sábado, 20 de fevereiro de 2021

Fortaleza 0 x 4 Bahia - Iluminado, Rodriguinho brilha e complica Vasco e Goiás!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

Equipes se enfrentaram na noite deste sábado (20/02), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 37.ª e penúltima rodada.

Rodriguinho marcou três gols e ainda sofreu o pênalti do 4º gol marcado por Rossi.

Fortaleza, CE, 20 (AFI) - Em confronto decisivo contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Bahia foi à Arena Castelão, em Fortaleza (CE), na noite deste sábado (20), e venceu o Fortaleza por confortáveis 4 a 0. Rodriguinho, ex-Corinthians e Grêmio, marcou os três primeiros gols, garantindo o hat-trick. Ex-Vasco e Internacional, Rossi, de pênalti, fechou a goleada.

Com o resultado, ambos os times somam 41 pontos e estão imediatamente acima da zona de descenso, a qual ainda tem Vasco da Gama, com 37, e Goiás, com 36, que ainda vão entrar em campo. Coritiba, com 31, e Botafogo, com 24, já caíram matematicamente.

Na última rodada do Brasileirão, prevista para acontecer integralmente às 21h30 de quinta-feira (25), os cearenses visitam o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), enquanto os baianos recebem o Santos, em Salvador (BA), na Itaipava Arena Fonte Nova.

MISSÃO ESPACIAL - Satélite 100% brasileiro, Amazonia-1, entrará em órbita dia 28!

 Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

Satélite possibilitará também o monitoramento da região costeira, de reservatórios de água e de florestas

Por AGÊNCIA BRASIL

O Brasil está prestes a colocar em órbita o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo país. O lançamento do Amazonia-1 será à 1h54 (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro, na missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO). 

Lançamento do Amazonia-1 será à 1h54 (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro, na missão PSLV-C51

Foto: INPE / Divulgação.

Com 6 quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o satélite integra a Missão Amazônia, que tem, por objetivo, “fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica”, além de monitorar a agricultura no país.

Trata-se de um satélite de órbita Sol síncrona (polar), que vai gerar imagens do planeta a cada 5 dias. Sob demanda, poderá fornecer dados de um ponto específico em 2 dias – o que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ajudará na fiscalização de áreas que estejam sendo desmatadas, bem como na captura de imagens onde haja maior ocorrência de nuvens.

De acordo com o instituto, o novo satélite possibilitará também o monitoramento da região costeira, de reservatórios de água e de florestas (naturais e cultivadas). Há, ainda, a possibilidade de uso para observações de possíveis desastres ambientais.

“Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre”, informa o Inpe. O Amazonia-1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação. Os dois primeiros são o CBERS-4 e o CBERS-4A.

A Missão Amazônia pretende lançar, em data a ser definida, mais dois satélites de sensoriamento remoto: o Amazônia-1B e o Amazônia-2. “Os satélites da série Amazonia serão formados por dois módulos independentes: um módulo de serviço - que é a Plataforma Multimissão (PMM) - e um módulo de carga útil, que abriga câmeras e equipamentos de gravação e transmissão de dados de imagens”, detalha o Inpe.

Plataforma Multimissão

Além de ajudar no monitoramento do meio ambiente, a missão ajudará na validação da Plataforma Multimissão como base modular para diversos tipos de satélites. Essa plataforma representa, segundo o Inpe, “um conceito moderno de arquitetura de satélites, que tem o propósito de reunir em uma única plataforma todos os equipamentos que desempenham funções necessárias à sobrevivência de um satélite, independentemente do tipo de órbita.”

Entre as funções executadas pela plataforma estão as de geração de energia, controle térmico, gerenciamento de dados e telecomunicação de serviço - o que possibilitará a adaptação a diferentes cargas úteis, além de reduzir custos e prazos no desenvolvimento de novas missões.

“Essa competência global em engenharia de sistemas e em gerenciamento de projetos coloca o país em um novo patamar científico e tecnológico para missões espaciais. A partir do lançamento do satélite Amazonia-1 e da validação em voo da PMM, o Brasil terá dominado o ciclo de vida de fabricação de sistemas espaciais para satélites estabilizados em três eixos”, informa o Inpe.

Entre os ganhos tecnológicos que a missão deverá render ao país, o Inpe destaca, além da validação da PMM, a consolidação do conhecimento do país no ciclo completo de desenvolvimento de satélites; o desenvolvimento da indústria nacional dos mecanismos de abertura de painéis solares, o desenvolvimento da propulsão do subsistema de controle de atitude e órbita na indústria nacional e a consolidação de conhecimentos na campanha de lançamento de satélites de maior complexidade. 

Ceará se garante na Sul-Americana e vai disputar jogos oficiais fora do país pela 1ª vez!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

Vovô atinge os 49 pontos na Série A e faz a melhor campanha do time na história dos pontos corridos.

Por Luciano Rodrigues — Fortaleza, CE 

O Ceará segue fazendo história na temporada 2020. Depois de ser bicampeão invicto da Copa do Nordeste e se garantir, com várias rodadas de antecedência, na Série A do Brasileiro pelo quarto ano consecutivo, o Vovô carimbou o passaporte internacional. Ao vencer o Coritiba por 2 a 0 neste sábado (20), o Alvinegro se classificou para a Sul-Americana de 2021, e com o novo formato, o time cearense irá disputar, pela primeira vez na história, uma partida oficial fora do país.

+ Notícias do Ceará

Ao atingir os 49 pontos, o Ceará abriu sete pontos de vantagem para o Sport, 14º colocado e primeiro time fora da zona de classificação para a Sul-Americana. Como a equipe pernambucana só pode atingir os 48 pontos, o Vovô está assegurado na competição internacional, que a partir deste ano, passa a ser disputado na fase de grupos. O Alvinegro entra diretamente nesta etapa da competição.

Será a terceira competição internacional do Ceará na história da equipe. Antes, o time se classificou para a Copa Conmebol de 1995, sendo eliminado para o Corinthians. Em 2011, o Vovô jogou a Sul-Americana, caindo para o São Paulo. Em ambas as participações, o Alvinegro atuou apenas nas fases nacionais dos torneios. Em 2021, a equipe cearense disputará ao menos três jogos fora do país, todos pela fase de grupos da Sula. 

Vina é o principal rosto do Ceará na temporada 2020 — Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Ceará passa a ser a segunda equipe cearense a disputar um jogo oficial fora do país. Antes, o Fortaleza garantiu vaga na Sul-Americana de 2020 após terminar o Brasileirão de 2019 na nona posição. No torneio internacional, o Tricolor acabou sendo eliminado para o Independiente-ARG na segunda fase.

História nos pontos corridos

A áurea campanha do Vovô em toda a temporada de 2020 ainda reserva mais uma partida pelo Brasileirão diante do Botafogo, mas o time já fez história com antecedência. Com 49 pontos na atual edição da Série A o Ceará superou 2010 e fez a melhor campanha da equipe na história dos pontos corridos.

Desde 2003, quando o Brasileirão ganhou o formato atual, o Alvinegro disputou a competição por cinco vezes: 2010, 2011, 2018, 2019 e 2020. A melhor campanha do time havia sido em 2010, quando o clube terminou a Série A na 12ª posição, com 47 pontos. Confira as campanhas do Ceará na elite do Campeonato Brasileiro por pontos corridos:

Ceará nos pontos corridos da Série A

Ano

Pontuação

2010

47 pontos

2011

39 pontos

2018

44 pontos

2019

39 pontos

2020

49 pontos*

*: o Ceará ainda enfrenta o Botafogo na 38ª rodada e a pontuação do time pode aumentar.

Os números do Vovô na Série A de 2020 também são expressivos quando levados em consideração à região. O Alvinegro, mesmo com um jogo a menos, já tem a melhor campanha dentre os times nordestinos na atual edição do Brasileiro. Sport, Fortaleza e Bahia, respectivamente, são as outras três equipes do Nordeste que disputam o campeonato nesta temporada.

Guto Ferreira, técnico do Ceará — Foto: VozãoTV/Reprodução

O Alvinegro se despede do Brasileirão 2020 na próxima quinta-feira (25). O time volta a campo às 21h30 na Arena Castelão contra o lanterna e já rebaixado Botafogo. O ge acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

Superliga B: Aeroclube do RN recebe o Brasília Vôlei neste sábado!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

Em casa, time potiguar busca reabilitação e pode ultrapassar adversário brasiliense na classificação

Por Redação do ge — Natal 

Aeroclube do RN busca reabilitação na competição — Foto: Divulgação

Colados na tabela de classificação, Aeroclube do RN e Brasília Vôlei se enfrentam neste sábado, em Natal, pela sexta rodada da Superliga B masculina. O jogo será realizado no ginásio do Sesi Clube, com início às 16h.

A equipe brasiliense é a terceira colocada na tabela, com nove pontos (três vitórias e uma derrota), seguida pelo Aero, que tem sete (duas vitórias e duas derrotas), no quarto lugar. As posições podem se inverter com um triunfo potiguar no duelo.

O Aero vem de derrota por 3 sets a 2 para o Anápolis, no confronto mais equilibrado desta edição da Superliga B e que durou três horas.

- Enfrentaremos um adversário direto pelo acesso. Então sabemos que será uma partida difícil, contra uma equipe bem treinada, que vem apresentando um bom volume de jogo - analisa o técnico do Aero, Alessandro Fadul.

- O foco principal é no nosso desempenho, na evolução da performance individual e coletiva. É preciso jogar de forma mais aguerrida, pressionando o adversário do início ao fim para que a partida evolua a nosso favor - completou.

Essa vai ser a primeira de uma sequência de três partidas que o Aero fará em Natal, no ginásio do Sesi, nessa fase classificatória.

O novo reforço da equipe potiguar, o argentino Bengolea, está com pendências burocráticas para regularização e ainda não joga contra o Brasília.

Dona Miguelina, mãe de Ronaldinho Gaúcho, morre em decorrência de covid-19!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021. 

Internada desde dezembro, em decorrência da infecção pela covid-19, Miguelina Elói Assis dos Santos, mãe de Ronaldinho Gaúcho, faleceu neste sábado, em Porto Alegre, por complicações da doença. A mãe do campeão mundial com a Seleção Brasileira tinha 71 anos e estava internada na UTI do Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha. 

O jogador ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, porém, trocou sua foto de perfil nas redes sociais por um ícone todo preto, algo que remete ao luto. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil publicou uma mensagem de apoio ao jogador.

Kalil era presidente do Atlético-MG durante a passagem vitoriosa que o jogador teve pelo clube de Minas. Por lá, Ronaldinho ganhou a Libertadores de 2013. Ambos possuem uma amizade desde aquele tempo.

O Galo também se pronunciou sobre a morte. 

Conheça a bola ecológica que será usada no Campeonato Potiguar 2021!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021. 

Modelo é revestido por tecido obtido a partir da reciclagem de garrafas pet.

Por Redação do ge — Natal

O Campeonato Potiguar 2021 vai utilizar uma bola ecológica desenvolvida pela Penalty. Revestida por tecido obtido a partir da reciclagem de garrafas pet, a S11 Ecoknit é a primeira bola de futebol profissional do mundo com apelo sustentável. 

Foto: Divulgação

O mesmo modelo será usado nos estaduais de Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.. 

Em material enviado à imprensa, a empresa conta que "a bola apresenta na superfície externa uma gravação que auxilia o produto a ter uma melhor aerodinâmica durante o voo. Por dentro, é composta por uma câmara 6D que proporciona equilíbrio total à bola e camada de Neotec que a torna menos contundente sem perder elasticidade. Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água e mantém as propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte". 

- A grande dificuldade no desenvolvimento foi encontrar uma matéria-prima que fosse ecológica, suficientemente flexível e elástica, e garantisse a performance que uma bola profissional necessita. O que deu certo foi a garrafa pet. Da garrafa é originado o tecido ecológico que dá corpo à S11 Ecoknit e cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas - falou Nilton Franco, gerente executivo de produtos da Penalty. 

A conta é essa: a cada unidade produzida, a fabricante retira 4,5 garrafas pet do meio ambiente. Desde o lançamento, na edição 2019 do Campeonato Paulista, a empresa estima já ter reciclado mais de 5 toneladas de garrafas pet.

Futebol do RN: Técnico do América aprova formação com Serginho e Felipe Guedes!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

Evaristo Piza enfatiza características de volantes que foram destaques na vitória sobre o Treze, em amistoso disputado em Campina Grande. Alvirrubro agora foca estreia no estadual.

Por Redação do ge — Natal

Serginho e Felipe Guedes têm atuação destacada por técnico do América-RN — Foto: Canindé Pereira/América FC

vitória por 3 a 1 sobre o Treze, em amistoso disputado em Campina Grande, deixou o técnico do América-RN, Evaristo Piza, bastante satisfeito, mesmo ciente que ajustes serão necessários. O comandante rubro gostou da intensidade da equipe durante o último teste antes da estreia no Campeonato Potiguar, que está marcada para quinta-feira, diante do Força e Luz. Dois jogadores mereceram o elogio do treinador após o jogo no Amigão: os volantes Serginho e Felipe Guedes.

+ FNF divulga tabela detalhada de três rodadas do Campeonato Potiguar

Serginho foi a novidade de Piza para o amistoso, começando como titular na vaga que era do meia Clebinho. O jogador de 32 anos foi um dos últimos a chegar ao clube, mas tem chamado atenção nos treinamentos.

- Serginho é um cara comunicativo, que tem uma liderança. Ainda precisa acompanhar um pouco mais o ritmo do grupo. Chegou depois, mas vinha jogando (pelo Paysandu). A gente abriu para ele uma semana de descanso, e, então, o nível do grupo está um pouco maior. É um cara importante no setor, ajuda bem nessa proteção da zaga, tem uma iniciação de jogo boa - comentou Piza.

Faleceu nesta sexta-feira 19/02, em Natal, o empresário Durval Dantas, dono da Rede de Lojas Maré Mansa.

Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

 

Foto:Reprodução.

Durval foi diagnosticado com Covid-19, foi internado em um hospital particular na capital potiguar, lutou muitos dias contra as complicações do vírus, mas não resistiu. 

Durval Dantas nasceu em 26 de dezembro de 1942 no Sítio Água Doce, zona rural do município  de Carnaúba dos Dantas/RN, fica conhecido por nunca se esquecer de suas origens, e por ser destacar como um comerciante bem sucedido.

São Paulo leva empate do Palmeiras no fim e dá adeus ao título do Campeonato Brasileiro!

Sábado, 20 de fevereiro de 2021.

Por lance.com.br

Luciano abriu o placar, mas Rony empatou nos acréscimos para decretar o empate no Morumbi. Tricolor não tem mais chances de chegar ao título do Brasileirão

O São Paulo empatou como Palmeiras por 1 a 1, no Morumbi, em jogo atrasado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Tricolor não tem mais chances de título da competição, deixando a disputa somente para Flamengo e Internacional. 

O gol do Tricolor foi marcado por Luciano, batendo pênalti, aos 28 minutos da segunda etapa. Os palmeirenses empataram com Rony, aos 47 minutos da etapa final.

Com o empate, o São Paulo está na terceira colocação, com 63 pontos e não consegue mais alcançar o líder Internacional, com 69 pontos conquistados. 

Já o Palmeiras fica na sexta posição, com 57 pontos, mas foca na final da Copa do Brasil, dia 28 de fevereiro, diante do Grêmio.

Próximos jogos!

As duas equipes voltam a campo pela 37ª rodada do Brasileirão. O São Paulo enfrenta o Botafogo, às 20h, na próxima segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, enquanto o Palmeiras pega o Atlético-GO, no mesmo dia, às 18h, no Allianz Parque.