sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

CBF divulga Ranking Nacional de Clubes e de Federações!

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023.

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o Ranking Nacional de Clubes para 2024. Pelo quarto ano seguido, o Flamengo aparece na liderança com 16.678 pontos. O Palmeiras, atual campeão do Brasileirão Série A, está na vice-liderança do Ranking com 15.372 pontos. 

O ABC é o clube potiguar melhor colocado, na 40ª posição com 3.563 pontos O América aparece na posição número 58 com 1.76. O Globo é o 87º na lista, o Potiguar/M ocupa a colocação 144, e o Santa Cruz de Natal, posicionado em 217º.

O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. 

Além da relação das equipes apresentada, a CBF também divulga o Ranking Nacional das Federações. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol ocupa a 15ª colocação, subindo de 5.813 para 6.663 pontos.

RNC - RANKING NACIONAL DE CLUBES 2024

RNF - RANKING NACIONAL DE FEDERAÇÕES 2024

COPA AMÉRICA 2024: Conheça os adversários do Brasil na Primeira Fase!

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023.

A Conmebol realizou nesta quinta-feira (7) o sorteio dos Grupos da Copa América 2024, que será realizada nos Estados Unidos. A Seleção Brasileira ficou no Grupo D e enfrentará Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras na fase de grupos. 

A estreia da Amarelinha está marcada para o dia 21 de junho no SoFI Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia. O estádio é um dos mais modernos do mundo e foi inaugurado em 2020 ao custo de US$ 5,5 bilhões. O adversário da estreia ainda será definido no confronto da repescagem da Liga das Nações da Concacaf entre Costa Rica e Honduras. 

A partida seguinte será contra o Paraguai, no dia 28 de junho, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. No dia 2 de julho, o Brasil enfrenta a Colômbia, no Levi's Stadium, em Santa Clara, também na Califórnia, no último duelo da fase de grupos.

Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final, quando começa a fase mata-mata. A Copa América contará com 10 seleções da CONMEBOL e 6 seleções convidadas da Concacaf.

Conheça os Grupos:

* Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá/Trinidad e Tobago

* Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica

* Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia

* Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras.

Potyguar/CN apresenta comissão técnica e visa escapar do rebaixamento antes de mirar novos objetivos!

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023.

O Potyguar de Currais Novos apresentou sua comissão técnica na noite desta quarta-feira (6) em solenidade realizada no auditório da Câmara dos Vereadores do município. O clube vai contar com Fernando Tonet como técnico; André Otaviano como preparador físico; Everton Rincon como preparador de goleiros e Padilha como massagista.

A primeira atividade oficial é já na manhã desta quinta-feira (7). As duas primeiras semanas terão comando total de Otaviano, que tem a missão de colocar os atletas dentro do cronograma oficial. Para Tonet, o Leão do Seridó terá como objetivo inicial escapar do rebaixamento antes de mirar coisas maiores na competição.

O primeiro objetivo, não é principal, mas o primeiro, é atingir a pontuação necessária para permanecer na primeira divisão. A partir dali vamos brigar por conquistas maiores, por outros objetivos”, afirma o técnico.

Tonet usou como exemplo seu trabalho à frente do Santa Cruz. Em 2018, Tonet conduziu o tricolor natalense à Série D do Brasileirão e à Copa do Brasil do ano seguinte. Fonte: Blog Anthony Medeiros. 

O treinador Tonet é entrevistado pelo repórter Cesário Júnior (Garrincha) do Blog Terradaxelita e da da 99FM (Rádio Ouro Branco de Currais Novos). 

LUTO! Morre aos 77 anos Erandy Montenegro, ex-treinador de ABC, América, Alecrim, Potiguar/M, Baraúnas e Potyguar de Currais Novos!

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023.



Morreu nesta quinta-feira (07/12), aos 77 anos de idade, o ex-jogador e ex-treinador de futebol Erandy Montenegro. Ele teve uma importante passagem como jogador pelo futebol cearense, sendo o autor do primeiro gol do estádio Castelão, e também marcou época, como treinador, no futebol mossoroense e potiguar.

A causa oficial da morte não foi divulgada, mas informações apontam que o ex-jogador lutava contra um câncer. Em nota, o Ceará, clube pelo qual Erandy foi jogador e treinador, demonstrou profundo pesar pelo falecimento de Montenegro.

Fortaleza, onde Erandy também atuou, também publicou uma nota de pesar pela morte do ex-jogador. "Na histórica ficou, Erandy, e que seu descanso seja em paz", disse o clube na publicação.

Erandy Pereira Montenegro teve passagens por CearáFortalezaSanta Cruz/PECampinense/PB e Ferroviário/CE ao longo de sua carreira, além de entrar para a história como o autor do primeiro gol do Castelão, de Fortaleza.

O primeiro gol do estádio aconteceu apenas uma semana depois da inauguração. No dia 18 de novembro de 1973, o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano, com gol de Erandy, aos 22 minutos do segundo tempo.

"A bola veio do zagueiro Odélio, que passou pro Jorge Costa, depois pro Zé Eduardo, que lançou pra mim. Eu só aproveitei e marquei", disse o ex-jogador em entrevista ao Sistema Verdes Mares, em 2012.

Natural de Bananeiras, na Paraíba, Erandy foi campeão e artilheiro do Campeonato Cearense de 1969, com a camisa do Fortaleza. Em 1971, ele passou a vestir a camisa do Ceará, clube pelo qual também conquistou um título do Campeonato Cearense.

No Rio Grande do Norte, Erandy foi técnico do Potiguar e Baraúnas, de Mossoró, ABC, América e Alecrim, de Natal, e Potyguar de Currais Novos.

(*) Com as informações do DN e TN

O velório do mesmo acontece a partir das 18h, nesta quinta-feira 07, na Capela -3 - Vila Memorial e o sepultamento no Morada da Paz, 12h, hoje sexta feira, dia 08 do 12, no Bairro Emaús, Natal/RN.

URGENTE! Justiça retira presidente da CBF e nomeia interventor

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023.

Ednaldo Rodrigues (Foto) foi deposto do cargo de presidente da CBF. A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelos desembargadores da 21a Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Os magistrados determinaram ainda que o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, assuma a CBF pelo prazo de 30 dias para que conduza uma nova eleição.

ENTENDA

O julgamento tratou da legalidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro em março do ano passado. O TAC permitiu que a Assembleia Geral da CBF elegesse Ednaldo Rodrigues para comandar a entidade.

O acordo foi firmado porque o MPRJ considerava ilegais as regras que regiam a eleição na CBF, em função de uma mudança no estatuto da entidade, em 2017, que estabeleceu pesos diferentes para os votos praticados por federações e clubes das séries A e B. Na prática, bastava as federações votarem em conjunto para definir o presidente.

Opositores de Ednaldo tentaram barrar a eleição de março de 2022 alegando que o TAC fora assinado por ele, como presidente interino, e serviu para referendar uma eleição que o tornaria presidente de fato. Nesta quinta-feira, a Justiça acatou o pleito.

A CBF irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Pelas regras jurídicas,pela jurisprudência, pela doutrina, pelo histórico de decisões acertadas do TJ do Rio, esperamos que ação seja declarada prejudicada”, disse ao ge, Gamil Foppel, um dos advogados da CBF no caso.

Fonte: Site da CBF