sábado, 21 de dezembro de 2019

Mundial: Para Jurgen Klopp, Liverpool ser campeão do mundo é algo 'sensacional'!


Sábado, 21 de dezembro de 2019. 
O técnico elogiou o Flamengo e ressaltou a importância do título para o Liverpool, que jamais havia vencido a competição.
Jurgen Klopp analisou a vitória do Liverpool
Técnico Jurgen Kloop, do Liverpool
O Treinador Jurgen Klopp reconheceu que o Liverpool não fez uma partida brilhante na final do Mundial da Clubes da Fifa, neste sábado, mas para o alemão isso importa pouco agora que o time está com a taça nas mãos. Embora os europeus não deem ao torneio a mesma importância que dão os sul-americanos, o técnico do time inglês parecia radiante com a conquista.

Na entrevista coletiva que concedeu após a cerimônia de premiação do Mundial, realizada em Doha, no Catar, Klopp elogiou o Flamengo e ressaltou a importância do título para o Liverpool, que jamais havia vencido a competição.
"Foi uma noite maravilhosa para nós", falou o alemão. "Estou muito feliz por termos vencido o título pela primeira vez. Agora eu sei que ser campeão do mundo é sensacional, não poderia ser melhor".

O treinador disse que o bom desempenho do Flamengo no jogo deste sábado não o surpreendeu porque nos últimos dias ele viu muitos jogos do time rubro-negro e, portanto, já sabia o que esperar. Segundo Klopp, a equipe comandada pelo português Jorge Jesus é "realmente muito boa", mas ele não quis dizer se ela está à altura das melhores da Inglaterra.
Fonte: AFI.

Conheça alguns números da proposta orçamentária do Vasco para 2020!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Confira agora alguns números da reforma orçamentária do Vasco para 2020 que será discutida no Conselho Deliberativo.
Resultado de imagem para imagens do escudo do Vasco da Gama
Divulgação
O Conselho Deliberativo se reunirá na quinta-feira (26/12) para discutir a proposta orçamentária do Vasco da Gama para 2020, apresentada internamente pela diretoria administrativa.

Em busca de informações sobre o assunto, o jornalista David Nascimento, do Lancenet, conseguiu alguns números do orçamento do Vasco para 2020 que está para ser votado no Conselho Deliberativo. Veja abaixo.

Receita bruta: 324.078.573,00

Despesa esportiva: 86.569.437

Superávit: 154.232.401

Mecanismo de solidariedade: 17.195.000

Empréstimo (pretensão 1º semestre): 45 milhões

Espera-se que o orçamento apresentado pela diretoria seja aprovado pelos conselheiros. Como já dito pelo presidente Alexandre Campello, o Vasco espera poder investir mais no futebol na próxima temporada.


Ex-Vasco da Gama, Rodrigo, postou um vídeo em rede social comemorando a derrota do Flamengo contra o Liverpool.


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Resultado de imagem para Imagens do ex-jogador do Vasco da Gama, Rodrigo
Rodrigo, ex-jogador do Vasco da Gama.
O ex-zagueiro Rodrigo, que defendeu o Vasco entre 2014 e 2017, usou seu Instagram para provocar o Flamengo após a derrota por 1 a 0 para o Liverpool na final do Mundial de Clubes. Nos Estados Unidos, o ex-jogador aparece sorridente e dançando ao lado de dois torcedores do clube inglês.

Conhecido por suas provocações em campo, Rodrigo teve algumas discussões com jogadores do Flamengo durante sua passagem pelo Vasco, boa parte deles com Guerrero. Entre 2015 e 2017, os vascaínos passaram nove jogos sem perder para o arquirrival.






Riquelme participará de jogo beneficente neste domingo!

Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Riquelme participa de jogo beneficente neste domingo às 10h em Barra Mansa.
Riquelme


FRANCÊS: Neymar e Mbappé brilham em goleada do Paris Saint-Germain!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
O PSG completou sete vitórias consecutivas na competição nacional e está em uma situação muito confortável na tabela.
PSG brilhou neste sábado
Neymar e Mbappé, destaques da vitória do PSG sobre o Amiens.
A 19ª rodada do Campeonato Francês, a última do primeiro turno, apresentou ao mundo algo que está longe de ser uma novidade: o Paris Saint-Germain goleou com atuações destacadas de Neymar e Mbappé. O francês marcou duas vezes e o brasileiro uma na vitória da equipe parisiense por 4 a 1 sobre o Amiens, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.
O PSG completou sete vitórias consecutivas na competição nacional e está em uma situação muito confortável na tabela de classificação, pois lidera a disputa com sete pontos de vantagem sobre o Olympique de Marselha (45 a 38) - e com uma partida a mais para disputar. AFI



Carioca: Em dia movimentado, Botafogo anuncia destaque do Atlético-GO para o ataque!

Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Lateral pretendido pela Ponte Preta é o 1º reforço do Botafogo!
Resultado de imagem para Imagens do jogador de futebol Guilherme Santos, contrato pelo Botafogo/RJ
Lateral esquerdo Guilherme Santos.
O Botafogo confirmou seu primeiro reforço para a temporada 2020, que se inicia com o Campeonato Carioca. Trata-se do lateral-esquerdo Guilherme Santos, de 31 anos, que atuou no Campeonato Brasileiro Série B pelo Paraná.

Vinculado ao Tombense, de Minas Gerais, Guilherme chega por empréstimo de um ano. O atleta foi revelado pelo Vasco/RJ e também passou por outros grandes clubes do Brasil, como Atlético-MG, Santos, Fluminense, além do Bahia.

Botafogo anuncia destaque do Atlético-GO para o ataque!

Foto: Paulo Marcos / Atlético-GO
Atacante Pedro Raul. Foto: Paulo Marcos / Atlético-GO.
O Botafogo/RJ anunciou o seu segundo reforço para a temporada 2020, que se inicia com o Campeonato Carioca. Trata-se do atacante Pedro Raul, um dos destaques do Atlético-GO na campanha que culminou no acesso à elite do Campeonato Brasileiro.
Na Série B de 2019, o atacante de 23 anos fez oito gols, mas o destaque veio no fim da competição, pois cinco gols foram marcados nos últimos oito jogos. Na temporada inteira, foram 47 partidas e 14 gols.
Revelado pelo Cruzeiro, Pedro Raul pertence ao Vitória de Guimarães, de Portugal, e estava emprestado ao Atlético-GO.
Seu contrato é de um ano, mas existe a possibilidade de estender por mais três. AFI

Futebol do RN: Treino do Potiguar/M tem Mikael entre os titulares!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Dando sequência na preparação para o Campeonato Estadual, o Potiguar fez um treino tático e técnico na tarde na última quinta-feira (19) no campo do Medeirão, em Baraúna. A novidade foi a presença do meia-atacante Mikael entre os titulares. 
Luciano Quadros conversa com os jogadores antes de
começas o treino. Foto: Márcio Márcia.
O jogador foi testado jogando aberto em profundidade, formando o ataque junto com Denilson e Marcelo Cabral. Com isso, Mayquinho foi para o banco. No entanto, tal mudança não é em definitivo. O técnico Luciano Quadros segue fazendo observações sobretudo aos atletas que ele não trabalhou até então – Mikael é um deles –, a fim de conhecer e encontrar a melhor formação até o jogo de estreia contra o Santa Cruz de Natal, no dia 5 de janeiro. Mikael, 21 anos, esteve no elenco do Potiguar na última edição do Estadual, entrou em alguns jogos como titular, foi acionado em outros no decorrer das partidas, cumprindo boas apresentações. Por conta disso, o clube o trouxe de volta. No futebol local, Mikael também defendeu a camisa do Baraúnas e também do Mossoró Esporte Clube.
Amistoso!
Amanhã, domingo 22/12, o Potiguar testa o time no amistoso interestadual contra o Ferroviário, às 15h30, no Elzir Cabral, em Fortaleza (CE).
Fonte: Blog do Marcos Santos.

América-RN bate o Campinense em seu primeiro amistoso da pré-temporada!

Sábado, 21 de dezembro de 2019. 
Em jogo bastante movimentado, na manhã deste sábado, 21/10, América-RN e Campinense/PB fizeram um amistoso bastante movimentado na Arena América, no CT Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim. No fim, o América venceu por 2x1. O Mecão abriu o placar e viu a Raposa empatar. Depois, se colocou à frente novamente, assegurou a vitória, e iniciou com o pé direito nos amistosos de pré-temporada. Os gols do América foram marcados por intermédio de Dione e Felipe Augusto; Caíque descontou para a Raposa.
 
Arena América -  Foto: Diego Simonetti/América FC
Ficha técnica da partida:
AMÉRICA/RN 2x1 CAMPINENSE/PB
Local: Arena América, no CT Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim.
Gols:Dione e Felipe Augusto (América)Caíque (Campinense).
Equipes:
CAMPINENSE – Adilson, Júnior, Vitão, Júlio Machado (Alleff) e Uesles; Mateus Camargo, Peu, Robertinho e  Igor (Rafael Ibiapino / Vinicius Vargas); Romário Becker (Rhuann) e Caíque (Fábio Júnior)
AMÉRICA-RN – Ewerton, André, Adriano Nilo e Renan Luis; Leandro Melo, Cesar Sampaio (Juninho) e  Daniel Costa (Romarinho); Dione (Wilson), Orobó e Wallace (Felipe Augusto).

Depois do desafio, os dois times liberaram seus jogadores para o descanso, ganharam o restante do final de semana de folga e voltam aos treinamentos na segunda-feira (23).

Próximos jogos!
Os dois times voltam a se encontrar no próximo sábado, dia 28 de dezembro, às 15h00, no Renatão, em Campina Grande-PB.

Campinense!
Na temporada de 2020, o Campinense vai disputar o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e também a Série D do Campeonato Brasileiro.

O Rubro Negro no Estadual está no grupo B ao lado de Sousa, CSP, Nacional de Patos e São Paulo-PB, mas pelo regulamento, irá enfrentar os times do Grupo A, que conta com Treze, Botafogo, Atlético de Cajazeiras, Perilima e Sport Lagoa Seca

A estreia da Raposa no Campeonato Paraibano será no dia 19 de janeiro diante do Sport Lagoa Seca, às 16h00, no Amigão.

América/RN!
Na temporada de 2020, o América vai disputar o Campeonato Potiguar, a Copa do Brasil e também a Série D do Campeonato Brasileiro.

Liverpool vence revanche contra Flamengo e é campeão mundial!”

Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Brasileiro Roberto Firmino fez gol da equipe inglesa, que, com vitória de 1 a 0, descontou derrota sofrida para Rubro-Negro na final de 1981.
Liverpool vence o Flamengo e é campeão do Mundial de Clubes I Foto: Francois Nel/GettyImages
Liverpool vence o Flamengo e é campeão do Mundial de Clubes. Foto: Francois Nel/GettyImages
Flamengo lutou mas não conseguiu superar o Liverpool e foi derrotado por 1 a 0, na prorrogação, neste sábado (21), em Doha, perdendo a chance de conquistar o bi do Mundial Interclubes.
O brasileiro Firmino fez o gol da equipe inglesa, que descontou a derrota sofrida para o Fla na final de 1981, conquistando este título pela primeira vez. Agora, o time inglês volta suas atenções para a Premier League, que lidera em busca de seu primeiro título desde que a competição foi implementada, em 1992.
veja também
A maior parte jogo foi movimentada e equilibrada, com o Liverpool pressionando tanto no início do primeiro como do segundo tempo. O Fla soube reagir e tocar a bola, dificultando a vitória do time comandado por Jurgen Klopp. Mas, na parte final, caiu de produção e cedeu espaço para o poderoso adversário.
No fim, foi difícil para o time carioca segurar o estilo de jogo do Liverpool, que buscava muito os lançamentos para os seus três atacantes, Salah, Firmino e Mané, pressionarem com velocidade.

O jogo
Logo nos primeiros segundos, o Liverpool ameaçou. Firmino recebeu pelo alto, ganhou de Rodrigo Caio de chutou por cima. A equipe inglesa exagerou nos lançamentos desde a defesa.
E gerava perigo quando seus atacantes e meio-campistas conseguiam escapar. Desta maneira, aos 4, Keita chutou por cima e aos 5.
Numa das poucas vezes em que o Liverpool armou uma jogada, sem explorar o contra-ataque, Arnold arriscou de fora da área, com a bola passando rente à trave.
Mas a partir dos 15, Bruno Henrique, inicialmente vigiado por Gómez, começou a se movimentar e dar trabalho. O Flamengo passou a tocar a bola e dominar as ações. Everton Ribeiro se revezava com Gabigol e isso confundia a marcação adversária.
Firmino vibra após marcar o gol da vitória
Firmino, aos 8 do primeiro tempo da prorrogação marca o gol da vitória.
O Liverpool insistia na ligação direta. Mas o Fla jogava de forma mais coesa, agregando o toque de bola e a criatividade brasileira para encontrar espaços.
No segundo tempo, o Liverpool entrou com força e dominou as ações no início. Firmino novamente voltou a perder um gol no início, após dar lindo drible e finalizar na trave. Aos 4, Salah chutou para fora, da pequena área. 
O Fla reagiu e chegou duas vezes com Gabigol, aos sete minutos. O recuo de Firmino, que passou a ocupar mais o meio-campo, deu maior volume ao Liverpool no setor. Isso quebrava o ritmo da equipe carioca. 
O Fla, no entanto, voltou a tocar a bola e, com triangulações, criou novamente perigo. Aos 23, Gabigol até tentou uma bicicleta, defendida por Alisson. 
Nos 10 minutos finais, o Fla passou a contar com Vitinho, que entrou no lugar de Arrascaeta, e Diego, no lugar de Everton Ribeiro.
Gabigol não conseguiu superar a defesa inglesa. Foto: Matthew Ashton/GettyImages

Alterações de Jorge Jesus

Mas ficou praticamente impossível segurar o Liverpool, que ganhou ainda mais volume com a entrada de Lallana no lugar de Oxlade-Chamberlain.
Diego Alves, que havia se machucado, fez uma defesa espetacular após chute de Henderson, de fora da área. Nos acréscimos, o juiz apontou pênalti de Rafinha em Mané, mas voltou atrás, após uso do VAR.
O jogo foi para a prorrogação. O Fla aparentava mais cansaço. E não contava com seus jogadores mais criativos: Everton Ribeiro e Arrascaeta.
As alterações de Jorge Jesus, neste sentido, não surtiram efeito. E até Gabigol voltou para marcar na grande área.
Era o Liverpool quem tocava. E explorava os contra-ataques. Aos 8 da prorrogação, Mané entrou em velocidade, tocou para Firmino que, com um toque tirou Rodrigo Caio e Diego Alves para fazer 1 a 0 e acabar com o sonho flamenguista.
Mais inteiro e consciente, o Liverpool soube se fechar, continuar a explorar os contra-ataques e ainda criar perigo contra um Flamengo corajoso, mas sem forças para buscar o resultado.

Ficha técnica
LIVERPOOL 1 x 0 FLAMENGO
Competição: Mundial de Clubes da Fifa
Local: Estádio Khalifa Internacional, Doha (Qatar)
Data e horário: sábado (21 de dezembro de 2019), às 14h30 (de Brasília)
Cartão amarelo: Mané, Salah, Milner, Vitinho e Diego
Gol: Firmino, aos 8 do primeiro tempo da prorrogação.
Equipes:
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk e Robertson; Henderson, Keita (Milner) e Oxlade-Chamberlain (Lallana); Salah (Shaqiri), Firmino (Origi) e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão (Berrío), Gérson (Lincoln) e Arrascaeta (Vitinho); Everton Ribeiro (Diego), Gabriel Barbosa e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Jesus.
Fonte: Futebol do R7.com

No Palmeiras, Luxemburgo planeja abrir treinos e vai apostar na base!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
O projeto de dar mais espaço para revelações das categorias de base já estava estabelecido bem antes da vinda do treinador.
Luxemburgo dá sequência a projeto no Palmeiras
Luxemburgo dá sequência a projeto do Palmeiras.
O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras, começou nos últimos dias a rascunhar o planejamento para 2020 junto com a diretoria e já tem algumas definições claras sobre o trabalho com o elenco na próxima temporada. Fora a presença maior de jovens das categorias de base nos jogos, o novo treinador quer mexer na rotina das atividades na Academia de Futebol.


Após passar as últimas temporadas com a maioria dos treinos fechados à imprensa, Luxemburgo defende a ideia de ter mais abertura. O novo técnico pretende em um primeiro momento ter várias atividades liberadas para os jornalistas. A exceção será em alguns dias de trabalhos táticos ou em momentos de ensaios de bolas paradas e jogadas ensaiadas, quando será proibido filmar a movimentação.

Luxemburgo também quer conciliar os trabalhos do time entre os diferentes tipos de gramado. A partir de 2020, o Allianz Parque e um dos três campos da Academia de Futebol terão piso sintético. A mudança tem como intuito permitir que a arena possa conciliar melhor a agenda entre partidas e apresentações musicais. Para acompanhar a mudança, o clube fará o mesmo no centro de treinamento.
Fonte: Futebol do R7.

Potiguar Ítalo Ferreira vence Gabriel Medina em final épica em Pipeline e é campeão mundial de surfe!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
A espera chegou ao fim de forma épica. Na briga pelo título mundial de 2019, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram ao limite. 
E, na decisão da etapa derradeira do circuito, foi o potiguar, da cidade de Baia Formosa, litoral do RN, quem levou a melhor para entrar para a história. Em Pipeline, Ítalo bateu Medina na grande final para conquistar seu primeiro título mundial aos 25 anos. Ao levantar o troféu no Havaí, cravou seu nome no rol de campeões e barrou o rival no sonho do tricampeonato. Ítalo entra para o seleto grupo dos campeões mundiais, que também já conta com o próprio Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015). O potiguar foi eleito "o estreante do ano" na temporada de 2015 e por muito pouco não esteve na briga pelo título mundial daquela temporada - foi o sétimo ao final da disputa. Desde então, se manteve na elite e se firmou como um dos grandes nomes do surfe mundial.
Por Breno Dines — Oahu, Havaí

Emprestado pelo ABC, Kaká vê oportunidade de crescer no Santa Cruz de Natal!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
O Santa Cruz de Natal confirmou a contratação do meia Kaká de 21 anos, que chega por empréstimo junto ao ABC.
Kaka do ABC, vai defender o Santa Cruz
de Natal no campeonato estadual 2020.
Ele assinou com o Tricolor até o fim do Campeonato Potiguar 2020 e é uma das apostas do técnico Léo Goiano para a competição. Revelado nas categorias de base do Alvinegro, Kaká foi emprestado ao Farense, de Portugal, em 2017, mas lesionou o joelho no ano seguinte e retornou ao Brasil para realizar o tratamento. Recuperado, o jovem atuou algumas vezes pela equipe principal no início de 2019. De falta, sua especialidade, marcou o gol que deu a vitória ao ABC sobre o Sergipe, pela primeira rodada da Copa do Nordeste. Foi também a estreia dele como jogador profissional. Na época, Ranielle Ribeiro era o técnico. Após sofrer uma lesão muscular em jogo da terceira rodada do Nordestão, contra o Santa Cruz, Kaká perdeu espaço no Alvinegro e vê no Santa Cruz de Natal uma oportunidade de ouro para voltar a atuar e se destacar para dar uma guinada na carreira. A estreia do Santa Cruz de Natal no estadual será no dia 5 de janeiro, contra o Potiguar de Mossoró. Kaká tem vínculo com o ABC até dezembro de 2021, e o clube pretende aproveitá-lo na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, a partir de maio.
Por GloboEsporte.com — Natal

Futebol do RN: ASSU vai a Paraíba enfrentar o Botafogo em amistoso interestadual!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Jogadores fazendo exercício na Piscina. 
Dentro das ações preparatórias para o campeonato estadual de 2020, o ASSU realiza neste  domingo, 22/12 um teste de fogo para o elenco do Camaleão. A equipe do Vale vai a cidade de João Pessoa/PB encarar o atual tri campeão paraibano, em partida amistosa, no CT do Botafogo. O jogo está marcado para às 15h00. O técnico Jocian Bento pediu o amistoso diante de uma equipe qualificada, para poder ter uma avaliação real do trabalho que vem sendo realizado para o campeonato estadual.

O elenco esta semana teve um trabalho intenso no campo, na academia e também na piscina. O ASSU estreia no Campeonato estadual dia 05 de janeiro diante do Palmeira no Estádio Nazarenão em Goianinha.
Texto e imagem: Pedro Neto (Assessoria de imprensa)

Seridosão de Futsal 2019: Neste sábado, 21/12, serão realizados os jogos das Semifinais!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Ontem, sexta-feira (20/12) foram realizados os últimos jogos válidos pelas quartas de final do Campeonato Seridosão de Futsal 2019:
 
Seleção de Florânia - Time principal.
Time principal  do Monte Castelo de Caicó.
Time principal do Satnad do Povoado Antônio - Parelhas.

Categoria Sub-11:
Fênix de Caicó 5 x 2 Xodó de Santana do Matos
Picuizinho de Picuí 7 x 3 Arena Marcinho de Caicó
Categoria Sub-13:
Xodó de Santana do Matos 6 x 0 Jucurutu
Categoria Sub-15:
Sevilha de Tenente Laurentino Cruz 1x1 Fênix de Caicó. Nos pênaltis, Fênix 3x2.  
Inter de Patos/PB 6x1 São José do Seridó Pela
Categoria Feminino:
Corinthians de Caicó 3 x 2 PSVER de Jardim de Piranhas
Angicos 5 x 0 Flamengo de Caicó
Jucurutu 4 x 3 Timbaúba dos Batista
Pela Categoria Principal:
São José do Seridó 2 x 2 Florânia. Nos pênaltis, Florânia 7x6 São José do Seridó
Satnad do Povoado Santo Antônio 2 x 1 Angicos

Hoje sábado, 21/12 serão realizados os jogos das Semifinais de todas as categorias:

Categoria Sub-11:
Sevilha de Tenente Laurentino Cruz x Cruzeta.
Fênix de Caicó x Picuizinho de Picuí
Categoria Sub-13:
Fênix de Caicó x Xodó de Santana do Matos.
Pela Categoria Sub-15:
Gil Catolé e Ziva de Catolé do Rocha/PB x Fênix de Caicó
Categoria Sub-18:
Angicos x Estrela do Amanhã de Parelhas.
Jucurutu x Vasco Vidrat de Currais Novos
Categoria Feminino:
Corinthians de Caicó x Jucurutu
Categoria Master 40:
JK Orions de Currais Novos x Santana do Matos.
Pela Categoria Principal:
Monte Castelo de Caicó x Florânia
Cruzeta x Satnad do Povoado Santo Antônio.
Fonte: Blog do Toscano Neto.

Fla deve aproveitar ano mágico para fazer acordo com todos do incêndio!


Sábado, 21 de dezembro de 2019.
Clube se acertou com famílias de quatro dos dez mortos. Para além do que ocorrer contra Liverpool, precisa fechar na volta a única ferida da temporada. 
Momento pede que Fla se esforce nos acordos da maior tragédia de sua história
Momento pede que Fla se esforce nos acordos da maior tragédia de sua
história. Foto: Ricardo Moraes / Reuters.

O Flamengo tentará o bicampeonato mundial de clubes contra o Liverpool, da Inglaterra, dono do elenco considerado o melhor do mundo, às 14h30 deste sábado (21), em Doha, no Qatar.
Quando a equipe retornar ao Brasil, independentemente do resultado contra os Reds, seus dirigentes deveriam aproveitar o final de um ano de belo futebol, grandes conquistas e faturamento na casa do bilhão de reais para fechar definitivamente a grande - e talvez única - ferida aberta na temporada: a conclusão das indenizações de todas as famílias dos dez meninos entre 14 e 16 anos mortos no incêndio de 8 de fevereiro de 2019 no Ninho do Urubu, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Muitos apressam-se em condenar o rubro-negro e a defender que o clube faça chover dinheiro sobre todas as famílias das vítimas sem pensamento, negociação ou questionamento. Em boa parte desses casos há preocupação relevante. Mas em outra, considerável, a gritaria não passa de discurso futebolístico mal disfarçado de compromisso afetivo e social.
Mais do que preocupados com pais e mães dos garotos, algumas penas e microfones adestrados querem mesmo é sugerir uma maneira de abalar, pela amplificação do sentimento de culpa, o cofre forte e o equilíbrio do hoje poderoso concorrente rubro-negro.
Mas essa verdade não retira, de forma alguma, a obrigação do Flamengo de aproveitar o momento para resolver a questão da maneira mais nobre e rápida possível, se possível entre a virada de ano e os dias iniciais de 2020.
Sem prejuízo das críticas às hesitações, é justo reconhecer que existe um trabalho legítimo do Flamengo em busca de solução. Havia 26 adolescentes no Ninho naquela madrugada triste. Dez morreram e três ficaram feridos. Quatro das dez famílias das vítimas fatais e todos os sobreviventes feridos fecharam acordo de indenização, remuneração mensal e tempo de cobertura sem a necessidade de processos litigiosos.
Incêndio no Ninho do Urubu deixou dez adolescentes mortos e três feridos
Incêndio no Ninho do Urubu deixou dez adolescente mortos e três feridos.
Foto: Lance.net. 
Mais precisamente, no caso dos mortos, três famílias e meia. Parte de uma das quatro famílias envolvidas nos acordos exige algo mais na Justiça, na única opção litigiosa de parentes das vítimas contra o clube até agora. Todos os outros permanecem, ao menos até o momento, em negociação, representados por seus advogados.

Enquanto esperam um desfecho, seja ele acordado ou litigioso, todos recebem, segundo o clube, valores mensais extrajudiciais, que o presidente do clube, Rodolfo Landim, garante manter até que todos os casos tenham um fim. Dias atrás, o Ministério Público registrou o pedido de que o Flamengo pague no mínimo R$ 10 mil a cada família envolvida até a decisão final.

“Foi a maior tragédia da nossa história. A dor dos familiares é incomparável, não há o que discutir, mas nós também ainda sofremos muito no clube por causa dela. Não houve caso semelhante no País, nos últimos tempos, em que a instituição envolvida tomou tantas decisões, por conta própria, no curto espaço de tempo em que tomamos”, defende-se Landim. “Não acho que um clube que age como estamos agindo mereça ser taxado de negligente ou insensível. Nossas atitudes desde a tragédia mostram que podemos ser quase tudo, menos dirigentes que não estão interessados e mobilizados para resolver a situação”, acrescenta o presidente rubro-negro.

O Flamengo considera que o fechamento dos próximos seis ou “seis acordos e meio” será mais um caso de equilíbrio e bom senso do que propriamente de finanças. A ideia é a de que, por mais doloroso que seja, o clube precisa ter agenda própria para questão, e não a externa, imposta por pressões nem sempre (e em muitas situações quase nunca) ligadas à preocupação com as famílias envolvidas.

Um ponto destacado por negociadores e advogados do Flamengo envolvidos no caso é o de que o clube, ainda que tenha condição, não pode aceitar das famílias ainda sem acordo um pedido dez, vinte, várias vezes superior ao fechado com as quatro primeiras, a pretexto de resolver o problema rapidamente e se livrar da pressão. Uma atitude dessa, argumentam os representantes, desmoralizaria, antes de tudo, os próprios travados anteriormente.

Mas, feitas as ressalvas, permanece claro como a luz do sol que o Flamengo tem, no momento, plenas condições políticas e, sobretudo, financeiras para fazer um esforço e se acertar senão com todas, pelo menos com a quase totalidade dos familiares dos dez meninos mortos.

Mesmo porque, se o clube não conseguir fechar com todos nos próximos dias e semanas, o acerto com a maioria chamará atenção para a possibilidade que a parte mais resistente a posições razoáveis, entre todas as envolvidas na negociação, pode não ser a do clube. Fonte: R7