quinta-feira, 14 de março de 2013

Campeonato Potiguar: Árbitro FIFA apitará clássico entre América e ABC!

QUINTA FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2013.

Grandes jogos pedem sempre uma maior atenção de todos. No clássico potiguar não poderia ser diferente. América e ABC se enfrentam no próximo domingo (17), no Estádio Nazarenão, em Goianinha, em busca de mais três pontos que pode colocar ambas as equipes bem próximas da grande final do primeiro turno. A FNF atendeu a solicitação de América e ABC e o árbitro desta partida será do quadro da Fifa. Leandro Pedro Vuaden será o responsável por comandar a partida. Vuaden será auxiliado por Lorival Cândido das Flores e Vinícius Melo de Lima. O Presidente Alex Padang, em entrevista à uma emissora em Natal, destacou que a decisão de trazer árbitro de fora foi tomada pelos dois clubes, e que na partida do segundo turno, que será realizada no Frasqueirão, também terá árbitro Fifa. "Queria deixar claro que a decisão não foi do América, mas sim de ambos os clubes. Conversei com dirigentes do ABC e também decidimos que o clássico do segundo turno também terá arbitragem de fora. Neste primeiro confronto o América pagará o trio, já que somos o mandante e a renda é nossa, e no segundo turno o ABC fará o mesmo'', disse o dirigente americano.
 Fonte: Futebolpotiguar.com.br (Natal).

Futebol do RN: STJD mantém pena de dois anos a Max, do América, mas quer exames mensais!

QUINTA FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2013.
Max, atacante do América-RN (Foto: Jocaff Souza)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva manteve a decisão de suspender por dois o ex-atacante do América de Natal, Max, (Foto) pelo uso de cocaína. No início desta tarde, o auditor relator do processo, Miguel Ângelo Cançado, declarou que o atleta deverá cumprir a punição máxima, imposta no julgamento anterior, mas determinou que o atleta seja acompanhado pelos próximos seis meses. Essa ressalva faz com que o atleta receba um atendimento médico-psicológico mensal e que sejam realizados exames de urina para que seja comprovada a não utilização da cocaína. Se for comprovada a não utilização da substância, Max poderá ter a pena reduzida para um ano e estará apto a voltar ao futebol.

O caso
O atacante foi suspenso do futebol por dois anos por uso de cocaína, após julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no dia 9 de novembro de 2012. Por maioria de votos, o jogador de 29 anos pegou a pena máxima prevista pelos artigos 2.1 e 2.1.1  do Código Mundial Antidoping, e também foi multado em R$ 1 mil por infração ao artigo 220-A. Max foi flagrado no exame antidoping na vitória por 2 a 1 sobre o Ipatinga, pela 12ª rodada da Série B, no dia 20 de julho. Na ocasião, Max confirmou o uso da droga em momento que estava desempregado, antes do acerto com o América e disse ter sido "um momento de fraqueza". O clube rescindiu o contrato do jogador, mas manteve as portas abertas para que o mesmo realize treinamentos e mantenha a forma física.
Por GLOBOESPORTE.COM/RN

Futebol do RN: Dirigentes do ASSU falam sobre ações do clube!

QUINTA FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2013.
O gerente de futebol do ASSU, Edson Barros (Foto) falou a reportagem do Blog Fique Sabendo e da Rádio Princesa do Vale. Entre os temas abordados o dirigente falou sobre o julgamento do zagueiro e capitão Oliveira, a reintegração ao elenco do lateral esquerdo Assis que chegou a ser anunciado como dispensado no final da semana passada. Edson Barros também teceu considerações sobre a regularização do volante Dinho recém- chegado ao clube. Sobre o julgamento de Oliveira ocorrido na última terça- feira na sede do Tribunal de Justiça Desportiva - TJD da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, Edson salientou que mesmo Oliveira tendo sido condenado a cumprir quatro partidas de suspensão, a assessoria jurídica do ASSU conseguiu uma medida cautelar que permitiu ao atleta jogar contra o Santa Cruz na quarta- feira e ainda espera mudar a pena imposta ao atleta mediante a transferência de artigo o que alteraria a pena de quatro partidas para a doação de cestas básicas. Com relação à regularização do jogador Dinho ele disse que no máximo em 24 horas o atleta estará em plenas condições de jogo. 
P

Futebol do RN: Comissão de arbitragem afasta juiz que deu pênalti polêmico em Mossoró!

QUINTA FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2013.
Coronel Ricardo Albuquerque, presidente da Comissão de Arbitragem da FNF (Foto: Jocaff Souza)
Coronel Ricardo Albuquerque, presidente da Ceaf,
afastou Lenilson de Lima (Foto: Jocaff Souza)
 As constantes reclamações dos clubes que disputam o Campeonato Potiguar deste ano fizeram a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol convocar a imprensa para avaliar a atuação dos seus juízes na competição. O presidente da entidade, coronel Ricardo Albuquerque, ratificou que o quadro da arbitragem potiguar é um dos melhores do Nordeste e está entre os dez mais solicitados para jogos nacionais. Contudo, alguns equívocos foram praticados pelos árbitros. Entre eles, três foram afastados preventivamente: Valdick Leão, no jogo entre Corintians de Caicó e Potiguar de Mossoró, na primeira fase; Pablo Ramon, na partida entre ABC e o Sport Clube Santa Cruz, na segunda rodada da Copa RN; e Lenilson de Lima, que atuou no jogo de ontem quarta-feira (13) entre Potiguar de Mossoró e América de Natal. Lenilson assinalou pênalti para o América no final do segundo tempo, o que gerou revolta dos torcedores do Potiguar. O lance originou o segundo gol da equipe natalense, que saiu vitoriosa por 2 a 1. O árbitro foi afastado do sorteio da próxima rodada, até que seja definida uma punição. Para o coronel Ricardo, o tumulto que aconteceu no jogo em Mossoró dentro de campo e que se estendeu para fora do estádio, será analisado ainda nesta semana por uma comissão de arbitragem, por meio de imagens das emissoras de televisão que estiveram no Nogueirão, como também dos relatórios técnicos emitidos pelo próprio árbitro, pelo delegado da partida e por um observador, indicado pela Ceaf em todas as partidas.
 Torcedores do Potiguar de Mossoró esperam no Nogueirão para agredir árbitro (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)
Torcedores esperam em frente ao Nogueirão para agredir árbitro
(Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)
O que aconteceu dentro de campo será analisado por uma comissão, que analisará todo o material da partida, que são os relatórios emitidos pelo árbitro Lenilson de Lima, pelo delegado da partida e por um observador enviado pela Comissão de Arbitragem. Além disso, solicitamos as imagens das televisões, para avaliar por ângulos diferentes se houve o erro na marcação do pênalti ou não - explica o presidente da Ceaf. Questionado sobre uma punição para o árbitro, coronel Ricardo Albuquerque foi taxativo e afirmou que vai esperar a análise da comissão de arbitragem para só aí, emitir um parecer junto ao juiz.  Quando um árbitro não marca um lance que é importante dentro do jogo, as emissoras vão mostrar os detalhes. Por isso, não posso tomar nenhuma decisão sem ter uma prova de houve um erro. Se for comprovado o equívoco da arbitragem, poderemos dar uma resposta - conta coronel Ricardo Albuquerque.
 Coronel Ricardo Albuquerque, presidente da Comissão de Arbitragem da FNF (Foto: Jocaff Souza)
Coronel Ricardo Albuquerque convocou coletiva para falar
sobre arbitragem potiguar (Foto: Jocaff Souza)
Mesmo assim, Lenilson de Lima está afastado da próxima rodada do Campeonato Potiguar até que a decisão seja tomada pela comissão de arbitragem, formada por dois membros, sendo um representante da CBF, José Nilman de Lima, e um da Escola de Arbitragem, Eduardo Lincoln. Sobre as confusões extracampo que ocorreram em Mossoró, o presidente da Ceaf criticou a forma como os dirigentes e a torcida do Potiguar agiram e pedirá uma atenção especial da Polícia Militar para os jogos mais importantes em cada rodada. Os dirigentes têm direito de reclamar, os torcedores também, mas não há direito de partir para a agressão. A confusão aconteceu porque os ânimos estavam exaltados e a Polícia Militar precisou intervir com o seu trabalho. Por conta disso, vou solicitar junto a PM que os jogos com maior importância na rodada tenham uma atenção especial, para evitar qualquer conflito com os nossos árbitros - concluiu.
Por Jocaff Souza (Natal).

Futebol do RN: Neto Maradona é o novo treinador do Corintians de Caicó!

QUINTA FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2013.
A diretoria do Corintians de Caicó agiu rápido e apos perder de 6x1 para a equipe do ABC anunciou na manhã desta quinta-feira o nome do seu novo técnico para a sequência do Campeonato Potiguar/Chevrolet 2013.

O nome escolhido pelo Presidente Lobão foi o experiente técnico Neto Maradona  (Foto) que recentemente trabalhou no futebol da Paraíba e do estado do Ceará.

Considerado um dos melhores treinadores que já atuou no futebol paraibano, Maradona comandou o time do Sousa em 2012, chegando a classificar o Dinossauro para disputar a Série D do Brasileirão deste ano e ainda a Copa do Nordeste em 2013.
Neto Maradona já comandou o Corintians de Caicó em outra oportunidade e agora retorna com a missão de levar o Galo do Seridó a final do primeiro turno.
Blog do Eduardo Dantas (Caicó).

Futebol amador: Saiu arbitragem para a 2ª rodada do Intermunicipal de Máster de Parelhas!

QUINTA FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2013.
Árbitro central, Edmar José, vai apitar Tiradentes (Parelhas) e Paraíba (Caicó).

A Liga Parelhense de Desportos – LPD forneceu no final da tarde desta quinta feira (14) a arbitragem para os jogos que serão realizados neste final de semana pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol Máster de Parelhas. Serão duas partidas no sábado e quatro no domingo, confira:

Sábado dia 16/03:

Grupo A:
15h30 – Cerâmica Tavares x Arsenal, de Carnaúba dos Dantas.
Local: Estádio do Povoado Juazeiro, município de Parelhas.
Árbitro: Henrique Eduardo.
Assistentes: Edvaldo Vasconcelos e Edval José.

Grupo B:
15h30 – Associação Santanense x Nacional, de Junco/PB.
Local: Estádio municipal de Santana do Seridó.
Árbitro: Patrício Júnior.
Assistentes: Everton da Silva Costa e Sebastião Ângelo.

Domingo dia 17/03:

Grupo A:
15h30 – Tiradentes, de Parelhas x Paraíba, de Caicó.
Local: Campo da AABB, em Parelhas.
Árbitro: Edmar José.
Assistentes: Ginaldo de Souza Azevedo e Djailton Rafael.

15h30 – Centenário de Caicó x Farmácia CENTER
Local: No Laurentino Bezerra, em Parelhas.
Árbitro: Edvaldo Vasconcelos.
Assistentes: Marco Antônio e Edval José.

Grupo B:
15h30 – Sociedade, de Junco/PB x Sabugi, de Santa Luzia/PB.
Local: Estádio municipal de Santana do Seridó.
Árbitro: Sebastião Ângelo.
Assistentes: Eduardo Vasconcelos e Everton da Silva Costa.

08h10 - Centenário, de Parelhas x União, de Jardim do Seridó.
Local: Estádio Laurentino Bezerra, em Parelhas.
Árbitro: Djailton Rafael.
Assistentes: Ginaldo de Souza Azevedo e Marco Antônio.

Por Luiz Sátiro – Escrete de Ouro.