segunda-feira, 22 de junho de 2009

OS SUPER-HERÓIS DA RESISTÊNCIA.

22-06-2009
Entre os diversos tipos de desafios, os atletas nadaram nos açudes.
Imagine passar quatro dias literalmente no limite do esforço físico e mental em mais de 50 horas de muita pedalada, corrida, nado, remada e de pouco descanso. Para alguém que se considera “normal” essa é praticamente uma tarefa impossível, mas para os atletas de corrida de aventura é mais uma oportunidade de superar as barreiras da superação. Essa prova de fogo aconteceu entre os dias 11 e 14 de junho durante a Expedição Carcará, tradicional prova que é considerada a maior do nordeste e uma das mais pesadas do país. A edição deste ano ficou para a história como a maior corrida de aventura já disputada em terras potiguares. Os competidores da categoria Expedição, a principal da disputa, percorreram 350 quilômetros por 10 cidades do chamado “Seridó Frio”, já que a maioria dos municípios visitados fica em uma área serrana da região.
O último da esquerda para a direita é Sandro Luiz de Matos. Currais-novense filho de Luiz Sátiro de Matos, aqui do Escrete de Ouro.

Para encarar uma prova tão desafiadora como essa, só com muito preparo físico e psicológico. A rotina de treinos é pesada e se intensifica quanto as competições se aproximam. Fernando Fregnir, capitão da equipe Tapuia, revela que “o treinamento é desgastante, na preparação para a Expedição Carcará, acordávamos às quatro da manhã para remar ou pedalar. Mas não tem jeito, chegar a bons resultados em um esporte como esse, só com muita dedicação”. David Taveira, da equipe Lobo Guará, concorda que a pressão é extrema, “corridas de aventura são duras, tem que se esforçar muito mesmo para ter bom condicionamento”, conta. Quando se fala da prova mais importante do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura, que é formado por cinco etapas realizadas ao longo do ano, a vontade de entrar bem na disputa é maior, “a Expedição Carcará foi a terceira etapa do circuito, mas é tão decisiva que funciona como se fosse a última, por isso os treinos para ela tiveram que ser tão pesados”, explica Charles Sá, da Carbono Zero.A preparação dos competidores da outra categoria da prova, a Aventura, não ficou atrás. Na Expedição Carcará os participantes dessa turma percorreram 80 quilômetros por cinco cidades.
Represa do açude do Pico, no município de Currais Novos, local de uma das provas.
Chicão” Freitas, capitão da Iguana 1, diz que “as semanas anteriores às provas nos deixam no limite, é muito treino, uma verdadeira devoção à competição”.Quando a corrida chega, tudo é posto em prova. Preparo físico, entrosamento da equipe, habilidade de navegação e calma, que quando desaparece vira o popular “efeito psicológico”. A equipe pernambucana Direction chegou a Natal com uma lembrança ruim da edição do ano passado da Expedição Carcará.
O grupo teve que abandonar a prova depois que um dos integrantes sofreu hipotermia. Neste ano a confiança do quarteto foi maior. Depois de vários meses de uma rotina pesada de treinos, entraram na disputa com uma determinação invejável. Da largada ao fim da prova os atletas dormiram apenas 20 minutos e foram poucas e breves as paradas para alimentação e hidratação. Um dos integrantes, o triatleta Lula, terminou a corrida com sintomas claros de desidratação e com os pés muito machucados, “viemos com o objetivo de vencer e se foi preciso sofrer para isso, faz parte”. Coisa de herói mesmo.
Depois de 47 horas de competição a equipe levou a melhor da categoria Expedição.Sem ficar atrás em termos de disposição e preparo, a equipe potiguar Kalangos ficou com o título da categoria Aventura, que largou já no dia 13. Eles retornaram ao centro de Lagoa Nova, de onde a prova começou, após cerca de onze horas de competição. Com uma hora e quarenta minutos de diferença, chegaram os atletas da Kaiapó, seguidos pela Squamata, duas horas e vinte minutos depois. “Fomos verdadeiramente uma equipe. Esse foi o nosso segredo para vencer. Tomamos decisões juntos e estivemos sempre em conjunto”, disse a atleta Débora França, da Kalangos.
Durante as cinco etapas do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura são disputadas provas completamente diferente, tanto em modalidades disputadas e em duração, quanto nos terrenos. “O Rio Grande do Norte é um estado abençoado, aqui a gente encontra diversos tipos de terrenos e cenários diferentes, com mata, serra, terra seca e dunas, por exemplo”, diz Toinho Souto, organizador da Expedição Carcará.

ABC F.C - NONATO FAZ TREINOS FÍSICOS PARA ESTREAR NO PRÓXIMO SÁBADO.

22-06-2009
TN Online Publicada.
O atacante Nonato (Foto), que estava no Mixto de Cuiabá/MT foi o único jogador a realizar trabalhos na tarde desta segunda-feira (22/06), no Centro de Treinamentos do ABC. Os demais jogadores ganharam folga e se reapresentam nesta terça-feira. O próximo compromisso Alvinegro será contra o Atlético/GO, no estádio Serra Dourada, sábado às 21h.

LUTADOR POTIGUAR PERDE PARA NORTE-AMERICANO EM LAS VEGAS/EUA.

22-06-2009

O lutador potiguar Gleison Tibau perdeu na noite do último sábado para o norte-americano Melvin Guillard no grande desafio de decisão do UFC Finale, reality show só de atletas de vale-tudo.

A luta aconteceu no Palms Casino Resort, em Las Vegas, nos Estados Unidos. De acordo com o site americano mmajunkie.com, a vitória de Guillard sobre Tibau, não teria acontecido sem grande esforço. A luta foi acirrada.

Segundo o site, Guillard, conhecido nos ringues como "The Young Assassin" (o jovem assassino) mostrou improvisação e conseguiu a vitória. Antes do desafio, o potiguar havia reconhecido que o adversário teve mais tempo para preparação e por isso teria vantagem. O resultado oficial dos rounds foi de 29-28 (vitória do americano), 28-29 (vitória de Tibau), 29-28 (vitória do americano).

Agora, Tibau está preparando as malas para viajar para o Brasil. Ele quer descansar no Rio Grande do Norte. "Vou finalmente tirar um tempo para fazer o que gosto, aí no Brasil. Quero tirar esse tempo para ajudar a desenvolver o esporte do meu estado", finalizou.

LUTADOR DE JIU-JÍTSU ESPANCA DANÇARINO ATÉ A MORTE.

22-06-2009

Praticante de jiu-jítsu foi preso pouco tempo depois do crime e não deu motivos para o assassinato.
O dançarino Dênis Nascimento Sales, 27 anos, foi espancado até a morte, na madrugada de ontem, na rua 1º de maio, no bairro Cidade Nova (Zona Oeste de Natal). O crime, segundo testemunhas, teria ocorrido por volta das 4h e sido praticado pelo lutador de jiu-jítsu Jerônimo Nascimento Bandeira. A polícia foi acionada e prendeu o acusado, em flagrante, minutos depois, na rua Nossa Senhora do Livramento, em Felipe Camarão, bairro vizinho ao do crime.

Fonte: DN ONLINE.

BARATA, EX-AMÉRICA E ABC, E MARCELO ASSUENSE, SÃO OS DOIS NOVOS REFORÇOS DO ALECRIM DE NATAL.


22-06-2009

Correr contra o tempo para preparar o Alecrim para a estréia na Série D, dia 5 de julho contra o Ferroviário em Fortaleza.
Este é o desafio do técnico Francisco de Assis “Diá”: "Temos que correr. Já fizemos a apresentação do elenco e começamos os treinamentos físicos e vamos realizar uma mini-temporada, porque estamos correndo contra o tempo. Temos apenas 15 dias para a estréia e alguns jogadores que foram contratados estavam a mais de 45 dias parados, desde o término do campeonato estadual. Aos poucos, nosso preparador físico vai colocando os atletas em condições, para começarmos nosso trabalho com bola. Para que até o dia da estréia o time possa estar pelo menos 60% bem, tanto fisicamente, tecnicamente e taticamente".

Na avaliação de “Diá”, o grupo do Alecrim pode ser considerado como o grupo da morte da competição: "Tive a oportunidade de falar recentemente com o Paulo Moroni, técnico do Flamengo/PI, um dos nossos adversários, conheço também o Treze/PB, que sempre forma equipes competitivas, e que acabou de contratar o meia Igor, que já teve passagem pelo Flamengo/RJ. Eles também já possuem uma base montada, como o time do Piauí, que foi campeão do seu estado no último final de semana. E tem o Ferroviário/CE, que está vindo forte, já que o Governo Cearense está ajudando a equipe com R$ 100 mil e vai querer ser campeão da série D. O grupo é muito difícil. Considerado por todos como o o Grupo da Morte".

Barata, que já atuou no ABC e no América, e Marcelo Assuense são os dois novos atacantes contratados para o Alecrim.

PRIMEIRO JOGO-TREINO!

O Alecrim realizou ontem o primeiro jogo-treino na fase de preparação para Série D contra a Seleção do Planalto treinada por Berg e venceu por 3x0.
O Alecrim jogou com Isaias (Tinho), Eduardo Igor (Fernandes), Geilson, Rafael (Alexandre) e Ribamar (Wescley); Róbson, Émerson (Hércules), João Paulo e Kel; Maurício Pantera e Léo Papel (Daniel). Os g
ols foram marcados por intermédio de Kel, João Paulo e Wescley de falta.
Geílson, Róbson e Kel foram os destaques do Verdão.
Fonte: ML - Rádio Globo Natal