terça-feira, 12 de maio de 2015

Copa do Brasil: ABC perde para Paysandu e começa 2ª fase em desvantagem!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
 
Na próxima terça-feira (19), no estádio Frasqueirão, o Alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à terceira fase. O ABC viajou até Belém do Pará para encarar o Paysandu-PA na noite desta terça-feira (12) e saiu de campo derrotado por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Leandro Cearense, aos 15 minutos do segundo tempo. No jogo da volta, agendado para a próxima terça-feira (19), no estádio Frasqueirão, o Alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à terceira fase. Caso não aconteça, a vaga fica com o Paysandu-PA. Antes disso, o ABC entra em campo pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na sexta-feira (15), enfrenta o Criciúma-SC no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, às 21h50. A equipe abecedista ocupa a 13ª colocação na competição. Duelo bem disputado O jogo começou bem pegado na Curuzu, com os donos da casa melhores em campo.
 Logo aos 2 minutos, o Paysandu criou a primeira chance com Bruno Veiga, após falha de Leandro Amaro, mas a finalização saiu por cima da trave. Em casa e precisando garantir um bom resultado, o time bicolor seguiu pressionando. Aos 11 minutos, Yago Pikachu bateu colocado e Saulo espalmou, a zaga negra complementou. Pouco depois, mais uma tentativa. Desta vez, aos 14, em cobrança de falta de Rogerinho, que foi para fora. Apenas aos 21 minutos o ABC criou sua primeira chance no jogo. Reginaldo arriscou da entrada da área e Emerson defendeu. Aos 24, nova tentativa abecedista com Fabinho Alves, mas o atacante foi travado pela defesa. O time potiguar continuou insistindo e novamente parou no goleiro bicolor. Lima alçou bola na área, Bruno Luiz desviou de cabeça e Emerson defendeu. A pressão acordou os donos da casa.

Logo em seguida, Rogerinho chutou forte e Saulo pegou. Aos 30 minutos, mais uma tentativa. Bruno Veiga bateu e carimbou o zagueiro Suéliton. Nos instantes finais da primeira etapa, os donos da casa tentaram em cobrança de falta de Rogerinho, mas a bola foi para fora e o placar ficou zerado. Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, Rogerinho lançou Yago Pikachu, que bateu forte, mas mandou para fora. A pressão não cessou e aos 3 minutos, mais uma tentativa bicolor. Aylon cruzou e Pikachu desviou, Saulo segurou. Bicolor na vantagem Com o domínio do jogo, o Paysandu continuou sendo mais perigoso. Aos 10 minutos, Leandro Cearense invadiu a área, mas chutou para fora. Porém, aos 15 minutos, o atacante se redimiu. Rogerinho cobrou falta na área e ele desviou de cabeça para abrir o placar na Curuzu. Mesmo com a vantagem, o Papão seguiu melhor em campo e quase ampliou aos 27 minutos. Carlinhos fez boa jogada e cruzou na medida para Souza, que mandou pela linha de fundo.

Precisando do resultado, o ABC começou a crescer na partida e até conseguiu o empate aos 33 minutos, com Kayke, mas o árbitro assinalou falta do atacante abecedista.

Ficha Técnica:
Jogo: Paysandu 1x0 ABC F.C de Natal.
Local: Estádio da Curuzu, Belém (PA)
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso (AM)
Cartões amarelos: Reginaldo, Maurício, Suéliton, Saulo (ABC) Paysandu: Emerson, Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas;
Equipes:
Paysandu - Ricardo Capanema, Fahel, Carlinhos e Rogerinho (Carlos Alberto); Leandro Cearense (Souza) e Bruno Veiga (Aylon). Técnico: Dado Cavalcanti.
ABC: Saulo, Maurício, Suéliton e Leandro Amaro; Reginaldo, Fábio Bahia, Wellington Bruno, Ronaldo Mendes (Erivelton) e Lima; Bruno Luiz (Chiclete) e Fabinho Alves (Kayke). Técnico: Josué Teixeira.
Fonte: Portal No Ar (Natal).

Copa do Brasil: América de Natal vence e abre vantagem!


 

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Em um jogo bastante movimentado, o América de Natal venceu o Atlético/GO por 4x2, na noite dessa terça-feira, na Arena das Dunas, pelo primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, no Serra Dourada e a equipe potiguar pode perder por até um gol de diferença, que avança na competição. Mas, antes disso, o Alvirrubro faz sua estreia na série C do Brasileiro, domingo, contra o Águia de Marabá, no Pará. Os gols foram marcados por Álvaro, Thiago Potiguar, Adriano Pardal e Max, para o América enquanto Juninho e Ayrton descontaram para os goianos.
Com um esquema bastante ofensivo, o América não deu chances para o Atlético/GO no primeiro tempo do confronto. Mesmo sem criar muitas chances de finalizações ao gol defendido por Márcio, o Alvirrubro, sempre que foi ao ataque, conseguiu marcar gols. O primeiro surgiu aos 16 minutos, depois que Álvaro, chutou rasteiro da esquerda, a bola teve um leve desvio na zaga atleticana, enganou Márcio, que ficou só olhando ela entrar no seu gol. Com um maio controle do jogo, os donos da casa conseguiram marcar o segundo gol pouco tempo depois. Aos 22 minutos, Cascata fez boa jogada pelo meio, tabelou com Max e a bola acabou sobrando para Thiago Potiguar, dentro da área, no lado esquerdo.

O camisa 11 dominou e chutou de “bico”, colocado, para ampliar o marcador. Em desvantagem no marcador, o Atlético/GO tentava organizar alguma jogada de ataque, mas sempre era impedido pela defesa americana. Em uma dessas disputas de bola, surgiu o terceiro gol alvirrubro. Aos 26 minutos, Cléber ganhou dividida com Rafinha e laçou para Pardal. O atacante tocou para Thiago Potiguar e recebeu no meio da área, para chutar forte, sem chances para Márcio e marcar o terceiro gol americano. O América, com a ampla vantagem no marcador, controlou mais o jogo o meio de campo e ainda criou mais duas chances de ampliar, mas o primeiro tempo terminou sem mais gols.

O torcedor americano presente na Arena das Dunas, voltou para o segundo tempo confiante de que o América iria marcar mais gols ampliar a vantagem. Mas, dentro de campo, o que se viu foi o inverso. O Atlético/GO voltou com uma postura diferente, mais ofensiva e apostando a velocidade dos seus atacantes. E a tática deu certo, porque em 12 minutos, os visitantes marcaram dois gols. Aos 10, Juninho aproveitou cruzamento da esquerda e desviou para o gol. Dois minutos depois, foi a vez de Ayrton aproveitar falha da zaga americana e chutar forte, sem chances para Busatto. Melhor distribuído em campo, a equipe goiana seguida criando chances para empatar. No principal lance, Rafinha recebeu livre na área, chutou forte e a bola bateu no travessão.

A pressão do Atlético/GO se seguiu até aos 37 minutos, quando Max ganhou na disputa com Lino e chutou para marcar o quarto gol americano no jogo e aliviar a pressão. Os times ainda tentaram atacar, mas o placar da partida não foi mais alterado.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 4x2 ATLÉTICO/GO
Local: Arena das Dunas, Natal/RN Data:
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Público: 3.876 torcedores Renda: R$ 50.485,00
GOL: AMÉRICA: Álvaro, aos 16´,Thiago Potiguar, aos 22´ e Adriano Pardal, aos 26´o 1º T; Max, aos 37´do 2ºT ATLÉTICO/GO: Juninho, aos 10´, Ayrton, os 12° do 2° T
Equipes:
AMÉRICA: Busatto; Maguinho, Flávio Boaventura, Cléber e Álvaro (Gilmar); Judson, Zé Antônio Paulista e Cascata (Régis Potiguar); Thiago Potiguar, Adriano Pardal (Clebson) e Max. Técnico: Roberto Fernandes.
ATLÉTICO/GO: Márcio; Éder, Rafael, Lino e Sidcley; Anderson Pedra, Régis (Ayrton), Pedro e Zezinho (Tiago Primão); Rafinha (Luiz Fernando) e Juninho. Técnico: Marcelo Martelotte.

Fonte: Tribuna do Norte (Natal).

Futebol do RN: Presidente do Potiguar de Mossoró defende criação de Liga do Interior!



Terça feira, 12 de maio de 2015.
O presidente do Potiguar de Mossoró, Jorge do Rosário (Foto), defende a criação de uma Liga do Interior na tentativa de se buscar melhorias para os times dessa região. O dirigente afirma que por enquanto é “apenas uma ideia”, mas espera que a proposta ganhe força a partir do envolvimento de outros dirigentes de clubes do futebol interior. “Ano passado eu falei sobre isso (Liga do Interior) com o presidente do Globo e comentei esse ano com algumas pessoas. De momento, é apenas uma ideia, mas dependendo do envolvimento, da adesão dos times, essa proposta poderá ser colocada em prática”, disse Rosário. Segundo o dirigente, há várias situações para colocar na mesa para discussão e somente com união e comprometimento dos dirigentes será possível atingir os objetivos traçados. Uma dessas situações mencionadas por Jorge diz a respeito de uma segunda competição ao ano. Atualmente, a Federação só disponibiliza de uma – o Campeonato Estadual –, permitindo infelizmente a sazonalidade para várias equipes. Com isso, a entidade infringe o Estatuto do Torcedor, que determina à gestora de futebol a realização de eventos para garantir pelo menos oito meses de atividades para os clubes. A Liga do Interior, sendo instituída, lutaria justamente para preencher essa lacuna. “Lembro que há mais ou menos 15 anos tivemos um campeonato envolvendo times daqui do Rio Grande do Norte e lá do Ceará. Tivemos bons resultados. 
Hoje, não temos uma competição como essa”, reclamou. O campeonato que Jorge se refere foi à Copa RN/CE realizada no ano de 2000 e que foi organizada por dois veículos de comunicação – Gazeta do Oeste e Rádio Difusora. O evento teve a chancela das federações do Ceará e do Rio Grande do Norte e foi considerado sucesso de critica e de público. Potiguar e Uniclinic/CE foram um dos participantes e aproveitaram a Copa como preparação para a Série C do Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano. Outra função da Liga do Interior seria pressionar a Federação para informar com antecedência sobre cotas advindas de seus parceiros. “Como a Federação diz que ajuda os clubes, seria importante que ela anunciasse esses valores para que os times possam se programar e definir um planejamento para o campeonato”, argumentou o presidente alvirrubro. Outra proposta da Liga do Interior defendida por Jorge seria o retorno a discussão quanto à fórmula de disputa do Campeonato Estadual. Ultimamente, a Federação vem “ditando o ritmo”, chegando com o sistema já praticamente pronto, sem dá vez e voz aos filiados do interior. Este ano, o campeonato foi disputado por sistema de pontos corridos em duas etapas. Essa formula contempla o clube que possui maior poder de investimento, no caso os times da capital. Jorge defende o resgate da competição com fases semifinal e final. “Podemos dizer que o sistema de pontos corridos é uma forma justa – se é que existe justiça no futebol –, mas não podemos desprezar o tradicional modelo contemplando semifinal e final, as fases decisivas de um ‘mata-mata’. Com ele, o campeonato ganha em rentabilidade e emoção”, disse. Indagado se irá procurar os dirigentes para iniciar a discussão sobre a criação da Liga do Interior, o presidente do Potiguar disse que “de momento, ainda não” devido seus afazeres, mas pretende em breve iniciar o movimento. Em novembro, ele deixa a presidência do Potiguar, mas garantiu que isso não impede seu envolvimento com a possível liga independente.

Fonte: Jornal De Fato/Marcos Santos (Mossoró).

Futebol do RN: Onze equipes participam do Estadual sub 19!



Terça feira, 12 de maio de 2015.

Onze equipes irão participar do Campeonato Estadual de Futebol 2015 - categoria sub 19. São elas: ABC, Alecrim, América, Atlético Potengi, Atlético Potiguar, Globo de Ceará de Mirim, Mossoró Esporte Clube, Palmeira de Goianinha, Potiguar de Mossoró, Santa Cruz e Visão Celeste. Além do título de campeão, estarão em disputa duas vagas para a Copa São Paulo de Futebol Junior, promovida pela Federação Paulista de Futebol e que começará em janeiro de 2016. Embora a FNF - Federação Norte-rio-grandense de Futebol - ainda não tenha divulgado nada a respeito desta e de outras competições das categorias de base, se sabe extraoficialmente, que o Estadual sub 19 está previsto começar em junho. Vamos esperar que a federação divulgue alguma coisa relacionada no seu site. Fonte: Blog Esporte Amador

América-RN x Atlético-GO - Confronto de Dragões na Copa do Brasil!


 Roberto Fernandes tem problemas para escalar o América-RN

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Em duelo de Dragões, o América-RN e Atlético-GO se enfrentam nesta terça-feira, às 19h30, na Arena das Dunas, em Natal, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. O time natalense participa pela 19ª vez do torneio e, sua melhor campanha foi na edição de 2014, quando foi chegou as quartas de final, sendo eliminado pelo Flamengo.
O Dragão natalense e o Dragão goiano já se enfrentaram oito vezes na história, com retrospecto bastante equilibrado. São três vitórias do América, um empate e, quatro triunfos do Atlético. Os goianos marcaram 15 gols e os potiguares, 12.

Esta não é a primeira vez que América de Natal e Atlético de Goiás se enfrentam em sistema eliminatório de mata-mata. O primeiro play-off entre as duas equipes aconteceu na segunda fase da Série B do Brasileirão de 1996 e, deu América. Na partida de ida, o Atlético venceu pelo placar de 3 a 2, no Serra Dourada, em Goiânia e, no jogo da volta, o América venceu por 2 a 0, no antigo Machadão, em Natal e, avançou as quartas de final. 
O técnico Roberto Fernandes (Foto) relacionou 22 jogadores para o jogo do América-RN. As baixas ficam por conta do lateral Diogo, que já disputou a competição pelo Confiança-SE, e do meia Daniel Costa, que ainda negocia a renovação do seu contrato.
O jogo será importante para o atacante Max, que completará 150 jogos vestindo a camisa do Mecão. O camisa 9 é o principal artilheiro do América-RN na temporada, já tendo marcado 16 gols, apenas um a menos que Rafael oliveira, do Botafogo-PB, atual artilheiro do ano envolvendo todas as competições brasileiras de Primeira Divisão.
Fonte: Rafael Mendes.

LIGA DOS CAMPEÕES: Bayern vence, mas Neymar marca dois e classifica Barça!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Time espanhol aguarda o adversário da decisão do duelo da próxima quarta-feira.

O Bayern de Munique bem que tentou, foi para cima, mas o primeiro finalista da Liga dos Campeões é o Barcelona. Na Allianz Arena, em Munique, Neymar marcou duas vezes ainda no primeiro tempo, mas o time alemão foi buscar o resultado e derrotou o Barça, por 3 a 2, no jogo de volta das semifinais do torneio continental.

O Barça garantiu a classificação pela gorda vitória no jogo de ida, por 3 a 0, no Camp Nou, em Barcelona. Sendo assim, Neymar, Messi e cia. assistem de camarote a outra semifinal, entre Real Madrid e Juventus, nesta quarta-feira, para conhecer o adversário na grande decisão, marcada para o próximo dia 06, em Berlim.
 
Se Lionel Messi foi o herói dos espanhóis no primeiro jogo, Neymar assumiu a função nesta terça ao anotar os dois gols dos visitantes. Agora ele divide a vice-artilharia da competição com Cristiano Ronaldo e o compatriota Luiz Adriano, todos com nove gols. Messi lidera a briga, com 10.
Para sonhar com a final, o Bayern de Munique precisava vencer nesta terça por quatro gols de diferença ou ao menos por 3 a 0 para levar o confronto para os pênaltis. A dura tarefa contra o time de Messi, Neymar e Luis Suárez, chegou a parecer viável quando o Bayern abriu o placar aos 6. Mas virou pesadelo diante da virada do Barcelona antes dos 30 minutos.

O Bayern seguiu lutando forte no segundo tempo e tirou vantagem do recuo dos visitantes. Anotou mais dois gols e por alguns minutos chegou a sonhar com a decisão da Liga. Mas não teve forças para superar novamente a defesa catalã e viu murchar a cada minuto o ímpeto de reverter o placar do jogo da ida até o apito final.

Agora o Barcelona aguarda o confronto entre Real Madrid e Juventus, que decidem a outra vaga na final nesta quarta. O time italiano venceu o jogo de ida por 2 a 1 e entra em vantagem para a partida a ser disputada no Santiago Bernabéu.

Com a classificação, o Barcelona se vingou da dura eliminação sofrida na semifinal da edição 2012/2013 da Liga dos Campeões. Naquela competição, o Bayern vencera o confronto pelo placar agregado de 7 a 0 (4 a 0 e 3 a 0). O time espanhol disputará sua oitava final de sua história na Liga. A última foi em 2011, quando foi campeão.

O JOGO
Barcelona e Bayern entraram em campo com estratégias opostas, mas com as mesmas metas: controlar o meio-campo e a posse de bola. Assim, o início da partida se resumiu a um grande congestionamento no meio. Os dois times disputavam cada metro quadrado do setor e tentavam adiantar suas marcações para se impor em campo.

A mudança de postura só acontecia com a bola no pé. O Barcelona valorizava a posse de bola e trocava passes com tranquilidade. Já o Bayern acelerava o jogo quando roubava a bola para tentar surpreender a defesa espanhola.

Neste duelo, o Barcelona criou a primeira chance perigosa, em lançamento para Rakitic. O croata invadiu a área e bateu cruzado. Neuer fez a defesa aos 4 minutos. No rebote, Neymar exigiu outra boa intervenção do goleiro alemão.

O Bayern respondeu com maior eficiência, tirando vantagem da bola parada, tática que já era esperada pelo rival espanhol. Mesmo assim, o zagueiro Benatia cabeceou livre dentro da área. Ter Stegen pulou no canto, sem evitar o gol dos anfitriões aos 6. O gol encerrou um jejum do Bayern, que não balançava as redes há 367 minutos. O Barcelona, por sua vez, não levava gol há sete jogos.
A vantagem, porém, durou apenas oito minutos. Os visitantes empataram em mais uma grande jogada do seu poderoso trio ofensivo. Messi enfiou para Luis Suárez, que entrou na área e cruzou para Neymar, livre na pequena área, só empurrar para o gol, aos 14. Com esta rápida reação do Barcelona, o Bayern precisava marcar quatro gols para buscar a vaga na final.

Mas os donos da casa não desanimaram. E passaram a dar muito trabalho para Ter Stegen. Com grandes defesas, ele barrou bela cabeçada de Müller, aos 18, e finalização perigosa de Lewandowski aos 26.

Do outro lado, porém, o Barcelona seguia fulminante no ataque. Depois de chance perdida por Messi aos 27, o time espanhol virou o marcador no minuto seguinte. Suárez disparou pela direita e cruzou na área para Neymar bater no canto e marcar seu segundo gol na partida. Agora o Bayern precisaria anotar cinco gols para seguir sonhando.

A situação ficou mais difícil quando Lewandowski desperdiçou oportunidade incrível aos 39. Quase na pequena área, ele bateu à queima-roupa e Ter Stegen fez leve desvio. A bola se encaminhava para as redes quando o goleiro se recuperou rapidamente para saltar rumo à linha e evitar o segundo gol alemão.

Para a etapa final, Luis Enrique trocou Suárez, com dores na perna esquerda, por Pedro. A mudança, aliada à folga no placar, fez o Barcelona reduzir o ritmo. Mais recuado, passou a esperar mais pelo Bayern. E o time da casa aproveitou a mudança de postura do rival para descontar. Aos 13, Lewandowski driblou o marcador e bateu colocado no canto, da entrada da área: 2 a 2. O Bayern ainda precisaria anotar quatro gols para avançar à decisão.
A diferença caiu para três aos 28 minutos, quando Schweinsteiger ajeitou para Müller finalizar, da entrada da área, no canto esquerdo de Ter Stegen e manter o Bayern com esperanças. Os donos da casa dominavam a posse de bola e controlavam as ações. Mesmo assim, não conseguiu furar novamente a preocupada defesa do Barcelona.
Nos instantes finais, os visitantes voltaram a atacar, em breves tentativas. Nos acréscimos, Neymar desperdiçou chance incrível cara a cara com Neuer - tentou dar passe para Messi na pequena área e perdeu a oportunidade de anotar seu terceiro gol. No ataque, o Barcelona minou as últimas forças do Bayern e segurou a partida até o apito final.
Fonte: AFI.

Federação homenageia radialistas!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Durante a premiação do Craque Potiguar 2015, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) homenageou radialistas que trabalharam no estádio Juvenal Lamartine, palco natalense de grandes confrontos pelo Campeonato Potiguar durante décadas. Foram homenageados Araújo Rodrigues, Nivaldo de Souza e Eli Morais pelas contribuições para o jornalismo esportivo do Rio Grande do Norte. Neste ano, o troféu do Estadual recebeu o formato do estádio Juvenal Lamartine.
Fonte: FNF

Futebol do RN: ABC e América na Copa do Brasil!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Nesta terça-feira (12), as atenções de ABC e América estarão voltadas para a Copa do Brasil em jogos (ida) válidos pela segunda fase da competição.

Na Arena das Dunas, 19h30, o América recebe o Atlético GO, e para este confronto o técnico Roberto Fernandes não poderá contar o com ala Diogo que já participou da Copa do Brasil pelo Confiança e deve definir por Maguinho na ala direita. Arbitragem deste confronto vem da Federação Paraibana. Pablo dos Santos Alves será o árbitro central, assistente 1 Márcio Freire Lopes, assistente 2 Tomaz Diniz de Araújo. O quarto árbitro, Ítalo Medeiros de Azevedo.

No mesmo horário, no estádio Leônidas de Castro, a Curuzu, em Belém/PA, o ABC enfrenta o Paysandu, e para este confronto o técnico Josué Teixeira perdeu o volante Dedé, que já disputou a Copa do Brasil pela Ponte Preta/SP. O trio de arbitragem para este duelo é do Amazonas. Árbitro central, Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, assistente 1 Jander Lopes e o 2, Ivo Fernando da Costa de Sousa.

Na segunda fase da Copa do Brasil, o time visitante pode eliminar o jogo de volta se vencer por uma diferença de dois ou mais gols.


Na sexta-feira, o ABC joga em no estádio Heriberto Hulse enfrentando o Criciúma pela segunda rodada da Série B, e o América estreia na Série C, domingo, enfrentando o Águia no estádio Zinho Oliveira em Marabá, no sudeste do Pará.

Caixa lança campanha de união de torcidas!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
A Caixa lança, neste sábado (9), campanha publicitária para disseminar a cultura de paz no futebol, aproveitando o início do Campeonato Brasileiro de 2015.

A Camisa da Paz, símbolo da campanha, une cores de todos os clubes patrocinados pela Caixa e representa o valor essencial que preserva a alegria dentro e fora dos estádios.

A campanha conta com filmes de 60 e 30 segundos com estreia nas emissoras de TV: Band, Band Sports, Band News, Record e Record News.

Maior patrocinadora do futebol brasileiro, A Caixa investe na estrutura e no aprimoramento técnico das equipes. Faz isso pelo esporte e também pela torcida de milhões de brasileiros.

No filme, a narração diz que “todo brasileiro já nasce sabendo conviver com as diferenças. A gente tem o dom de unir, compartilhar e fazer o bem.

Pela paz, o Brasil é uma só torcida”. Os clubes patrocinados pela Caixa são: Flamengo, Corinthians, Atlético Paranaense, Sport Recife, Vitória/BA, Figueirense e Chapecoense de SC; América e ABC do RN; Asa de Arapiraca e CRB de Alagoas.

Cientistas descobrem origem dos olhos Azuis em seres humanos!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Um dos mistérios da humanidade está desvendado: a origem dos raros e cobiçados olhos azuis.

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que a cor surge seguindo uma mutação genética do gene OCA2, ocorrida pela primeira vez há dez mil anos.

O gene em questão, no caso, não dá a cor azul aos olhos, mas desativa a proteína P, que é responsável pela melanina escura que está tipicamente presente em grande parte dos olhos humanos.

Além disso, o estudo concluiu também que essa mutação se espalhou predominantemente até o fim do último período glacial, o que explica o motivo de europeus terem mais chances de ter olhos claros.

Com o rastreamento genético os cientistas descobriram não só quando e como surgiu o olho claro, mas também onde: em uma região na costa noroeste do Mar Negro.

Para chegar às conclusões foram estudadas 155 pessoas de diferentes países, como Turquia, Jordânia e, claro, Dinamarca. Fonte: Yahoo.

Futebol amador: Seleção de Santana do Seridó-RN é finalista da Copa do Vale - 2015 de São Mamede-PB!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
No último domingo à tarde, (10/05), no Estádio de Futebol de São Mamede-PB, aconteceu a 1ª Semifinal da Copa do Vale - 2015 de São Mamede-PB, entre a Seleção de Santana do Seridó/RN x Seleção de Vársea/PB, que empataram em 2 x 2 no tempo normal, com gols marcados por Tiago e Edinho para Santana do Seridó, Gony e Norman para Vársea. Nas cobranças dos tiros livres da marca do pênalti, a Seleção de Santana do Seridó se classificou para a final da competição, ao vencer por 4 x 3.
Seleção de Santana do Seridó/RN.
Seleção de Vársea/PB
O Árbitro Central foi Acivânio da Silva Souza, os assistentes: João Paulo Alves de Azevedo e José Adriano de Oliveira Pereira, 4º Árbitro: Joselito Silva Moreira. O quarteto de arbitragem é de Condado-PB, os quais fizeram um bom trabalho.
As equipes atuaram da seguinte maneira:
A Seleção de Santana do Seridó com; Biga, Marinho Carnaúba, Jarleandro, Toninho e Wesley (Caíque); Ailson (Nicozina), Naldinho, Chaquira e Tiago (Petuca); Deilson e Edinho. Técnico: Alexandre Lima.
A Seleção de Vársea jogou com; Botinha, Segundo, Pedro Pancada, Diney e Marcelo; Juninho (Lucas), Jozicley, Bosquinho e Wesley; Norman e Gony.

No próximo domingo (17/05) às 15h30 teremos a 2ª Semifinal entre a Seleção de São Mamede x Sabugy de Santa Luzia, a final está programa para o dia 24 deste mês.
Fonte: Blog do Toscano Neto.
PARCEIROS

Atletas da E.F. Parelhas já estão em São Paulo para se apresentarem a Ferroviária de Araraquara e Noroeste de Bauru!

Terça feira, 12 de maio de 2015.
Anderson, Geová, Deivd e Argel.
Três atletas da Escolinha de Futebol Parelhas já estão no Estado de São Paulo e deverão se apresentar á clubes paulistas, eles foram acompanhados pelo treinador Geová Azevedo e chegaram na manhã desta segunda à capital paulista. Esses atletas foram aprovados na seletiva realizada na cidade de Parelhas/RN pelo empresário João Martins, que veio por intermédio do empresário Vincenzo.  
Os atletas Anderson Alves de Jardim do Seridó (Dedezinho) nascido em 1999 e Argel de Parelhas de 2000 vão para a Ferroviária de Araraquara; e Deivid de Carnaúba dos Dantas de 1996 vai para o Noroeste de Bauru. Desejamos boa sorte a todos os atletas.
Dedezinho também atuou no PSV de Jardim de Piranhas, equipe de Tyko Fernandes que também tem um excelente trabalho de base na região.
A Escolinha de Futebol Parelhas vem se destacando na região, tem o comando de Geová, em menos de três anos de existência já tem alguns garotos em equipes de base do RN, e agora indo para SP, é a prova de que o trabalho está no caminho certo.
Geová informou que já está viajando para Araraquara onde Dedezinho e Argel se integrarão ao elenco da Ferroviária e nesta terça-feira Deivid se apresentará ao Noroeste.
Fonte: Portal Esporte São José do Sabugi. 
PARCEIROS