sexta-feira, 27 de março de 2009

A VAGA DO RN NA SÉRIE D PODE FICAR COM O ASSU OU POTYGUAR DE CURRAIS NOVOS.

.
O ASSU venceu o 1º turno do Campeonato Potiguar 2009? Sim. Já garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2010? Também. Pode ser considerado no mínimo Vice-Campeão Potiguar? Idem. Mas será que o Camaleão do Vale garantiu também uma vaga na série D? Não, não garantiu.
Mas por que? O Abecedista explica.
.
Primeiramente, deve ser consultada a parte do regulamento do Potiguar 2009 que trata da classificação geral. Ela diz o seguinte:
"DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
Art. 10º - A classificação das associações no Campeonato obedecerá sempre o critério técnico e será feita da seguinte forma:
a) O primeiro e segundo lugares serão, respectivamente, o campeão e o vice-campeão estadual de 2009;
b) Do terceiro ao décimo segundo lugares será observada a classificação obtida pelas associações em razão do somatório dos pontos ganhos nos dois turnos, observado o disposto no Art. 8º deste regulamento".
O trecho grifado parece não dizer absolutamente nada, pois é óbvio que o Campeão é o 1º lugar e o Vice-Campeão o 2º.
.
Na verdade, o que o disposivo quer dizer, o que é corroborado pela redação da alínia b, é que os vencedores do 1º e 2º turnos, que disputarão a Decisão do Campeonato, serão considerados Campeão e Vice-Campeão.
.
Assim, tem-se que o ASSU já é, na pior das hipóteses, o Vice-Campeão Potiguar de 2009. Tal condição garante à equipe do Vale uma das duas vagas do RN na Copa do Brasil 2010, mas não o direito de representar o RN na série D.
.
A explicação consta do Artigo 17 das disposições gerais do regulamento:
"DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 17 - Será assegurado ao Campeão Estadual 2009 a vaga correspondente ao Rio Grande do Norte na Série “D” do Campeonato Brasileiro de 2009, e ao Campeão e ao Vice-Campeão do Campeonato Estadual 2009 as vagas na Copa do Brasil de 2010.
PARÁGRAFO ÚNICO – Caso o campeão Estadual 2009 já esteja inserido em alguma outra série do Campeonato Brasileiro 2009 (“A”, “B” ou “C”), a vaga referente ao Rio Grande do Norte na Série “D” 2009 ficará assegurada para a agremiação que obtiver o melhor aproveitamento técnico no Campeonato Estadual 2009 imediatamente após a(s) equipe(s) já classificada(s) para as competições nacionais, considerando todo o Campeonato".
.
Segundo a cabeça do artigo 17, portanto, o ASSU é detentor de uma vaga na Copa do Brasil 2010, pois já pode ser considerado, na pior das hipóteses, como já dito e demonstrado, Vice-Campeão Potiguar de 2009.
Já a vaga à série D, está destinada ao Campeão Potiguar de 2009 e, caso este já esteja assegurado em alguma série (A, B ou C) do Campeonato Brasileiro 2009 - no RN apenas ABC FC e América apresentam tal condição - ela não passaria para o Vice-Campeão, na hipótese, o ASSU.
.
Como diz o regulamento, na hipótese de, entre ABC FC ou América, um destes se consagrar Campeão Potiguar, o Clube do RN que garantirá participação na Série D será aquele que obtiver o melhor aproveitamento técnico no Campeonato Estadual 2009 imediatamente após as equipes já classificadas - ABC FC ou América, hipoteticamente - para as competições nacionais, considerando todo o Campeonato.
.
Pelas razões acimas é que, tão importante quanto a classificação do 2º turno, é a classificação geral do Campeonato, que poderá indicar o representante do RN na série D caso, repete-se, o título do Potiguar 2009 seja vencido por ABC FC ou América.
.
Neste sentido, a classificação geral do Potiguar 2009, considerado todo o Campeonato (todos os jogos), como diz o regulamento, onde se inclui a final do 1º turno, ASSU 2 x 2 Santa Cruz, atualmente é a seguinte:
.
ABC FC - 30 pts.
ASSU - 28 pts (8 vitórias e saldo 12).
Potyguar/CN - 28 pts (8 vitórias e saldo 10).
Baraúnas - 24 pts.
América - 23 pts (6 vitórias e saldo 9).
Santa Cruz - 23 pts (6 vitórias e saldo -1).
.
Para o Mais Querido, a classificação acima tem uma importância: definirá que equipe terá a vantagem de decidir em casa na segunda partida da grande final, com a vantagem ainda de jogar por dois empates.
.
Fora este detalhe, se percebe ainda que a briga entre ASSU e Potyguar/CN promete ser quente, palmo a palmo, dedo a dedo, pela vaga do RN na série D.
Uma última obesrvação. O jogo de amanhã não pode ser considerado de vida fácil, simplesmente pelo fato de que o ASSU não pode se dar ao luxo de relaxar neste segundo turno. Se o fizer, o Potyguar/CN entra na D.
.
Será um grande jogo no Frasqueirão onde a presença da Frasqueira é de todo fundamental.
É dia, ou melhor, é noite de casa cheia no Frasqueirão e no Bezerrão.
Informações: O ABCecedista.

HOJE FOI O ÚLTIMO DIA PARA REGULARIZAÇÃO DE ATLETAS.

27-03-2009
Acabou nesta sexta-feira o prazo de inscrições de atletas para o Campeonato Potiguar. Os times agilizaram diversas contratações de jogadores que estavam em negociação e já regularizaram os atletas.
Quatro times repatriaram jogadores que fizeram sucesso em outras ocasiões.
.
ASSU
O Assu contratou o lateral-esquerdo Cleisson, que estava no Real Independente. Além disso, trouxe o veterano atacante Barata, de 37 anos, que é ídolo do ABC. Barata não joga profissionalmente há mais de um ano, mas participou de treinamentos no ABC e no Treze e por isso está bem fisicamente.

BARAÚNAS
O Baraúnas regularizou nesta sexta-feira o atacante Frankilin, que teve o contrato encerrado com o próprio Barú, mas ganhou uma nova oportunidade de defender o Tricolor.
.
POTYGUAR-CN
Enquanto isso, o potyguar/CN trouxe de volta o volante/zagueiro Alemão, que defendeu o Macau, no Campeonato Estadual, o Potiguar de Mossoró, na Copa do Brasil deste ano e próprio Potyguar em 2007 e 2008.
.
AMÉRICA
Quem também fez a contratação de um jogador já conhecido pela torcida nesta sexta-feira foi o América. O Alvirrubro repatriou o atacante Geovane. O atacante defendeu o América por quatro temporada e foi, no ano passado, para o Daegu, da Coréia do Sul. Ele foi bem no futebol asiático e marcou nove gols no Campeonato Coreano, mas retorna porque não se adaptou aos hábitos daquele continente.