sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Nenê faz dois, Vasco bate o Santos-AP e vai à segunda fase da Copa do Brasil!

Sexta feira, 10 de fevereiro de2017.

Com as estreias de Kelvin e Gilberto, equipe produz bastante na parte ofensiva, mas fica apenas no 2 a 0 após desperdiçar muitas chances. Nenê marca os dois, de pênalti.
Nenê marcou os dois gols que garantiram a classificação do Vasco da Gama
Foto: AFI
Apesar do grande número de oportunidades desperdiçadas, o Vasco venceu o Santos-AP por 2 a 0, nesta quinta-feira, na Arena das Dunas, em Natal, e está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Os gols foram marcados pelo camisa 10 Nenê, em cobranças de pênalti, ambos sofridos por Guilherme. A partida marcou a estreia de Kelvin e Gilberto, que tiveram uma atuação que dá uma boa perspectiva aos torcedores cruz-maltinos.

PRIMEIRO TEMPO
Foi praticamente um ataque contra defesa. Desde o início, o Vasco imprensou o Santos no campo de defesa a passou a criar chances em sequência, especialmente nos ataques pelo lado esquerdo. O meia Guilherme, um dos principais destaques, começou com um chute no travessão. Depois, entrou na área e foi derrubado com um pontapé pelo zagueiro Dedé: pênalti. Nenê cobrou bem e abriu o placar para os vascaínos. Sem sofrer muito perigo do Santos, a equipe ainda perdeu oportunidades, como o chute torto de Alan da entrada da área.

EGUNDO TEMPO
No segundo tempo, Cristóvão Borges colocou Muriqui e o estreante Kelvin nos lugares de Thalles e Escudero. Uma formação mais rápida, com muita movimentação pelos lados do campo. Gilberto também estreou, e em seu primeiro lance criou uma das melhores jogadas. Ele passou por dois marcadores, mas, na hora de cruzar, mandou forte demais para Guilherme. Na sequência, Kelvin tabelou com o lateral e por pouco não fez o segundo gol cruz-maltino. O atacante teve pelo menos mais chances chances claras, mas desperdiçou. Em uma delas, Nenê cruzou na medida, e ele desviou de cabeça para a defesa do goleiro Axel. Para fechar o placar e selar a classificação, mais um pênalti em cima de Guilherme. Nenê cobrou bem novamente e fez 2 a 0.

GILBERTO E KELVIN DÃO VELOCIDADE AO TIME
Os estreantes Gilberto e Kelvin foram bem e dão esperança aos torcedores. O lateral incendiou o lado direito de ataque e conseguiu alguns bons lances individuais, que se tornaram boas oportunidades de gol. O atacante mostrou muita mobilidade, bom entendimento com Nenê e Gilberto. Só faltou caprichar nas finalizações.

NENÊ E GUILHERME DECISIVOS
Nenê marcou os dois gols vascaínos, ambos em pênaltis sofridos por Guilherme. O meia teve mais uma boa atuação neste início de temporada e ganha mais pontos com o técnico Cristóvão Borges. A equipe mostrou mais uma vez sua força nas bolas paradas: dos 11 gols marcados no ano, oito foram neste tipo de lance.

Ficha técnica da partida:
Jogo: SANTOS/AP 0x2 VASCO DA GAMA/RJ
Local: Estádio Arena das Dunas, em Natal.
Competição: Copa do Brasil 2017 – 1ª Fase.
Data: 09/02/2017
Público pagante: 5.321 pessoas. Renda: R$ 252.800,00

Próximos jogos!
O adversário do Vasco na segunda fase sairá do confronto entre Fast-AM e Vila Nova-GO. As equipes se enfrentam na próxima quinta-feira, na Arena da Amazônia. Domingo, a equipe cruz-maltina entra em campo pelo Carioca. O adversário será o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira.
GE/Natal

Jogadora potiguar vive sonho ao treinar com a seleção brasileira!

Sexta feira, 10 de fevereiro de2017.
Oriunda do futsal, Antônia Silva participa da semana de treinos da seleção feminina de futebol. Atleta é do município de Riacho de Santana, de apenas 4 mil habitantes.

Quando saiu a lista de convocadas para participar da semana de treinos da seleção brasileira feminina, Antônia leu o próprio nome e quase não acreditou. Instantaneamente, lembrou-se da infância vivida no pequeno município de Riacho de Santana, localizado a 425 quilômetros de Natal e que tem apenas 4 mil habitantes, e da primeira vez em que sonhou em se tornar jogadora de futebol. Aos poucos, compreendeu que o sonho, agora, é real: aos 22 anos de idade, a atleta potiguar veste a camisa verde e amarela pela primeira vez na carreira. Até sexta-feira, ela participa do trabalho comandado pela treinadora Emily Lima na Granja Comary, em Teresópolis.
- Chegar à seleção brasileira é estar vivendo a realização de um sonho. Tive uma surpresa muito grande com a convocação e estou ansiosa para jogar porque não era algo que eu esperava nesse momento. Eu sempre estive no futsal, tive poucas chances no campo e consegui chegar até aqui. Mas o futebol está dentro de mim. Sendo futsal ou campo, a essência é a mesma - declarou por telefone.
 Seleção Feminina - Antônia Silva (Foto: Kin Saito/CBF)
Potiguar chega à Seleção Feminina e diz estar vivendo
a realização de um sonho (Foto: Kin Saito/CBF)
Sair de Riacho de Santana, com cerca de 4 mil habitantes, e alcançar a seleção brasileira de futebol é inexplicável para a atleta. Até receber o convite da equipe Valinhos para participar da Copa Juventus em 2016, a carreira de Antônia estava restrita ao futsal. Desde criança, ainda no município em que nasceu, a quadra foi o ambiente que a atleta escreveu a própria história. Por isso, o salto das quadras para a Seleção de campo é um espanto, mas positivo.
O primeiro contato com o futsal foi durante as aulas de Educação Física. Antônia gostou do esporte, passou a integrar a equipe de futsal feminino da escola de Riacho de Santana para disputar os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte e ganhou destaque na competição. Foi nessa época, ainda criança, que recebeu o convite para jogar em uma escola de Natal. Com o incentivo da família, passou a atuar também na equipe feminina de futsal do ABC, com os professores Esmerino Análio e Izabel Carla, e quase viu o sonho ruir devido às dificuldades encontradas no cenário do Rio Grande do Norte.
- Quando eu jogava pelo ABC, em 2009, só tinha a gente no estado com equipe de futsal. Não tinha competitividade e a estrutura era pequena. Sabia que se eu ficasse aqui, as coisas seriam mais difíceis. Foi então que eu decidi ir para São Paulo correr atrás do meu sonho. Minha mãe mora aqui e isso facilitou a minha vinda. Eu ainda estava no ensino médio e comecei a jogar pela escola - contou.
Antônia Silva - Futsal (Foto: Arquivo Pessoal)
Antônia Silva traçou carreira no futsal, mas conseguiu
alcançar Seleção no campo (Foto: Arquivo Pessoal)
Em São Paulo, passou a fazer parte da equipe de futsal da Portuguesa. Em 2011, foi para o São Bernardo e no ano seguinte chegou a equipe de São José dos Campos, onde permaneceu até 2016. Foi então que surgiu o convite da equipe de Valinhos para atuar no futebol de campo durante a Copa Juventus. Na competição, a jogadora ostentou a camisa 10 da equipe e foi vice-campeã.
Ao rever os desafios e os riscos que passou até o lugar que alcançou, a jogadora não se arrepende de nada, mas lamenta a saudade que tem da maior parte da família, que mora no Rio Grande do Norte.
- A maior dificuldade que eu passei foi ficar longe da família. A estrutura aqui em São Paulo é bem melhor que em Natal. Recebo bolsa, alojamento, tem muitos times competitivos... É um cenário muito melhor. Mas a maior parte da minha família está no Rio Grande do Norte. Se eu tivesse que falar algo para as meninas que estão começando agora, diria para não desistirem do sonho, por mais que ele pareça impossível - revelou.
A grande inspiração
Antônia Silva tem como grande inspiração a jogadora Formiga, recém-aposentada na Seleção. As duas jogam na mesma posição em campo, como volantes. Com 38 anos de idade, Formiga é a única atleta de futebol a participar seis Olimpíadas e se destaca pela dedicação e garra demonstrada durante a carreira. E é pela sua ausência na Seleção que Antônia tem o único lamento diante de um passo tão grande na carreira.
- A Formiga é minha grande inspiração. Vejo que eu tenho uma força de vontade parecida com a dela, que aguentou jogar seis Olimpíadas. A garra em campo, o posicionamento... Tudo que ela faz acaba me inspirando como jogadora. É uma pena que ela tenha se aposentado (na Seleção). Eu tenho o sonho de vestir mais vezes a camisa da Seleção e queria muito jogar ao lado dela - disse.
Por Luiz Henrique* - Globoesporte.com/Natal

* Estagiário sob a supervisão de Augusto César Gomes.