quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Série B: Pênalti polêmico estraga festa pronta da Ponte e faz o América-RN respirar!

QUARTA FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2014.
A Ponte Preta sentiu por pouco mais de 30 minutos o sabor de estar de volta à liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi esse o período que durou desde o gol de Tomás, que deu ao Boa Esporte a vitória por 1 a 0 sobre o Joinville, e o de Arthur Maia, que garantiu o empate do América-RN por 2 a 2, nesta terça-feira à noite, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 36ª rodada. O placar, porém, ficou em segundo plano diante da atuação decisiva do árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão. A marcação de um pênalti polêmico a favor dos potiguares, de Alexandro no goleiro Andrey, aos 44 minutos da etapa final, transformou o apitador goiano no personagem central da partida. A atitude revoltou os pontepretanos, que não fizeram questão alguma de esconder a indignação. Os dois gols de Rafael Costa, vice-artilheiro da Macaca na Série B, e o de Daniel Costa, ainda no primeiro tempo, serão pouco lembrados numa noite em que a Ponte esperava recuperar a ponta da tabela da Série B. A expectativa era tão grande quanto a indignação ao final da partida. Até Márcio Della Volpe, presidente normalmente comedido nas palavras, se exaltou com o árbitro. Invadiu o campo com o dedo em riste e prometeu ir até o fim para buscar uma punição ao juiz. A torcida se despediu com um grito de vergonha. Mesmo assim, a Ponte segue a perseguição ao Joinville no sábado, às 16h20, quando encara o América-MG, novamente no Majestoso. O JEC terá no mesmo dia e horário o Luverdense, em casa. A vitória pontepretana, aliada a um tropeço do rival, será suficiente para o time campineiro retomar a primeira colocação da Série B (a diferença caiu para um ponto, 69 contra 68).
Andrey goleiro América-RN (Foto: Rodrigo Villalba) 
Andrey foi personagem do principal lance do jogo:
azar da Ponte, sorte do Mecão (Foto: Rodrigo Villalba)
Por outro lado, o América-RN ainda vive situação complicada, apesar do valioso ponto ganho em Campinas. Agora com 40 pontos, o time potiguar está na zona de rebaixamento, dois abaixo do Bragantino. O time volta a campo na sexta-feira, às 19h30, contra o Náutico, na Arena das Dunas, em Natal. A vitória é fundamental para não se complicar na briga contra a degola. Qualquer outro resultado, e uma combinação desfavorável de resultados envolvendo Braga, Oeste e ABC, pode até derrubar o Dragão para a Série C.
O jogo
Apesar de entrar com três mudanças em relação à derrota para o Joinville, a Ponte tomou a iniciativa do jogo, principalmente por ter o apoio da torcida no Majestoso. E as novidades no time de Guto Ferreira apareceram no primeiro tempo. Raphael Silva chegou a balançar as redes, de cabeça, mas o árbitro anulou marcando falta do ataque no goleiro Andrey. Rafael Costa, a outra troca, foi o responsável pelo gol da Macaca, aproveitando passe de Bryan em um arremate forte. Depois foi a vez de Daniel, substituto do capitão Roberto, ter seu momento de destaque. Primeiro o arqueiro da Macaca defendeu com a ponta dos dedos o voleio de Daniel Costa – antes tinha visto a cobrança de falta de Arthur Maia parar no travessão. Em seguida, porém, viu o mesmo Daniel acertar o canto direito e empatar para o Mecão. As mexidas de Roberto Fernandes ainda na primeira etapa equilibraram o duelo. Na etapa final, a Ponte voltou com Alexandro no lugar de Cafu. Apesar de perder em velocidade, o time ganhou maior poder ofensivo. E o Macacão teve a chance logo no início, mas bateu por cima do gol. Em seguida, Cajá obrigou Andrey a salvar o chute no canto esquerdo. Acuado, o América-RN tinha duas maneiras de chegar ao ataque: nos contra-ataques e nos erros da equipe da casa. Foi nessa segunda que Rodrigo Pimpão chutou com curva para defesa de Daniel. A noite, porém, era de Rafael Costa. No lugar certo, o atacante teve o trabalho de cabecear para o gol vazio após Roni forçar Andrey a defender uma pancada de dentro da área. Mas no final o árbitro apareceu em cena ao marcar uma penalidade aos 44 minutos contra a Ponte. Arthur Maia deslocou Daniel e garantiu o empate para revolta da torcida.
Ficha Técnica
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Cartões amarelos: Neto (América)
Ponte Preta: Daniel, Rodnei, Tiago Alves, Raphael Silva e Bryan; Fernando Bob, Roni, Juninho e Renato Cajá, Rafael e Cafu. Técnico: Guto Ferreira.
América: Andrey, Walber, Cléber, Édson Rocha e Márcio Passos; Judson, Fabinho (Daniel Costa), Neto (Alekito) e Arthur Maia; Emerson (Alfredo) e Rodrigo Pimpão.Técnico: Roberto Fernandes.
Por  Campinas/SP 

ABC vence o Ceará e praticamente garante vaga na Série B 2015!

QUARTA FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2014.
O ABC recebeu o Ceará na Arena das Dunas na noite desta terça-feira (18) e saiu de campo com uma difícil vitória por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo volante Somália. O duelo foi válido pela 36ª rodada da Série B.
(Foto: Wellington Rocha)
ABC vence Ceará na Arena das Dunas e se afasta da zona
de rebaixamento (Foto: Wellington Rocha)
Com o resultado positivo, o Alvinegro potiguar se manteve na 14ª posição e chegou aos 45 pontos, abrindo cinco de vantagem para o primeiro clube na zona de rebaixamento, o arquirrival América. Já o time cearense saiu do G4 e agora é o 8º com 54 pontos. Na próxima rodada, o ABC terá pela frente o já rebaixado Vila Nova-GO, na sexta-feira (21), às 20h (horário de Natal), no estádio Serra Dourada. O Ceará vai enfrentar a também rebaixada Portuguesa na Arena Castelão, às 20h (horário de Natal). As partidas serão válidas pela 37ª rodada, a penúltima da Segunda Divisão.
Domínio cearense
O ABC entrou em campo melhor e até criou a primeira chance da partida. Aos 9 minutos, Diego Jussani cobrou falta e mandou na trave. Apesar disso, o Ceará cresceu e passou a dominar a posse de bola, mas a melhor chance veio apenas aos 21 minutos. Bill recebeu na área, se livrou de Gilvan e tocou para Magno Alves que bateu e a zaga salvou em cima da linha. O time cearense continuou tendo mais presença ofensiva e teve mais uma boa chance com Magno Alves. O atacante recebeu na área e chutou rasteiro, mas mandou pela linha de fundo. Na sequência, aos 30 minutos, após bola alçada na área, Michel subiu mais do que a defesa abecedista e mandou para fora. Com dificuldades para criar lances ofensivos, o ABC pouco assustou o adversário. Em um dos poucos lances, aos 37, Ronaldo Mendes recebeu e chutou rasteiro, mas Luis Carlos defendeu. Os minutos finais foram agitados. Aos 44, o Ceará quase marcou com Magno Alves. O atacante arriscou de fora da área e Gilvan salvou. No minuto seguinte veio a resposta do clube natalense. Madson invadiu a área e chutou forte para fora.
Equilíbrio em campo
(Foto: Wellington Rocha)
Somália marcou o gol da vitória abecedista (Foto: Wellington Rocha)
Na volta do intervalo, o Ceará chegou com perigo logo aos 6 minutos. Após cruzamento, Felipe Amorim apareceu na área e cabeceou perto da trave. Apesar do lance, o jogo ficou truncado com poucos lances de ataque. Para mudar o ritmo da partida, Roberto Fonseca sacou Ronaldo Mendes e Marcel e colocou em campo Xuxa e Somália. Na primeira participação, Xuxa cobrou falta, mas mandou direto para a linha de fundo.
Gol salvador
A partir da metade final do jogo, o Alvinegro potiguar cresceu e passou a dominar as ações. Então brilhou a estrela de Somália. Aos 34 minutos, Daniel Amora puxou contra-ataque, passou para Rodrigo Silva, que rolou para o volante marcar. 1 a 0 para o ABC. Nos minutos finais, o time potiguar passou a controlar o tempo e prender a bola. O Ceará não conseguiu encaixar boas jogadas e a partida acabou com a vitória abecedista.
Ficha Técnica
Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Cartões amarelos: Marcel (ABC)
ABC: Gilvan, Madson, Suéliton, Diego Jussani e Samuel; Fábio Bahia, Marcel (Somália), Daniel Amora e Ronaldo Mendes (Xuxa); Rodrigo Silva e João Paulo (Luciano Amaral). Técnico: Roberto Fonseca.
Ceará: Luis Carlos, Samuel, Sandro, Diego Ivo e Vicente; João Marcos, Michel, Ricardinho e Assisinho; Bill (Felipe Amorim) e Magno Alves. Técnico: PC Gusmão.
Por Heilysmar Lima/Natal.