Fã de futebol, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve estar dando pulos de alegria na Casa Branca. De virtualmente eliminada na primeira fase, a seleção da Terra do Tio Sam está na final da Copa das Confederações . Jogando com muita bravura, os americanos surpreenderam a Espanha e derrotaram a atual número 1 do ranking da Fifa por 2 a 0, nesta quarta-feira, pela semifinal da Copa das Confederações (confira os gols no vídeo ao lado).
Além de garantir uma inédita vaga na decisão do torneio contra o vencedor de Brasil e África do Sul, os EUA acabaram com uma invencibilidade de quase três anos da Fúria (35 jogos).
Espanha sem o mesmo ímpeto da estreia Com a mesma escalação que goleou a Nova Zelândia na estreia, a Espanha começou o jogo no estádio Free State, em Bloemfontein, em um ritmo completamente oposto ao do seu primeiro compromisso na Copa das Confederações. Sem ter nada com isso, os Estados Unidos criaram a primeira boa chance aos oito minutos. Da entrada da área, o meia Dempsey chutou rasteiro e a bola tirou tinta da trave de Casillas.
Abalados com o surpreendente segundo gol americano, os espanhóis tentaram buscar o empate, mas em vão. Como verdadeiros guerreiros, os atletas dos Estados Unidos seguraram o placar, mesmo com um jogador a menos (Bradley foi expulso aos 41 minutos) e se garantiram na final do próximo domingo em Joanesburgo. Será a primeira vez que os americanos participarão de uma decisão de um torneio organizado pela Fifa.