segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 DE OUTUBRO, FERIADO MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS/RN. SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DESTE MUNICÍPIO!


O município de Currais Novos teve seu nascimento durante o período de expansão do ciclo econômico da pecuária, no século XVIII.
Os primeiros habitantes das terras curraisnovenses foram os índios Canindés, Janduís e Cariris, que durante décadas lutaram para manter sob seus domínios as áreas ribeirinhas do Assú o que dificultou a interferência do Governo da Capitania do Rio Grande do Norte até 1687. Já em março de 1688, o Governador Geral do Brasil, Matias da Cunha enviou uma expedição objetivando a repressão da revolta dos índios, tendo como principal alvo os Canindés e Janduís.
Somente em 1755 é que se iniciou o processo de povoamento do município pelo primeiro Coronel do Regimento de Cavalaria da Ribeira do Seridó, o Senhor Cipriano Lopes Galvão, vindo de Igarassu/PE, nomeado pelo governador Pedro de Albuquerque Melo. Instalou sua residência na localidade de Totoró numa fazenda de gado na bifurcação dos rios Totoró e Maxinaré. Suas terras estendiam-se até a região de São Bento.
Fora construída uma casa e três "novos currais", bem estruturados, feitos de pau-a-pique, com troncos de aroeira, onde realizava-se compra, venda e troca de gado, despertando, então, a atenção de todos, que viam a fazenda como referência na região, o que estimulou um progressivo interesse de novas instalações de fazendas de gado, aumentando assim o número de habitantes do povoado.
Em 1764 falece o Coronel Cipriano quando assumiu os negócios, o primeiro dos seis filhos, Cipriano Lopes Galvão, capitão-mor da Ribeira do Totoró e proprietário do Sítio São Bento, o qual foi considerado historicamente o fundador do município de Currais Novos.
Dando continuidade à realização de um desejo do falecido pai, o Capitão-Mor Galvão fez doação, de meia légua de terras situada na ponta da Serra do Catunda, para construção de uma capela em homenagem a Sant’Ana, padroeira dos ciganos. Em 24 de fevereiro de 1808 foi inaugurada a capela.
Aos 26 de julho de 1808 realizava-se a primeira procissão com a imagem de Sant’Ana. Até 1835, a capela pertencia à jurisdição de Caicó.
Cada vez mais se instalavam novos colonizadores, aumentando a população nas áreas próximas ao rio Totoró e impulsionando o crescimento econômico da agropecuária. Em conseqüência disto, fez-se necessária a construção de uma nova Capela de Sant’Ana, erguida a partir de 11 de outubro de 1889, dentro do estilo gótico-romano, no mesmo local onde hoje está edificada a Matriz.
Através da Lei Provincial nº. 893, de 20 de fevereiro de 1884, foi instituída a freguesia do Distrito.
O Decreto Estadual nº. 59, de 15 de outubro de 1890, instituiu a criação da vila do município de Currais Novos e o desmembramento do município de Acari, tendo a sua efetivação ocorrido em 06 de fevereiro de 1891. Embora já houvera se consolidado em sede de comarca, desde 27 de novembro de 1919, Currais Novos atingiu a categoria de cidade através da Lei nº. 486, de 29 de novembro de 1920.
Anterior à emancipação política, o município foi administrado por 12 Intendentes, durante o período de 23 de janeiro de 1892 a 30 de dezembro de 1922. A partir de então, assumiu a primeira gestão administrativa do município como o 1º Prefeito de Currais Novos, o Senhor Quintino Galvão.
A sede da Prefeitura Municipal foi edificada em 1933, tendo como arquiteto o Prefeito Raul Macedo, que inspirou o nome atual do Palácio Municipal.
Com a descoberta da potencialidade mineralógica identificada no município, com destaque para a Scheelita, na década de 40, que se registrou a grande alavancagem do crescimento econômico local e regional.
A produção desse minério chegou a representar 90% da produção nacional até os meados dos anos 80, quando se deu a inviabilidade econômica da exploração da Scheelita, em razão da concorrência internacional, notadamente da China, maior produtor de minério de Tungstênio através da Wolframita*.
A partir daí, buscou-se a diversificação da atividade econômica, direcionando-a para o comércio e serviços, posicionando Currais Novos, estrategicamente, como micro pólo regional.

*Wolframita ou Wolframiete é um minério que pode ser considerado uma mistura de dois outros minerais: o Tungstato de Ferro e o Tungstato de Manganês. Quando a porção de Ferro é dominante o mineral é denominado de Ferberita, quando é o Manganês que predomina é chamado de Hubnerita.
Junto com a scheelita é o minério mais importante para obtenção do tungstênio. Importantes depósitos destes minerais estão na Bolívia, na Califórnia e Colorado (Estados Unidos) , na China, em Portugal, na Rússia, e na Coréia do Sul (segundo os chineses, a China produz aproximadamente 75% da demanda mundial destes minérios).

Cavalgada na Av. Teotônio Freire.
PARCEIROS

Fórmula de disputa do Estadual do RN 2013!


SEGUNDA FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2012.
Pelo que venho acompanhado o Estadual do Rio Grande do Norte, versão 2013 pode ser disputado em 34 datas. Isso mesmo, 34 datas.
Seria ou será da seguinte forma:

Primeira Fase
Os 08 clubes, sem ABC e América que vão participar da Copa do Nordeste. Os clubes são:
Alecrim
ASSU
Baraúnas
Coríntians
Palmeira
Potiguar/M
Potyguar/CN
Santa Cruz.

Eles jogariam entre si no sistema de ida e volta. Classificando os seis primeiros para se juntar a ABC e América para os turnos finais.
Dessa Primeira Fase, o último colocado seria rebaixado e o sétimo colocado estaria fora das fases seguintes.
Primeiro Turno
Os 06 clubes da Primeira Fase mais ABC e América. Totalizando 08 times. Esses jogariam no sistema de ida. Os dois primeiros decidiam o 1º Turno.
Segundo Turno
Os times jogariam do mesmo jeito do 1º Turno, invertendo apenas o mando de campo.
Decisão do Campeonato
Seria entre o vencedor do Primeiro Turno contra o vencedor do Segundo Turno. Se um time vencer os dois turnos será campeão direto.

Resumo das datas
Fase/Turno
Clubes
Datas
Primeira Fase (Classificatória)
08
14
Primeiro Turno (1ª Fase)
08
07
Primeiro Turno (Final)
02
02
Segundo Turno (1ª Fase)
08
07
Segundo Turno (Final)
02
02
Decisão do Campeonato
02
02
Totais
10
34

Início da competição
Possivelmente será iniciada no dia 03 de janeiro ou no dia 06. Como a Copa do Nordeste vai até 17 de março, mas que os clubes do RN podem não ir até a Final e o inicio da Série B é 25 de maio sobraria 19 datas que daria para conciliar algum jogo do Estadual com a Copa do Nordeste.
Essa é uma fórmula que está sendo discutida e que deve ser aprovada. Também existe a possibilidade de não haver final dos turnos, diminuindo quatro datas, o que daria perfeitamente para encaixar essa fórmula.
Pelo que estou sabendo, a FNF vai divulgar Tabela e Regulamento esta semana, no mais tardar na próxima semana teremos a definição do Estadual 2013. Vamos aguardar.

Fonte: Por Marcos Trindade (Natal). 

Estadual de Futsal: AABB/SportJK de Currais Novos perde jogo de ida em Tenente Laurentino!

SEGUNDA FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2012.

Jogando na noite do último sábado (13) no Ginásio Dom José Delgado, na cidade de Tenente Laurentino Cruz, aqui na região Seridó do RN, o time da AABB/SportJK de Currais Novos, perdeu para o São Gonçalo/Angicos pelo placar de 8x4, em partida válida pelas Quartas de Final do Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte.
O quadro currais-novense jogou desfalcado de quatro dos seus principais jogadores: Daniel, Lego, Sabará e Valdivino. Com tantos desfalques e jogando contra uma grande equipe, dificilmente o Sport JK conseguira um resultado positivo. O time utilizou os seguintes atletas: Fofinho, Walker, Bruno, Chocolate, Silas, Alinho, Wellington, Ivan e Hans.
Para seguir em frente, a equipe da terra da Scheelita precisa de uma vitória simples para levar o embate à prorrogação, pois o saldo de gols, nesta fase, não servirá de desempate. Já o São Gonçalo/Angicos joga pelo empate no jogo da volta.

Confira os resultados da rodada deste sábado (13):

Nordeste/Tenso (Santana do Matos 3x1 Alecrim, de Serra de São Bento.
Arbitragem: Roberto Estevam, Eduardo Marinho e Ana Morais.

Macau 3x3 União, de Goianinha.
Arbitragem: Antônio Marco, Michelon Luiz e Carmésio Cabral.

AAPP/SEA, de Natal 0x4 AREC, de Alto do Rodrigues.
Arbitragem: Mair Soares, Gianfranklin Dantas e Érika Karla.

AABB/SportJK, de Currais Novos 4x8 São Gonçalo/Angicos

PARCEIROS