quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Botafogo/RJ lidera ranking de lesões em 2025, mas projeta melhora.

Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025.

Botafogo foi o clube brasileiro com mais problemas médicos ao longo de 2025. Ao total, a equipe sofreu 55 afastamentos por lesão na temporada, aumento superior a 50% em relação a 2024, quando o Alvinegro registrou 36 baixas. O cenário, contudo, é de melhora para o início de 2026.

Internamente, a condução da preparação física foi tratada como um dos fatores para o cenário. O preparador Luca Guerra foi desligado após críticas relacionadas à carga elevada de treinos e à falta de alinhamento com outros setores do clube. Na ocasião, o então técnico Davide Ancelotti discordou da decisão e deixou o cargo junto com o profissional. Desde a chegada de Ancelotti, o Botafogo passou a registrar, em média, um novo problema médico a cada quatro dias.

A temporada de 2025 terminou como a segunda com mais lesões desde o início da era SAF. Apenas 2022, com 66 casos, teve número superior. Savarino foi o atleta com mais passagens pelo departamento médico, com sete ocorrências, enquanto Bastos desfalcou o time em 61 partidas por questões físicas.

Confira os times com mais lesões em 2025

1. Botafogo - 55 lesões

2. Fortaleza - 53

3. Internacional - 50

4.Vitória - 50

5.Grêmio - 49

6.São Paulo - 49

7.Bragantino - 44

8. Fluminense - 44

9.Corinthians - 43

10.Sport - 40

Fonte: portal "ge".

Departamento médico começa a esvaziar

Após um ano marcado por ausências, o Botafogo inicia 2026 com redução no número de atletas em recuperação. O médico do clube, Gustavo Dutra, confirmou em entrevista ao "Canal do TF", no YouTube, que o goleiro Neto e o zagueiro Bastos estão liberados para a pré-temporada.

— Um cara com o nome dele, com 15 anos de Europa, jogou nos clubes que jogou e falou "não, calma aí, eu quero treinar mais duas semanas". É tirar o chapéu para o cara. Então ele já volta… Volta com o grupo — afirmou Dutra, ao comentar a decisão de Neto de antecipar o retorno aos trabalhos após cirurgia na coxa direita. Fonte: lance.com 

CBF divulgou o Ranking das Federações.

Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025.

A CBF divulgou o Ranking das Federações Brasileiras. E a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) caiu uma posição em 2025, descendo da 14ª que ocupava para a 15ª posição ao fim desta temporada.

A FNF foi ultrapassada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), que subiu do 16º para o 14º lugar.


Futebol do RN: ABC e América, os dois de Natal, caem posições no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025.

ABC x América — Foto: Gabriel Leite/América FC

O Ranking Nacional de Clubes da CBF 2025 trouxe um retrato pouco animador para o futebol potiguar. Os dois principais representantes do Rio Grande do Norte, ABC e América, aparecem em posições modestas e em trajetória de queda no cenário nacional.

O ABC, clube mais bem colocado do estado, ocupa a 46ª posição, com 3.008 pontos. Apesar de ainda figurar à frente do rival local, o Alvinegro perdeu três colocações em relação ao ranking anterior, reflexo de uma temporada marcada por eliminação precoce na Copa do Brasil e rebaixamento para a Série D.

O América vive situação mais delicada. O clube aparece apenas na 62ª colocação, somando 1.818 pontos, e registra uma queda de sete posições no ranking. Em 2025, o Alvirrubro foi tricampeão potiguar, mas amargou mais um ano sem conseguir o acesso à Série C.

O ranking da CBF leva em consideração o desempenho dos clubes nas competições oficiais organizadas pela entidade nos últimos cinco anos, com peso maior para as temporadas mais recentes. Assim, a posição atual reforça o impacto direto dos resultados esportivos recentes no cenário nacional.

Para ABC e América, o desafio em 2026 passa por campanhas mais consistentes na Série D e na Copa do Brasil para recuperar espaço, pontos e relevância no ranking. Fonte: GE /RN.