ele... e seria inapelavelmente vitimado pela finta de corpo sem bola, pela ginga, pelo drible sem dó nem piedade daquele homem nascido em Pau Grande (RJ) em 1933.

Durante alguns anos, Garrincha jogou pelo time de sua cidade natal, o EC Pau Grande, até que - segundo algumas fontes - o ex-jogador Arati, que havia atuado no Madureira e no Botafogo, se encantou com sua finta e decidiu levá-lo ao Botafogo. Era o ano de 1953, e Garrincha já havia levado um rotundo "NÃO!" do Vasco e do São Cristóvão, que não viam craque de espécie alguma naquele cidadão de pernas tortas (sequelas de uma poliomielite, ao que consta).

Nilton Santos, então jogador do Botafogo, conheceu e sentiu na pele - a "Enciclopédia do Futebol" teve a missão de marcá-lo duramente no teste para saber se Garrincha deveria ser contratado ou não; depois de levar uns dribles no mínimo desmoralizantes daquele rapazinho de 20 anos, não teve dúvidas e implorou aos dirigentes "Contratem o homem, pelo amor de Deus!!!" A ideia era simples: melhor ter Garrincha como aliado que como inimigo. Os dirigentes acataram, e contrataram "Mané". A "Enciclopédia do Futebol" - que se tornaria a seguir "compadre" e, de certa forma, um protetor do jogador - estava certa.

Marcadores, tremei!


Garrincha permaneceu no Botafogo de 1953 até 1966. Nesse meio tempo, sagrou-se campeão carioca em 1957, 1961 e 1962; e atuou em três Copas do Mundo - foi campeão na Suécia em 1958 e bicampeão no Chile em 1962, além de ter defendido o Brasil na Inglaterra em 1966. Foram seus pincipais títulos. Falando em Copas, ele foi escolhido o melhor em sua posição em 1958, mas o grande nome da Copa na Suécia foi Pelé; em 1962, com Pelé "de molho", não houve outro nome senão Garrincha. Juntando todas as participações pela Seleção Brasileira, paricipou ao todo de 61 partidas, e só conheceu derrota uma única vez.

Atuava pela ponta direita - por isso, por muito tempo envergou a camisa 7 nos clubes onde passou - e tinha como características uma certa ingenuidade (que, infelizmente, o fez vítima de alguns "cartolas" no decorrer da carreira) e uma habilidade ímpar, jamais igualada, de controlar a bola. Só de ver o nome de Garrincha na escalação, o marcador (se o conhecesse) começava a suar frio e se peguntar "Pronto, tô lascado... e agora?"

O jornalista Nelson Rodrigues deu uma das melhores descrições parciais de um lance característico do atleta: "(...) primeiro, pulou por cima da bola. Fez que ia mas não foi. Pula para lá e para lá (...) lá estava a bola imóvel, impassível, submissa ao gênio" - e a esta altura olance apresentava quatro possíveis finais: ou o marcador já estava com dois palmos de língua para fora, cansado de perseguir o Mané, ou havia desistido do lance, ou estava zonzo de tanto girar ou já estava sentado no chão depois de levar um "nó" nas pernas... isto, se fosse apenas um marcador, pois às vezes se juntavam dois ou três e ninguém conseguia marcá-lo! E a multidão, nas arquibancadas, quase tendo um troço!


De driblador a driblado


A partir de 1963, começou a fase de decadência, a vida foi-lhe dando um drible. Os joelhos, exigidos por tantos jogos - e massacrados pelos marcadores adversários - eram tratados à base de infiltrações, e iam perdendo força. Mais alguns problemas extracampo e o próprio atleta foi perdendo as forças. Em 1966 foi negociado para o Corinthians e daí passou por vários clubes - esteve no Barranquilla (Colômbia), no Flamengo e até no futebol italiano; tentou voltar ao Botafogo, sem sucesso.

Fato curioso: no ano de 1968 Garrincha esteve no Rio Grande do Norte participando de um jogo onde defendeu o Alecrim. É o quê? A história se passou mais precisamente no dia 4 de fevereiro de 1968, no estádio Juvenal Lamartine, em Natal; o craque usou a camisa 7 do Verdão em um amistoso contra o Sport-PE. O visitante pernambucano venceu pela contagem mínima, 1 a zero, gol de Dida, diante de mais de 6 mil pessoas; a partida rendeu Cr$ 21.980,00 (cruzeiros, moeda vigente a época). A formação do alviverde? Augusto, Pirangi, Gaspar, Cândido, Luizinho; Estorlando, João Paulo; Garrincha (Zezé), Icário, Capiba (Elson) e Burunga.

Uma balada para o camisa 7


Garrincha foi tão marcante que virou assunto para música. Hora do repórter caçar o vinil... corria o ano da graça de ano de 1970, quando foi feita uma música em sua homenagem, assinada pelo compositor Alberto Luís e interpretada por nada menos que Moacyr Franco. Como nas equipes nacionais, particularmente o Botafogo, Garrincha atuou principalmente com a camisa 7, o título não poderia ser outro senão "Balada Número 7 (A Mané Garrincha)".

No ano seguinte, a música foi regravada por Noite Ilustrada. Entretanto, a versão de Moacyr Franco segue insuperável - tanto, que foi usada até como trilha sonora de programas de rádio dedicados à memória esportiva (que o diga o desportista Ribamar Cavalcante, que foi produtor de m programa desta categoria). Falando em Moacyr Franco, mais um dado curioso: Currais Novos teve uma chance rara há cerca de um ano, quando o artista - em um programa de uma TV a cabo local - não se segurou e cantou a dita balada ao vivo, acompanhado dos músicos Paulo Lúcio, Sandrinho e Carlos Dantas, trio de São José do Seridó (torçamos para que a emissora tenha gravado a performance e guardado em arquivo... mas esta é uma oura história!)

Vinil na vitrola, lá vai...



Balada número 7 (a Mané Garrincha)

(Alberto Luís)

Sua ilusão entra em campo no estádio vazio
uma torcida de sonhos aplaude talvez
o velho atleta recorda as jogadas felizes
mata a saudade no peito driblando a emoção

Hoje outros craques repetem as suas jogadas
ainda na rede balança seu último gol
mas pela vida impedido parou
e para sempre o jogo acabou
suas pernas cansadas correram pro nada
e o time do tempo ganhou

Cadê você, cadê você, você passou
o que era doce, o que não era se acabou
cadê você, cadê você, você passou
no videotape do sonho a história gravou


Ergue os seus braços e corre outra vez no gramado
vai tabelando o seu sonho e lembrando o passado
no Campeonato da Recordação faz distintivo do seu coração
que as jornadas da vida são bolas de sonho
que o craque do tempo chutou


Em 1973 teve sua despedida oficial dos gramados, em um jogo entre a Seleção Brasileira e um combinado de estrangeiros; mas Garrincha ainda atuou esporadicamente por outros clubes, da década de 1970 até fins de 1982; e morreu no início de 1983, vítima de cirrose hepática.
Fonte: Matéria copiada do Blog do amigo Édmo Sinedino - Link ao lado.

CBF DIVULGA TABELA DAS QUARTAS DA COPA DO BRASIL.

23-04-2010
Com a participação de 08 equipes de seis estados (BA, RJ, SP, MG, GO e RS) a CBF divulgou nesta sexta-feira a tabela das quartas de final da Copa do Brasil. Pela ida, serão duas partidas nesta quarta-feira e duas na quinta-feira. Já na volta serão todos na quarta seguinte.

Na próxima quarta-feira jogarão Vitória e Vasco, às 21h50, no Barradão, e Atlético-MG e Santos, no mesmo horário, no Mineirão. Na quinta o Palmeiras recebe o Atlético-GO no Palestra Itália às 19h30. No Maracanã, Fluminense e Grêmio se enfrentam às 21h30.

Confira os locais e horários das partidas:

Quarta-feira - 28/4 - Jogos de ida.
No Barradão, em Salvador: Vitória x Vasco - 21h50
No Mineirão: Atlético-MG x Santos - 21h50

Quinta-feira - 29/4 - Jogos de ida
No Palestra Itália: Palmeiras x Atlético-GO - 19h30
No Maracanã: Fluminense x Grêmio - 21h30

Quarta-feira - 05/05 - Jogos da volta.
Em São Januário: Vasco x Vitória - 19h30 -
No Serra Dourada: Atlético-GO x Palmeiras - 19h30
No Olímpico: Grêmio x Fluminense - 21h50
Na Vila Belmiro: Santos x Atlético-MG - 21h50

Fonte: Globoesporte.com

BRASIL PODE DIMINUIR NÚMERO DE SEDES PARA A COPA DE 2014.

23-04-2010

Devido ao atraso nas obras, governo pode utilizar um 'Plano B'.

O  ministro Orlando Silva explicou que Lula optou por escolher 12 cidades  para sediar a Copa

O ministro Orlando Silva (Foto) explicou que Lula optou por escolher 12 cidades para sediar a Copa (Crédito: Gilvan de Souza)

EFE

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, admitiu nesta sexta-feira que o governo tem um "Plano B" caso o cronograma de obras previsto para a Copa do Mundo de 2014 não seja cumprido: a redução de doze para oito o número de cidades que irão sediar a competição.

- No caso de ultrapassar o período de início das obras, o "Plano B" para a Copa do Mundo é a exclusão das cidades - disse Silva, durante sua participação no Fórum Empresarial de Comandatuba, na Bahia.

Os estádios selecionados para a Copa do Mundo tem de passar por reformas para atender as exigências da Fifa e alguns vão ser construídos em sua totalidade.

- Posso assegurar-vos que, se uma cidade não cumprir o prazo para início das obras, em 03 de maio, corre o risco de ser excluída da Copa do Mundo. Nosso plano de contingência é para eliminar aqueles que não cumpram este prazo - disse Orlando Silva.

O ministro explicou que a Fifa exige um mínimo de oito lugares, enquanto o Brasil quer fazer a Copa do Mundo em doze cidades.

- A decisão de fazer a Copa do Mundo em doze cidades foi do presidente (Luiz Inácio Lula da Silva), de modo que todas as regiões do Brasil receberiam jogos, mas a Fifa exige apenas oito cidades - explicou.

Os doze locais escolhidos são: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Fortaleza, Natal e Cuiabá.

Do Blog: ANOTE AÍ - Natal já está fora e bota fora nisso.

MURICY RAMALHO DIZ QUE NÃO NEGOCIA COM MAIS DE UM CLUBE POR VEZ.

23-04-2010

Treinador assistiu à partida do Tricolor pela Copa do Brasil.

Muricy  deve ser o novo treinador do Fluminense

Muricy deve ser o novo treinador do Fluminense (Crédito: Gustavo Tílio)

Reportagem: Guilherme Martins RIO DE JANEIRO

Muricy Ramalho confirmou contato do Fluminense e disse que deve resolver sua situação até segunda-feira . Ao que tudo indica, o treinador está cada vez mais próximo do Tricolor e afirmou que não negocia com mais de um clube por vez.

- Estou em conversa com o Fluminense, mas não acertei nada. Meu empresário continua cuidando disso. Como estou conversando com um clube eu não converso com outro - disse o treinador, emendando em seguida sobre um possível interesse do Flamengo em sua contratação:

- Ninguém do Flamengo me procurou. É um clube grande, mas que tem treinador. Eu não converso com dois clubes de uma vez e nem com quem já tem um profissional trabalhando. Eu respeito isso - falou o treinador ao LANCENET!

Muricy ainda confirmou que acompanhou o jogo do Fluminense na última quinta-feira e elogiou a equipe Tricolor.

- Acompanhei a partida de ontem (quinta-feira). É um time muito bom e consistente. É uma base forte que foi deixada pelo Cuca. Sabe tocar a bola e tem jogadores de muita qualidade. Um time que marca bem e sabe sair para o jogo - analisou.

Questionado se teria acompanhado a partida do Grêmio, próximo adversário do Fluminense na Copa do Brasil, Muricy também disse que assistiu e afirmou que conhece muitos jogadores do clube gaúcho.

- Acompanhei também e sei que possuem um time muito forte. Tem o Rodrigo, o Fábio (Santos), Hugo, Leandro, Borges...Todos jogadores que trabalharam comigo e já conheço. Vai ser um adversário muito duro para o Fluminense - disse o treinador, famoso por acompanhar muitos jogos.

Caso acerte com o Fluminense no próximo sábado, o treinador estreará no comando do clube contra os gaúchos, no Maracanã, na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil.

JOEL SANTANA FEZ CONTRAPROPOSTA PARA O FLA, DIZ AGENTE.

23-04-2010

Leó Rabello confirma contato e negociação com o Rubro-Negro, mas ainda vai conversar com o Bota

Joel  está entre Flamengo e Botafogo

Joel está entre Flamengo e Botafogo (Crédito: Paulo Wrencher)

LANCEPRESS!

A situação do técnico Joel Santana continua indefinida. O Botafogo espera a resposta do treinador ainda nesta sexta-feira, para saber se ele fica no clube ou não. Já o Flamengo fez um um convite ao treinador para assumir a vaga de Andrade, recém-demitido do clube da Gávea e o Natalino fez uma contraproposta.

Procurado pelo LANCENET!, o empresário do treinador, Léo Rabello, não quis se alongar no assunto e desconversou sobre a situação de Natalino.

- Até o fim de semana será resolvido (a situação do treinador) - afirmou.

Perguntado sobre uma contraproposta que Joel teria feito ao Flamengo, o empresário confirmou, mas não deu muitos detalhes sobre o assunto.

- Houve a contraproposta. Também estamos conversando, mas ainda vamos falar com o Botafogo - sacramentou.

LIBERTADORES: CORINTIANS VENCE E CONTINUA COM O MELHOR APROVEITAMENTO NA COMPETIÇÃO, INTER E FLAMENGO ESTÃO CLASSIFICADOS.

Os últimos classificados para as oitavas-de-final da Copa Libertadores foram conhecidos nesta quinta-feira (22), quando quatro jogos fecharam a sexta e última rodada da fase de grupos.

Jogando em casa, o Internacional fez o dever de casa e goleou o Deportivo Quito-EQU, por 3 a 0, terminando na liderança isolada do Grupo 5 com 12 pontos conquistados, se classificando para as oitavas-de-final. Mesmo com a derrota, o adversário também carimbou o passaporte e foi o vice-líder com dez.

Em São Paulo, o Corinthians não fez uma grande partida, mas mesmo assim venceu o Independente Medellín-COL, por 1 a 0, e é o dono da melhor campanha da primeira fase da Libertadores, com 16 pontos. O adversário das oitavas-de-final será o Flamengo, que se classificou apenas nesta quinta devido a algumas combinações de resultado.

O já eliminado Cerro Porteño conseguiu segurar a pressão do Racing-URU e o jogo terminou com um empate sem gols, beneficiando o Flamengo, já que os uruguaios terminaram na segunda colocação do Grupo 1 com oito pontos. Outro resultado que ajudou o time carioca foi o empate sem gols entre Cerro-URU e Emelec-EQU.

Confira os resultados desta rodada

Quinta-feira – 22-04-2010
Em Assunção - Cerro Porteño 0 x 0 Racing-URU
No Pacaembu - Corinthians 1 x 0 Independente Medellín-COL
Em Porto Alegre - Internacional 3 x 0 Deportivo Quito-EQU
Em Montevidéu - Cerro 0 x 0 Emelec-QUE

Classificação final da Primeira Fase

Grupo 1

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Corinthians-BRA

16

6

5

1

0

9

3

6

88,9

2

Racing-URU

08

6

2

2

2

4

5

-1

44,4

Grupo 2

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

São Paulo-BRA

13

6

4

1

1

9

2

7

72,2

2

Once Caldas-COL

11

6

3

2

1

8

5

3

61,1

Grupo 3

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Estudiantes-ARG

13

6

4

1

1

11

5

6

72,2

2

Alianza Lima-PER

12

6

4

0

2

12

7

5

66,7

Grupo 4

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Libertad-PAR

12

6

3

3

0

10

3

7

66,7

2

Universitario-PER

10

6

2

4

0

5

2

3

55,6

Grupo 5

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Internacional-BRA

12

6

3

3

0

8

2

6

66,7

2

Deportivo Quito-EQU

10

6

3

1

2

5

7

-2

55,6

Grupo 6

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Nacional-URU

12

6

3

3

0

9

4

5

66,7

2

Banfield-ARG

11

6

3

2

1

13

8

5

61,1

Grupo 7

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Vélez Sarsfield-ARG

13

6

4

1

1

10

5

5

72,2

2

Cruzeiro-BRA

11

6

3

2

1

12

6

6

61,1

Grupo 8

CLUBE

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%A

1

Universidad do Chile-CHI

12

6

3

3

0

10

6

4

66,7

2

Flamengo-BRA

10

6

3

1

2

11

9

2

55,6

Fonte: FI