sexta-feira, 11 de julho de 2008

MINERAÇÃO TOMAZ SALUSTINO S/A, DETENTORA DA MAIOR MINA DE SCHEELITA DA AMÉRICA DO SUL, TEM UM TIME DE FUTEBOL QUE FEZ HISTÓRIA NO INTERIOR DO RN

12-07-2008

HISTÓRICO
A Mina Brejuí está localizada no município de Currais Novos-RN a 180 km de Natal, em região de clima Semi-Árido, com dias quentes e noites agradáveis. Considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul, a Mina Brejuí iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério em nosso município. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.
A mineração em Currais Novos teve o seu apogeu em plena Segunda Guerra Mundial, fornecendo toneladas de minérios às indústrias do aço. Durante esse período, o progresso da sociedade se fez notar através da construção do Tungstênio Hotel, cinema, posto de puericultura, emissora de rádio, estádio de futebol, campo de pouso, colégios, hospital e casa do idoso.
A partir da década de 80, inicia-se o declínio da mineração em conseqüência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.
Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades parcialmente paralisadas, desde o final da década de 90. Já são quase 300 empregos gerados até o momento.

UM DOS TUNÉIS DA MINA BREJUÍ. FOTO: ESCRETE DE OURO
TURISMO
Além da volta das atividades minerais, a Mina Brejuí tornou-se nos últimos anos o maior parque temático do Rio Grande do Norte, sendo visitada diariamente por turistas e estudantes vindos de toda parte do Brasil e do Exterior.
O turismo na Mina Brejuí tem um forte componente cultural e é uma das maiores atrações para quem visita o Seridó.
Atualmente, 26 mil visitantes conheceram o Memorial Tomaz Salustino e o Museu Mário Porto, além dos misteriosos túneis das profundezas da mina.
Entre os milhares de turistas que visitaram a Mina Brejuí está o Observador Técnico do Cruzeiro de Belo Horizonte-MG, Ivan Simões (de bermuda) ao lado de Nilton César treinador das escolinhas de futebol da AABB de C. Novos e Cruzeiro de BH.

ESPORTE NA MTS

Durante o apogeu da exploração da scheelita, a Mineração Tomaz Salustino S/A contava com muitos funcionários (chegou a 1.000 incluindo os das 11 filiais) e era normal acontecer todos os anos, grandes competições esportivas, internas, envolvendo funcionários e filhos.
FUTEBOL
O campeonato era formado por equipes que levavam o nome do setor de trabalho. Exemplo: Setor sub-solo, superfície, oficina/garagem, prospecção, engenho, escritório, laboratório/ambulatório, entre outros. Os jogos eram realizados no primeiro campo de futebol próximo a divisa da Mina Brejuí com a Wachang. Esse campo não existe mais. Na época era um dos melhores da região do Seridó.
Com a construção do atual estádio de futebol Dr. Sílvio Bezerra de Melo, no início da década de 70, os campeonatos internos passaram à ser organizados pela diretoria do Clube Social Alfredo Luiz de Souza e os times de futebol, que até então, levavam o nome dos setores de trabalho da empresa, passaram a ter outra denominação: Independente, Bangu, Seridó, Tungstênio, Cantareira, e os outros.

BREJUÍ E.C. (DO PASSADO)

Fundado em 1954 pelo Dez. Tomaz Salustino tornou-se num dos melhores times de futebol do interior do Rio Grande do Norte. Nunca foi profissional, porém, no seu elenco tinham jogadores titulares oriundos de grandes equipes profissionais do Nordeste. Os mais velhos sabem muito bem.
Nas competições oficiais (Campeonato Municipal de Currais Novos e Campeonato Interiorano) o BREJUÍ era o representante da MTS e conquistou inúmeros títulos. Inclusive sagrou-se bi-campeão estadual.
Na década de 60 o Brejuí participou e ganhou torneios em Patos-PB, Campina Grande-PB e em Mossoró-RN.
AMISTOSOS
No dia 06 setembro, aniversário de Dr. Tomaz, ele sempre trazia um grande time profissional para jogar contra o Brejuí, na Mina Brejuí. Entre eles: Botafogo (João Pessoa), Treze e Campinense (Campina Grande), ABC e AMÉRICA (Natal).
Jogando um grande futebol, o Brejuí dificilmente perdia para os visitantes e isso chamava à atenção, tanto é que freqüentemente era convidado para fazer amistosos em Campina grande, Patos e João Pessoa.
Um detalhe: O Brejuí só viaja de ônibus e olhe que no final da década de 50 para o início da década de 60, praticamente não existia ônibus confortável na Região do Seridó. Mas, Dr. Tomaz, apaixonado pelo Brejuí não media esforços. Mandava buscar em Natal ou Campina Grande-PB.

O BREJUÍ E.C (DE HOJE)

Ultimamente o Brejuí, somente com a prata da casa, vinha disputando o campeonato municipal de Currais Novos. Caiu para segunda divisão, não participou em 2007 e esporadicamente realiza amistosos. O time, lamentavelmente está parado.

BREJUÍ E.C. (Futebol Society) O MELHOR DE CURRAIS NOVOS!

Hoje, o time forte na Mineração Tomaz Salustino é o de futebol society. Nos três campeonatos das empresas de Currais Novos, promovidos pelo departamento de esportes da AABB local, o Brejuí chegou às três finais e conquistou dois títulos.

FUTSAL

Na década de 80 o Brejuí era considerado um dos melhores do Rio Grande do Norte. Quando disputava o Campeonato Municipal de Currais Novos e enfrentava o Acauã F.C ou o time da Mineração Tungstênio do Brasil, o Ginásio de esporte Prof. Cortez Pereira lotava e muita gente fica de fora.
EQUIPE INESQUECÍVEL
O Brejuí era basicamente este time: Buruzinho, Lucemário, Soarinho, Jerôrimo e Galego Ivanildo. Os adversários eram também grandes times.
Atualmente, o Brejuí tem uma boa equipe. Longe daquela formidável equipe dos anos 80. É um dos melhores de Currais Novos . Tem bons jogadores e um grande treinador, o ex-goleiro Idinha considerado na época um dos melhores do estado.

ÚLTIMAS COMPETIÇÕES NA MTS!

Ano passado no período de 03 à 07 de setembro, aconteceu uma boa movimentação esportiva envolvendo várias modalidades.

COMPETIÇÕES:

VOLEIBOL DE DUPLA MASCULINO

VOLEIBOL DE DUPLA FEMININO

FUTSAL MIRIM/INFANTIL

FUTSAL ADULTO MASCULINO

CORRIDA RÚSTICA

Mirim/Infantil Feminino – 100 metros
Mirim/Infantil Masculino – 100 metros
Adulto Feminino – 3.500 metros
Adulto Masculino – 3.500 metros

O competente IDINHA organizou todas as competições tendo como auxiliar Antônio Marcos “O Merica” e o apoio total da Diretoria da Mineração Tomaz Salustino S/A.

ESTE ANO (2008)

No mesmo período do ano passado, este ano promete ser bem melhor. Além da programação acima teremos torneios de futebol e de futsal.
TIME DE FUTEBOL SOCIETY (foto acima) - ATUAL BI-CAMPEÃO DE CURRAIS NOVOS, TÍTULO CONQUISTADO NO ÚLTIMO DIA 06-07-2008.

TIÚS: Campeão em 2007, campeonato interno.
SELENITA: OUTRO TIME DE FUTSAL

PARQUE INDUSTRIAL. (FOTO: ESCRETE DE OURO)

FOTO: ESCRETE DE OURO. PARTE DA VILA OPERÁRIA E A MAGNÍFICA CAPELA DE SANTA TEREZA.

REPORTAGEM - LUIZ SÁTIRO DE MATOS

FUTEBOL AMADOR - 2ª FASE DO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE MÁSTER DE CURRAIS NOVOS/RN TEM JOGO ANTECIPADO

11-07-2008
Por solicitação da A.E.F.C. (Associação dos Ex-atletas de Futebol de Caicó) e de acordo com os dirigentes da Seleção de Cruzeta e da LDC (Responsável pelo evento), foi antecipado do dia 15/07 (19 horas) para este sábado dia 12/07 às 15:30, o jogo entre a SELEÇÃO DE CRUZETA e a A.E.F.C (De Caicó).
A.E.F.C. (Caicó) - FOTO: ESCRETE DE OURO
CRUZETA (Tenta o Bi-campeonato) FOTO: ESCRETE DE OURO.

FUTEBOL AMADOR - 9ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE MÁSTER DE CAICÓ/RN. INDEPENDENTE É CAMPEÃO

Acabou na última terça-feira dia 08/07 à noite numa disputa muito acirrada a 9ª edição do campeonato de masters de futebol de Caicó.
Estiveram em campo as equipes do Tiradentes que representa o 6º BPM (Caicó) e a equipe do Independente da cidade de jardim de Piranhas.
Não poderíamos esperar outra coisa por parte dessas duas agremiações, uma partida muito disputada onde prevaleceu a marcação sem muitas chances de gol pra nenhuma das duas equipes.
Jogo: TIRADENTES 0x0 INDEPENDENTE, no tempo normal.
Nos pênaltis, o INDEPENDENTE venceu pelo placar de 3x1.
A última cobrança foi convertida pelo ex-jogador do Caicó Esporte Clube Jazon Vieira.

Festa da equipe de Jardim de piranhas no Marizão que conquista assim o seu 1º título nessa categoria em nossa cidade.
PARABÉNS
Além da equipe do Independente gostaria de parabenizar também a postura do Tiradentes que mesmo após a derrota permaneceu com uma postura equilibrada assumindo a perda do título e também parabenizo o coronel Antonio Cipriano comandante do 6ºBPM que proferiu palavras de apoio e incentivo a equipe após o jogo mostrando ao grupo que mesmo perdendo a equipe estava de parabéns e representou muito bem a instituição.
Por último de parabéns o grande Côco Bil que ressurgindo das cinzas como se fora uma fênix, organiza essa grande competição.
Pra finalizar eu não poderia deixar de falar a nota negativa do final do jogo que foi a atitude do atleta bananinha do independente que se recusou receber sua premiação, mostrando uma completa falta de espírito esportivo, imagina se tivesse perdido o jogo.

FONTE: BLOG Niltinho Ferreira Sport Clube.

FUTSAL - CAMPEONATO DOS MOTO-TAXISTAS DE CAICÓ/RN TEM NOVO CAMPEÃO

1º Campeonato de Mototaxistas!

Promoção: Liga Caicó de Futsal

Apoio: Prefeitura Municipal de Caicó
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
Local: Ginásio Poliesportivo Manoel Torres

Resultado Final

10ª Rodada no dia 10/07/2008 - (Final)

Jogo:
Disque Mototaxi 2 x 3 Mototaxi Santana

Campeão 2008: Mototaxi Santana
Vice-campeão 2008: Disque Mototaxi.
FONTE: CARNEIRINHO ESPORTIVO.

FUTEBOL NACIONAL - BOTAFOGO CONTRATA O TÉCNICO NEY FRANCO

Ney Franco: ‘Temos que fazer um trabalho de recuperação, mas o elenco é bom’

Confiante e feliz pelo acerto com o Bota, treinador se apresenta na manhã deste sábado e já comanda a equipe contra o Santos, no domingo
O
acerto com o Botafogo foi tão bom quanto inesperado para o técnico Ney Franco.
Morando em Belo Horizonte, o treinador passou a tarde desta sexta-feira no dentista, para acabar um tratamento dentário antes de embarcar para o Rio de Janeiro para assumir o Alvinegro. - Foi tudo muito rápido. Tive que fazer um intensivão na cadeira do dentista para conseguir acabar o tratamento. Mas está tudo bem. Amanhã de manhã, me apresento ao elenco e pretendo comandar a equipe contra o Santos, no domingo – afirma por telefone, de Belo Horizonte.
Apesar da situação delicada do clube no Brasileirão (o Botafogo está na 15ª posição), o treinador acredita que o Alvinegro tem elenco suficiente para dar a volta por cima no torneio. - Temos que fazer um trabalho de recuperação, mas o elenco é bom se comparado aos outros clubes do Brasil. Primeiramente, temos que apostar nos jogadores que temos. Depois, quando eu já estiver mais por dentro das coisas do clube, vou analisar se há a necessidade de contratar mais alguém.

FUTEBOL PROFISSIONAL DO RN - HÁ 40 ANOS O ALECRIM DE NATAL ERA CAMPEÃO INVÍCTO

Este 10 de julho é um dia histórico para o Alecrim Futebol, um dos clubes mais gloriosos do Futebol Potiguar de todos os tempos.
Pois no dia 10 de julho de 1968, o Alecrim Futebol Clube conquistava o Campeonato Estadual ao derrotar no estádio Juvenal Lamartine o Ferroviário por 2 a 0. Icário e Élson fizeram os gols do Verdão.
Como havia conquistado o primeiro turno, chegando aos oito pontos ganhos no segundo e sem poder ser alcançado por ABC, Riachuelo e América, o Periquito tornava-se campeão invicto. A todos os alecrinenses vale a lembrança.
Veja os principais dados de todos os jogos do Verdão:

O jogo do título:
10/07/1968: Alecrim 2x0 Ferroviário
Gols: Icário (31/1º) e Élson (37/1º)
Árbitro: Luiz Meireles
Assistentes: Wellington Ramos e Ailton Messias
Renda: Cr$ 2.352,00 Público: não divulgado
Local: Estádio Juvenal Lamartine (Natal).
EQUIPES:
Alecrim: Eliezer; Luizinho, Miro, Cândido e Anchieta; Pedrinho e Valdomiro; Zezé, Elson, Icário e Burunga. Técnico: Pedrinho Teixeira.
Ferroviário: Floro; Heraldo, Pedrinho, Jesiel e Golinha; Xuxa e Miguel (Paulo); Rômulo Dias, Marcos, Paulo (Roque) e Bodinho. Técnico: Antônio Tavares.
OBS: O Alecrim conquistou o Segundo Turno e consegüentemente o Campeonato Potiguar de 1968.

Resumo da campanha vitoriosa:

Pontos ganhos: 17
Jogos: 10
Vitórias: 07
Empates: 03
Aproveitamento: 85%
Derrotas: 00
Gols pró: 24
Gols contra: 08
Saldo: 16
Artilheiros
07 gols: Icário
06 gols: Élson
04 gols: Burunga
02 gols: Zezé
01 gol: Gonzaga, Galdino, Valdomiro, Piaba do ABC (contra), Abraão do Riachuelo (contra).
Os jogadores que atuaram:
10 jogos: Luizinho, Miro, Cândido, Anchieta, Valdomiro, Zezé, Élson e Burunga.
09 jogos: Pedrinho e Icário
08 jogos: Eliezer (goleiro)
07 jogos: Galdino
03 jogos: Odisser0
2 jogos: Augusto (goleiro), Rui e Estorlando.
01 jogo: Gonzaga
Total de jogadores: 17
Técnico 10 jogos: Pedrinho Teixeira
Jogador mais velho: Miro tinha naquele ano 34 anos
Jogador mais novo: Gonzaga tinha naquele ano 19 anos.
FONTE: MARCOS TRINDADE - DN ONLINE e Rádio Clube de Natal.

AMÉRICA DE NATAL - SOUZA SERÁ JULGADO SEGUNDAA-FEIRA

11/07/2008 - 18h 15

Souza vai a julgamento segunda e pode pegar até 540 dias!

O América passará por duas provas de fogo em menos de 48h.
A primeira delas é neste sábado, no clássico diante do ABC, no estádio Frasqueirão.
A segunda será fora das quatro linhas, no tapetão, já na segunda-feira, data em que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva marcou para julgar o meia Souza e mais o volante Jefersson, o zagueiro Ânderson Bill e o técnico Ruy Scarpino, todos expulsos contra o Juventude.
Destes, a situação que mais preocupa, como era de se esperar, é a do meia Souza.
O jogador foi incluso no artigo 253 do CBJD - Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo - e pode pegar uma pena de até 540 dias de suspensão. A confirmação foi dada pelo diretor executivo do clube, Ivanílson Medeiros, na tarde desta sexta.
O zagueiro Anderson Bill foi incluso no artigo 254 do CBJD, praticar jogada violenta, que prevê uma pena de duas a seis partidas.

Já Jefersson foi denunciado no 252, que fala de ofensa moralmente ao árbitro ou seus auxiliares e prevê pena de duas a seis partidas.
Por fim, o técnico Scarpino foi incluso no artigo 187 parágrafo II, que trata de ofensa moral ao árbitro ou auxiliar em função. A pena prevista é de 30 a 180 dias.
Ivanílson Medeiros não soube o informar o que está sendo feito na prática pelos advogados do clube, mas a intenção é desclassificar Souza do artigo 253.

O Diário de Natal tentou contato com o dirigente Eduardo Rocha, mas não obteve sucesso. No início da semana, ele disse que o meia Souza deve ir ao Rio de Janeiro para prestar depoimento no julgamento. O dirigente acredita que o fato do meia ter um bom histórico e ter defendido a seleção será um atenuante. Um vídeo do jogo também será mostrado para que os auditores vejam a atuação do árbitro catarinense. A defesa do jogador será feita pelo advogado Oswaldo Sestário.
DN Online


11/07/2008 - 17h 11


América anuncia contratação de lateral esquerdo!

A diretoria do América agiu rápido e anunciou nesta sexta-feira a contratação do lateral esquerdo Aloísio. O jogador, que chega ao clube para suprir a vaga deixada por Raí, que ontem rescindiu seu contrato e foi para o Campinense, já está em Natal, fez exames e foi a campo fazer um leve trabalho físico. Ele chega ao clube por indicação de Ruy Scarpino.
O lateral, que também atua como meia, iniciou a carreira no Americano, onde jogou ao lado do ex-americano Leandro Sena. Depois disso, por Macaé, Tupi-MG e Madureira, antes de se transferir para a Desportiva e agora chegar ao América. "Vinha treinando na Desportiva e acredito que já na próxima partida estarei apto a atuar, caso seja desejo do treinador", disse o lateral.
De acordo com o diretor executivo americano, o jogador deve ser regularizado até semana que vem e poderá integrar o plantel já na partida de sábado, às 16h10, contra o Marília no estádio Machadão.

FUTEBOL AMADOR - CAMPEONATO DA ZONA NORTE DE CAICÓ/RN

FOTO DA SOLENIDADE DE ABERTURA DO ATUAL CAMPEONATO DE FUTEBOL DA ZONA NORTE DE CAICÓ.
Foi aberto oficialmente neste final de semana, no campo do “Augustão” no Bairro da Boa Passagem, em Caicó, o Campeonato da Zona Norte de Futebol com direito a uma belíssima cerimônia de abertura e dois grandes jogos.
Os desportistas da zona norte, marcaram presença em peso no campo do “Augustão”, tanto no sábado, quanto no domingo.
Os jogos do final de semana, decorreram de maneira tranqüila, sem nenhum incidente registrado.


FALTOU POLICIAMENTO

A organização só lamenta o não comparecimento do policiamento, que foi solicitado através de ofício, junto a Polícia militar de Caicó.

Vejam os resultados:

Sábado – Dia 05/07
Estrela negra 4x1 Potiguar Gesso


Domingo - Dia 06/07
13 de junho 1x0 Grêmio

Em dois jogos foram marcados 6 gols. O artilheiro da competição é Wendel, que marcou duas vezes, na vitoria do Estrela negra sobre o Potiguar Gesso.

PRÓXIMOS JOGOS:

SÁBADO DIA 12/07
BAGACEIRA x EMPARN
DOMINGO DIA 13/07
REAL COCIEDAD CRICIÚMA.
FONTE: BLOG de Eduardo dantas (Caicó).

CAMPEONATO BRASILEIRO DAS SÉRIES A, B e C - JOGOS REALIZADOS NO MEIO DE SEMANA

SÉRIE A – 10ª RODADA

Confira os resultados:

Quinta-feira – 10/07

Vasco da Gama-RJ 4 x 0 Sport-PE
Palmeiras-SP 1 x 1 Figueirense-SC
Ipatinga-MG 2 x 2 Cruzeiro-MG

Quarta-feira – 09/07

Internacional-RS 1 x 0 Goiás-GO
Coritiba-PR 4 x 0 Portuguesa-SP
Fluminense-RJ 3 x 0 Atlético-PR
Vitória-BA 5 x 2 Botafogo-RJ
Santos-SP 1 x 1 Grêmio-RS
Náutico-PE 2 x 1 São Paulo-SP
Atlético-MG 1 x 1 Flamengo-RJ.

SÉRIE B – 10ª RODADA


Terça-feira dia 08/07
CRB-AL 0 x 2 Ponte Preta-SP
Gama-DF 0 x 4 Santo André-SP
Ceará-CE 3 x 1 Criciúma-SC
Bragantino-SP 2 x 1 Brasiliense-DF
Corinthians-SP 5 x 0 Marília-SP
Bahia-BA 1 x 1 ABC-RN
América-RN 1 x 1 Fortaleza-CE
Avaí-SC 1 x 0 Juventude-RS
São Caetano-SP 1 x 3 Barueri-SP
Paraná-PR 0 x 0 Vila Nova-GO.


SÉRIE C – 2ª RODADA


QUARTA-FEIRA DIA 09/07
Boavista-RJ 2 x 0 Macaé-RJ
Madureira-RJ 3 x 1 Linense-SP
Barras-PI 0 x 1 Picos-PI
Paulista-SP 3 x 2 Serra-ES
Inter SM-RS 1 x 0 Marcilío Dias-SC
Cristal-AP 1 x 0 Holanda-AM
Remo-PA 4 x 0 Progresso-RR
Horizonte-CE 1 x 3 Sampaio Corrêa-MA
Santa Cruz-PE 3 x 0 Central-PE
Potiguar-M-RN 1 x 2 Campinense-PB
Icasa-CE 1 x 1 Salgueiro-PE
Treze-PB 2 x 2 Santa Cruz-RN
Confiança-SE 4 x 1 ASA-AL
Petrolina-PE 1 x 0 Atlético-BA
CSA-AL 1 x 2 Sergipe-SE
Vitória da Conquista-BA 2 x 1 Itabuna-BA
Dom Pedro-DF 2 x 1 Legião-DF
Itumbiara-GO 3 x 0 Anápolis-GO
América-MG 2 x 0 Duque de Caxias-RJ
Guaratinguetá-SP 2 x 1 Linhares-ES
Mirassol-SP 2 x 2 Noroeste-SP
Tupi-MG 1 x 1 Ituiutaba-MG
Ituano-SP 1 x 2 Guarani-SP
Toledo-PR 2 x 0 Engenheiro Beltrão-PR
Caxias-RS 3 x 0 Brasil-RS
Metropolitano-SC 1 x 1 J. Malucelli-PR
Palmas-TO 1 x 0 Paysandu-PA
Águia-PA 2 x 3 Bacabal-MA
Águia Negra-MS 1 x 1 Operário-MS
Mixto-MT 2 x 2 Atlético-GO

SÁBADO - 12/07 - 16 horas
Luverdense-MT x Rio Branco-AC