sábado, 12 de março de 2016

Dez anos depois, GloboEsporte.com relembra final da Taça Brasil de Futsal!

Sábado, 12 de março de 2016.
Dirigente e capitão do ABC lembram confronto histórico contra o Jaraguá, do craque Falcão e companhia. Mais de 10 mil torcedores lotaram o ginásio Machadinho.



Dez anos se passaram daquele 12 de março de 2006, mas difícil é apagar da memória o que ABC/UnP/Art&C e Malwee/Jaraguá proporcionaram aos mais de 10 mil torcedores que lotaram o ginásio Machadinho, em Natal. Não foi uma tarde de domingo qualquer. O confronto valia o título da divisão especial da Taça Brasil de Futsal. O time potiguar foi ousado ao encarar de igual para igual o craque Falcão e a base da seleção brasileira. Dentro da quadra, nada de goleada, como muitos chegaram a prever na época. A vitória catarinense foi apertada, por 3 a 2, mas aquele vice-campeonato do Alvinegro mereceu ser aplaudido de pé por todos os presentes (reveja reportagem da Inter TV Cabugi sobre a decisão no vídeo acima).

- Eu considero aquele jogo um dos maiores marcos do esporte do Rio Grande do Norte, pela presença popular no ginásio Machadinho; pela participação brilhante do ABC em uma competição nacional, com as melhores equipes do país. Nós entramos como zebra, apesar de sediarmos a competição, e éramos cotados para sermos penúltimo ou, no máximo, antepenúltimo diante das equipes que estavam em Natal - falou o jornalista Rubens Lemos Filho, então diretor de futsal do ABC.
ABC x Malwee Futsal 2006 (Foto: Divulgação)
Ginásio Machadinho recebeu público recorde para a final
da Taça Brasil de 2006: tarde histórica (Foto: Divulgação)
A decisão registrou 10.582 pagantes, marca que não foi superada no Brasil desde então, segundo dados da Confederação Brasileira de Futsal. E olha que o país recebeu uma Copa do Mundo da modalidade em 2008. A nota triste é que o ginásio Machadinho veio veio a ser demolido em 2011 para a construção da Arena das Dunas, palco do Mundial de 2014.


- Foi um espetáculo maravilhoso. A lembrança que tenho daquela tarde fantástica é daquele público que foi chegando, chegando. Nós não acreditávamos que fosse dar aquela quantidade. O ingresso era R$ 1. Conseguimos colocar no Machadinho o que nenhuma atração musical conseguiu nos registros oficiais, fora os convidados e os que não pagaram - lembra Rubinho.

“Imagina você enfrentar uma equipe que tinha 80% dos jogadores da seleção brasileira, e contava ainda com o melhor jogador do mundo, na melhor fase. Estávamos dentro de casa, com 10 mil pessoas lotando aquele Machadinho, uma coisa de louco!" Charles, capitão do ABC em 2006.

Quanto ao resultado, ficou, sim, o gostinho de que dava para ter sido campeão, mesmo diante de Falcão e companhia. A sensação, até hoje, é de que a bola iria entrar e que faltou pouco para um título histórico. A torcida se desesperou com os lances desperdiçados, mas soube reconhecer a valentia da equipe alvinegra no apito final.
- O Jaraguá tinha Falcão, Valdin, o goleiro Donny, então titular da Seleção, os irmãos Chico e Leco, Márcio. Era um time realmente muito forte, formado por atletas da seleção brasileira na essência. Naquele jogo, tivemos grandes oportunidades de conquistar o título da Taça Brasil, mesmo contra Falcão. Nós tínhamos uma massa incentivando o tempo todo. Acho que o ABC se sentiu com o dever cumprido na hora que chegou à final. Ele respeitou demais a equipe do Jaraguá. Houve uma certa leniência, não proposital. Eu acho que alguns jogadores sentiram a decisão, mas outros foram para cima e realmente o placar foi muito apertado. Foi 3 a 2 para eles, mas nós poderíamos, sim, ter vencido aquela partida tranquilamente. Tivemos o artilheiro da competição, o nosso central Piliu, juntamente com Falcão. Lembro bem que fomos bastante elogiados no país inteiro e que perdemos alguns jogadores depois daquela campanha – recordou

CHARLES x FALCÃO

A energia que vinha da arquibancada do Machadinho contagiava os jogadores do ABC no vestiário. O ala Charles, na época com 32 anos, era um dos mais experientes do grupo e tentou motivar os companheiros antes de irem à quadra.

- Imagina você enfrentar uma equipe que tinha 80% dos jogadores da seleção brasileira, e contava ainda com o melhor jogador do mundo na época, Falcão (na época com 28 anos). Um monstro realmente, que estava na melhor fase dele. Eu tive a honra de ser o capitão daquela equipe. No momento da entrada, chamei os atletas no vestiário e apenas tentei passar para eles um pouco de experiência porque aquela final seria mais um jogo para a gente. Estávamos dentro de casa, com 10 mil pessoas lotando aquele Machadinho, uma coisa de louco! Então, expliquei para eles que nós éramos capazes e que eles (Jaraguá) tinham que lutar contra a gente e essa multidão que estava lá fora. Isso realmente mexeu muito com os atletas e comigo - falou.

Todos os olhares estavam voltados para Falcão, mas foi Jonas quem abriu o placar para o Jaraguá. O ABC só acordou depois do intervalo. O empate alvinegro veio depois de boa jogada de Betinho, completada para as redes pelo próprio Charles.
ABC/UnP/Art&C x Malwee/Jaraguá (Foto: Ivanizio Ramos)
Betinho com a bola e Falcão na marcação:
dia histórico para o futsal potiguar (Foto: Ivanizio Ramos)
- Betinho roubou uma bola no campo de defesa e partiu no contra-ataque. Como eles marcavam muito bem e marcavam por zona, eu saí nas costas do central deles. Betinho conseguiu me achar e eu empatei o jogo. Aquele momento foi de êxtase. Foi algo inesquecível para mim e para os torcedores. O ginásio quase veio abaixo com a torcida nos empolgando - narrou Charles.

Um minuto depois, porém, Falcão fez o dele e, na comemoração, aproveitou para provocar a torcida, que respondeu com vaias e xingamentos ao craque. Várias latas foram atiradas para a quadra e o clima ficou tenso (veja vídeo aqui).
- Eu fui em cima dele e disse: 'Tu tem que respeitar, pode acontecer uma tragédia aqui'. Ele me entendeu e disse: 'Valeu, Charles. Foi mal, me desculpe' - lembra o jogador potiguar, que, no final do jogo, trocou de camisa com Falcão.

Jonas ainda faria o terceiro do time catarinense, frustrando os alvinegros, e Tarcísio descontou para o ABC. Charles, que hoje é professor de Educação Física, com pós-graduação em Metodologia do Futebol, conta que, mesmo com a derrota, todos saíram de cabeça erguida, pois sabiam que haviam feito história.

- No final, quando fui agradecer a (Fernando) Ferretti por tudo que nos ensinou, o melhor treinador do mundo na minha concepção, ele falou: 'Moleque, pô, vocês jogaram pra caramba'. Aí eu falei: 'Dava para a gente ter ganhado. Vocês tinham que ter facilitado para a gente ganhar aqui'. Ele: 'Mais um minuto aí, com essa torcida, vocês virariam o jogo e seriam campeões. Eu estava rezando para que acabasse o jogo. Eu até comentei com o Falcão que a gente nunca tinha jogado com um ginásio tão lotado, com uma torcida tão marcante como essa do ABC'. Isso foi muito gratificante, e me orgulho de ter participado de um jogo que ficou na história do futsal não só do Rio Grande do Norte, mas do Brasil - finalizou o ex-jogador.

MARCOU ÉPOCA

Rubinho ressaltou ainda o empenho de todo o grupo de atletas e da comissão técnica naquela campanha heróica de 2006. Sob a sua gestão, o Alvinegro seria ainda hexacampeão estadual - de 2005 a 2010. Afastado desde então, ele lamenta a atual situação do futsal no Rio Grande do Norte, que não conta com a presença dos clubes de camisa e depende exclusivamente de equipes amadoras do interior.

Por muito pouco mesmo, por detalhes, não impedimos a façanha diante do maior jogador de todos os tempos"  - Rubens Lemos Filho.
ABC/UnP/Art&C x Malwee/Jaraguá (Foto: Ivanizio Ramos) 
Piliu, Betinho e Charles seguram premiação por
vice-campeonato do ABC (Foto: Ivanizio Ramos)
- A lembrança que eu tenho nestes 10 anos é de que foi uma missão cumprida com muito amor, muito trabalho, esforço, superação. Agradeço aos parceiros que tivemos, principalmente Arturo Arruda (patrocinador), que esteve conosco do início até o final. Agradecer também ao técnico Ernani Passaglia, a Canindé Claudino, que era o coordenador, e a cada um dos jogadores daquele grupo. O time titular era Neilson, Piliu, Tibúrcio, Erick e Anderson, que se machucou e foi substituído por Charles, que fez uma competição extraordinária. Para mim, foi o melhor jogador da Taça Brasil depois de Falcão. Tínhamos ainda os goleiros Ricardo e Anderson, Juninho, Biro-Biro, Tarcísio, Júnior Carioca, Nelsinho e Betinho, que fez gols importantíssimos. É relembrar com muita saudade e com a alegria de ter feito história em nível nacional. Até hoje este jogo pode ser encontrado na íntegra na internet. Podem ver que o ABC deu uma demonstração de raça e mostrou que o Rio Grande do Norte é forte no esporte. É uma pena que o futsal praticamente tenha acabado no nosso estado, e que o último legado tenha sido o nosso (no ABC). Isso muito me orgulha. Entramos naquele projeto, o ABC tinha oito títulos estaduais, e chegamos aos 14. O grande marco, sem dúvida, foi aquele jogo contra o Jaraguá, quando muitos acreditavam que nós seríamos goleados, mas nós conseguimos jogar com raça e, por muito pouco mesmo, por detalhes, não impedimos a façanha diante do maior jogador de todos os tempos - concluiu o jornalista.
Por Augusto Gomes/Natal
PARCEIROS

Futebol do RN: Com várias mudanças, Alecrim segue preparação para jogo contra o Leão!

Sábado, 12 de março de 2016.
Esmeraldino lidera o returno ao lado do ABC, com três pontos. Para encarar o Baraúnas, técnico Fernando Tonet ganha quatro reforços, mas encara DM lotado.
Alecrim treino jogadores (Foto: Diogenes Baracho/Divulgação)
Alecrim intensifica a preparação para o jogo
 deste domingo, contra o Baraúnas.
(Foto: Diogenes Baracho/Divulgação).
Líder do returno do Campeonato Potiguar ao lado do ABC, a equipe do Alecrim segue em preparação para o jogo deste domingo, contra o Baraúnas, em Natal. A partida será realizada no Estádio Frasqueirão, às 16h20, e antecede o duelo entre ABC e Globo FC, que se enfrentam às 19h, em rodada dupla em Natal. O técnico Fernando Tonet deve manter parte da equipe que venceu o América, na estreia do segundo turno, mas terá quatro desfalques. O volante Doda cumpre suspensão após ter recebido o terceiro cartão amarelo, os meias Pajé e Neto, que estão machucados, além do meia Piúba, que apresentou um quadro de infecção intestinal e foi vetado pelo departamento médico.

Para montar a equipe, o treinador esmeraldino terá quatro novidades: o zagueiro Alan, o lateral Diogenys e os atacantes Galeguinho e Ranielson, que tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Neste sábado, o Verdão realiza um trabalho recreativo e depois fica concentrado para o jogo de domingo.

Fonte: GE/RN.
PARCEIROS

Futebol do RN: Bruno Gaúcho é regularizado no Potiguar e pode estrear!

Sábado, 12 de março de 2016.
Atacante Bruno Gaúcho.
Foto: Marcelo Dias/Divulgação.
A diretoria do Potiguar, mantendo a tradição de agilidade nas questões burocráticas, recebeu nesta sexta-feira (11), a notícia de que o atacante Bruno Gaúcho, recém-chegado ao clube, está regularizado perante a CBF. O nome do atleta foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade, confirmando condições de jogo para enfrentar neste domingo (13), o Palmeira de Goianinha, a partir das 17 horas, no Nogueirão, pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar. Ele deve figurar como opção para o técnico Bira Lopes, para o decorrer do jogo. Bruno, que na quarta-feira (9) participou de jogo-treino na cidade de Baraúna, inclusive marcando um dos gols da vitória príncipe sobre um clube amador local, por 4×0, foi contratado há cerca de uma semana para substituir a Carlos Alberto, que se transferiu para o Sampaio Corrêa-MA.

Por Fábio Oliveira/F9.net.br (Mossoró).
PARCEIROS

Futebol do RN: América vai completo para encarar o ASSU!

Sábado, 12 de março de 2016.
Guilherme Macuglia, técnico do América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
Guilherme Macuglia, técnico do América.
(Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
O técnico Guilherme Macuglia divulgou a lista dos jogadores relacionados para o jogo contra o Assu, marcado para este sábado, às 19h00, no Estádio Edgarzão, válido pela segunda rodada do returno do Campeonato Potiguar. A única baixa no time titular é o volante Tiago Dutra, vetado por conta de dores musculares. Na vaga, Pedro Ivo surge como opção no meio-campo. O treinador alvirrubro relacionou 20 jogadores.

Após poupar a equipe principal contra o Alecrim na estreia do returno e focar a preparação na Copa do Nordeste, o treinador vai colocar a formação titular em campo para buscar a vitória em Assú.
Confira a lista dos relacionados:
Goleiros: Pantera e Camilo;
Laterais: Gabriel, Alex Cazumba e Bruno;
Zagueiros: Flávio Boaventura, Gustavo, Zé Antônio e Richardson;
Volantes: Júlio Terceiro, Felipe Macena e Pedro Ivo;
Meias: Cascata, Mateus e Roninho;
Atacantes: Thiago Potiguar, Rômulo, Reis, Brendo e Jefferson.

Por GE.com/Natal
PARCEIROS

Futebol do RN: No ASSU, Wassil terá time completo contra o América hoje à noite no Edgarzão!

Sábado, 12 de março de 2016.
O Técnico do ASSU, Wassil Mendes, terá todo o elenco do Camaleão a sua disposição para o jogo contra o América de Natal neste sábado (12/03) ás sete da noite no Estádio Edgarzão, em Assu. 
Wassil Mendes, Técnico do ASSU.
 (Foto: G. Varela/Blog assu-rn)
Lano, Rogerinho, Tiago Souza e Léo Silva, que não puderam atuar contra o Baraúnas, já estão a disposição do treinador, além dos recém-chegados; Fagner Lins (atacante) e Vasconcelos (Volante); Os dois já tiveram seus nomes publicados no BID. O treinador comandou um treino muito forte na tarde de ontem no edgarzão e o que se viu foi muita disposição de todos pela vaga de titular. O lateral Ila sofreu uma forte pancada no tornozelo, mas não preocupa e deve ir para o jogo. Os jogadores encaram esta partida como uma decisão, pois uma vitória contra o campeão do primeiro turno dará muita confiança ao elenco para o restante da competição.
Ingressos Antecipados
Os ingressos antecipados para o jogo ASSU e América continuam a venda ao preço de R$ 20,00 nos seguintes locais: Rádio Princesa do Vale, Banca do Edézio, Banca do Ailton, Batista Cambista e Batistinha Veículos. Esta venda de ingresso antecipado será até o meio dia do sábado. Na hora do jogo o preço será de R$ 30,00(inteira) e R$ 15,00(meia).
Dispensado
O atacante Somália foi desligado do elenco ontem, a informação foi repassada pelo diretor de futebol do clube, Batista Guedes, que não adiantou quais os motivos da dispensa. O atacante que esteve no ASSU em 2009, onde foi Campeão, este ano as vezes que entrou teve apenas atuações discretas.   

Por L. Filho
PARCEIROS

Cuca acerta contrato até fim de gestão Nobre e depende de montagem da equipe para fechar!

Sábado, 12 de março de 2016.
O técnico Cuca já tem detalhes acertados com a diretoria do Palmeiras para ser o técnico da equipe para a sequência da temporada, com contrato até o fim de 2016. No entanto, ainda depende da montagem da comissão técnica para fechar.
Cuca é o favorito para substituir Marcelo Oliveira no Palmeiras
Cuca é favorito para substituir Marcelo Oliveira no Palmeiras.
Conforme apurou o ESPN.com.br, o treinador quer trazer junto aos seus auxiliares técnicos também um analista de desempenho de confiança. No entanto, o Palmeiras não quer trazer mais do que dois profissionais junto ao técnico, que quer trazer, no total, três nomes à sua equipe.
Na parte financeira, já está tudo certo. Cuca aceitou o salário proposto e o tempo de contrato, que vai até o fim da gestão do presidente Paulo Nobre, que encerra esse mandato no fim do ano.
Em contrapartida, Cuca discute luvas pela assinatura do contrato, oferta que ainda vai ser analisada pela diretoria alviverde. 
A expectativa é que tudo seja definido ou nesta sexta-feira ou ao longo do fim de semana.

Fonte: ESPN Brasil

Com Messi garçom, dois de Neymar e outro show, Barcelona goleia o Getafe!

Sábado, 12 de março de 2016.
Neymar comemora gol contra o Getafe, pelo Espanhol
Neymar marcou 2 gols na goleada sobre o Getafe.
Há quem diga que o Campeonato Espanhol é fácil para o Barcelona porque "tirando o Real Madrid, só tem Getafe". A frase é mais provocação do que verdade. Mas, no dia em de fato jogou contra o Getafe, o Barcelona fez com a equipe madrilena o que se acostumou a fazer com muitos de seus adversários - de todos os nomes, cores e tamanhos - nos últimos meses: dominou, deu show, e goleou por 6 a 0.

Ontem, em Barcelona, ao final de 90 minutos de domínio, o placar mostrava dois gols de Neymar, um de Messi, um de Arda Turan e um gol contra; o argentino ainda deu três assistências e perdeu um pênalti. Como resultado, o Barcelona chega a 37 jogos sem derrota, ampliando a melhor marcar de sua história. Na Liga, o time soma agora 75 pontos e está mais próximo do título.


Quarto de Milha é o cavalo preferido do esporte mais tradicional do Nordeste

Sábado, 12 de março de 2016.
Versatilidade e inteligência são características da raça campeã na vaquejada que vem ganhando força país afora.
Muito popular no Nordeste, a vaquejada cresce em outras regiões
do país na velocidade do Quarto de Milha, o cavalo favorito nas pistas.
A corrida de mourão, que teve os primeiros registros na década de 1940, atualmente conhecida como vaquejada, é a paixão de milhares de brasileiros, quando o assunto é desporto equestre. O esporte que se popularizou no Nordeste cresce em outras regiões do país na velocidade do Quarto de Milha, o cavalo favorito nas pistas. Inteligência, docilidade, versatilidade e agilidade são as principais características da maior raça equina do Brasil, que hoje conta com um plantel de cerca de 490 mil animais registrados.

A paixão de Magdiel Neves Fernandes não tem distância. Ele encarou 1700 km, de Posse (GO) até Bezerros (PE), para participar do Congresso Brasileiro & Derby ABQM de vaquejada, evento que abre a temporada de competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Até este domingo (13/03), desportistas de vários Estados do país passarão pelas arenas do Parque Rufina Borba, localizado na BR-232, em busca dos almejados troféus de campeão e de prêmios em dinheiro que somados chegam a R$ 230 mil.

Vaquejadas no Nordeste

O competidor e treinador de cavalos da raça Quarto de Milha, Magdiel Neves, participa pela segunda vez das provas de vaquejada da ABQM. A primeira vez foi em 2014, no Potro do Futuro da mesma modalidade. O jovem que é conhecido como Diel pelos amantes do esporte monta desde os 16 anos. “Gosto de vir aos eventos da ABQM. A vaqueirama é de alto nível, a corrida é bem organizada e os cavalos de primeira qualidade. Os vaqueiros de outras regiões se inspiram no Nordeste, visto como uma potência nacional em Vaquejada”, declara o atleta.
Fonte: No Minuto.