sábado, 6 de abril de 2024

Futebol do RN: Santa Cruz de Natal vence o ABC e garante vaga na final do 2º turno do Estadual; Mais Querido está eliminado!

Sábado, 06 de abril de 2024.

O Tricolor de Natal garantiu a vaga na Pré-Copa do Nordeste e na Série D de 2025.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Com a decisão no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), do Rio Grande do NorteSanta Cruz de Natal e ABC fizeram a semifinal do Segundo Turno do Campeonato Potiguar. A partida terminou com a vitória o Tricolor de Natal por 2 x 0, com dois gols de Victor, neste sábado (6), no Estádio Barrettão, Ceará-Mirim. Com o resultado, o Mais Querido está eliminado da competição, enquanto o Cardeal avança para a final.

Com a classificação para a final, o Santa Cruz de Natal assegurou a vaga para a Série D do ano que vem, além de uma participação na Pré-Copa do Nordeste. Esta será a primeira vez que o clube disputará o Nordestão.

O primeiro tempo da partida foi bastante parado e sem grande chances para as duas equipes. Mas no segundo tempo, o Tricolor de Natal apenas aproveitou os erros da equipe alvinegra e marcou duas vezes com Victor, que tinha acabado de entrar em campo.

Sobre o jogo Santa Cruz de Natal x ABC

Por ser um jogo único e interessar muito tanto ao Santa Cruz quanto o ABC, esperava-se que a partida fosse mais ofensiva, com muitas chances de gols. Mas isso não aconteceu.

primeiro tempo do jogo foi bastante morno e sem grandes oportunidades para os dois lados. O ABC conseguiu ser superior um pouco mais e teve chances com Wallyson, porém, sem grande eficiência. Carlos Eduardo, mesmo sem ser muito acionado, foi o melhor em campo e defendeu bem quando o Santa Cruz levou perigo.

No segundo tempo, o ABC continuou com mais controle de jogo e teve as melhores chances também com as bolas paradas, mas todas foram desperdiçadas. Com isso, o Santa Cruz aproveitou para chegar com perigo e abrir o placar da partida, mesmo com um a menor, após expulsão de Jonathan.

O primeiro gol saiu aos 33 minutos, quando Erick recebeu pela direita e passou para Victor, que na frente do Richardson, parou, pensou e bateu forte, sem chances de defesa. O segundo não demorou para acontecer.

Aos 36 minutos, o goleiro bateu o tiro de meta e o ABC saiu errado. A bola sobrou e o jogador do Santa Cruz deu um chute para frente e caiu nos pés de Victor novamente, que estava sem marcação e só bateu colocado, sem chances para Carlos Eduardo. Após o gol, o Mais Querido até tentou ter uma reação, mas sem sucesso. A partida terminou em 2 x 0.

Ficha do jogo

Santa Cruz de Natal 2 x 0 ABC

Local: Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim (RN).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Assistentes: Jean Márcio dos Santos, Luís Carlos de França Costa e Alciney Santos de Araújo
Gols: Victor (33′ e 36’/2ºT)
Cartões amarelo: Wesley, Vitinho, Camilo e Jonathan  (Santa Cruz); Diego Jardel, Daniel Cruz (ABC)
Cartão vermelho: Jonathan (Santa Cruz)

Equipes: 

Santa Cruz - Camilo; Rafael Mandacaru, Lucas, Wesley e Gabriel Dubilde; Felipe Cruz (Yan), Matheus Bambu (Zé Vitor) e Jonathan; Paulinho (Victor), Vitinho (Beto) e Igor (Erick). Técnico: João Paulo.

ABC - Carlos Eduardo; Yuri Ferraz, Richardson, Wesley Santos, Augusto (Ruan) e Manoel; Daniel (Adryan), Erick Varão e Diego Jardel (Sammuel); Wallyson (Douglas Skilo) e Búfalo (Daniel Cruz). Técnico: Marcelo Cabo.

Próximos jogos

Com o resultado, o Santa Cruz de Natal aguarda para saber quem será o adversário na grande final do 2º turno do Estadual, ou o Potiguar ou o América de Natal.

Já o ABC encerra a participação ruim na competição e entra em intertemporada até o início da Série C. A estreia será contra a Ferroviária/SP no dia 20 de abril. Fonte: NE45

CEARENSE: Richard defende dois pênaltis e Ceará volta a levantar a taça.

Sábado, 06 de abril de 2024.

Ceará saiu na frente, tomou o empate e se garantiu nos pênaltis.

Com o goleiro Richard sendo decisivo, o Ceará voltou a ser campeão do Campeonato Cearense ao vencer o Fortaleza por 3 a 2 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em duelo realizado neste sábado, dia 06/04, na Arena Castelão. Na primeira partida da decisão, os dois times empataram sem gols.

Último título do Ceará tinha sido em 2018 e agora quebrou a hegemonia do rival, que tinha ganhado as últimas cinco edições.

Richard defendeu dois pênaltis, de Yago Pikachu e Machuca e viu Tinga isolar a bola. Recalde, Rai Ramos e Lourenço fizeram nas penalidades para o Ceará, enquanto Matheus Felipe e Guilherme Castilho perderam. José Welison  e Moisés marcaram para o Fortaleza.

No tempo normal, Saulo Mineiro fez o gol do Ceará e Lucero marcou pelo Fortaleza.

No final, teve confusão entre os jogadores. Saulo Mineiro e Kuscevic, que precisaram ser contidos em campo após se desentenderem. A renda do jogo somou R$ 2.109.117,00. O público pagante foi de 57.100 torcedores. Fonte: FI

Campeonato Gaúcho: Susto, virada em dois minutos e Grêmio confirma 2º hepta da história!

Sábado, 06 de abril de 2024.

Susto, virada em dois minutos e Grêmio confirma 2.º hepta da história.

O Grêmio confirmou o segundo heptacampeonato gaúcho em sua história ao vencer o Juventude por 3 a 1, de virada, neste sábado, dia 06/04, na sua Arena em Porto Alegre (RS), pelo segundo jogo final. O primeiro confronto, disputado em Caxias do Sul, terminou empatado sem gols. Agora já pode sonhar com o octa em 2025 para igualar um recorde do rival Internacional, conquistado na década de 1970.

A rivalidade que move os dois maiores clubes do estado ainda deixar o Internacional na frente em número de títulos. Tem 45 contra 43 do Grêmio, que tinha sido hepta pela primeira vez nos anos de 1960 – de 1962 até 1968.
Com 54.158 torcedores presentes ao estádio foi batido o recorde de público na temporada na casa gremista. Não supera o recorde, com mais de 55 mil torcedores, na final da Copa do Brasil de 2016 na conquista em cima do Atlético Mineiro. 

O Juventude, campeão em 1998 e que buscava o bicampeonato, saiu na frente aos quatro minutos, com Gilberto, deixando o Grêmio ‘fora do ar’ por alguns minutos. A virada aconteceu na parte final, aos 41 minutos, com Cristaldo, e aos 43, com Diego Costa. Na etapa final, os gremistas administraram bem a vantagem e ampliaram o placar com Nathan Fernandes, aos 40. A renda da partida somou R$ 3.759.026,00. Público pagante foi de 53.888. Público presente: 54.158.

Esta conquista também foi especial para o técnico Renato Gaúcho, que levantou seu quinto estadual – 2018, 2019, 2020, 2023 e 2024 – e seu 10.º título pelo clube, igualando a marca de Oswaldo Rolla, o Foguinho, que dirigiu o time por 388 jogos entre 1956 e 1960. Renato Gaúcho é o recordista em número de jogos como técnico: 499 vezes.

Fonte: AFI

PERNAMBUCANO: Sport fica no empate sem gols com Náutico e é campeão estadual pela 44ª vez!

Sábado, 06 de abril de 2024.

Foto: @sportrecife

Maior campeão estadual, o Sport venceu o Campeonato Pernambucano mais uma vez. Na tarde deste sábado, 06/04, o Leão da Ilha recebeu o Náutico na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, e ficou no empate sem gols para sair com o título. Isso porque, na ida, os rubro-negros tinham batido os alvirrubros por 2 a 0.

Assim, o Sport chegou ao 44º título pernambucano, o segundo consecutivo. No restante da temporada, o Leão da Ilha ainda mira o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro e ir o mais longe possível na Copa do Brasil — está na terceira fase e aguarda sorteio para saber qual será o adversário.

Pivô de denúncia do Potyguar no TJD/RN teve conversão para vínculo profissional no decorrer do Estadual; veja registros.

Sábado, 06 de abril de 2024.

Por Anthony Medeiros / Currais Novos

Pivô da denúncia do Potyguar/CN no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RN), o atacante Renilson teve mudança em seu vínculo com o Globo no decorrer da competição. Após um vínculo “não profissional” firmado no início da segunda quinzena de janeiro, um novo vínculo, desta vez como atleta profissional, foi firmado apenas no dia 5 de fevereiro.

A informação foi confirmada pelo Blog do Anthony Medeiros após consultas no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e checando dados de súmulas de todas as partidas do Globo FC no Campeonato Potiguar 2024.

Justamente as duas partidas citadas pelo Potyguar na denúncia enviada ao Tribunal de Justiça Desportiva, contra Santa Cruz e América, constam a presença do atleta sem o vínculo adequado.

O caso veio a público nesta sexta-feira (5). O clube currais-novense reclama a inegebilidade para que o atleta pudesse ser registrado com vínculo “não profissional”, uma vez que ele estava com idade acima dos limites previstos em regulamento.

Confira a cronologia dos registros:

No dia 17 de janeiro deste ano, dois episódios de registro do atleta. Renilson jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Potyguar e, após eliminação do Leão, teve seu vínculo encerrado. Essa operação foi realizada às 13h39 dessa data (veja abaixo).

No mesmo dia, posteriormente, o Globo oficializa seu vínculo com o atleta. O contrato firmado foi do tipo “não profissional”, confirme disposto no registro. A publicação foi oficializada às 17h do mesmo dia 17 de janeiro.

Irregularidades

No dia seguinte, Renilson vai ao banco de reservas e é utilizado no empate em 1×1 contra o Santa Cruz, válido pela 3ª rodada do 1º turno. Ele entrou na partida aos 25 de segundo tempo. Seu vínculo “não profissional” é confirmado na súmula.

Relação de jogadores de Santa Cruz x Globo do dia 18 de janeiro

No dia 21 de janeiro, pela 4ª rodada, novamente com o Santa Cruz, Renilson volta a ser relacionado, desta vez com a camisa 18. Porém, o técnico Eugênio Gomes não o utilizou na partida. Mais uma vez o vínculo “amador” de seu contrato foi sinalizado em súmula.

No dia 25 de janeiro, pela 5ª rodada, contra o América, Renilson vai ao banco novamente com a camisa 18. Ele entrou no duelo aos 20 minutos da segunda etapa. Mais uma vez, seu vínculo “amador” foi confirmado em súmula.

Registro em súmula contra o América, novamente com vínculo “amador”. Renilson foi utilizado nesta partida

No dia 29 de janeiro, o Globo volta a enfrentar o América, desta vez na Arena das Dunas. O atacante Renilson não foi relacionado para esta partida.

Novo vínculo

No dia 5 de fevereiro, o BID da CBF volta a confirmar um vínculo de Renilson com o Globo, esta vez com vínculo profissional.

Um dia seguinte, o atleta é relacionado para o duelo contra o próprio Potyguar com a camisa 21. Ele entrou no duelo e marcou até um gol contra sua ex-equipe. O duelo foi o primeiro do atleta na competição com o vínculo profissional (confirmado em súmula).

No segundo turno, Renilson entrou em todas as partidas do Globo na competição. Foram quatro aparições, todas com o vínculo profissional que estava em vigor confirmado em súmula.