sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Botafogo/RJ completa 30 anos do título de 1993 da Taça!

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023.

Ex-jogadores serão homenageados e vão dar volta olímpica na partida com o Goiás pelo Campeonato Brasileiro. (Foto: Julio Cesar Guimarães / O Globo

30 de setembro é uma data especial para o Botafoguense. O clube completa neste sábado exatos 30 anos da conquista do título da Taça Conmebol em 1993, no Maracanã, contra o Peñarol, do Uruguai. A conquista foi a primeira internacional na história do Botafogo.

Depois de empatar em 1 a 1 na partida de ida no estádio Centenário, em Montevidéu, o Glorioso empatou em 2 a 2, no Maracanã, sagrando-se campeão nos pênaltis por 3 a 1. Eliel e Sinval marcaram para o Alvinegro. Bengoechea e Otero fizeram para os uruguaios no tempo normal.

Em entrevista concedida em abril desse ano ao site “ge”, Mauro Ney Palmeiro, presidente da época, afirmou que Gerson canhotinha de ouro, comentarista da Super Rádio Tupi, ajudou na montagem do elenco para a competição.

A montagem do elenco, nós pedimos o apoio de uma pessoa que se diz tricolor, mas é muito botafoguense, que é o Gerson Canhotinha de Ouro (risos). Ele nos ajudou muito, foi ver quais os jogadores que poderiam ser aproveitados imediatamente no profissional. O Gerson foi lá, assistiu vários treinos e nos disse que Willian, goleiro, André, Cláudio, Rogério, Clei, André Silva, Moisés, Nelson, Marcelo e Marcos Paulo poderiam ser aproveitados imediatamente no time principal, que dariam conta do recado, e que o Botafogo precisaria de uns quatro ou cinco reforços, que foram trazidos. No caso, o Perivaldo, que veio do Pelotas, e dois jogadores do São Paulo: Eraldo e Eliel. Do Londrina, vieram Carlão e Alécio, e da Portuguesa o Sinval. Assim foi feito o time. Um time modesto, mas um dos mais intensos da história do Botafogo. Não tinha bola perdida para aqueles jogadores – explicou. Por Super Tupi

Arrascaeta desfalca o Flamengo contra o Bahia

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023.

O meia Arrascaeta não enfrentará o Bahia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, ás 16h, no Maracanã. O uruguaio não participou do último treino antes da partida deste sábado.

Foto: Marcelo Cortes (Divulgação / Flamengo)

Depois de se recuperar de lesão muscular, Arrascaeta voltou ao time na final da Copa do Brasil, mas ainda precisará de mais tempo para ficar 100%. Na ocasião, o meia só foi escalado por se tratar de uma partida decisiva.

Com o uruguaio fora, Everton Ribeiro deve receber nova chance entre os titulares. Com isso, Gabigol pode seguir como opção no banco de reservas. Além de Arrascaeta, o Flamengo também não terá Varela à disposição. O lateral se recupera de lesão no joelho direito.

Nesta sexta-feira pela manhã (29), no CT Ninho do Urubu, o Flamengo encerrou a preparação para o duelo com o Bahia, neste sábado. O treino foi comandado pelo interino Mário Jorge, técnico do sub-20 que dirigirá a equipe à beira do gramado.

Com a saída de Jorge Sampaoli, demitido na última quinta-feira, a diretoria negocia com Tite, mas ainda não concluiu o acordo. A ideia do Flamengo é que o ex-treinador da seleção brasileira assuma a equipe de imediato. De acordo com informações de pessoas ligadas ao técnico, Tite só pretende assumir a partir de 2024. Tupi

Pedrinho oficializa candidatura para presidência do Vasco!

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023.

Ídolo do Vasco, Pedrinho anunciou candidatura à presidência do Vasco na tarde desta quarta-feira (27), no podcast “Flow Sport Club”. A eleição está marcada para o dia 11 de novembro. “Me sinto na obrigação de conviver e me relacionar com o Vasco novamente”, afirmou o ex-jogador ao divulgar a decisão.

Nas últimas três eleições, Júlio Brant foi o candidato da “Sempre Vasco” com apoio de Pedrinho. Agora, os dois concorrem um contra o outro porque Brant anunciou candidatura por outra chapa. Eduardo Cassiano, Euriquinho, Marcelo Borges, Pedro Strozemberg, Leonardo Rodrigues e Leven Siano também disputam o pleito.

Quando surgiu a oportunidade de me candidatar à presidência do Vasco, acho que foi por alguns motivos. Primeiro, eu poder retribuir o que o Vasco fez por mim, pois isso já estava me deixando angustiado. Eu fiquei de fora do Mundial contra o Corinthians por causa de lesão, e do Mundial contra o Real Madrid, onde era meu melhor momento, eu estava voando tecnicamente e fisicamente. Eu tinha acabado de ser chamado para a Seleção Brasileira principal e tinha acabado de ser campeão da Libertadores, e não pude jogar”, disse o ídolo. Fonte: Super Tupi / Rio de Janeiro/RJ

Torcida esgota ingressos do Fluminense para jogo de volta das semifinais da Libertadores

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023.

(Foto: Divulgação/Internacional)

A torcida do Fluminense esgotou os ingressos destinados ao setor visitantes para o jogo de volta das semifinais da Libertadores. A bola rola na quarta-feira (4), às 21h30, no Beira-Rio, e quatro mil tricolores estarão presentes no estádio para apoiar o time do técnico Fernando Diniz rumo à decisão do torneio sul-americano.

O procedimento, inclusive, vai ocorrer exatamente da mesma forma como no Maracanã, na ida, no último dia 27. Na ocasião, também compareceram nas arquibancadas quatro mil fãs do Colorado. As vendas para o confronto em Porto Alegre tiveram início às 14 desta sexta (29) e acabaram em cerca de duas horas.

O Fluminense tem um missão considerada difícil no Sul. Após o empate em 2 a 2 no Rio, a equipe das Laranjeiras precisa ganhar do Internacional para conquistar a vaga na decisão da Libertadores de forma direta. Uma nova igualdade leva a disputa da vaga às penalidades e uma derrota elimina os cariocas. Samuel Xavier, expulso, não fica à disposição.

América vence o Potyguar de Currais Novos nos pênaltis e conquista o Campeonato Potiguar SUB-20, 2023

Sexta, 29 De Setembro de 2023.

Foto: Paulo José

O América de Natal é o campeão do Campeonato Potiguar Sub-20 2023. O Alvirrubro obteve a conquista após vencer o Potyguar de Currais Novos nos pênaltis em partida no Estádio Juvenal Lamartine, nesta sexta-feira (29). 

O jogo foi marcado por grande disputa e equilíbrio durante os 90 minutos. Após 0 a 0 na etapa inicial, o América abriu o placar com Felipe, de pênalti, aos 7 minutos. O Potyguar conseguiu o empate com Erik, aos 18 minutos. Aos 31, o Alvirrubro voltou à frente do placar, com gol de Henrique. O empate do Potyguar saiu aos 43 do segundo tempo, com gol de Esquerdinha. Nos pênaltis, o América levou a melhor por 5 a 4.

Ao término da competição, o Alvirrubro Felipe levou o troféu de melhor goleiro do torneio. A artilharia ficou com Brenno Phelype, do Potyguar, que marcou 12 gols na competição. 

Com a conquista do Estadual, o América garante vaga na Copa do Brasil Sub-20 e Copa do Nordeste Sub-20 2024. A equipe Alvirrubra será a indicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) para participar da Copa São Paulo de Futebol Jr. em 2024, caso haja possibilidade de indicação.

Campanha

O América termina a competição com oito vitórias, dois empates e uma derrota em 11 jogos. Foram 24 gols marcados na competição. Destaque para o atacante Fernando, que terminou a competição na vice-artilharia com 10 gols. O goleiro Felipe também foi destaque, com gol na final e marcando a última cobrança que selou o título do Alvirrubro. Fonte: Assessoria da FNF - Via Escrete de Ouro.

LIBERTADORES: Boca Juniors-ARG 0 x 0 Palmeiras - Verdão tem dia ruim, mas evita desastre na Bombonera!

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023.

Goleiro Weverton foi o grande destaque do jogo. Boca 0 x 0 Palmeiras. 

Em uma noite tenebrosa, o Palmeiras contou com o fator sorte e a incompetência do Boca Juniors para ficar no 0 a 0 nesta quinta-feira, 28/09, na La Bombonera, pela partida de ida da semifinal da Copa Libertadores. O Verdão entrou na roda e na pressão dos torcedores argentinos, que não pararam de cantar nem por um segundo.

A mística da Bombonera jogou contra o Palmeiras, que continua sem vencer o rival fora de casa no mata-mata do torneio continental. Em 2018, venceu na fase de grupos, mas foi eliminado justamente nesta fase do torneio.

Para sair com a classificação, o Palmeiras terá que vencer o Boca Juniors na quinta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, por qualquer placar. A vitória também leva o Boca para a decisão. Quem vencer, pega o ganhador de Internacional e Fluminense. No primeiro jogo, ficaram no 2 a 2.

PRESSÃO DO BOCA

Sem Dudu, Abel Ferreira continuou quebrando a cabeça para tentar arrumar o lado esquerdo. Desta vez, deixou o setor vazio. De vez em quando, Rony caia para aquele lado em uma tentativa de ajudar Piquerez na profundidade. Com isso, o Palmeiras focou seus ataques no povoado lado direito, mas o Boca Juniors leu muito bem o adversário e praticamente o anulou.

Em noite de pouca inspiração de Raphael Veiga e erros constantes de praticamente todos os homens de meio de campo, principalmente Gabriel Menino, o Palmeiras passou a ser presa fácil. Com o apoio de sua torcida, que faz, sim, a diferença em jogos da Libertadores, o Boca cresceu e poderia ter saído do primeiro tempo com um placar elástico.

E teve chance para isso. Merentiel, aquele mesmo, teve duas grandes oportunidade de tirar o zero do marcador, mas provou o motivo que levou o Palmeiras emprestá-lo. Na melhor delas, o atacante deu um dele desvio, livre dentro da área, e jogou a bola rente à trave do goleiro Weverton.

Palmeiras segura o Boca. Foto: Conmebol.

Se a “lei do ex” não deve certo, o Boca Juniors passou a apostar no talento de Cavani. Bem marcado por Gómez, o uruguaio precisou se movimentar e chegou até ajudar o sistema defensivo. No entanto, deu uma cabeçada, que chegou a arrancar suspiro dos torcedores. Acabou sendo um dos melhores em campo no primeiro tempo. 

FOI DIFÍCIL!

No segundo tempo, o Palmeiras teve a sua melhor chance logo de cara em uma arrancada de Mayke. O lateral dividiu com o defensor do Boca, levou a melhor na disputa, mas demorou para fazer a finalização e acabou desperdiçando a chance. Raphael Veiga ainda teve alguns lampejos, mas não estava com os pés calibrados. Todos os chutes saíram fraco, nas mãos de Romero.

Assim como foi no primeiro tempo, o Boca Juniors foi subindo a marcação e passou a dominar o Palmeiras. Aos 13 minutos, Fabra chutou, Weverton fez grande defesa e viu a bola ficar viva dentro da área. O Boca chegou a marcar, mas o árbitro assinalou falta em Marcos Rocha e anulou o lance.

Aos 23, por muito pouco o Boca não marcou. Barco fez fila na defesa do Palmeiras e chutou. Weverton falhou e soltou a bola. Na sequência, Cavani dividiu, com os defensores e com o próprio goleiro e quase fez, a bola passou raspando. 

Pressionado e em uma noite fria, assim como Buenos Aires, o Palmeiras não conseguiu fazer uso nem de sua arma: a bola alçada para dentro da área. O time alviverde não teve escanteio e pouco conseguiu cruzar. Abel Ferreira, errou. O treinador demorou a mexer e não conseguiu fazer com que o time melhorasse dentro de campo.

As mudanças praticamente não fizeram efeito, até porque tinham pouco tempo para isso. Endrick, por exemplo, entrou faltando apenas dois minutos para o jogo acabar e não relou na bola, assim como Breno Lopes. Se jogar o mesmo futebol desta quinta-feira, o Palmeiras pode de novo cair no conto do “bicho papão”.

Próximos jogos!
Antes de enfrentar o Boca Juniors no jogo de volta da Libertadores, o Palmeiras encara o Red Bull Bragantino no domingo, às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid, pela 25ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, às 14h00, o Boca faz o clássico com o River Plate, novamente na Bombonera, pelo Campeonato Argentino. Fonte: AFI