sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Primeiro Potiba do Estadual 2016 está marcado para 31 de janeiro!

Sexta feira, 06 de novembro de 2015.
Definida a tabela do Campeonato Estadual 2016, o primeiro clássico mossoroense Potiguar e Baraúnas ficou marcado para o dia 31 de janeiro.
Para o Time Macho, a primeira rodada foi confirmada para o dia 24 de janeiro, com decisão do primeiro turno, denominado Copa Cidade do Natal, agendada para o dia 13 de março, em jogo único. Já o Baraúnas jogará no mesmo dia contra o time de Assu. 
O segundo turno, chamado de Copa Rio Grande do Norte, começa no dia 16 de março, com decisão marcada para 8 de maio, também com jogo único.

As finais em cada fase serão entre os dois melhores clubes, em jogo único, realizado na Arena das Dunas, em Natal/RN.  Caso haja campeões distintos para cada fase, a decisão do campeonato será realizada em jogos de ida e volta, com inversão de mando de campo. Quanto ao descenso, será definido após a segunda fase, quando será conhecida a equipe com o pior índice técnico do torneio.

A outra novidade é a utilização de cinco atletas com idade até 22 anos e que estejam relacionados para as partidas. As finais do estadual, se necessárias, serão disputadas em partidas de ida e volta, nos dias 11 e 15 de maio.
Fonte: Mossoró/Hoje
PARCEIROS

Alecrim fecha parceria com o Globo FC para mandar jogos em Ceará-Mirim!



Sexta feira, 06 de novembro de 2015.

Após o sorteio que definiu os jogos do Campeonato Potiguar 2016, os presidentes do Alecrim, Washington Fernandes, e do Globo FC, Marconi Barretto, firmaram uma parceria para que o Verdão utilizar o Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no estadual do próximo ano. Durante a reunião, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, reforçou a importância dos clubes buscarem os laudos técnicos para utilizarem os estádios.
Segundo Washington Fernandes, o contrato de aluguel do "Ninho do Periquito", em São Gonçalo do Amarante, com o Igapó Futebol Clube, que é proprietário do Estádio Luiz Rios Bacurau, foi encerrado no último mês e não houve um novo acordo. Vamos mandar nossos jogos no Barretão, em Ceará-Mirim. A mudança é porque a parceria entre o Alecrim e o presidente do Igapó Futebol Clube, Newton Bacurau. Não houve um acerto e como já está iminente o campeonato, teríamos que indicar o mando e conseguimos a parceria com o presidente do Globo FC para jogar em Ceará-Mirim - explicou.
Estádio Barretão (Foto: Osmar Rios)
Estádio Barretão
Para Marconi Barretto, presidente do Globo FC, a parceria entre os clubes é um "acordo de cavalheiros" entre as duas entidades. Dessa forma, os custos serão minimizados, possibilitando uma maior divulgação da cidade de Ceará-Mirim. Foi um acordo de amizade, uma parceria para que um time centenário vá jogar em Ceará-Mirim e isso vai levar o nome da cidade para todo o estado. É um clube de tradição jogando em um bom campo. O acordo é muito bom para os dois clubes, de custos praticamente zero, é um acordo de cavalheiros e de quem vê que o futebol aqui no estado tem futuro - analisou.
Rodada dupla no Barretão
A primeira rodada do Campeonato Potiguar 2016 está marcada para o dia 24 de janeiro. Com o acordo para que o Alecrim mande seus jogos no Barretão, os dirigentes estudam uma forma de adequar a tabela e pretendem se reunir com o presidente da FNF na próxima semana. Na estreia, o Verdão enfrenta o América-RN, enquanto o Globo FC encara o Palmeira. É uma coisa que nós vamos sentar para conversar e estudar o caso com os representantes do Alecrim, do América-RN e do Palmeira. Existe a possibilidade de uma rodada dupla, como um dos jogos pode ser antecipado para o sábado. Vamos analisar esse assunto José Vanildo para acertarmos o melhor caminho para a competição - contou Marconi Barretto.
RN - Washington Fernandes, presidente do Alecrim / Marconi Barretto, presidente do Globo FC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Presidentes do Alecrim e do Globo FC acertam parceria
para o estadual 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Para José Vanildo, como houve a antecipação no sorteio dos jogos para o estadual do próximo ano, existem algumas datas disponíveis para a adequação de outras partidas. O dirigente disse que não vê problemas em contar com uma rodada dupla na estreia da competição. É possível. O grande segredo da antecipação da tabela é planejar os jogos da televisão. Feito isso, nós temos datas disponíveis para se adequar e acertar alguns desse jogos. Eu vejo essa situação do jogo no Barretão sem maiores problemas, passivo até de termos uma rodada dupla - concluiu José Vanildo. 
Por GloboEsporte.comNatal

Federações e clubes do Nordeste querem mudança na Série C!

Sexta feira, 06 de novembro de 2015.
Após reunião da Liga Nordeste, presidente da FCF, Mauro Carmélio, negocia apoio para que os confrontos das quartas de final ocorram entre times de mesmo grupo.

Após nova eliminação nas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol (FCF) lideram uma comissão de clubes e outras para que a Terceirona seja diferente em 2016. O grupo inclui ainda América-RN, ASA/AL e Confiança/SE, mais as Federações Alagoana e Sergipana. A meta é que, a partir do próximo ano, as partidas das quartas de final sejam disputadas entre times do mesmo grupo, com o 1º enfrentando o 4º e o 2º contra o 3º colocado. Assim, pelo menos dois times do Norte-Nordeste estariam garantidos na Série B, em 2017. Após reunião da Liga do Nordeste, em Recife, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, tenta o apoio de outros clubes antes de apresentar oficialmente a proposta à CBF.
Fortaleza x Brasil de Pelotas Arena Castelão Série C (Foto: José Leomar/Agência Diário)
Fortaleza foi eliminado por Brasil de Pelotas,
na Arena Castelão, na Série C de 2015
 (Foto: José Leomar/Agência Diário)
 - O que estamos pleiteando, e já consegui acordo de clubes do Norte e Nordeste, é que, quando terminar a fase classificatória, a eliminação seja dentro do próprio grupo: 1º x 4º e 2º x 3º em duas partidas com o mando de campo do melhor colocado e jogando por resultados iguais - explica o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio.
Outra mudança seria que os times com as melhores campanhas jogariam por dois resultados iguais. Isso não corresponde ao atual regulamento da Série C. Em 2014, o Fortaleza lançou proposta da Terceirona por pontos corridos, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alegou obstáculos financeiros para fórmula. A proposta será levada à CBF no dia 19 de novembro, tendo de ser aprovada em voto por 11 dos 20 clubes no Conselho Técnico da Série C.
- O Marco Polo (Del Nero, presidente da CBF) é simpático à ideia, pois não mexe no calendário nacional. Vamos no dia 19/11, com uma comissão, levar à CBF a proposta oficialmente para ser colocada na reunião do Conselho Técnico (Arbitral) para ser votado. A comissão é formada por Federação Cearense, Sergipana e Alagoana, mais o ASA, América-RN e o Fortaleza - detalha Mauro Carmélio.
Neste ano, os times que garantiram acesso à Segundona foram: Londrina, Tupi, Brasil de Pelotas e Vila Nova. Nas quartas, o Brasil de Pelotas eliminou o Fortaleza. O Vila Nova triunfou diante da Portuguesa. O Tupi venceu o ASA de Arapiraca. O Londrina deixou para trás o Confiança. Nas semifinais, o Londrina bateu o Tupi, já o Vila Nova superou o Brasil de Pelotas. A primeira final entre Vila Nova e Londrina será no domingo.
Por Thaís Jorge – Globoesporte.com/Fortaleza, CE.
PARCEIROS

Dirigente do América-RN analisa sequência inicial no Potiguar: "Difícil"!

Sexta feira, 06 de novembro de 2015.
Gerente de futebol do clube, Carlos Moura Dourado afirma que será complicado enfrentar Alecrim, Globo FC e ABC, mas que equipe não tem que escolher adversário.
Carlos Moura dourado, diretor de futebol do América-RN (Foto: Ferreira Neto)
Gerente de futebol, Moura foi o representante
do América-RN na FNF (Foto: Ferreira Neto)
Com a definição da tabela básica do Campeonato Potiguar 2016, o América de Natal conheceu sua sequência de jogos na competição e o caminho não deve começar de maneira fácil para o atual campeão estadual. O Alvirrubro estreia enfrentando o Alecrim no Barretão, além de Globo FC e ABC na Arena das Dunas, nas primeiras três rodadas.
- Os três primeiros jogos são difíceis. É o Alecrim na estreia, depois o Globo FC e o clássico contra o ABC. Temos que fazer uma boa preparação para chegar nessas datas bem. Nós nos apresentaremos no dia 1º de dezembro e não temos que escolher adversários. Foi sorteio, a maneira mais correta, então não temos que opinar por A ou B na estreia. Nós temos é que nos preparar bem. Já conhecemos o Barretão. Então, é se preparar para vencer os jogos que temos pela frente - comentou o gerente de futebol do clube, Carlos Moura Dourado.
Depois da sequência inicial, o América duela com o Baraúnas em Mossoró, recebe o Potiguar de Mossoró e o Santa Cruz em Natal, e fecha a Copa Cidade do Natal (primeiro turno) com dois jogos fora de casa, contra Palmeira e Corintians. Na Copa Rio Grande do Norte (segundo turno), os mandos se invertem e a sequência de jogos é mantida. A estreia do Mecão está prevista para o domingo, dia 24 de janeiro, contra o Alecrim, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, onde o Verdão vai mandar seus jogos.
Por GloboEsporte.com/Natal
PARCEIROS

Por férias dos jogadores, ABC pede adiamento da estreia no Potiguar 2016!

Sexta feira, 06 de novembro de 2015.

A definição dos jogos do Campeonato Potiguar 2016, feita por sorteio na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol nesta quinta-feira, não agradou os dirigentes do ABC. 
Bira Marques - vice-presidente de futebol do ABC (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Bira Marques pede adiamento da estreia do ABC
 no estadual (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Alvinegro esteve representado pelo supervisor de futebol, Cleber Romualdo, e pelo vice-presidente de futebol, Bira Marques, que protestou contra a data de início da competição. Para o dirigente, o Mais Querido vai solicitar a mudança na data de estreia do estadual devido ao curto período em que o clube terá para realizar a pré-temporada. O ABC disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e o último jogo pela competição está marcado para o dia 28 de novembro, quando encerrará as atividades no futebol profissional.
Conforme a legislação trabalhista, todo empregado deve ter direito a 30 dias de férias remuneradas. Com isso, o planejamento do elenco alvinegro é para se se apresentar na primeira semana de janeiro, tendo pouco mais de 15 dias para se preparar para a disputa do estadual.
FNF sorteio campeonato potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Presidente da Safern, Felipe Augusto Leite (esq.)
esteve no sorteio do Campeonato Potiguar 2016
 (Foto: Jocaff Souza)
- Essa questão da tabela, a gente não tem muito do que reclamar. A coisa é a mais transparente possível. O que a gente está questionando é a pré-temporada, que o ABC não tem como fazer. Vai ficar um período muito curto. O campeonato começa dia 24 de janeiro e, obrigatoriamente, o atleta tem que ter 30 dias de férias. Vamos dar 30 dias de férias no mês de dezembro porque o Campeonato Brasileiro da Série B termina agora no final de novembro. O nosso atleta, suponhamos, vai se apresentar no dia 2 de janeiro. Então, vamos ter aí, no máximo, de 15 a 17 dias de pré-temporada, o que aumenta as chances dos atletas terem mais lesões. Esse é um dos principais problemas que estamos conversando para ver a melhor forma de resolver. Estamos pedindo para adiar pelo menos para o dia 27 de janeiro, porque aí é melhor um pouco - explica Bira Marques.
Na próxima semana, representantes do ABC devem se reunir com o presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte (Safern), Felipe Augusto Leite, e o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, para estudarem uma solução sobre o tema. A estreia do Alvinegro no Potiguar 2016 é contra o Corintians de Caicó, em Natal, marcada para o dia 24 de janeiro.

Por GloboEsporte.com/Natal
PARCEIROS