sábado, 13 de fevereiro de 2021

Claudinho vai para o Leipzig? Entenda como é a relação do Bragantino com os times do grupo!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021. 

Empresa que controla as equipes exige que negociações entre os times da marca sigam os valores do mercado e que a vontade do jogador seja respeitada. Haaland escolheu atuar por rival.

Por Danilo Sardinha — Bragança Paulista, SP

Claudinho, do Bragantino, é o artilheiro do Brasileirão — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Foi Claudinho começar a se destacar no Brasileirão que a dúvida veio à tona: qual será o futuro do meia-atacante do Red Bull Bragantino, artilheiro isolado do torneio com 17 gols? Entre as possibilidades, a ida para o RB Leipzig, da Alemanha, é tida por muitos como a mais provável.

O motivo que faz as pessoas acreditarem nessa transferência é o fato de Bragantino e Leipzig serem geridos pela mesma empresa, a Red Bull. Mas não funciona exatamente assim.

De acordo com apuração do ge, no contrato com o Bragantino não há uma cláusula que obrigue Claudinho a se transferir para o time alemão ou qualquer outra equipe da empresa se houver proposta. Também não está no vínculo que os times da marca têm prioridade para contratação.

Para Claudinho sair do Bragantino, dois pontos são necessários:

  • O clube interessado deve pagar a multa rescisória ou o valor aceito pelo Bragantino;
  • A proposta também precisa ser aceita pelo jogador.

O Leipzig pode, sim, ter interesse em contratar Claudinho. Mas, para conseguir a contratação, é preciso preencher os dois requisitos acima. Ou seja, a negociação seguirá como se fosse com qualquer outro clube.

É óbvio que a proximidade entre as diretorias facilitaria um acordo. Mas esse não é fator decisivo.

Até o momento, o Leipzig ainda não formalizou uma proposta para contratar Claudinho. O atleta já foi alvo de sondagens de outros times do exterior e do Brasil. O valor da multa rescisória é mantido sob sigilo pelo Massa Bruta.

O desejo do clube de Bragança Paulista é manter o máximo possível de uma base para os próximos anos. A renovação de contrato com Claudinho até 2024 é uma prova disso. Caso chegue uma proposta que agrade ao clube e o meia-atacante deseje sair, a passagem dele pelo Braga pode terminar antes do fim do vínculo.

Quando questionado sobre a possibilidade de sair do Bragantino, Claudinho tem dito que está focado na disputa do Brasileirão, mas que só vai sair se for algo bom para ele e para o clube.

Negociações entre as equipes

Há uma norma interna na empresa que exige que qualquer negociação entre equipes da marca deve respeitar o valor de mercado do jogador. Por exemplo: se o preço de um atleta do Bragantino for R$ 10 milhões, o Leipzig terá de pagar essa quantia se quiser contratá-lo. Ou seja, não há o famoso "desconto".

Outro ponto importante é a vontade do jogador, que não é obrigado a ir para outro time da empresa caso as diretorias entrem em acordo. Um exemplo disso foi a negociação do atacante norueguês Erling Haaland. Após se destacar pelo Salzburg, o atleta atraiu o interesse do Leipzig e do Dortmund, ambos da Alemanha. O jogador preferiu aceitar a proposta do Dortmund.

Os scouts das equipes da empresa conversam entre si e trocam informações. Porém, não há uma obrigação de buscar primeiramente reforços em times da marca. Se o Leipzig quiser contratar um zagueiro, por exemplo, não precisa olhar primeiro os jogadores da posição no "mercado interno". A escolha é livre e segue critérios técnicos.

No entanto, se houver dois jogadores que se equivalem nas características pretendidas e com valor igual, a preferência seria pelo atleta do time da empresa por causa da facilidade para a negociação.

Os três times principais controlados pela empresa, além do Salzburg, têm jogadores no elenco que vieram de outra equipe da marca, de acordo com o site Transfermarkt.

O Bragantino, por exemplo, possui o lateral-esquerdo Luan Cândido, emprestado pelo Leipzig, e o atacante Luis Phelipe, emprestado pelo Salzburg. Veja abaixo:

  • Bragantino: dois jogadores que vieram de times da marca
  • Leipzig: sete jogadores que vieram de times da marca
  • New York: um jogador que veio de times da marca
  • Salzburg: três jogadores que vieram de times da marca
    * Não foram contabilizados atletas que vieram dos "times B" de cada clube

ge apurou que não há hierarquia entre os times dentro da empresa, como um deles ser prioridade. Os investimentos feitos em cada um, entretanto, são diferentes. O Leipzig, por exemplo, recebe mais dinheiro por disputar a Bundesliga e a Champions League, que são competições mais caras.

Luan Cândido pertence ao Leipzig e está emprestado ao Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Os times da empresa

A Red Bull é uma empresa austríaca de energético que investe em várias modalidades esportivas, como Fórmula 1 e esportes radicais. No futebol, os três times principais controlados são: RB Leipzig (Alemanha), New York Red Bulls (Estados Unidos) e Red Bull Bragantino (Brasil).

Ainda existem outras equipes da marca que são como "time B" dos três acima. No Brasil, há o RB Brasil, que disputa o Campeonato Paulista da Série A2, e é como uma extensão do Bragantino. Nos Estados Unidos, o grupo controla o New York Red Bulls II e o New York Red Bulls Academy, equipes de transição do time principal norte-americano.

O Salzburg (Áustria) também era gerido pela empresa, mas deixou de ser quando Leipzig e ele foram disputar pela primeira vez a Champions League no mesmo ano. Como uma empresa não pode ter dois times no mesmo campeonato, a opção foi controlar apenas os alemães.

Atualmente, a marca é somente patrocinadora do Salzburg. No país austríaco ainda há o Liefering, time B do Salzburg.

Troca de experiências

Independentemente das negociações, há cooperação entre os times da empresa. O RB Brasil, por exemplo, costumava enviar alguns atletas da base para passar um período de treinos em outras equipes do grupo. A prática, porém, esfriou nos últimos meses.

De acordo com o coordenador técnico do Bragantino, Sandro Orlandelli, há troca de conhecimento entre as equipes. Os encontros são em várias áreas, como preparação física, técnica e nutricional. Não existe uma periodicidade estabelecida para as reuniões. As conversas ocorrem conforme a necessidade ou quando um time quer compartilhar algo que seja benéfico para os demais.

- São clubes distintos, um não depende do outro. Isso é uma questão muito clara. Cada clube tem a sua administração, sua gestão. Há uma troca de conhecimento onde todos ganham. É conhecimento técnico que pode agregar a cada cultura. A cultura é uma questão muito respeitada. A forma de jogar na Alemanha é uma forma. No Brasil, é outra maneira. Isso temos que entender para não confundir as coisas. Nem sempre o que é de fora é adaptável aqui - comentou Orlandelli.

Algumas características a empresa pede que sejam adotadas por todas as equipes, como na montagem dos times. Todos são formados por jovens atletas em virtude da facilidade de se adaptar à filosofia de jogo.

- É a característica de jogo que nós temos, de sermos ofensivos. Tudo é um estímulo que precisamos de um tempo para adaptar o jogador. Jovens se adaptam mais a isso. Nossa característica é de jogar para frente sempre, independentemente se o adversário é um time gigante ou não - destacou Orlandelli. 

SANTOS F.C - Cuca confirma saída do Santos e alerta torcida: "Esse ano é de muita paciência"

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

O futuro do técnico Cuca não será o Santos. Neste sábado, após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, o treinador voltou a comentar sobre a sua a decisão de não prorrogar o seu contrato, que se encerra ao fim do Campeonato Brasileiro de 2020.

Conforme disse em entrevista coletiva, ele já conversou com a diretoria sobre a sua saída e que está à disposição para ajudar no que for preciso para realizar uma transição da melhor forma possível.

"Já conversei com o presidente (Andres Rueda), o Quaresma (membro do Comitê de Gestão responsável pelo futebol). Vou cumprir meu contrato no que depender de mim. Lógico que eu entendo que amanhã ou depois o Santos tenha um novo treinador. Lógico que não tem como você ter um treinador e um segundo treinador. A gente faz a transição, eu ajudo no que for preciso, e bato final no meu contrato", disse.

 

ABC e Retrô/PE empatam em amistoso no Frasqueirão

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Maycon Douglas abre o placar para o Alvinegro e Alex Chander empata para time pernambucano

Por Redação do ge — Natal

Lance do jogo amistoso ABC 1x1 Retrô/PE, no Frasqueirão, em Natal. Foto: Paulo José

ABC e Retrô/PE empataram por 1 a 1 na tarde deste sábado, 13/02, em amistoso disputado no Estádio Frasqueirão, em Natal. As duas equipes voltam a duelar na quarta-feira, no centro de treinamento do clube pernambucano, em Camaragibe.

+ CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO POTIGUAR

Após usar duas formações mescladas em jogo-treino contra a Sociedade Esportiva Pitimbu (SEP), na quarta-feira, o técnico Sílvio Criciúma cumpriu o que prometeu e montou o ABC com aquele time que considera o mais próximo para a estreia no Campeonato Potiguar.

O Alvinegro começou com Welligton, Netinho, Alisson Baba, Helitão e Victor Lindenberg; Janderson, Valderrama e Marcos Antônio; Maycon Douglas, Soares e Wallyson.

O ABC abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo. Marcos Antônio lançou Maycon Douglas nas costas da defesa do Retrô, e o camisa 7 tocou para as redes na saída do goleiro Erivelton.

Com as mudanças realizadas na segunda etapa, o Retrô chegou mais vezes ao ataque e Thiaguinho parou no goleiro Jerfesson. Maycon Douglas também teve a chance de ampliar, mas Erivelton defendeu. O empate pernambucano veio aos 34 minutos. Romarinho cruzou da esquerda e Alex Chander, livre na pequena área, fez de cabeça. 

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (17), às 15h30, no CT do Retrô/PE, em Camaragibe (PE).

Globo F.C do RN vence amistoso com o Treze em Campina Grande/PB!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Por ge / Campina Grande-PB.

Estádio Amigão, em Campina Grande: Treze 1x2 Globo F.C do RN. 13-02-202

Primeiro compromisso, pouco tempo de trabalho, tudo isso pesou no resultado da partida deste sábado. 13/02, entre Treze e Globo FC, jogo amistoso de preparação disputado na tarde deste sábado no Estádio Amigão. O time potiguar acabou saindo de campo com uma vitória construída em cima de duas falhas da defesa do Treze, muito bem aproveitadas pelo ataque do Globo. Dos dois lados o que se viu também foi uma série de experiências feitas pelos treinadores Marcelinho Paraíba (Treze) e Renatinho Potiguar (Globo FC). Os comandantes fizeram várias substituições e, no caso do Treze, a situação acabou sendo até ruim, já que o time acabou sofrendo bastante após as substituições. No caso do Galo, o pensamento agora é com relação ao jogo contra o América de Natal, outro amistoso de preparação para a Copa do Nordeste. Já o Globo ainda não confirmou nenhuma nova partida preparatória e aguarda a definição da data de estreia no Potiguar, fora de casa contra o ABC.

Mesmo com derrota, Marcelinho aprovou desempenho do Treze em amistoso contra o Globo FC
Foto: Pedro Pereira / ge

Atacante Potiguar, Bruno Rodrigues dá carro 0Km a empresário que o descobriu há 10 anos!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021. 

Destaque da Ponte Preta na Série B de 2020 e valorizado no mercado, jogador potiguar presenteia João Quebra Osso, que o levou para o Santa Cruz de Natal e o abrigou em churrascaria.

Por Redação do ge — Natal

Bruno Rodrigues surpreendeu João Batista Quebra Osso com um carro 0Km — Foto: Divulgação
Após concluir a temporada 2020 como um dos destaques da Ponte Preta, o atacante Bruno Rodrigues voltou ao Rio Grande do Norte para visitar a família e amigos. Neste sábado, o jogador de 23 anos presenteou com um carro 0Km o empresário João Batista "Quebra Osso", que o descobriu para o futebol, ainda garoto.

A Brazil Sports, empresa especializada na representação de jogadores, na qual João Batista é sócio de Lupercio Segundo, publicou o registro da surpresa feita pelo atacante em uma rede social (veja abaixo).

- Reconhecimento e gratidão a quem o tirou da rua, acolheu como um filho e transformou além de um grande profissional, em um homem. Parabéns Bruno pelo lindo gesto, a gratidão é um sentimento nobre, e pode ter a certeza que Deus retribuirá com muito mais. Parabéns Quebra Osso pelo presente. Você é merecedor. Dono de um coração gigante, sempre fez por todos sem buscar nada em troca - diz a publicação.

- Merece mais do que um carro. Sou grato por tudo que o senhor fez e faz, pai Quebra Osso - escreveu.

O atacante é natural de Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal, e saiu muito cedo do Rio Grande do Norte. Aos 13 anos, foi descoberto e acolhido por Quebra Osso, chegando a morar no alojamento que ficava na churrascaria do empresário e passando a treinar no Santa Cruz de Natal - mesmo clube que revelou Gabriel Veron, do Palmeiras. Seguiu para as categorias de base do Athlético-PR em 2014, quando tinha 17 anos. No Furacão, chegou a atuar no time sub-23 e no principal, em 2019. Neste período de cinco anos, também chegou a ser emprestado ao Joinville/SC.

Ainda em 2019, defendeu o Paraná e, ao se destacar, acabou contratado pela Ponte Preta. Na última temporada, fez 47 jogos e marcou 11 gols pela Macaca.

Recentemente, Bruno deixou a Ponte Preta, apesar das propostas para permanecer. Valorizado no mercado, o jogador potiguar estaria no radar de Cruzeiro, Ceará e Fluminense para a temporada 2021. Os empresários ainda não definiram o futuro do atleta.

FLUMINENSE - Fred está fora da partida contra o Ceará!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Após deixar o campo no intervalo da partida contra o Atlético-MG, o atacante Fred realizou exames na última sexta-feira no Fluminense e teve constatado um edema no músculo adutor da coxa direita. Por conta disso, está fora da partida contra o Ceará, na próxima segunda-feira. 

A tendência é que o jovem John Kennedy seja o seu substituto. Felippe Cardoso e Lucca, atuando improvisado como camisa 9, correm por fora e também são opções para o técnico Marcão.

Uma vitória contra o Ceará garante o Time de Guerreiros matematicamente na Libertadores de 2021, ao menos na fase prévia. O clube, porém, ainda sonha em se classificar diretamente para a fase de grupos do torneio.

Com golaço de Marinho, Santos vence, rebaixa o Coritiba e segue na briga por vaga na Libertadores!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Por Gazeta Esportiva / São Paulo, SP.

(Foto: Divulgação/Ivan Storti)

A briga por uma vaga na próxima edição da Libertadores segue intensa. Neste sábado, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Coritiba por 2 a 0, em casa, e acirrou a disputa. Marinho, que estava retornando de lesão, e Marcos Leonardo anotaram os tentos do confronto.

Com o resultado, o Peixe pulou para a oitava colocação, com 50 pontos, um a mais que o Corinthians (9º), dois do Bragantino (10º) e três do Athletico-PR (11º). No entanto, todos esses times que perseguem o Alvinegro ainda jogam na rodada. Já o Coxa estacionou nos 28 pontos, na vice-lanterna, e, com isso, está matematicamente rebaixado à Série B.

Próximos jogos!

O Santos volta a campo agora na próxima quarta-feira, quando recebe o Corinthians, às 19 horas (de Brasília), na Vila Belmiro, em partida atrasada da 33ª rodada. No mesmo dia, mas às 19h30, o Coritiba enfrenta o Palmeiras, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 35ª rodada.

Atlético joga mal, empata com o Bahia e título fica praticamente impossível!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Galo não conseguiu manter bom nível no Mineirão e ficou no 1 a 1 com o tricolor.

Por Túlio Kaizer /Superesportes

Galo sofreu defensivamente diante do Bahia e criou poucas chances de gol 
Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 O Atlético Mineiro praticamente deu adeus à disputa do título brasileiro. Na noite deste sábado, o Galo voltou a enfrentar dificuldades e ficou no empate por 1 a 1 com o Bahia, no Mineirão, em duelo válido pela 36ª rodada da Série A. O Galo saiu na frente com gol de Eduardo Sasha, mas Rossi empatou no começo do segundo tempo.

Com o empate, o Atlético está basicamente fora da disputa pela taça. O Galo chegou a 62 pontos, quatro a menos que o Internacional. Se o colorado vencer o seu jogo neste domingo, contra o Vasco, fora de casa, o alvinegro não terá mais chances de conquistar o Brasileirão. Já o Bahia abriu um ponto de vantagem para o Vasco na luta contra o rebaixamento.

Na próxima rodada, o Atlético visita o Sport. A partida será realizada no próximo domingo, às 16h, na Ilha do Retiro. 

36ª rodada do Brasileirão 2020 - Em Goiânia, GOIÁS 2x0 BOTAFOGO

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Marcelo Benevenuto disputa com Rafael Moura em Goiás x Botafogo, pelo Brasileiro
 (Foto: Heber Gomes/ AGIF/ Estadão Conteúdo)

É o verde da esperança - e a altura dos seus artilheiros - que move o Goiás nas últimas rodadas do Brasileiro. O time esmeraldino manteve vivas as chances de escapar do rebaixamento com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo - gols de cabeça de Rafael Moura, no início do primeiro tempo, e Fernandão, na segunda etapa.

Com 28 de 36 rodadas da Série A na zona do rebaixamento, o Goiás conquistou a terceira vitória nas últimas cinco partidas e chegou a 36 pontos, um a menos do que vascaínos e baianos - o Bahia entra em campo 19h, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

Já rebaixado há duas rodadas, o Alvinegro perdeu a terceira seguida - a quarta nos últimos cinco jogos. No returno, são 15 derrotas em 17 jogos. Soma apenas 24 pontos em toda a competição.

O Botafogo não sai de campo sem sofrer gol há 17 partidas. No Brasileiro, a última vez foi no primeiro turno contra o próprio Goiás, num 0 a 0 no estádio Nilton Santos. É a terceira sequência de 10 jogos sem vencer dentro do campeonato. Por ge / Goiânia.

Brasileirão 2020: 36ª rodada da SÉRIE A começa neste sábado com três jogos.; Coritiba perde e é rebaixado.

Sábado, 13 de fevereiro de 2021. 

Jogos deste sábado, dia 13/02/21.

17h00 - GOIÁS 2x0 BOTAFOGO
Local: Estádio Hailé Pinheiro , Goiânia (GO)
Gols: Rafael Moura (cabeça) 8' 1ºT e Fernandão (cabeça) 19' 2ºT

19h00 - SANTOS 2x0 CORITIBA - Coritiba rebaixado.
Local: Vila Belmiro - Santos (SP)
Gols: Marinho 36' 1ºT e Marcos Leonardo 37' 2ºT            

19h00 - ATLÉTICO/MG 1x1 BAHIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Eduardo Sasha (cabeça) 19' 1ºT     (Atlético/MG);   Rossi 1' 2ºT (Bahia)

Jogos deste domingo dia 14/02


16h00 - FLAMENGO x CORINTHIANS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)

16h00 – VASCO x INTERNACIONAL
Local: São Januário, Rio de Janeiro/RJ.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon (SP) e Alex Ang. Ribeiro (SP).

18h15 - ATHLETICO/PR x ATLÉTICO/GO
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)

18h15 - PALMEIRAS x FORTALEZA
Local: Allianz Parque - São Paulo (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

20h30 - GRÊMIO x SÃO PAULO
Local: Arena do Grêmio, em  Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)

Segunda feira – 15/02/21

18h00 – CEARÁ x FLUMINENSE
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO).

20h00 - SPORT x RB BRAGANTINO
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS) 

Entenda por que os clubes recusaram proposta da Globo pelo Carioca!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Globo oferecia R$ 45 milhões pelo Carioca e Record levou com R$ 11 milhões
 (Foto: Reprodução)

Rede Record vence a concorrência e transmitirá o Estadual pagando um valor bem menor.

Os clubes aceitaram proposta da Rede Record para transmitir o Campeonato Carioca em TV aberta por R$ 11 milhões (a serem divididos). Mas a Globo acenava com uma oferta de R$ 45 milhões e não foi aceita. Por que isso? Em postagem no seu blog no Uol neste sábado o jornalista Rodrigo Mattos explica a situação.

A questão é um novo modelo de comercialização dos direitos de transmissão. No caso da Globo, tal valor permitia a emissora negociar todas as outras fatias do Estadual por conta própria, como o pay-per-view, por exemplo. Desta forma, os clubes terão autonomia para irem atrás das próprias receitas. Não deixa de ser também um teste visando ao Campeonato Brasileiro.

Mas será possível conseguir com tal modelo os mesmos R$ 45 milhões que a Globo acenava? A resposta para essa questão ainda não existe. A Libertadores, por exemplo, possui um ppv centralizado no canal da Conmebol após o rompimento com a Globo e a plataforma de streaming DAZN. No Carioca, destaca o jornalista, os clubes poderão aproveitar para oferecer vantagens aos seus sócios com as vendas de pacotes, uma vez que o público ainda não pode ir aos jogos em virtude da pandemia do novo coronavírus. As transmissões tornam-se ainda mais atraentes.

Logo, o Campeonato Carioca servirá como um grande laboratório para os clubes avaliarem o tamanho de seus alcances comerciais no mercado. Evidentemente que os de maior torcida levam vantagem com o modelo. Se dará certo, só o tempo dirá. Por netflu.com 

Flu pode jogar na segunda já classificado para a Libertadores; entenda!

Sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Tricolor tem de ficar ligado nos jogos de dois adversários diretos no fim de semana. 

Por Redação – Do netflu. https://www.netflu.com.br

Fluminense pega o Ceará na próxima segunda (Foto: Mailson Santana - FFC)

Em quinto lugar no Campeonato Brasileiro com 57 pontos, o Fluminense está bem perto de conquistar uma vaga na Libertadores. E isso pode acontecer até mesmo antes da equipe entrar em campo na segunda feira, contra o Ceará, no Castelão, pela 36ª rodada. Para isso, terá de ficar de olho em dois adversários diretos que atuam neste fim de semana: o Santos e o Corinthians.

Neste sábado, o Santos encara o Coritiba, às 19h00, na Vila Belmiro. Qualquer resultado que não seja a vitória do Peixe garante o Flu. Se perder, o time paulista só terá como chegar aos 56 pontos nos jogos restantes. Caso empate, teria de vencer suas últimas partidas para chegar a 57, pontuação que o Tricolor tem hoje, mas só alcançaria 15 vitórias e o Fluminense já tem 16.

Já se der Santos, o Fluminense consegue a classificação com empate ou derrota do Corinthians frente ao Flamengo, domingo, às 16h00, no Maracanã. Perdendo ou empatando, como tem um jogo a menos, ainda poderá chegar a 58 ou 59 pontos, respectivamente, e ultrapassar o Tricolor. No entanto, a partida atrasada é contra o Santos e qualquer resultado no clássico paulista deixaria um dos dois atrás da equipe tricolor e fora da zona de classificação.

Caso ambos vençam na rodada, aí o Fluminense precisará vencer o Ceará. Com 60 pontos, não poderá mais ser alcançado pelo Santos. O time paulista, se ganhar todos os quatro jogos restantes, chega a 59. Tais cenários valem tanto para G8, G7 ou G6 caso Palmeiras (já classificado como campeão da Libertadores) e/ou Grêmio (se for campeão da Copa do Brasil) não terminem dentro da zona de classificação pelo Brasileirão.

Rival em campo, inspiração fora: Corinthians se espelha no Flamengo para organizar finanças!

 Sábado, 13 de fevereiro de 2021. 

Timão estuda reestruturação do clube carioca na década passada e faz contato com ex-presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello; veja planos e medidas já adotadas.

Por Ana Canhedo, Bruno Cassucci, Marcelo Braga e Rodrigo Capelo — São Paulo

Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, e Eduardo Bandeira de Melo, ex-presidente do Flamengo
Foto: Infoesporte

Dentro de campo, o Flamengo é o primeiro dos quatro desafios que o Corinthians tem até o final do Brasileirão em busca de uma vaga na próxima Libertadores. Já fora, o Rubro-Negro serve de inspiração para a nova diretoria alvinegra, que tomou posse no início do ano e busca sanear as contas do clube.

Na sexta-feira, dois dias antes do duelo entre paulistas e cariocas, que acontece às 16h deste domingo, no Maracanã, o diretor financeiro do Corinthians, Wesley Melo, teve uma reunião virtual com Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo. Queria colher mais detalhes sobre o processo, iniciado em 2013, de redução das dívidas rubro-negras em paralelo com a multiplicação das receitas do clube.

Antes da conversa, o diretor corintiano já havia estudado relatórios sobre o Flamengo da empresa de auditoria Ernst & Young e buscado outras informações deste "case".

O Corinthians chegou a ocupar o posto de clube mais rico do Brasil na década passada, mas os últimos anos foram de muitos gastos e poucas taças.

Sucessor de Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves chegou à presidência do Corinthians com um discurso de austeridade. Em vez da promessa de contratações bombásticas e elencos estrelados, assumiu o compromisso de um clube mais organizado e preparado para o futuro.

A realidade se impunha. Na gestão passada, da qual Duilio fez parte como diretor de futebol, a dívida do Timão saltou de R$ 469 milhões em 2018 para R$ 920 milhões em setembro do ano passado (última parcial divulgada pelo clube). Considerando a inflação do período, isso representa um aumento de 48,5%.

+ Veja a provável escalação do Corinthians contra o Fla


A pandemia de Covid-19 complicou ainda mais a situação. O Corinthians atrasou salários do elenco, algo que raramente aconteceu nos últimos anos, e passou a ser alvo de uma série de cobranças na Justiça.

Ciente da urgência de mudança, o clube contratou a empresa Falconi, uma das maiores no segmento de consultoria de gestão no Brasil.

A companhia vai ajudar o clube a formular um planejamento estratégico para os próximos anos, com metas e maior controle orçamentário. Serão analisados os custos e receitas de todos os departamentos e até mesmo a viabilidade de algumas modalidades esportivas – em seu site oficial, o Timão diz ter 19 competitivas e 21 associativas.

Inicialmente, a intenção é reduzir em 20% as despesas, inclusive no futebol. Por isso, cartolas têm dito em entrevistas que poucos reforços devem chegar na próxima temporada.

A ideia é usar atletas pouco aproveitados no elenco como moedas de troca. A venda de jogadores também é tratada como indispensável para fechar as contas no azul.

– Temos que ter uma gestão responsável, nos preocupar com os compromissos que temos que honrar. Estamos trabalhando em alongamento de compromissos, para ganhar fôlego. Com certeza será uma gestão pés no chão, com pouco investimento imediato no futebol e em outras áreas. Vamos trabalhar em duas frentes: reduzir despesas e aumentar receitas – declarou Duilio, logo após tomar posse, no mês passado.

De modo geral, a recuperação financeira do Flamengo pode ser dividida em três fases:

  • 2013 a 2015: o clube passou por um momento de grande austeridade e deu prioridade ao pagamento das dívidas;
  • 2016 a 2018: gestão aumentou os aportes no futebol para trazer grandes nomes, como Diego, Everton Ribeiro e Vitinho;
  • 2019 e 2020: agressividade no mercado e investimentos altos para contratar e manter atletas.

Vale ressaltar que a inspiração do Corinthians no Flamengo se limita ao saneamento financeiro. Os paulistas divergem dos cariocas em outras questões administrativas e políticas, como ficou evidente em episódios recentes. Um deles foi a discussão sobre a volta do público aos estádios. Enquanto o Rubro-Negro defendeu o retorno dos torcedores às arquibancadas, o Timão se posicionou de maneira contrária. Os clubes também foram antagônicos em relação à chamada "Lei do Mandante", sobre os direitos de transmissão televisiva dos jogos.
Na classificação do Campeonato Brasileiro os clubes estão separados por 16 pontos. O Flamengo tem 65, um a menos que o líder Internacional. Já o Corinthians tem 49, ocupando a oitava colocação.