A segunda edição da Meia Maratona do Sol reuniu mais de 5 mil atletas pelas ruas de Natal, na tarde de sábado, em uma grande festa em torno do esporte. A largada ocorreu pontualmente às 16h, na Arena das Dunas. Como ocorre tradicionalmente, a categoria de Pessoas com Deficiência (PCD) largou à frente do pelotão principal e, logo em seguida, todos os participantes puderam dar início à prova, que passou pela marginal da BR-101, complexo viário do Campus da UFRN, Avenida Engenheiro Roberto Freire e Via Costeira.
Na categoria individual geral masculino, o vencedor foi Marcos Antônio Pereira, 37 anos, de Garanhuns. O pernambucano também venceu a Meia do Sol em 2014 e cumpriu os 21 km em 1h08min11s. Uma representante de Pernambuco também ficou em primeiro lugar no individual geral feminino. Maria de Lourdes Ferreira de Sousa, 34 anos, participou pela primeira vez da prova em Natal e fez os 21 km em 1h26min35s.
Segunda edição da Meia Maratona do Sol leva 5 mil pessoas
às ruas de Natal (Foto: Augusto Ratis/Augustoratis.com.br)
A Meia do Sol foi muito organizada, todo o percurso estava bem isolado. É muito bom competir quando a gente só precisa se preocupar com o nosso desempenho, e não com o trânsito por exemplo - declarou. As premiações somaram R$ 10 mil para os primeiros cinco lugares nas categorias principais. Devido a uma orientação da Federação de Norte-rio-grandense de Atletismo, as categorias de Faixas Etárias, Pessoas com Deficiência e Imprensa passarão por análise técnica para homologação do resultado, que só será divulgado após a conferência de todos os tempos. Conforme consta no regulamento da prova, este resultado pode ser comunicado em até 72 horas.
Festa em família
A maioria dos corredores que marcaram presença na Meia do Sol é de amadores. Entre eles estava o bancário Ricardo Gama, 50 anos, que participou pela segunda vez da prova. O percurso escolhido foi muito bom e deu certo com a temperatura de Natal. Comecei correndo sozinho e decidi trazer a família para a Meia para incentivar a prática esportiva - enfatizou, acompanhado da esposa Magnólia Gama e da filha Cinthya Mayse. Segundo Nivaldo Pereira, organizador da corrida, a pontualidade e a segurança dos atletas são os pontos fortes da Meia Maratona do Sol. Tudo é pensado no bem-estar completo do atleta. A infraestrutura ficou pronta no dia anterior e todas as interdições estavam efetivadas uma hora antes da largada, o que garante o cumprimento de todos os compromissos que firmamos ao oferecer a 5 mil pessoas a oportunidade de participar desse evento que organizamos com tanto apreço - destacou. A organização, inclusive, confirmou a terceira edição para 2016 e já tem data marcada: 5 de novembro.
Pódio da categoria masculina dos 21 km; Marcos Antônio
Pereira venceu (Foto: Lili Oliveira/Ideia Comunicação)
Confira os resultados:
5 km - Feminino1º) Ana Paula Silva do Nascimento
2º) Lucineide Ferreira das Chagas
3º) Telma Lúcia da Silva
4º) Maria da Conceição Moura
5º) Ludyene Clece S. Nascimento
5 km - Masculino1º) Marciel Miranda de A. Silva
2º) Rafael Wanderley Nascimento
3º) Luan Tobias Santos da Silva
4º) Wilton da Silva Camboim
5º) Ivanildo Evaristo da Costa
10 km - Feminino1º) Maria Nazaré da Silva
2º) Maria Juliana S. do Nascimento
3º) Elitania Santos
4º) Maria Rejane de Araújo Cavalcante
5º) Jennys L. M. Barillas
10 km - Masculino1º) Silvio Agostinho da Silva Filho
2º) Jozenildo Januário da Silva
3º) Jaime de Lima Pereira
4º) Aristóteles Lucena de Brito
5º) Klebson Gomes dos Santos
21 km - Meia Maratona - Feminino1º) Maria de Lourdes Ferreira de Sousa
2º) Sandra Maria Alexandre da Silva
3º) Sara Liberato Diniz de Lima
4º) Lucicleide Gabriel de Assis
5º) Cristiane Alves Xavier
21 km - Meia Maratona -Masculino1º) Marcos Antônio Pereira
2º) Valdison das Neves Silva
3º) Cícero Vieira Rocha
4º) José Pereira da Silva
5º) Jair José da Silva