domingo, 1 de fevereiro de 2015

Futebol do RN: América inicia defesa do título com vitória sobre Potiguar na Arena das Dunas!

DOMINGO, 1° DE FEVEREIRO DE 2015.
Atual campeão, o América estreou no Campeonato Potiguar 2015 na noite deste domingo (1), na Arena das Dunas, e conquistou a vitória por 2 a 0. Walber e Cascata marcaram os gols do Alvirrubro da capital ainda na primeira etapa.
América derrota Potiguar por 2 a 0 na estreia do Estadual (Foto: Wellington Rocha) 
América derrota Potiguar por 2 a 0 na estreia do Estadual
(Foto: Wellington Rocha)
Com a vitória, o time americano ficou com a segunda colocação do certame, com três pontos, mas em desvantagem em relação ao Santa Cruz no número de gols marcados. A equipe mossoroense é a última colocada. Na próxima rodada, o Potiguar tem pela frente a equipe do Força e Luz no próximo domingo (8), às 17h, no estádio Nogueirão, em Mossoró. No mesmo dia e horário, o América enfrenta o Corintians no estádio Marizão, em Caicó. Antes disso, o clube estreia na Copa do Nordeste diante do Serrano-BA, na quinta-feira (5), às 19h, no estádio Lomanto Júnior.
Pressão e resultado garantido
O América começou a partida com pressão total sobre o Potiguar. Logo no primeiro minuto, Max recebeu na área e finalizou, o goleiro Santos saiu bem do gol e fez a defesa. No lance seguinte, aos 2, a torcida americana pode comemorar. Cascata rolou para Walber, que arriscou de fora da área e marcou um belo gol. Com a desvantagem no placar, o Potiguar tentou sair para o jogo, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio americano. O Alvirrubro natalense, por sua vez, continuou com mais presença ofensiva. Aos 15 minutos, Cascata avançou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Max, que finalizou de primeira e Santos fez boa defesa. Na conclusão do lance, o goleiro mossoroense acabou se chocando com o atacante e se machucou, sendo substituído pouco depois. Após as investidas, o time natalense diminuiu o ritmo e o jogo ficou truncado. Se com a bola rolando não estava dando certo, o América assustou em cobrança de Cascata aos 21 minutos, mas o goleiro mandou pela linha de fundo. Melhor em campo, o Alvirrubro da capital teve mais uma boa chance com Walber. Aos 37, o lateral invadiu área e bateu cruzado, a bola passou perto da trave. A resposta do Potiguar veio dois minutos depois. Cleiton Junior arriscou da entrada da grande área e finalizou rasteiro, Busatto espalmou para escanteio. No minuto final da primeira etapa, o goleiro americano deu um chutão despretensioso para o ataque, o zagueiro Erivaldo falhou e a bola sobrou para Cascata, que avançou sem marcação e mandou para o gol na saída de Roberto. 2 a 0, aos 48.
Para manter a vantagem
Na volta para o segundo tempo, a equipe americana entrou em campo com ritmo mais lento, mas logo conseguiu criar uma boa chance. Aos 7 minutos, Roberto saiu jogando mal, Cascata ficou com a bola, ajeitou para Alfredo, que chutou em cima da zaga. Na cobrança de escanteio, a bola sobrou para Zé Antônio que finalizou e mandou na trave. Sem poderio ofensivo, o time mossoroense viu o América criar nova oportunidade aos 16 minutos. Max fez boa jogada individual, porém chutou fraco e o arqueiro do Potiguar defendeu sem problemas. Aos 27, o atacante recebeu cruzamento de Artur Henrique, mas cabeceou por cima da meta. Com o freio de mão puxado, o técnico Roberto Fernandes efetuou modificações. Saíram Cascata, Alfredo e Max para as entradas de Emerson, Gláucio e Daniel Costa, respectivamente. Já nos acréscimos, o Potiguar quase diminuiu o placar em jogada individual de Duda, mas o goleiro Busatto defendeu e segurou o placar em 2 a 0 a favor do América.
Ficha Técnica
América 2 x 0 Potiguar de Mossoró.
Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Árbitro: Suelson Diógenes
Cartões amarelos: Alfredo, Max (América), Erivaldo, Lima (Potiguar).
Gols: Walber e Cascata.
Equipes:
América: Busatto, Walber, Flávio Boaventura, Zé Antônio Potiguar e Artur Henrique; Judson, Zé Antônio, Thiago Dutra e Cascata (Emerson); Max (Gláucio) e Alfredo (Daniel Costa). Técnico: Roberto Fernandes.
Potiguar: Santos (Roberto), Rafinha, Erivaldo, Alexandre e Alexandre Gonçalves (Samuel); Ricardo Baiano, Lima, Pedro Ivo (Adriano) e Jean Alisson; Cleiton Júnior e Dudu. Técnico: Wassil Mendes.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar.

Futebol do RN: Santa Cruz, Alecrim e Globo vencem na estreia do estadual!

DOMINGO, 1° DE FEVEREIRO DE 2015.
Na rodada de estreia do Campeonato Potiguar, o destaque vai para os atacantes Felipe Moreira, do Alecrim, e Cristiano Sergipano, do Santa Cruz-RN. Eles marcaram duas vezes, ajudaram seus times a conquistar os três pontos e saíram na frente na briga pela artilharia. O Verdão venceu o Corintians de Caicó, de virada, por 2 a 1, no Estádio Iberezão, em Santa Cruz. O Tricolor do Trairi derrotou o Palmeira, fora de casa, pelo placar de 3 a 1, em partida realizada no Nazarenão, em Goianinha. No Estádio Walter Bichão, em Macau, o Globo FC marcou no final com Índio Oliveira e garantiu a vitória fora de casa sobre o Baraúnas.
A primeira rodada termina com o Força e Luz x ABC, na quarta-feira, no Estádio Barretão. Os cinco jogos da segunda rodada acontecem no próximo domingo, todos às 17h.
Palmeira de Goianinha x Santa Cruz-RN, no Estádio Nazarenão (Foto: Antônio Netto/Inter TV Cabugi)
Pouco mais de 700 torcedores assistiram a Palmeira de Goianinha x Santa Cruz.
(Foto: Antônio Netto/Inter TV Cabugi)
Palmeira 1 x 3 Santa Cruz!
A rede balançou mesmo foi no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O Palmeira recebeu o Santa Cruz e Cristiano Sergipano marcou duas vezes para o time visitante e ainda deu assistência para Moisés marcar o terceiro. No fim do segundo tempo, Nino, de pênalti, diminuiu para o Alviverde, que segura a lanterna da competição. O jogo terminou com a vitória do Tricolor por 3 a 1 sobre o Palmeira.

Alecrim de Natal 2 x 1 Corintians de Caicó!
O primeiro gol do Campeonato Potiguar saiu dos pés do meia Bodinho, do Corintians-RN, que abriu o placar sobre o Alecrim aos 12 minutos do primeiro tempo. Mas o Verdão tinha Felipe Moreira e virou o jogo em pouco mais de 20 minutos. O atacante marcou duas vezes e deu a vitória ao alviverde, que agora divide a liderança com o Santa Cruz-RN (líder pelo saldo de gols), Globo FC e América-RN, que derrotou o Potiguar de Mossoró por 2 a 0.

Baraúnas 0 x 1 Globo FC!
No Estádio Walter Bichão, em Macau, o início da partida entre Baraúnas e Globo FC sofreu um atraso de mais de 15 minutos, devido à falta de um desfibrilador em campo. A ambulância saiu do estádio para buscar o equipamento e o jogo só começou quando o equipamento chegou. Jogo sem grandes emoções no primeiro tempo; na segunda etapa, se viu mais movimentação e trabalho intenso dos goleiros. O único gol da partida só saiu após a entrada do atacante Índio Oliveira, que saiu do banco de reservas para dar a vitória ao Globo FC sobre o Leão do Oeste.

Segunda rodada!
Na próxima rodada, o Alecrim enfrenta o Globo FC no Estádio Barretão. O Galo do Seridó recebe o América de Natal, no Estádio Marizão, em Caicó. Sport Clube Santa Cruz e Baraúnas se enfrentam no Iberezão e o Palmeira vai ao Frasqueirão jogar contra o ABC. Todos os jogos acontecem no domingo, às 17h.
Por GloboEsporte.com/Natal

Guia do Campeonato Potiguar 2015: América e ABC buscam título no centenário!

DOMINGO, 1° DE FEVEREIRO DE 2015.

Dez equipes vão brigar pelo título do Campeonato Potiguar. Diferentemente do ano passado, os representantes do Rio Grande do Norte na Copa do Nordeste não foram beneficiados e participam do torneio desde a primeira fase. América-RN e ABC, que completam 100 anos em 2015, são os favoritos por terem maior poder de investimento. Em campo, porém, precisam redobrar as atenções para evitar surpresas. Natal ainda conta com mais dois representantes: o Alecrim, que também comemora seu primeiro centenário, e o Força e Luz, de volta à elite após 18 anos. De Mossoró, participam Baraúnas e Potiguar. Além deles, há ainda Palmeira de Goianinha, Santa Cruz, Corintians de Caicó e o Globo FC, que é da cidade de Ceará-Mirim. Em jogo estão três vagas para a Copa do Brasil e duas para a Copa do Nordeste de 2016, além de uma para a Série D de 2015. Por enquanto, a Federação Norte-rio-grandense só divulgou a tabela do primeiro turno. As datas do segundo turno serão definidas posteriormente, após a definição dos oito classificados. O América de Natal é o atual campeão e tenta manter a hegemonia sob o comando do técnico Roberto Fernandes, vencedor da competição em 2012 com o Mecão. O ABC, outra força da capital potiguar, é o maior campeão estadual com 52 títulos, mas não vence a competição desde 2011. O Potiguar de Mossoró foi o último campeão oriundo do interior, em 2013. O Globo FC, que participou pela primeira vez do torneio em 2014, sendo vice-campeão, busca a conquista inédita e aposta em uma pré-temporada que durou mais de dois meses.

Header ABC (Foto: Editoria de Arte)

Gilmar - atacante do ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)Gilmar, recuperado de lesão, ganha nova chance no ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)

A torcida avisou durante a festa de apresentação do elenco: o estadual é obrigação. No ABC, jogadores e comissão técnica já incorporaram esta responsabilidade e estão focados neste objetivo para voltar à Copa do Nordeste, a qual não disputa desde 2013. O técnico Roberto Fonseca permaneceu no Alvinegro após salvar a equipe do rebaixamento na Série B, no ano passado. O grupo, porém, foi bastante reformulado para o ano do centenário. Também renovaram contrato o goleiro Gilvan, o zagueiro Suéliton e os volantes Daniel Amora, Michel Benhami e Marcel, além do atacante Alvinho. De reforços, chegaram o goleiro Saulo, ex-Sport; o lateral-direito Reginaldo, ex-Coritiba; os zagueiros Luizão, ex-Cruzeiro, e Leandro Amaro, ex-Palmeiras; o meia Sandro, ex-Bragantino; e os atacantes Fabinho Alves, ex-Chapecoense, e Kayke, ex-Flamengo. O Mais Querido também conta com a volta de Gilmar, recuperado de grave lesão no tendão de Aquiles.


Header América-RN (Foto: Editoria de Arte)

Cascata - meia do América-RN (Foto: Carlos Arthur da Cruz/Globoesporte.com)Cascata volta ao América-RN em 2015 (Foto: Carlos Arthur da Cruz/Globoesporte.com)

Rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2014, o Mecão inicia a temporada com o objetivo de voltar a dar alegrias ao seu torcedor. Primeiro campeão estadual da "Era Arena das Dunas", o América-RN terá como casa o estádio construído para a Copa do Mundo e espera repetir a dose do ano passado. O treinador Roberto Fernandes segue à frente do time, mas solicitou reforços, já que terá que dividir as atenções com a Copa do Nordeste. Uma boa base foi mantida para o centenário - os zagueiros Cleber e Edson Rocha; os laterais Walber e Arthur Henrique; o volante Judson; e o atacante Max -, embora tenha perdido o volante Fabinho e o atacante Rodrigo Pimpão. Entre os contratados, destaque para o goleiro Busatto, ex-Icasa; o zagueiro Flávio Boaventura, ex-ABC; o volante Zé Antônio, ex-Paysandu; e o meia Thiago Potiguar, ex-Remo. A principal estrela rubra, porém, é um velho conhecido: Cascata, que terá sua terceira passagem pelo Mecão, e busca primeiro título com a camisa rubra.
Alecrim
Anthoni Santoro, técnico do Alecrim - Alecrim - treino - Ninho do Periquito (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Anthoni Santoro comanda o Alecrim em 2015 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O Alecrim também completa 100 anos em 2015 e vislumbra uma temporada vitoriosa. Uma derrota por 6 a 0 na pré-temporada, porém, já gerou mudanças no elenco, às vésperas da estreia no estadual. Seis jogadores foram dispensados e o técnico Anthoni Santoro decidiu reajustar o plantel antes do início do Campeonato Potiguar em busca do título no ano do centenário do clube. O Verdão contratou reforços como o atacante Didi Potiguar, ex-Corintians e Santa Cruz-RN, e o volante Reinaldo, ex-Palmeiras, ABC e América-RN. A equipe deve mandar seus jogos no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante, mas o local ainda passa por vistorias. Assim, o Alecrim, em acordo com a FNF, vai atuar no Estádio Iberezão, em Santa Cruz, nas duas primeiras partidas como mandante.

Baraúnas de Mossoró.
Paulo Moroni, técnico do Baraúnas (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)Paulo Moroni foi campeão com o Baraúnas em 2006 (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)

O Leão do Oeste recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva e perdeu o mando de campo em cinco jogos devido a uma confusão que acabou com oito jogadores expulsos no clássico contra o Potiguar, no ano passado. Por isso, o Tricolor deixa o Nogueirão e vai atuar no Estádio Walter Bichão, em Macau, nas primeiras rodadas do Campeonato Potiguar. O time será comandado por Paulo Moroni, que foi campeão estadual com o próprio Baru em 2006. Para repetir este feito, o treinador conta com os gols do atacante Fabinho Cambalhota, ex-Potiguar e Treze, e o talento do meia Adham.

Corintians de Caicó.
Corintians-RN - jogadores - Márcio Costa, zagueiro  -Estádio Marizão, em Caicó (Foto: Divulgação/Corintians-RN)Destaque do time na temporada é o zagueiro Márcio Costa (Foto: Divulgação/Corintians-RN)

Enfrentando grave financeira e sem apoio do poder público, o Corintians-RN demorou a confirmar participação no Campeonato Potiguar, o que só ocorreu após fechada uma parceria com empresários. O Galo do Seridó, que foi campeão estadual em 2001, tem como destaque o zagueiro Márcio Costa, de 41 anos. O defensor espera contribuir com sua experiência de ter passado por mais de 20 clubes, como o Corinthians, pelo qual levantou o troféu do Mundial da Fifa em 2000, além de ser campeão carioca pela dupla Flamengo e Fluminense. O Marizão, na cidade de Caicó, a 256 km de Natal, é o palco de jogos do Alvinegro. O estádio terá capacidade reduzida até que o governo do estado cumpra todas as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros.

Força e Luz de Natal.
força e luz campeonato potiguar 2015 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Força e Luz utiliza estrutura do Globo FC, em Ceará-Mirim (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Longe da elite do futebol potiguar desde 1997, o Força e Luz retorna à primeira divisão do estadual em 2015. O Forcinha mantém uma parceria com o Globo FC e, além de ter jogadores das categorias de base cedidos pelo clube de Ceará-Mirim, as equipes ainda compartilham de comissão técnica, uniformes, equipamentos, local de treinamento e também o Estádio Barretão, onde o Força e Luz mandará seus jogos. Uma das principais apostas do time natalense comandado por Ivanildo Freitas é o atacante Marciel. O goleiro Eridélson, ex-Santa Cruz-RN, é um dos mais experientes do grupo.

Globo FC de Ceará Mirim.
Robson, zagueiro do Globo FC, comemora o título e a vaga na final do Campeonato Potiguar (Foto: Jocaff Souza)Zagueiro Robson é o líder do Globo FC em busca do título inédito (Foto: Jocaff Souza)

Vice-campeão do Campeonato Potiguar de 2014, em seu primeiro ano de participação, o Globo FC chega carregado de expectativas para a disputa do torneio em 2015. Comandado pelo técnico Leandro Sena, a "Águia" tem como um de seus principais destaques o experiente zagueiro Robson, fechando a defesa do time tricolor. Aos 37 anos, o jogador chegou a atuar como treinador na temporada passada, durante a Série D do Campeonato Brasileiro. O clube tem estádio próprio - o Barretão, com capacidade para 10 mil torcedores, na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal - e espera fazer dele um "caldeirão".

Palmeira de Goianinha
Thaise Yamamoto, preparadora física do Palmeira de Goianinha - RN (Foto: Reprodução/Facebook)Thaise será a preparadora física do Palmeira de Goianinha - RN (Foto: Reprodução/Facebook)

Após vencer a luta contra o rebaixamento no estadual do ano passado, o Palmeira está hoje sob o comando do técnico Roderlei José Pachani, que revelou o atacante do Chelsea e da seleção espanhola, Diego Costa. O Verdão aposta nas categorias de base para compor o novo elenco e formalizou parceria com o Jabaquara, de Santos. Como curiosidade, o clube conta com a única preparadora física mulher da competição, Thaise Yamamoto. A profissional é natural de Santos, tem 22 anos e tem sua primeira experiência no Nordeste. A equipe manda seus jogos no Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 54 km de Natal.

Potiguar de Mossoró
Wassil Mendes, técnico do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)Wassil Mendes sonha com primeiro título estadual da carreira (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)

O Potiguar de Mossoró será comandado por um dos treinadores mais rodados no Rio Grande do Norte, mas que ainda busca o seu primeiro título, Wassil Mendes. O "Time Macho" foi campeão estadual pela última vez em 2013 e conta com a volta de dois heróis desta conquista: o goleiro Santos, que defendeu dois pênaltis na decisão contra o América-RN, e o meia Radames. Além da dupla, o Alvirrubro terá força do volante Ricardo Baiano, campeão potiguar em 2012 pelo América-RN e vice-campeão em 2014 pelo Globo FC. O Estádio Nogueirão, em Mossoró, liberado pelo Corpo de Bombeiros após reforma, será a casa do Potiguar.

Sport Clube Santa Cruz da cidade de Santa Cruz.
Higor César, do Globo FC, foi eleito o melhor treinador do Campeonato Potiguar 2014 (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Higor César foi eleito o melhor treinador do Potiguar 2014 (Foto: Augusto Gomes)

Comandado por Higor César, vice-campeão estadual no ano passado com o Globo FC e eleito o melhor técnico da competição, o Santa Cruz sonha com o título inédito do Campeonato Potiguar. Com um time praticamente todo renovado, o Tricolor do Trairi espera surpreender os favoritos ABC e América e, para isso, conta com o retorno do goleiro Marcello Galvão à equipe. Também contratou o experiente lateral-esquerdo Renatinho Carioca, ex-ABC e Baraúnas, e o meia Moisés, revelado pelo ABC, além do atacante Rael, ex-Globo FC. O Iberezão, na cidade de Santa Cruz, é o estádio utilizado pela equipe.


Regulamento

Por Natal