domingo, 1 de abril de 2012

Campeonato Potiguar: ASSU vence e entra no G4; Caicó derrota o Potiguar e respira!

Domingo – 1°/04/2012:
A sétima rodada do segundo turno do campeonato potiguar teve 12 gols marcados e apenas um foi assinalado no primeiro tempo. Paulo Victor, do ASSU, aos 44 minutos da segunda etapa marcou o gol de número 200 da competição.
Com um gol de Léo Gamalho aos 41 minutos do 2° tempo, o ABC derrotou o Palmeira por 1x0 e se manteve na liderança com 16 pontos.
O Baraúnas, com dois gols relâmpagos, venceu o Alecrim por 2x1 no Nogueirão e assumiu a segunda colocação, agora com 14 pontos.
O Caicó E.C, com um gol de Wagner aos 48 minutos do segundo tempo bateu o Potiguar/M e respirou um pouco na classificação geral. Além da vitória, a Raposa do Seridó foi beneficiada com a derrota do Alecrim para o Baraúnas e agora a diferença diminuiu para um ponto. O Alecrim tem 14 pontos e o Caicó E.C 13. As duas rodadas finais vão definir quem permanecerá ou não na primeira divisão, Alecrim ou Caicó.
O Potiguar de Mossoró, com 16 pontos ganhos no geral, ainda não escapou da degola, neste turno é o único time que ainda não venceu, foram cinco derrotas e dois empates. Seus dois compromissos restantes serão realizados em Mossoró, contra o Palmeira e o América.
O ASSU conseguiu uma grande vitória, derrotou o Corintians por 2x1 no Edgarzão, entrou no G4 e tem tudo para se classificar. O Camaleão tem pela frente dois grandes adversários: O ABC Fransqueirão e o América no Edgarzão. 

Resultados deste domingo pela 7ª rodada do 2° turno do Campeonato Potiguar!


Em Goianinha: PALMEIRA  0x1  ABC F.C
Local: Estádio Nazarezão.
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro.
Gol: Léo Gamalho, aos 41 minutos do 2° tempo.

Em Caicó: CAICÓ E.C 2x1 POTIGUAR/M
Local: Estádio Marizão.
Árbitro: Flávio Roberto Sales de Lima.
Gols: Humberto Saraiva, aos 5’ e Wagner, aos 48’ (Caicó); João Maria, aos 40’ (Potiguar/M), todos os gols marcados no segundo tempo.

Em Assú: ASSU  2x1 CORINTIANS
Local: Estádio Edgarzão.
Árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira.
Gols: Gilmar, aos 39’ e Victor Hugo, aos 44’ (ASSU); Júlio César, aos 45’ (Corintians), todos no segundo tempo.

Em Mossoró: BARAÚNAS  2x1 ALECRIM
Local: Estádio Nogueirão.
Árbitro: Suelson Diógenes de França Medeiros.
Gols: Ângelo, aos 7’ (Alecrim); Carlos Alberto, aos 16’ e Fabinho Cabalhota, aos 17’ (Baraúnas), todos no segundo tempo.

Ontem – Sábado 31/03:
Em Goianinha: América 0x2 Santa Cruz
Gols: Flávinho, aos 33 minutos do 1° tempo e Ricardo Carioca, aos 47 do segundo tempo.



A classificação em 1°/04/2012:

1° - ABC, 16 pontos.
2° - Baraúnas, 14 pontos.
3° - América, 13 pontos.
4° - ASSU, 12 pontos e 4 vitórias.
5° - Santa Cruz, 12 pontos e 3 vitórias.
6° - Alecrim, 09 pontos.
7° - Corintians, 07 pontos.
8° - Palmeira/G, 06 pontos.
9° - Caicó, 05 pontos.
10° - Potiguar/M, 02 pontos.

Classificação Geral - Atualização em 1°-04-2012:
1° - ABC, 43 pontos.
2° - América, 32 pontos.
3° - Santa Cruz, 27 pontos.
4° - Baraúnas, 27 pontos.
5° - ASSU, 22 pontos.
6° - Corintians, 22 pontos
7° - Palmeira, 19 pontos.
8° - Potiguar/M, 16 pontos.
9° - Alecrim, 14 pontos.
10° - Caicó, 13 pontos.

Fonte: Escrete de Ouro. 

Boletim Memória do Futebol - 73!

1°/04/2012 DOMINGO

Luiz,

Cerca de 5 anos atrás, juntamente com alguns outros amigos ajudei a constituir o Grupo de Literatura e Memória do Futebol, o MEMOFUT.


Segue o texto que anualmente é enviado a todos os seus integrantes, sempre que o grupo aniversaria:

O Memofut comemora hoje, 31 de março, cinco anos de existência.

O Grupo foi criado em 31 de março de 2007, por 16 interessados em literatura e memória do futebol.

Fazem parte do grupo e frequentam suas reuniões, Administradores, Advogados, Engenheiros, Escritores, Estudantes, Historiadores, Jornalistas, Médicos, Pesquisadores e Professores, todos apaixonados pelo futebol.

Sempre é importante lembrar a finalidade do Grupo.
O Memofut tem como objetivos:

I - Preservar a memória do futebol.
II – Divulgar a literatura e outras formas de expressão cultural e artística do futebol.
O grupo é apartidário, sem fins comerciais e é extremamente rigoroso no respeito aos direitos autorais.

Certamente o Grupo ultrapassou as nossas expectativas e deverá crescer mais, através do trabalho de todos nós.

...infelizmente não faço mais parte do grupo, justamente por ter discordado da opinião de um de seus idealizadores, que acabou por inviabilizar a minha continuidade no grupo.
No entanto, ainda em 2010 quando coordenava o MEMOFUT, uma de nossas iniciativas naquela época foi a de propor um projeto tendo em vista criar um dia em prol da memória do futebol.
Infelizmente, de forma surpreendente, contamos com a grande resistência de algumas pessoas ligadas a coordenação do mesmo que acreditavam ser esta uma iniciativa que poderia gerar a presença de um maior número de pessoas em nossos encontros que eram realizados no Museu do Futebol (na verdade três pessoas foram contra, e como a coordenação era formada por cinco pessoas...)
Particularmente jamais acreditei que o controle de ações em prol de uma coletividade, no caso em particular, o futebol, o esporte mais popular do mundo, pudesse ficar sob controle de poucas pessoas, ainda mais que as reuniões são realizadas em local público, onde a não ser que ocorra o pagamento pelo espaço, não pode haver a restrição da entrada dos contribuintes.
Infelizmente tenho sofrido algumas represálias por acreditar e expor esta minha opinião, tendo eventos, gratuitos, cancelados por pessoas que, infelizmente, resolveram tomar partido nesta desagradável discussão de conceito – “ter ou não eventos abertos ao público em geral” e até mesmo um dos meus trabalhos teve sua autoria adulterada por um co autor de um dos meus livros, coordenador do grupo.
Mas não é a hora de me lamentar e sim de compartilhar uma importante iniciativa e o MEMOFUT é realmente uma grande e bela iniciativa.
Tomara que em breve novos ventos assumam a coordenação do grupo e permita a efetiva democratização desta iniciativa em prol da memória do futebol.

um grande abraço

José Renato Santiago




Nesta quinzena o Boletim da   Memória do Futebol irá destacar o Centenário do Santos e o aniversário da primeira partida realizada no país ainda em 1894, na antiga Várzea do Carmo, região central de São Paulo.
Esta data em especial foi um dos fatos que me motivou, juntamente com mais dois amigos, Marcelo Unti e John Mills, a buscar apoio junto a Camara Municipal no intuito da cidade de São Paulo incluir em seu calendário oficial uma data em prol da Memória do Futebol.
Contamos com a colaboração decisiva do vereador Floriano Pesaro, o que após dois longos anos de esforços, resultou na promulgação da Lei 15.522, que institui o Dia em Memória ao Futebol a ser comemorado no dia 24 de novembro (data de aniversário de Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil.
Nesta semana, em particular, gostaria de compartilhar com você o link com a entrevista que dei ao uol na última sexta-feira: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/03/30/maior-acervo-sobre-futebol-do-brasil-esta-escondido-no-alto-da-serra-da-cantareira.htm e, por fim, um estudo que fiz sobre as equipes que foram efetivamente beneficiadas e prejudicadas pela Copa União de 1987.
Espero que seja do seu agrado,
Um grande abraço.    
  
José Renato 

Os Maiores Beneficiados e Prejudicados pela Copa União de 1987

O título brasileiro de 1987 é, sem dúvida, uma das maiores polêmicas em nosso futebol. As discussões sobre quem foi campeão brasileiro daquele ano são muito quentes, .
Não entrarei nela, mas gostaria de resgatar uma outra questão que é muito pouco discutida sobre aquela competição, seus participantes.
O Campeonato Brasileiro de 1986 seria disputado por 44 equipes e mais 4 que iriam “subir” da segunda divisão entre as duas fases iniciais.
O Conselho Nacional de Desportos, antigo CND, tinha a intenção de reduzir o número de participantes da primeira divisão do campeonato brasileiro. Ao lado da CBF estabeleceu que o campeonato de 1986 seria classificatório para o de 1987, quando 24 equipes participariam do mesmo.
O regulamento original de 1986 estabelecia que da primeira para a segunda fase 32 equipes se classificariam. As 24 melhores fariam parte da primeira divisão de 1987.
No entanto, um problema envolvendo o Vasco da Gama e Joinville (também não entrarei na discussão sobre este problema, também recheado de polêmicas.) durante a fase inicial, fez com que o regulamento fosse alterado durante a competição o que causou a classificação de 36 equipes para a segunda fase, 4 a mais que o original.
Diante disso, ficou definido o aumento para 28 no número de classificados para o campeonato nacional da primeira divisão de 1987.
Se esta segunda versão do regulamento tivesse sido obedecida, as 28 equipes que disputariam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro seriam:
Atlético – GO, Atlético – MG, Atlético – PR, América – RJ, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Goiás, Grêmio, Guarani, Flamengo, Fluminense, Internacional – RS, Internacional – SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco – ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze eVasco da Gama.
No entanto, em 1987, a criação do Clube dos 13 e a realização da Copa União, tiraram da principal competição nacional de 1987 as seguintes equipes, as maiores prejudicadas:
Atlético – GO, Atlético – PR, América – RJ, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Internacional – SP, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco – ES e Treze.
Dentre estas 14 equipes, apenas o América – RJ, por se sentir prejudicado, se recusou a participar do campeonato organizado pela CBF em 1987, o chamado Módulo Amarelo
O Clube dos Treze resgatou, em 1987, duas equipes que deveriam participar da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro daquele ano, no caso, as maiores beneficiadas:
Botafogo – RJ e Coritiba.
Ao organizar o Módulo Amarelo, a CBF resgatou para o que ela considerou como também sendo da Primeira Divisão, duas equipes que deveriam participar da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 1987, são elas:
Sport e Vitória – BA.
Se a CBF tivesse utilizado como critério completar o Módulo Amarelo com as equipes classificadas imediatamente depois daquelas que já tinham conseguido a vaga no campo, elas seriam o Vitória – BA, que foi realmente chamado, e a Ponte Preta, outra prejudicada que acabou tendo que disputar o Módulo Azul, uma espécie de Terceira Divisão do Brasileiro.
Lembrando que o critério anterior era “chamar” as equipes com melhores campanhas na Segunda Fase do Brasileiro de 1986.
E foi assim que a história aconteceu...


   
memoriafutebol.com.brBoletim Memoria Futebol - 73 - Abril de 2012

Editorial - Os maiores beneficiados e prejudicados pela Copa União de 1987.

O título brasileiro de 1987 é, sem dúvida, uma das maiores polêmicas em nosso futebol. As discussões sobre quem foi campeão brasileiro daquele ano são muito quentes, .
Não entrarei nela, mas gostaria de resgatar uma outra questão que é muito pouco discutida sobre aquela competição, seus participantes.
O Campeonato Brasileiro de 1986 seria disputado por 44 equipes e mais 4 que iriam “subir” da segunda divisão entre as duas fases iniciais....Leia Mais

 


Programa "Por Fora do Campo"

Todas as quintas-feiras, a partir das 19:00, apresento o programa "Por Fora do Campo", no www.radiomidiacast.com, onde comento sobre curiosidades e registros históricos relacionados ao futebol, recheados com causos e músicas típicas das regiões de que os originam. No sitewww.memoriafutebol.com.br são disponibilizados os podcasts do programa, espero que seja do seu agrado...Leia Mais 
  

Efemérides

Uma quinzena muita rica de aniversariantes com destaque aos clubes: San Lorenzo, Guarani, Boca Juniors, Internacional, Athletic de Bilbao, Goiás, Náutico, Santos, América do Recife, Campinense, Marília e Ferroviária... mas também tem craques como Tita, Branco, Ademir da Guia, Emerson, Mazinho, Roberto Carlos, Bobby Moore e Roberto Dinamite...Leia Mais

Videoteca

Muitos gols lembrados em especial de Branco na Copa do Mundo de 1994, Roberto Dinamite e Ademir da Guia...Leia Mais


 

 

Publicações - O Jogo da Minha Vida

Num país onde parte considerável da população acredita poder comandar a seleção brasileira de futebol, este livro é um convite à reflexão sobre a realidade dos jogadores brasileiros - uma realidade bem diferente da que nós, torcedores, imaginamos. Corajoso, Paulo André oferece a sua história - e o seu rosto - como exemplo de uma profissão que, para os que acompanham de longe, parece muito glamorosa. Mas que é extremamente competitiva, difícil e solitária para aqueles que decidem enfrentar o desafio....Leia Mais

Colecionadores

Você coleciona alguma coisa? Quer trocar informações com outros colecionadores? Este espaço é dedicado aos apaixonados colecionadores de livros, revistas, camisas, enfim tudo aquilo relacionado a futebol...Leia Mais

 

 

Desafio Semanal - Agora com Prêmios

Diariamente são apresentados desafios sobre as efemérides da semana. Ao final da semana, a primeira pessoa a enviar as respostas corretas dos cinco desafios, receberá um livro ou revista relacionada a futebol....Leia Mais

 

Blog - O Futebol de Millôr

Millor Fernandes não foi um cronista de futebol. Nem precisava ser. Tanto quanto Shakespeare, Millor sacava tudo de bola. Millor que insistia: “Jogar futebol é desenhar sem borracha!”.
Millor começou a fazer gols na Copa de 38.
Leônidas na bicicleta.
Millor contista e repaginador.
Ambos cigarras.
O Brasil se arrastava apanhando de Getúlio e da Argentina.
Millor no Pif-Paf.
Quando Pelé surgiu, moderno e surrealista.
Millor era salão de arte moderna.....Leia Mais

Atividades

O Memória Futebol é um grupo formado por admiradores e profissionais que acreditam no efetivo resgate e disseminação da memória como forma de garantir a perpetuação e crescimento do Futebol. Para isso desenvolve atividades relacionadas com: Pesquisa Históricas, Levantamentos Estatísticos, Organização de Eventos, Publicação de Artigos e Textos; Desenvolvimento de Mídia e Assessoria de Imprensa....Leia Mais

 

 


Rádio Rural AM de Parelhas transmite Caicó E.C e Potiguar/M!

1°/04/2012 DOMINGO
A Equipe Esportiva da Rádio Rural AM de Parelhas continua batendo um bolão em transmissões esportivas, desde o início do campeonato estadual a Rural é a única emissora do interior presente AO VIVO em todas as rodadas. Hoje, a equipe campeã em transmissões, transmitirá direto do Marizão, Caicó E.C e Potiguar/M.

Narração: Jarbas Fonseca.
Reportagem: Toscano Neto.
Parte técnica: Nêguinho e Marcos Silva.
Plantão de informações: Luiz Sátiro (Convidado).

Detalhe: Parelhas não tem equipe disputando o campeonato estadual e o mais interessante, todos os integrantes da equipe esportiva trabalham e moram em cidades diferentes, confira:
- Jarbas Fonseca: Mora em Jardim do Seridó.
- Toscano Neto e Valderino Dantas (Convidado) residem em Carnaúba dos Dantas.
- Luiz Sátiro de Matos: Mora em Currais Novos.
- Só os técnicos residem em Parelhas.
PARCEIROS

Campeonato Potiguar Sub 16: Camaleãozinho estreia com vitória!

1°/04/2012 DOMINGO

Jogando na tarde deste sábado (31/03) no JL em Natal, o ASSU Sub-16 conseguiu uma vitória importante pela primeira rodada do campeonato estadual da categoria. O time comandado pelo professor Fernando Silva começou o jogo buscando sufocar o adversário em seu campo, o gol do ASSU veio ainda no primeiro tempo e foi marcado pelo meia Arimateu que é natural de Pataxó. A Delegação foi comanda pelo professor Fábio careca, membro da Secretaria de esportes de Ipanguaçu. Após a vitória o Técnico Fernando Silva já marcou treino para amanhã a tarde no estádio Joacy Fonseca em Ipanguaçu. O ASSU Sub-16 disputa a competição estadual desta categoria pela primeira vez, e graças ao apoio da Prefeitura de Ipanguaçu através de toda equipe da Secretaria Municipal de Esportes e também da Tatutom Sports. O próximo compromisso do ASSU será sábado contra o todo poderoso América também no JL.
Camaleãozinho Sub-16 estreou com vitória ontem no JL
Fonte: 
Tatutom Sports

Futsal: Copa PID de Currais Novos!


1°/04/2012 DOMINGO

Teve prosseguimento neste sábado (31/03) a Copa PID de Futsal de Currais Novos, competição promovida pela Prefeitura Municipal. A rodada tem sequência neste domingo com 11 jogos. Confira!

Sábado 31/03/2012

Local: Geraldão

15:00 - Red Bull   x   Jaraguá
15:50 - Maré Mansa  0x1  Força Real
16:40 - Real Madri  x Sel. do Totoró
17:30 - V V C  x  Feirantes
18:20 - Contare  4x4  STC/DDB

Local: Cortezão

15:00 - Pernas  de Pau  3x3  Afeganistão
15:50 - Douradão  7x3  LDU
16:40 - Penetra  3x1  Maxinaré
17:30 - Arsenal  5x1  Primo Martins
18:20 - Santo Antônio   10 x 2  Brasileirinho
19:10 - ADESG  6x0  Universo

Jogos deste domingo 1°/04/2012

Local: No Geraldão.

08:00 - Complexo  x  Barcelona
08:50 - CM Sport Clube  x  Máfia
09:40 - Riachão   x   Pegas Ninguém
10:30 - GSP   x  Tiradentes
11:20 - Império  x  London

Local: No Cortezão

08:00 - SOS  x  Geléia Clube
08:50 - Eliosns   x  Bayern
09:40 - Porto  x   Milan
10:30 - Juventus   x  Vasco/Portal do Seridó
11:20 - Vila Nova   x  Sport/JK
12:10 - Constrular/Óticas Mirna  x  Urubuzinho