domingo, 26 de janeiro de 2020

Campeonato Carioca, Taça Guanabara, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo venceram!

Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Taça Guanabara 3ª rodada:


Sábado 25/01
Grupo A:
16h00 - Cabofriense 0x1 Madureira


18h00 – No Maracanã: Flamengo 3x2 Volta Redonda. Final
Gols: João Carlos, aos 33’ 1ºT (Volta Redonda); João Lucas, aos 4’ 2ºT, Rodrigo Muniz, aos 28’ 2ºT (Flamengo); Saulo, aos 39’ do 2ºT para o Volta Redonda; Bil, aos 44’ do 2ºT para o Flamengo.


19h00 – Em Cariacica/ES: Boa Vista 0x1 Vasco. Final
Gol: Cano, aos 48 minutos do segundo tempo.

Domingo 26/01

Grupo B:
16h00 – Em Moça Bonita/RJ: Bangu 1x5 Fluminense
Gols: Lucas Claro (2), Yago, Felipe Cardoso e Capixaba (Flu); Juliano (Bangu).

16h00 – No Luso Brasileiro/RJ: Portuguesa 1x0 Resende

19h00 – No Nilton Santos: Botafogo 3x1Macaé.
Gols: Pedro Raul, Luís Henrique e Bruno Nazário (Botafogo); Matheus Babi (Macaé).

Grupo X - Turno único:
Sábado – 25/01/2020
15h00 - Em Mesquita: América 4x0 Americano
15h00 – Em Nova Iguaçu: Nova Iguaçu 1x2 Friburguense

Futebol - Copa do Nordeste, 1ª rodada: Resultados e classificação!

Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Resultados da 1ª rodada.

Domingo 26/01

18h00 - Ceará 2x2 Freipaulistano/SE
Sábado 25/01
16h00 - Santa Cruz/PE 0x0 Bahia/BA
16h00 - Vitória/BA 0x0 Fortaleza/CE
18h00 - CSA/AL 0x1 Sport/PE - Final
18h00 - América/RN 0x0 Botafogo/PB
20h00 - Confiança/SE 1x0 ABC/RN
Quinta-feira 23/01
19h30 - Náutico/PE 1x1 River/PI
Terça-feira 21/01
19h00 - Em Imperatriz/MA: Imperatriz 2x1 CRB/AL

Classificação – 1ª Rodada:

GRUPO A:
1º - Sport/PE: 03 pontos.
2º - Freipaulistano/SE: 01 ponto, 02 gols pró e saldo zero.
3º - River/PI, Fortaleza, Bahia e Botafogo/PB: 01 ponto, zero gol pró e saldo zero.
7ª – CRB/AL e ABC/RN: 00 ponto e saldo de -01 gol.
GRUPO B:
1º - Imperatriz/MA: 03 pontos, dois gols pró e saldo de +01 gol.
2º - Confiança/SE: 03 pontos, um gol pró e saldo de +01 gol.
3º - Ceará: 01 ponto, dois gols pró e saldo de zero.
4º - Náutico/PE: 01 ponto, um gol pró e saldo de zero.
5º - Vitória/BA, Santa Cruz/PE e América/RN: 01 ponto, zero gol pró e saldo de zero gol.
8º - CSA/AL: 00 ponto. 
Por Luiz Sátiro - Escrete de Ouro. 

Ceará 2 x 2 Freipaulistano - Vozão abre 2 a 0, mas cede empate a estreante da Copa NE!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.

Em jogo inédito na história do futebol, Ceará e Freipaulistano ficaram no empate por 2 a 2 na noite deste domingo, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela primeira rodada da Copa do Nordeste.

O jogo fechou a rodada. O Freipaulistano/SE é o vice-líder do Grupo A, que só tem o Sport com três pontos. O Ceará, com a mesma pontuação do time sergipano, é o terceiro do Grupo B. Imperatiz e Confiança venceram na estreia.
Por Agência Futebol Interior


Palmeiras e São Paulo ficam no 0 a 0 em primeiro clássico de 2020!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
O primeiro clássico paulista de 2020 ficou no 0 a 0. Neste domingo, o Palmeiras recebeu o São Paulo na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, e ambas as equipes não conseguiram balançar as redes, esbarrando ora na trave, ora nas boas atuações de Weverton e Tiago Volpi.

Esse foi o 323ª Choque-Rei da história. Com o resultado, o Palmeiras permanece em vantagem no confronto direto com o São Paulo, com 109 vitórias, contra 108 do Tricolor. As equipes também empataram outras 106 vezes, números que espelham o grande equilíbrio neste clássico.

Próximos jogos! 
O próximo compromisso do Palmeiras é na quarta-feira, contra o Oeste, no Pacaembu, às 19h15 (de Brasília). Já o São Paulo permanece em Araraquara para encarar a Ferroviária, no mesmo dia, às 21h30, na Arena Fonte Luminosa.
Fonte: Gazeta esportiva.

Futebol do RN: O ASSU tem que mudar muito para o segundo turno!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
O torcedor do ASSU tem ficado preocupado com o rendimento da equipe até agora, o time está na penúltima colocação, ainda não conseguiu vencer, e nem sequer marcar um gol jogando em seus domínios que é o Estádio Edgarzão; Apesar de já ter feito três jogos em casa, contra o Potiguar, Santa Cruz e Força e Luz. 
Foto: Divulgação / ASSU
O último compromisso do ASSU pela última rodada do primeiro turno será novamente em casa contra o ABC (líder da competição) no dia 29 de janeiro. Grande parte da torcida entende que a pré temporada deste ano foi desastrosa, apesar de ter feito um planejamento antecipado, os resultados não vieram com os trabalhos desenvolvidos pelo elenco formado pelo treinador Josian Bento. Diante disso a Diretoria do ASSU esteve reunida na noite de ontem (25/01) e terá uma nova reunião nesta segunda-feira (27/01) com intuito de equacionar alguns problemas internos do clube, entre eles, e com prioridade, tomar medidas urgentes para evitar o rebaixamento do clube, já que essa é uma ameaça que aparece com maior temor por parte da torcida, colaboradores e da própria diretoria.
Por. L. Filho.

Cantor e compositor Tunai morre aos 69 anos!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Tunai morreu aos 69 anos
Tunai morreu aos 69 - Reprodução/Facebook
Músico sofreu um infarto na manhã deste domingo (26); cerimônias de velório e cremação serão realizadas nesta segunda-feira (27) no Rio de Janeiro

O cantor e compositor Tunai morreu na manhã neste domingo (26) após sofrer um infarto. A informação foi confirmada ao R7 pelo empresário dele, Bruno Felga.

O velório de Tunai, 69 anos, está marcado para esta segunda-feira (27) no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, a partir das 12h. Após a cerimônia, o corpo do cantor será cremado.

Responsável pela autoria de grandes sucessos, Tunai já demonstrava talento desde pequeno. Quanto tinha apenas 11 anos, se destacou ao cantar bossa nova em um festival da escola. Anos depois, ele chegou a se formar em engenharia, mas acabou se firmando na música.

Tunai era irmão do também cantor e compositor João Bosco. Dos intérpretes de suas composições, estão grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Elis Regina, Belchior, Fafá de Belém, Elba Ramalho.
Fonte: MÚSICA Do R7


Cientistas criam tela dobrável e ultrafina para smartphones!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Novo material é 100 vezes mais fino do que o vidro e promete fazer telas mais baratas, nítidas e totalmente flexíveis.
A tela usa apenas 3 materiais para ser fabricada
A tela usa apenas 3 materiais para ser fabricada. Divulgação / RTMI
 Pesquisadores australianos desenvolveram um material feito a partir de um fino óxido e uma técnica de impressão para criar a tela do futuro. O material é 100 vezes mais fino do que o vidro usado nas atuais telas de smartphones e foi desenvolvido especificamente para telas que funcionam por toque.
Além de ser flexível, ela pode ser dobrada, como uma folha de papel. Essa pode ser uma alternativa para resolver a fragilidade dos aparelhos com tela dobrável lançados nos últimos meses.
"Nós pegamos um material velho e transformamos em uma versão totalmente dobrável e flexível" afirma Torben Daeneke, pesquisador da Universidade RTMI, que desenvolveu o material, fez um protótipo de tela e patenteou seu uso.
Equipe mo RTMI responsável pela descoberta
Equipe do RTMI responsável pela descoberta - Divulgação / RTMI
Como o material é mais fino, permite com que mais luz passe pela tela, economizando bateria para iluminar o dispositivo. O pesquisador promete poupar até 10% do consumo total de energia.

Fonte: TECNOLOGIA E CIÊNCIA - Guilherme Carrara.

Astro da NBA, Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero nos EUA!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Kobe Bryant se aposentou da NBA em 2016
Kobe Bryant, cinco vezes campeão da NBA, foi um dos maiores do esporte.
Ex-jogador do Los Angeles Lakers, de 41 anos, viajava com outras 3 pessoas na aeronave que se acidentou na Califórnia. Não houve sobreviventes.



Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, Kobe Bryant morreu neste domingo (26) em um acidente de helicóptero, nos Estados Unidos, segundo o site TMZ. Ex-jogador do Los Angeles Lakers, Kobe se aposentou da NBA em 2016.
O astro da NBA, de 41 anos, viajava com outras três pessoas na aeronave particular que se acidentou na cidade de Calabasas, situada no Estado da Califórnia. Todas as cinco pessoas a bordo do helicóptero morreram. A causa do acidente está sob investigação.
Condado de Los Angeles confirmou que não há sobreviventes
Condado de Los Angeles confirmou que não há sobreviventes.
Divulgação / Condado de Los Angeles.
Informações iniciais apontam que a mulher de Kobe Bryant, Vanessa Bryant, não estava entre os que estavam a bordo da aeronave. Além de Vanessa, Kobe deixa também quatro filhos: Gianna, Natalia e Bianca e o recém-nascido Capri, de apenas sete meses.

De acordo com o TMZ, Kobe viajava frequentemente com seu helicoptero Sikorsky S-76. Na época em que ainda atuava pela NBA, ele costumava transitar entre Newport Beach e o Staples Center, casa dos Lakers.
Kobe Bryant é, sem dúvida, um dos maiores nomes de todos os tempos da NBA. Lenda dos Los Angeles Lakers, o ex-jogador conquistou cinco títulos (2000–2002, 2009, 2010 e foi duas vezes melhor jogador das finais (2009 e 2010)
Kobe Bryant, a LENDA dos Los Angeles Lakers. Foto: Lucy Nicholson
Kobe Bryant é, sem dúvida, um dos maiores nomes de todos os tempos da NBA. Lenda dos Los Angeles Lakers, o ex-jogador conquistou cinco títulos (2000–2002, 2009, 2010 e foi duas vezes melhor jogador das finais (2009 e 2010)


Fonte: ESPORTES do R7.com 

Marinho fratura o pé esquerdo e desfalca o Santos!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Marinho será desfalque para o Jesualdo Ferreira (Foto: Ivan Storti/SantosFC
Santos confirmou na manhã deste domingo, 26/01, que Marinho fraturou o pé esquerdo e desfalcará a equipe. O jogador passou por exame de imagem e já está imobilizado. A lesão, em média, tem tempo de recuperação de quatro a seis semanas.
O atacante se machucou durante a estreia do Santos na temporada, no empate por 0 a 0 contra o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro. Após sofrer falta, Marinho tentou ficar em campo, mas acabou saindo aos 29 minutos do 2º tempo para a entrada de Derlis González.

Além de desfalcar o Alvinegro no Campeonato Paulista, o atacante também vira duvida para os dois primeiros jogos da fase de grupo da Libertadores, no dia 3 de março contra o Defensa y Justicia na Argentina, e no dia 10 contra o Delfín na Vila.
A equipe comandada por Jesualdo Ferreira volta a campo na próxima segunda-feira, em duelo contra o Guarani, às 20h (Brasília) em Campinas, pela 2ª rodada do Estadual.
Fonte: Gazeta Esportiva.   

Nota de pesar para ex-dirigente do Corinthians de Caicó!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Divulgação
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol vem por meio desta nota manifestar e prestar condolências aos familiares de Maria Clarice (Teté). A dirigente que contribuiu para o Corinthians de Caicó por 35 anos, faleceu na manhã da última sexta-feira (24/01),

Que Deus garanta o merecido conforto. A FNF, muito respeitosamente, em nome de seus funcionários, colaboradores, clubes filiados, deixa os mais sinceros pêsames aos familiares, amigos e colegas, solidarizando com a dor de uma perda irreparável.

Portanto, a FNF determinou que na partida entre América x Botafogo-PB, neste sábado (25), na Arena das Dunas, às 18h00, fosse realizado um minuto de silêncio em virtude do falecimento de dona Teté, assim como era conhecida.


Coração dividido: veja atletas que jogaram por Palmeiras e São Paulo!

 Domingo, 26 de janeiro de 2020.
Equipes se enfrentam neste domingo (26), no conhecido clássico Choque-Rei, e o R7 traz jogadores que podem ficar indecisos para quem torcer
 Com São Paulo e Palmeiras se enfrentando pela 2ª rodada do Campeonato Paulista, neste domingo (26), alguns jogadores podem assistir o clássico e se sentir com coração dividido por lembrar da época que estiveram nas equipes, defendendo as cores dos dois times. Confira a seguir quem já vestiu a camisa de São Paulo e Palmeiras
Com São Paulo e Palmeiras se enfrentando pela 2ª rodada do Campeonato Paulista, neste domingo (26), alguns jogadores podem assistir o clássico e se sentir com coração dividido por lembrar da época que estiveram nas equipes, defendendo as cores dos dois times. Confira a seguir quem já vestiu a camisa de São Paulo e Palmeiras. Foto: Colagem/Edu Garcia/Sérgio Castro

Darío Pereyra foi um zagueiro uruguaio, e é um dos
grandes ídolos da história do São Paulo. Ele esteve no clube entre 1977 e 1988.
Na temporada seguinte, após uma rápida passagem pelo futebol carioca, onde
atuou no Flamengo, o defensor retornou para São Paulo, mas desta vez, para
defender as cores palmeirenses. Porém, a passagem do zagueiro pelo time
alviverde foi curta, e ele foi jogar no futebol japonês
Zagueiro Dario Pereyra
Darío Pereyra foi um zagueiro uruguaio, e é um dos grandes ídolos da história do São Paulo. Ele esteve no clube entre 1977 e 1988. Na temporada seguinte, após uma rápida passagem pelo futebol carioca, onde atuou no Flamengo, o defensor retornou para São Paulo, mas desta vez, para defender as cores palmeirenses. Porém, a passagem do zagueiro pelo time alviverde foi curta, e ele foi jogar no futebol japonês. Foto: Agliberto Lima/AGE
Muller foi revelado na equipe do São Paulo, equipe que em sua carreira
teve três passagens. Ele foi por muitos anos o jogador com o maior
número de títulos com a camisa são paulina. Mas ele também brilhou no Alviverde:
em 1996, o atacante foi contratado pelo Palmeiras e fez parte do fantástico
ataque do Verdão que marcou mais de cem gols no Paulistão daquela temporada
Atacante Muller
Muller foi revelado na equipe do São Paulo, equipe que em sua carreira teve três passagens. Ele foi por muitos anos o jogador com o maior número de títulos com a camisa são paulina. Mas ele também brilhou no Alviverde: em 1996, o atacante foi contratado pelo Palmeiras e fez parte do fantástico ataque do Verdão que marcou mais de cem gols no Paulistão daquela temporada. Foto: Vidal Cavalcante/AGE


Antonio Carlos defendeu as cores do São Paulo entre 1990 e
1992, e esteve no time alviverde durante 1993 e 1995. Inclusive, “Zago” chegou
até treinar o Palmeiras na temporada de 2010
Zagueiro Antônio Carlos
Antônio Carlos defendeu as cores do São Paulo entre 1990 e 1992, e esteve no time alviverde durante 1993 e 1995. Inclusive, “Zago” chegou até treinar o Palmeiras na temporada de 2010. Foto: Reprodução/Instagram.


Um
dos maiores laterais da história do futebol e capitão do Penta da seleção brasileira, Cafú foi revelado pelo São Paulo. Pelo Tricolor Paulista jogou entre 1989 e 1994, quando foi vendido para o Zaragoza, clube da Espanha. Mesmo com uma clausula que o impedia de jogar no Brasil, após uma manobra do Verdão, o lateral chegou no Verdão, onde ficou entre 1995 e 1997. Assim, se tornou uma das contratações mais polêmicas
envolvendo os dois clubes paulistas. Ele esteve com a equipe do São Paulo na Legends Cup, torneio que o Tricolor foi campeão
Lateral Cafú
Um dos maiores laterais da história do futebol e capitão do Penta da seleção brasileira, Cafú foi revelado pelo São Paulo. Pelo Tricolor Paulista jogou entre 1989 e 1994, quando foi vendido para o Zaragoza, clube da Espanha. Mesmo com uma clausula que o impedia de jogar no Brasil, após uma manobra do Verdão, o lateral chegou no Verdão, onde ficou entre 1995 e 1997. Assim, se tornou uma das contratações mais polêmicas envolvendo os dois clubes paulistas. Ele esteve com a equipe do São Paulo na Legends Cup, torneio que o Tricolor foi campeão. Foto: Reprodução/Instagram.
 O goleiro é um dos ídolos do São Paulo, e lembrado pelo torcedor por ter participado da fase mais vitoriosa da história do Tricolor, durante o comando de Telê Santana. Esteve com a camisa do São Paulo entre 1990 e 1997. Porém, o jogador se profissionalizou no Palmeiras, em 1986, e jogou no clube alviverde até 1989, quando se transferiu para o Tricolor Paulista
Goleiro Zeti
O goleiro Zeti é um dos ídolos do São Paulo, e lembrado pelo torcedor por ter participado da fase mais vitoriosa da história do Tricolor, durante o comando de Telê Santana. Esteve com a camisa do São Paulo entre 1990 e 1997. Porém, o jogador se profissionalizou no Palmeiras, em 1986, e jogou no clube alviverde até 1989, quando se transferiu para o Tricolor Paulista. Foto: Reprodução/Instagram.


Kleber Gladiador foi revelado pelo Tricolor Paulista em 2003, o atacante pouco jogou
com a camisa do São Paulo, e passou um tempo jogando fora do Brasil. Quando voltou ao país em
2008, ele foi direto para o Palmeiras, onde logo se tornou um ídolo e criou uma certa rivalidade
com o clube que o revelou 
Atacante Kleber Gladiador

Kleber Gladiador foi revelado pelo Tricolor Paulista em 2003, o atacante pouco jogou com a camisa do São Paulo, e passou um tempo jogando fora do Brasil. Quando voltou ao país em 2008, ele foi direto para o Palmeiras, onde logo se tornou um ídolo e criou uma certa rivalidade com o clube que o revelou. Foto: Márcio Fernandes de Oliveira/AGE.

 Dodô era conhecido como “artilheiro dos gols bonitos”. Ele
jogou no São Paulo entre 1995 a 1999, mas saiu de forma polêmica do clube do
Morumbi. Por conta de desentendimentos com a torcida são paulina, o jogador foi
contratado pelo Palmeiras e usou as cores alviverde entre 2002 e 2003. Sem
conseguir jogar bem, ele acabou fazendo parte do time que foi rebaixado no
Brasileirão de 2002
Atacante Dodô
Dodô era conhecido como “artilheiro dos gols bonitos”. Ele jogou no São Paulo entre 1995 a 1999, mas saiu de forma polêmica do clube do Morumbi. Por conta de desentendimentos com a torcida são paulina, o jogador foi contratado pelo Palmeiras e usou as cores alviverde entre 2002 e 2003. Sem conseguir jogar bem, ele acabou fazendo parte do time que foi rebaixado no Brasileirão de 2002. Foto: Reprodução/Instagram.


Junior jogou no Palmeiras entre 1996 e 2000, fazendo parte
do elenco campeão da Libertadores. Com uma passagem pela Europa, o lateral ídolo
dos palmeirenses, retornou ao futebol paulista em 2004, mas desta vez, para
vestir o manto são paulino. E mais uma vez ele brilhou, sendo campeão da
Libertadores e Mundial pelo Tricolor em 2005. Assim é considerado um ídolo entre as duas torcidas
Lateral Júnior.
Junior jogou no Palmeiras entre 1996 e 2000, fazendo parte do elenco campeão da Libertadores. Com uma passagem pela Europa, o lateral ídolo dos palmeirenses, retornou ao futebol paulista em 2004, mas desta vez, para vestir o manto são paulino. E mais uma vez ele brilhou, sendo campeão da Libertadores e Mundial pelo Tricolor em 2005. Assim é considerado um ídolo entre as duas torcidas. Foto: Marcos Mendes/AGE


Outro jogador que teve uma transferência conturbada
envolvendo os dois clubes, Ilsinho foi revelado pelo Palmeiras. O lateral
direito ficou durante dez anos na categoria de base do Verdão, mas teve um
desentendimento com a diretoria palmeirense no início de 2006 e de fato pulou o
muro, se transferindo para o rival São Paulo, onde foi campeão brasileiro de
2006 e jogou até 2007
Lateral direito Ilsinho
Outro jogador que teve uma transferência conturbada envolvendo os dois clubes, Ilsinho foi revelado pelo Palmeiras. O lateral direito ficou durante dez anos na categoria de base do Verdão, mas teve um desentendimento com a diretoria palmeirense no início de 2006 e de fato pulou o muro, se transferindo para o rival São Paulo, onde foi campeão brasileiro de 2006 e jogou até 2007. Foto: Rubens Chiri/São Paulo.
Denilson é um dos mais conhecidos jogadores, o apresentador
foi revelado pelo São Paulo, e esteve um tempo na Europa após ser vendido pelo
Tricolor para o Real Bétis, equipe da Espanha. Ele jogou no São Paulo entre 1994 e 1998. Alguns anos depois, ele retornou para o Brasil  para jogar pelo Palmeiras, onde foi campeão Paulista.
Apesar de ter ficado magoado com o São Paulo pela venda durante alguns anos,
Denilson mostra ter um carinho pelo Tricolor e chegou até participar da Legends
Cup com time, torneio que se sagrou campeão
Atacante Denilson

Denilson é um dos mais conhecidos jogadores, o apresentador foi revelado pelo São Paulo, e esteve um tempo na Europa após ser vendido pelo Tricolor para o Real Bétis, equipe da Espanha. Ele jogou no São Paulo entre 1994 e 1998. Alguns anos depois, ele retornou para o Brasil  para jogar pelo Palmeiras, onde foi campeão Paulista. Apesar de ter ficado magoado com o São Paulo pela venda durante alguns anos, Denilson mostra ter um carinho pelo Tricolor e chegou até participar da Legends Cup com time, torneio que se sagrou campeão. Foto: Edu Garcia/AGE
Fonte: FUTEBOL Do R7

Alavancado pelos serviços, emprego de 2019 se concentra no Sudeste!


Domingo, 26 de janeiro de 2020.
 Resultado de imagem para 644.079 vagas com carteira assinada abertas em 2019
Estados de São Paulo, Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro concentraram metade das 644 mil contratações com carteira assinada no ano passado, no Brasil.

Quase metade (49,4%) das 644.079 vagas com carteira assinada abertas em 2019 foi disponibilizada por empresas localizadas na região Sudeste, com destaque para os Estados de São Paulo (+184.133 postos) e Minas Gerais (+97.720), segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.
Além do Sudeste, as outras quatro regiões macroeconômicas brasileiras também contrataram mais do que demitiram ao longo do ano passado, com a abertura dos demais 325 mil postos formais abertos. 


No Sul, as 143.273 contratações foram impulsionadas pelos resultados positivos dos Estados de Santa Catarina (71.406 vagas) e Paraná (+51.441), ambos presentes no topo do ranking de 2019.

Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, as admissões superaram as demissões com, respectivamente, 76.561 e 73.450 novos postos com carteira assinada em 2019. O Norte aparece na lanterna da lista, com apenas 32.576 novas vagas formais abertas.
O pesquisador Daniel Duque, do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia), afirma que a liderança do Sudeste na criação de vagas é fruto da concentração populacional e do formato de contratações na região. "O Sudeste é a região mais populosa e também uma das regiões, junto com o Sul, com o maior número de trabalhadores formais", explica ele.
Cidades
Entre as cidades, os destaques positivos ficaram por conta das capitais São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM) que, juntas, responderam pela contratação de 149.558 profissionais com carteira assinada.
Barueri (SP) e Joinville (SC) são as primeiras não capitais a figurarem na relação do Caged com a abertura de, respectivamente, 7.546 e 6.656 postos formais no ano passado.
ECONOMIA

Por Alexandre Garcia, do R7