domingo, 3 de maio de 2020

Cresce o interesse por 'notícias boas' durante pandemia de covid-19!

Domingo, 03 de maio de 2020.
Procurar por conteúdos mais leves pode ser estratégia psicológica na quarentena, mas é preciso equilibrar com doses de realidade.
Busca por notícias boas relacionadas ao coronavírus aumentou 100% entre fevereiro e abril
Busca por notícias boas relacionadas ao coronavírus aumentou 100%
entre fevereiro e abril. Foto: Nappy
O surgimento de perfis nas redes sociais e seções em diversos veículos jornalísticos 
dedicados exclusivamente às boas notícias apontam que está em curso uma nova maneira de se consumir informação. Se, por acaso, você já se pegou procurando por notícias boas na internet durante a quarentena, saiba que não é o único.


Segundo dados do Google Trends, entre os dias 16 de fevereiro e 18 de abril, foi registrado um aumento de 100% na busca pela a combinação dos termos “notícias boas” e “coronavírus”.
A pandemia do novo coronavírus tem deixado a web cada vez mais "faminta" por doses diárias de otimismo. É a “dieta midiática”, termo usado pela estrategista digital e doutora em comunicação Issaaf Karhawi para explicar o novo comportamento. “Estamos em um momento sensível e é compreensível que sejam adotadas leituras de escapismo para tentar lidar com tudo isso", diz.


“O aparecimento dessas buscas e a forma como a gente lida com a pandemia mostram como construímos nossa autonomia. Estamos diante de um sujeito mais ativo midiaticamente, que tem maior capacidade de burlar o noticiário e construir outro discurso sobre o que está acontecendo”, aponta a pesquisadora, que enxerga como positivo o comportamento do usuário de controlar a quantidade e qualidade de informações que chegam até ele.

De acordo com a psicóloga Triana Portal, a atitude pode ser vista como uma forma de enfrentamento psicológico da quarentena: “Com quase 2 meses de foco na pandemia, percebemos que os tratamentos e manejo da doença vão mudando a todo tempo. A ansiedade e o medo são comuns a todos e desesperar-se só leva ao estresse, que por sua vez debilita o sistema imunológico.”

Nem tudo são flores

Embora vejam a nova tendência de comportamento com otimismo, ambas as especialistas alertam que a postura também pode ser alienadora se não for equilibrada com algumas doses de realidade.
"Essas são distorções cognitivas comuns em momentos de crise”, aponta a psicóloga. Já a pesquisadora em comunicação chama atenção para a formação de bolhas de preferência nas redes.
“Se eu busco notícias boas, as redes sociais me devolvem mais do mesmo conteúdo, o que também é muito grave e coloca em xeque a nossa relação com a diferença e o pensamento crítico”, ressalta Issaaf. De acordo com ela, a responsabilidade pelo volume de consumo midiático não está somente no usuário comum das redes. "Ainda precisamos da mídia tradicional e até de influenciadores auxiliando nesse processo", explica.
Por Nayara Fernandes, do R7 - TECNOLOGIA E CIÊNCIA

Ex-jogador de futsal, Leco, morre aos 44 anos!


Domingo, 03 de maio de 2020. 
Leco atuou também no Fla
Leco, ex-jogador de Futsal, morre
aos 44 anos de idade.
O ex-jogador de futsal Leco, Alex Barbosa Pereira, morreu ontem, sábado (02/05), aos 44 anos, de causas ainda não confirmadas.
A morte de Leco foi motivo de lamentação entre os salonistas do País. Ele brilhou, na década de 90, em equipes como Flamengo, Botafogo, Vasco e Macaé Futsal.
Além de clubes como o Botafogo, Vasco e o Flamengo, a Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro se manifestou em nota a respeito da morte do ex-jogador.

“Com grande tristeza comunicamos o falecimento do salonista, LECO”. Atleta da década de 90 se destacou atuando por equipes como Flamengo, Botafogo, Vasco e Macaé Futsal, onde atuou por vários anos no futebol carioca e com grandes atuações pela Liga Nacional.
LECO estava internado e neste sábado (02/05), aos 44 anos, infelizmente nos deixou. Descanse em paz, que DEUS o receba de braços abertos.
Fonte: Futebol Do R7

Relembre os maiores artilheiros da história do Brasileiro, por clube!


Domingo, 03 de maio de 2020.
1ª rodada da edição 2020 estava marcada para esse fim de semana e, como os artilheiros não podem estufar as redes, solução é relembrar.
Roberto, Zico e Luís Fabiano marcaram mais de 100 gols no Brasileiro
Roberto Dinamite, Zico e Luís Fabiano. Cada um marcou mais de 100 gols
no campeonato brasileiro, atuando em um único clube.
O fim de semana era para ser de gols pelo Brasil, torcedores em festa - outros nem tanto - e rivalidade à flor da pele. Começaria neste sábado o Campeonato Brasileiro 2020, mas assim como todos os grandes eventos, foi adiado - ainda sem definição de volta - em razão da pandemia de coronavírus.
E se os artilheiros estão impedidos momentaneamente de estufar as redes, nos resta relembrar o passado. Os Números da Bola foi atrás das estatísticas de todos os clubes da Série A para descobrir quem são os três maiores goleadores de todos os tempos de cada equipe no Brasileirão - de 1971 a 2019. Confira o TOP 3 dos clube:

ATHLETICO-PR
1º - Kléber Pereira - 51 gols
2º - Alex Mineiro - 38 gols
3º - Washington - 34 gols

ATLÉTICO-MG
1º - Reinaldo - 89 gols
2º - Marques - 63 gols
3º - Guilherme - 55 jogos

ATLÉTICO-GO
1º - Juninho - 13 gols
2º - Anselmo - 12 gols
3º - Elias - 12 gols

BAHIA
1º - Douglas - 35 gols
2º - Nonato - 31 gols
3º - Beijoca - 26 gols

BOTAFOGO
1º - Túlio - 69 gols
2º - Mendonça - 47 gols
3º - Nilson Dias - 36 gols

BRAGANTINO
1º - Kelly - 19 gols
2° - Silvio - 19 gols
3º - João Santos - 14 gols

CEARÁ
1º - Jorge Costa - 18 gols
2º - Samuel - 14 gols
3º - Thiago Galhardo - 12 gols
Felipe Azevedo - 12 gols
Ivanir - 12 gols
Washington - 12 gols

CORINTHIANS
1º - Marcelinho Carioca - 52 gols
2º - Sócrates - 41 gols
3º - Geraldão - 35 gols

CORITIBA
1º - Zé Roberto - 33 gols
2º - Keirrison - 25 gols
3º - Alex - 23 gols

​FLAMENGO
1º - Zico - 135 gols
2º - Bebeto - 41 gols
3º - Renato Abreu - 40 gols

FLUMINENSE
1º - Fred - 91 gols
2º - Magno Alves - 45 gols
3º - Romário - 34 gols

FORTALEZA
1º- Rinaldo - 27 gols
2º - Amílton Melo - 19 gols
3º - Marciano - 19 gols

GOIÁS
1º - Paulo Baier - 50 gols
2º - Túlio - 48 gols
3º - Araújo - 46 gols

GRÊMIO
1º - Tarciso - 76 gols
2º - Baltazar - 46 gols
3º - Jonas - 40 gols

INTERNACIONAL
1º - Valdomiro - 59 gols
2º - Leandro Damião - 43 gols
Christian - 43 gols

PALMEIRAS

1º - Dudu - 41 gols
2º - Leivinha - 40 gols
3º - Edmundo - 34 gols

SANTOS
1º - Neymar - 54 gols
2º - Robinho - 52 gols
3º - Kléber Pereira - 52 gols

SÃO PAULO
1º - Luis Fabiano - 108 gols
2º - Serginho Chulapa - 83 gols
3º - Rogério Ceni - 65 gols

SPORT
1º - Diego Souza - 38 gols
2º - Leonardo - 32 gols
3º - André - 29 gols

VASCO
1º - Roberto Dinamite - 181 gols
2º - Romário - 83 gols
3º - Edmundo - 79 gols

No geral, os principais artilheiros do campeonato brasileiro, são:

1º - Roberto Dinamite (Vasco): 181 gols
2º - Romário (Vasco 83, Flamengo 39 e Fluminense 34): 156 gols.
3ª – Zico (Flamengo): 135 gols.
4º - Túlio Maravilha (Botafogo (69) e Goiás 48): 117 gols.
Fonte: Lance

Arrascaeta revela paixão por clube do maior ídolo uruguaio!


Domingo, 03 de maio de 2020.
Jogador do Flamengo começou no Defensor Sporting, mas desde criança torcia pelo Peñarol, onde atuou Pedro Rocha, que disputou 4 Copas do Mundo.
Arrascaeta hoje defende o Flamengo, mas um dia...
Arrascaeta hoje defende o Flamengo, mais um dia...
No Uruguai, todo menino que é apaixonado por futebol tem duas escolhas, se quiser se tornar jogador. Uma é aderir à maioria e, desde cedo, colocar a faca nos dentes, na sola dos tênis gastos se ralar nos carrinhos e na gana de vencer divididas.

Outra, é se sobressair neste emaranhado de pontapés e ímpeto de combate em busca da vitória. Esse caminho é a escolha da minoria, mas, nele, diante de tantas adversidades, são forjadas as maiores pérolas, da estirpe de Pedro Rocha, Enzo Francescoli e Giorgian de Arrascaeta.

E nestes tempos de pandemia, Arrascaeta, atual craque do Flamengo, revelou sua paixão por um destes times uruguaios, na qual a luta sempre foi complementada por um toque de talento, em toda história.

Desde cedo, ele acompanhou com fervor o Peñarol, cujas cores amarela e preta homenageiam a locomotiva Rocket, vencedora de um concurso na Inglaterra no século 19, fazendo em menor tempo o percurso entre Liverpool e Manchester.

Quando jovem, Arrascaeta viu, com emoção, o time, oriundo de ferroviários, conquistar o 47º título nacional de sua história, em 2003, com os iniciantes Pablo Javier Bengoechea e Fabián Estoyanoff, atuando junto com nomes como José Luis Chilavert (em seu último jogo pelo clube naquela passagem de um ano), Cristian Rodríguez, Joe Bizerra e o artilheiro Carlos Bueno.

Ele não escondeu esse envolvimento até mesmo para o portal  La Voz del Tuerto (@lavozdeltuerto), direcionado a torcedores do Defensor Sporting, clube onde Arrascaeta começou no futebol, segundo o El País.

Clubes italianos podem voltar aos treinos nesta segunda-feira!

Domingo, 03 de maio de 2020.
Campeonato foi paralisado no início de março
Campeonato foi paralisado no início de março.
Os clubes da Itália estarão liberados a partir desta segunda-feira, 04/05, para voltarem aos treinos de forma individual. O governo italiano deu sinal verde para que atletas se reapresentem nos centros de treinamentos de suas respectivas equipes e voltem aos trabalhos, porém, respeitando algumas regras.
- Mesmo disciplinas individuais e não individuais, como todos os cidadãos, podem participar de atividades esportivas individuais, em áreas públicas ou privadas, respeitando a distância interpessoal de segurança de pelo menos dois metros e respeitando a proibição de qualquer forma de aglomeração - diz parte da nota do Ministério do Interior.
O Campeonato Italiano foi paralisado no início de março, após a realização da 26ª rodada. A Juventus lidera a competição com 63 pontos, seguida de perto pela Lazio, que tem 62. A Inter de Milão está em terceiro, com 54 pontos. AFI.




Tem Mundial ou não? Lembre títulos 'discutíveis' dos clubes brasileiros!

Domingo, 03 de maio de 2020.
Conquistas de algumas das principais equipes do Brasil rendem polêmica e muita discussão entre torcedores e até mesmo federações.
A Copa Rio, de Palmeiras e Fluminense; a Copa União do Flamengo; o Mundial de Clubes do Corinthians em 2000... O valor de alguns títulos até hoje rende debates acalorados entre torcedores. Entre reconhecimentos, imbróglios que chegaram à Justiça passando por regulamentos mirabolantes, relembre algumas dessas 'polêmicas' do futebol.
O Expresso da Vitória, emblemática equipe do Vasco que trazia nomes como Ademir de Menezes, Ely, Chico, Maneca e Rafagnelli, foi representar o país no Torneio de Clubes Campeões Sul-Americanos, disputado no Chile. Após derrotar o El Litoral (BOL), aplicar goleadas por 4 a 1 sobre o Nacional (URU) e 4 a 0 sobre o Municipal (PER), um empate em 1 a 1 com o Colo Colo deixou o Cruz-Maltino bem perto da conquista
O Expresso da Vitória, emblemática equipe do Vasco que trazia nomes como Ademir de Menezes, Ely, Chico, Maneca e Rafagnelli, foi representar o país no Torneio de Clubes Campeões Sul-Americanos, disputado no Chile. Após derrotar o El Litoral (BOL), aplicar goleadas por 4 a 1 sobre o Nacional (URU) e 4 a 0 sobre o Municipal (PER), um empate em 1 a 1 com o Colo Colo deixou o Cruz-Maltino bem perto da conquista. Foto: Lance! Galerias

Após um jogo acirrado e nervoso (no qual o histórico goleiro Barbosa defendeu um pênalti), o Vasco garantiu o empate em 0 a 0 contra 'La Maquina' River Plate e se sagrou campeão da competição. Décadas depois, a diretoria cruz-maltina pleiteou na Conmebol que a competição tivesse seu nível equiparado ao da conquista da Copa Libertadores. Em ata divulgada em 29 de abril de 1996, o Comitê Executivo da entidade anunciou que 'após analisar o pedido, resolveu aceitar o reconhecimento do êxito esportivo e à sua verdade histórica'. Além disto, frisou que em 1997 o Vasco passaria a ter o direito de disputar a Supercopa dos Campeões da Libertadores
Após um jogo acirrado e nervoso (no qual o histórico goleiro Barbosa defendeu um pênalti), o Vasco garantiu o empate em 0 a 0 contra "La Maquina" River Plate e se sagrou campeão da competição. Décadas depois, a diretoria cruz-maltina pleiteou na Conmebol que a competição tivesse seu nível equiparado ao da conquista da Copa Libertadores. Em ata divulgada em 29 de abril de 1996, o Comitê Executivo da entidade anunciou que "após analisar o pedido, resolveu aceitar o reconhecimento do êxito esportivo e à sua verdade histórica". Além disto, frisou que em 1997 o Vasco passaria a ter o direito de disputar a Supercopa dos Campeões da Libertadores. Foto: Lance! Galerias.
O Palmeiras tem Mundial? A Copa Rio, competição internacional com oito clubes (além do Alviverde, Vasco, Juventus, Nacional-URU, Áustria Viena, Sporting, Nice e Estrela Vermelha) tinha chancela do presidente da Fifa, Jules Rimet. O time de Ventura Cambon superou a Velha Senhora, ao vencer por 1 a 0 no jogo de ida (com gol de Rodrigues) e, no jogo decisivo, empatar em 2 a 2 (gols de Liminha e Rodrigues, em duelos no Maracanã. À época, a imprensa paulista destacou os atletas como 'campeões mundiais'. Em 2004, o Palmeiras entregou um dossiê à Fifa pedindo o reconhecimento do título mundial
O Palmeiras tem Mundial? A Copa Rio, competição internacional com oito clubes (além do Alviverde, Vasco, Juventus, Nacional-URU, Áustria Viena, Sporting, Nice e Estrela Vermelha) tinha chancela do presidente da Fifa, Jules Rimet. O time de Ventura Cambon superou a Velha Senhora, ao vencer por 1 a 0 no jogo de ida (com gol de Rodrigues) e, no jogo decisivo, empatar em 2 a 2 (gols de Liminha e Rodrigues, em duelos no Maracanã. À época, a imprensa paulista destacou os atletas como "campeões mundiais". Em 2004, o Palmeiras entregou um dossiê à Fifa pedindo o reconhecimento do título mundial. Foto: Lance! Galerias

Em 2007, o secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, enviou fax no qual 'atestava' que o Palmeiras era o primeiro campeão mundial (posteriormente ratificado pelo presidente da entidade, Joseph Blatter). Contudo, anos depois, houve mudança de posicionamento. Primeiramente, só eram 'campeões do Mundial de Clubes a partir de 2000'. Após o reconhecimento de vencedores do Mundial Interclubes, a Copa Rio do Palmeiras continuou a não ser reconhecido pela Fifa
Em 2007, o secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, enviou fax no qual "atestava" que o Palmeiras era o primeiro campeão mundial (posteriormente ratificado pelo presidente da entidade, Joseph Blatter). Contudo, anos depois, houve mudança de posicionamento. Primeiramente, só eram "campeões do Mundial de Clubes a partir de 2000". Após o reconhecimento de vencedores do Mundial Interclubes, a Copa Rio do Palmeiras continuou a não ser reconhecido pela Fifa. Foto: Lance! Galerias.
Em 1952, a Copa Rio voltou a ser organizada pela CBD nos mesmos moldes e teve o Fluminense como campeão. O Tricolor das Laranjeiras superou o Corinthians (outro representante brasileiro) na final, ao vencer por 2 a 0 na ida e assegurar o empate em 2 a 2 no jogo da volta. Jornais de todo país na época indicaram a equipe de Castilho, Orlando Pingo de Ouro, Didi e Telê Santana como 'campeã do mundo'. A diretoria tricolor ficou de mandar um dossiê, mas não foi à frente. O mandatário Gianni Infantino também ratificou que a Copa Rio não pode ser considerado título mundial
Em 1952, a Copa Rio voltou a ser organizada pela CBD nos mesmos moldes e teve o Fluminense como campeão. O Tricolor das Laranjeiras superou o Corinthians (outro representante brasileiro) na final, ao vencer por 2 a 0 na ida e assegurar o empate em 2 a 2 no jogo da volta. Jornais de todo país na época indicaram a equipe de Castilho, Orlando Pingo de Ouro, Didi e Telê Santana como "campeã do mundo". A diretoria tricolor ficou de mandar um dossiê, mas não foi à frente. O mandatário Gianni Infantino também ratificou que a Copa Rio não pode ser considerado título mundial. Foto: Lance! Galerias.
A CBF inicialmente colocava no panteão de campeões brasileiros quem conquistou os títulos das edições de 1971 em diante. Entretanto, em 2009, seis clubes (Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos) elaboraram um documento para que os seus títulos em edições da Taça Brasil (disputada entre 1959 a 1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 a 1970) fossem reconhecidos como conquistas nacionais
A CBF inicialmente colocava no panteão de campeões brasileiros quem conquistou os títulos das edições de 1971 em diante. Entretanto, em 2009, seis clubes (Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos) elaboraram um documento para que os seus títulos em edições da Taça Brasil (disputada entre 1959 a 1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 a 1970) fossem reconhecidos como conquistas nacionais. Foto: Lance! Galerias
A entidade achou o pedido 'factível', por 'justiça histórica' e decidiu unificar os títulos nacionais. A medida fez com que entre 1967 e 1970, houvesse dois campeões brasileiros. O Palmeiras, que teve um ano de 1967 impecável ao vencer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, acrescentou dois Brasileiros em seu currículo e é o maior vencedor da história: dez títulos. O Santos, que também foi magistral na época de Pelé, Pepe, Coutinho e Mengálvio, tem nove títulos
A entidade achou o pedido "factível", por "justiça histórica" e decidiu unificar os títulos nacionais. A medida fez com que entre 1967 e 1970, houvesse dois campeões brasileiros. O Palmeiras, que teve um ano de 1967 impecável ao vencer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, acrescentou dois Brasileiros em seu currículo e é o maior vencedor da história: dez títulos. O Santos, que também foi magistral na época de Pelé, Pepe, Coutinho e Mengálvio, tem nove títulos. Foto: Lance! Galerias
O Botafogo publicou três títulos mundiais em seu site oficial no início de abril. As conquistas são da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela, que agora passam a ser considerados pelo Glorioso desta forma. O clube estuda ir à Fifa pelo reconhecimento das conquistas
O Botafogo publicou três títulos mundiais em seu site oficial no início de abril. As conquistas são da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela, que agora passam a ser considerados pelo Glorioso desta forma. O clube estuda ir à Fifa pelo reconhecimento das conquistas. Foto: Lance! Galerias.
Um tricampeão estadual em apenas dois anos? A curiosa conquista do Flamengo começou a se tornar possível devido a uma mudança administrativa: com as fusões das FERJ e da Federação Fluminense de Futebol (quatro anos após a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara), inicialmente a Ferj bateu o martelo e criou o Campeonato Estadual 1979 - Especial, que reuniria dez clubes (seis da capital e quatro do interior) e, para não atropelar o Campeonato Brasileiro, duraria entre fevereiro e abril

Um tricampeão estadual em apenas dois anos? A curiosa conquista do Flamengo começou a se tornar possível devido a uma mudança administrativa: com as fusões das FERJ e da Federação Fluminense de Futebol (quatro anos após a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara), inicialmente a Ferj bateu o martelo e criou o Campeonato Estadual 1979 - Especial, que reuniria dez clubes (seis da capital e quatro do interior) e, para não atropelar o Campeonato Brasileiro, duraria entre fevereiro e abril. Foto: Lance! Galerias
O Rubro-Negro, que vivia o início do ápice da sua era de ouro, chegou ao bicampeonato estadual de forma invicta. Entretanto, a realização do Especial rendeu discórdia: oito clubes que se sentiram excluídos do Especial pleitearam ao então presidente da CBD, Heleno Nunes, a realização de um novo campeonato. O ano de 1979 teve nova competição, com 18 equipes (um recorde). No primeiro turno, todos jogavam entre si e, no segundo, existia a divisão de um grupo com oito equipes e outro com dez times. Em novembro, o Flamengo de Zico, Junior, Andrade, Claudio Adão e Julio Cesar conquistou mais um título e passou a ser convencionado que obteve um 'tri em dois anos'
O Rubro-Negro, que vivia o início do ápice da sua era de ouro, chegou ao bicampeonato estadual de forma invicta. Entretanto, a realização do Especial rendeu discórdia: oito clubes que se sentiram excluídos do Especial pleitearam ao então presidente da CBD, Heleno Nunes, a realização de um novo campeonato. O ano de 1979 teve nova competição, com 18 equipes (um recorde). No primeiro turno, todos jogavam entre si e, no segundo, existia a divisão de um grupo com oito equipes e outro com dez times. Em novembro, o Flamengo de Zico, Junior, Andrade, Claudio Adão e Julio Cesar conquistou mais um título e passou a ser convencionado que obteve um "tri em dois anos"

Foto: Lance! Galerias
O imbróglio sobre o vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987 ultrapassou décadas, com direito a guerra de liminares em diversas instâncias entre Flamengo e Sport
O imbróglio sobre o vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987 ultrapassou décadas, com direito a guerra de liminares em diversas instâncias entre Flamengo e Sport

Foto: Lance! Galerias
Após a confusa edição de 1986 (marcada por viradas de mesa, inchaço e clubes entrando na Justiça Comum), o presidente da CBF, Octávio Pinto Guimarães, declarou que a entidade 'não tinha condições financeiras de organizar a competição'. A frase foi o estopim para que as equipes de maior apelo no país fundassem o Clube dos 13 e rompessem com a entidade
Após a confusa edição de 1986 (marcada por viradas de mesa, inchaço e clubes entrando na Justiça Comum), o presidente da CBF, Octávio Pinto Guimarães, declarou que a entidade "não tinha condições financeiras de organizar a competição". A frase foi o estopim para que as equipes de maior apelo no país fundassem o Clube dos 13 e rompessem com a entidade. Foto: Lance! Galerias
O Clube dos 13 organizou a Copa União com um inovador formato curto e envolvendo apenas 16 clubes de massa. Porém, os critérios adotados causaram discórdia: o finalista de 1986, Guarani, e o semifinalista América foram colocados no Módulo Amarelo
O Clube dos 13 organizou a Copa União com um inovador formato curto e envolvendo apenas 16 clubes de massa. Porém, os critérios adotados causaram discórdia: o finalista de 1986, Guarani, e o semifinalista América foram colocados no Módulo Amarelo. Foto: Lance! Galerias
Inicialmente, uma reunião na Ferj na qual estava o dirigente do Vasco, Eurico Miranda, confirmou o quadrangular final com o cruzamento dos módulos e previsto pela CBF. Contudo, a rodada de estreia do Módulo Amarelo foi suspensa e gerou protesto encabeçado pela Portuguesa contra a entidade e o Clube dos 13. A competição teve início, com as equipes projetando o quadrangular
Inicialmente, uma reunião na Ferj na qual estava o dirigente do Vasco, Eurico Miranda, confirmou o quadrangular final com o cruzamento dos módulos e previsto pela CBF. Contudo, a rodada de estreia do Módulo Amarelo foi suspensa e gerou protesto encabeçado pela Portuguesa contra a entidade e o Clube dos 13. A competição teve início, com as equipes projetando o quadrangular. Foto: Lance! Galerias.
O Flamengo sagrou-se campeão da Copa União ao derrotar o Internacional por 1 a 0, com gol de Bebeto, no Maracanã (após empate em 1 a 1 no Beira-Rio). A conquista consagrou a equipe que tinha Zico, Andrade, Leandro, Zé Carlos, Zinho, Leonardo e Renato Gaúcho
O Flamengo sagrou-se campeão da Copa União ao derrotar o Internacional por 1 a 0, com gol de Bebeto, no Maracanã (após empate em 1 a 1 no Beira-Rio). A conquista consagrou a equipe que tinha Zico, Andrade, Leandro, Zé Carlos, Zinho, Leonardo e Renato Gaúcho. Foto: Lance! Galerias
No mesmo dia, o Módulo Amarelo terminou de maneira inusitada. Após ter perdido por 2 a 0 no jogo de ida, o Sport se impôs e garantiu uma vitória por 3 a 0, resultado que forçou uma prorrogação. O empate persistiu nos 30 minutos. A disputa de pênaltis estava empatada em 11 a 11 quando cartolas das duas equipes entraram em campo e decidiram encerrar a disputa (que já havia invadido o horário do 'Show de Calouros', programa exibido pelo SBT, detentor das transmissões). Posteriormente, o Bugre abdicou do título, mas ambos estavam classificados para o quadrangular final, de acordo com o regulamento previsto pela CBF

No mesmo dia, o Módulo Amarelo terminou de maneira inusitada. Após ter perdido por 2 a 0 no jogo de ida, o Sport se impôs e garantiu uma vitória por 3 a 0, resultado que forçou uma prorrogação. O empate persistiu nos 30 minutos. A disputa de pênaltis estava empatada em 11 a 11 quando cartolas das duas equipes entraram em campo e decidiram encerrar a disputa (que já havia invadido o horário do "Show de Calouros", programa exibido pelo SBT, detentor das transmissões). Posteriormente, o Bugre abdicou do título, mas ambos estavam classificados para o quadrangular final, de acordo com o regulamento previsto pela CBF. Foto: Lance! Galerias
Flamengo e Internacional decidiram boicotar o quadrangular final. Com isto, Sport e Guarani fizeram a final do Brasileiro de 1987 no início de 1988, nos moldes planejados pela CBF. Após o empate em 1 a 1 em Campinas, Marco Antônio fez o gol do título leonino na Ilha do Retiro na final. O Sport tinha como destaques os meias Ribamar e Robertinho (ex-Flamengo), o atacante Nando, o lateral Zé Carlos Macaé, o zagueiro Estevam, o veterano goleiro Leão e, curiosamente, também contava com um meio-campista chamado Zico
Flamengo e Internacional decidiram boicotar o quadrangular final. Com isto, Sport e Guarani fizeram a final do Brasileiro de 1987 no início de 1988, nos moldes planejados pela CBF. Após o empate em 1 a 1 em Campinas, Marco Antônio fez o gol do título leonino na Ilha do Retiro na final. O Sport tinha como destaques os meias Ribamar e Robertinho (ex-Flamengo), o atacante Nando, o lateral Zé Carlos Macaé, o zagueiro Estevam, o veterano goleiro Leão e, curiosamente, também contava com um meio-campista chamado Zico. Foto: Lance! Galerias.
Em 10 de fevereiro de 1988, o Sport entrou na Justiça Comum com ação pedindo reconhecimento do título brasileiro de 1987. O caso foi transitado em julgado em 1994 e o STJ ratificou a decisão. Pesou o fato de não haver unanimidade no Clube dos 13 sobre o cruzamento dos módulos
Em 10 de fevereiro de 1988, o Sport entrou na Justiça Comum com ação pedindo reconhecimento do título brasileiro de 1987. O caso foi transitado em julgado em 1994 e o STJ ratificou a decisão. Pesou o fato de não haver unanimidade no Clube dos 13 sobre o cruzamento dos módulos. Foto: Lance! Galerias.
Em 2011, a CBF reconheceu os dois torneios como oficiais e abriu caminho para novas batalhas na Justiça. A decisão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017. Inicialmente, o ministro Marco Aurélio Mello deu parecer favorável ao Sport. Depois, o caso foi julgado na Primeira Turma. Por três votos a um, o título do Campeonato Brasileiro de 1987 foi considerado que é exclusivamente do Leão
Em 2011, a CBF reconheceu os dois torneios como oficiais e abriu caminho para novas batalhas na Justiça. A decisão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017. Inicialmente, o ministro Marco Aurélio Mello deu parecer favorável ao Sport. Depois, o caso foi julgado na Primeira Turma. Por três votos a um, o título do Campeonato Brasileiro de 1987 foi considerado que é exclusivamente do Leão. Foto: Lance! Galerias
A interpretação no regulamento do Campeonato Carioca de 1990 rendeu uma curiosíssima situação na decisão entre Botafogo e Vasco. Em campo, Carlos Alberto Dias marcou o gol que definiu a vitória por 1 a 0 dos alvinegros e, ao apito final, os botafoguenses deram a volta olímpica com uma taça que a Rede Manchete ofereceu
A interpretação no regulamento do Campeonato Carioca de 1990 rendeu uma curiosíssima situação na decisão entre Botafogo e Vasco. Em campo, Carlos Alberto Dias marcou o gol que definiu a vitória por 1 a 0 dos alvinegros e, ao apito final, os botafoguenses deram a volta olímpica com uma taça que a Rede Manchete ofereceu. Foto: Lance! Galerias
No entanto, tanto Ferj quanto dirigentes do Vasco interpretaram que, caso a equipe perdesse, haveria uma prorrogação de 30 minutos para definir o campeão estadual. Passada meia hora, os jogadores, a pedido do dirigente Eurico Miranda, também deram uma volta olímpica, conduzindo uma caravela de papel presenteada por um torcedor que estava na geral
No entanto, tanto Ferj quanto dirigentes do Vasco interpretaram que, caso a equipe perdesse, haveria uma prorrogação de 30 minutos para definir o campeão estadual. Passada meia hora, os jogadores, a pedido do dirigente Eurico Miranda, também deram uma volta olímpica, conduzindo uma caravela de papel presenteada por um torcedor que estava na geral. Foto: Lance! Galerias
A polêmica chegou ao fim no dia 9 de agosto. Por 7 votos a 1, o STJD considerou que o Botafogo era o legítimo campeão carioca
A polêmica chegou ao fim no dia 9 de agosto. Por 7 votos a 1, o STJD considerou que o Botafogo era o legítimo campeão carioca. Foto: Lance! Galerias
Outra discussão que paira entre torcedores é sobre o Mundial de Clubes de 2000, realizado no Brasil. A competição, com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo e realizada em janeiro, foi a primeira a envolver representantes dos cinco continentes. Mas o critério dos participantes tinha fórmulas discrepantes. Englobava 'vencedores' de 1998, como o Corinthians (país-sede como campeão brasileiro), Vasco (campeão da Libertadores), Al Nassr (que triunfou na Supercopa da Ásia) e Real Madrid (vencedor do Mundial Interclubes). E também os campeões de 1999, como o Manchester United (da Liga dos Campeões), Necaxa (Liga dos Campeões da Concacaf), South Melbourne (Liga dos Campeões da OFC) e Raja Casablanca (vencedor da Liga dos Campeões da CAF)
Outra discussão que paira entre torcedores é sobre o Mundial de Clubes de 2000, realizado no Brasil. A competição, com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo e realizada em janeiro, foi a primeira a envolver representantes dos cinco continentes. Mas o critério dos participantes tinha fórmulas discrepantes. Englobava "vencedores" de 1998, como o Corinthians (país-sede como campeão brasileiro), Vasco (campeão da Libertadores), Al Nassr (que triunfou na Supercopa da Ásia) e Real Madrid (vencedor do Mundial Interclubes). E também os campeões de 1999, como o Manchester United (da Liga dos Campeões), Necaxa (Liga dos Campeões da Concacaf), South Melbourne (Liga dos Campeões da OFC) e Raja Casablanca (vencedor da Liga dos Campeões da CAF)
Foto: Lance! Galerias.
No Maracanã, a final envolveu Corinthians e Vasco. Após 120 minutos marcados por emoção e muito equilíbrio, o empate em 0 a 0 persistiu e, nos pênaltis, o Timão sagrou-se campeão. Porém, o formato do Mundial de Clubes seria momentaneamente abandonado. Além de, em 2000, o Boca Juniors vencer o Real Madrid no Mundial Interclubes, o formato com equipes de todos os continentes só voltou a ser disputado em 2005, tentando evitar a presença de dois clubes do mesmo país
No Maracanã, a final envolveu Corinthians e Vasco. Após 120 minutos marcados por emoção e muito equilíbrio, o empate em 0 a 0 persistiu e, nos pênaltis, o Timão sagrou-se campeão. Porém, o formato do Mundial de Clubes seria momentaneamente abandonado. Além de, em 2000, o Boca Juniors vencer o Real Madrid no Mundial Interclubes, o formato com equipes de todos os continentes só voltou a ser disputado em 2005, tentando evitar a presença de dois clubes do mesmo país. Foto: Lance! Galerias.
Por Lante.net

LFP anuncia o encerramento antecipado do Campeonato Francês; Lyon ameaça recorrer!


Domingo, 03 de maio de 2020.
A Liga de Futebol Profissional da França (LFP) anunciou na última quinta (30/04) o encerramento antecipado do Campeonato Francês e declarou o Paris Saint Germain como campeão da competição. A decisão foi tomada após votação dos membros da entidade francesa, considerando a declaração do primeiro-ministro do país, Edouard Philippe, de proibir a prática de esportes coletivos na França e a disputa das rodadas restantes da temporada 2019/2020 do Campeonato Francês por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters


O regulamento previa 38 rodadas, porém o campeonato foi encerrado após a disputa de 28. O PSG e o Strasbourg jogaram apenas 27, mas nada alteraria a classificação caso tivessem se enfrentado no dia 8 de março. Além do PSG, que conquistou o título pela nona vez, o Olympique de Marselha (2° colocado) e o Rennes (3º colocado) terminaram no G3, zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões. Na quarta posição, o Lille assegurou vaga na Liga Europa, e na parte de baixo da tabela, Amiens e Toulouse foram rebaixados.
A segunda divisão também foi definida, o Lorient levou o título e o Lens ficou logo atrás como vice-colocado, assim ambos subiram para a primeira divisão.

LYON ESTUDA RECORRER CONTRA FIM DO CAMPEONATO FRANCÊS E TÍTULO PARA O PSG!

Com a suspensão do futebol até setembro na França, o torneio nacional acabou sendo suspenso. Assim, o Paris Saint-Germain foi considerado campeão e todas as vagas de torneios europeus foram distribuídas conforme a tabela se encontrava no período em que as atividades foram paralisadas. Contudo, o Lyon, que ocupava a 7ª colocação, não gostou da atitude.
Lyon
Lyon vai recorrer. Foto: Reprodução.
O Lyon ameaça recorrer da decisão da Federação Francesa de Futebol. Como estava na 7ª posição, com nove pontos de diferença do 6º colocado, o clube ficou de fora da zona de classificação dos torneios continentais. Dessa maneira, o mesmo se sentiu prejudicado. Em nota oficial, o Lyon afirma que propôs uma solução alternativa.

A proposta do Lyon seria uma disputa de play-offs e play-downs. Dessa maneira, os oito primeiros times se classificariam para a segunda fase, disputando o título em uma forma de mata-mata. Assim, os quatro semifinalistas ficariam com as vagas para a Champions League e Europa League“Esta solução permitiria de forma objetiva atender ao desejo da UEFA para que competições da época 2019/20 cheguem ao fim”, concluiu. Além disso, por fim, o Lyon parabenizou o PSG e o Lorient, considerados campeões das 1ª e 2ª divisões.

Fluminense! Três jogadores lesionados se recuperam durante a paralisação do futebol devido a pandemia.


Domingo, 03 de maio de 2020.
Vitrine Esportiva | Digão contundido no Tricolor
Zagueiro Digão está recuperado. Foto: Vitrine Esportiva
O Fluminense tirou um lado positivo da paralisação pela pandemia do novo coronavírus, os lesionados. No retorno do futebol, o tricolor poderá contar com três jogadores que se machucaram no início do ano, menos o zagueiro Frazan, que tinha uma lesão mais grave.
Digão, com um edema na coxa esquerda, Miguel, com lesão na coxa direita, e Gilberto, que machucou o músculo anterior da coxa esquerda, foram liberados pelo departamento médico para treinar assim que as atividades voltarem ao normal.
Os três jogadores vão realizar tratamentos de fisioterapia para fortalecerem as regiões antes lesionadas para retornarem bem fisicamente.

Com o fim da temporada do futebol na Argentina, veja os classificados para Libertadores e Sul-Americana!


Domingo, 03 de maio de 2020.
Presidente da AFA destaca trabalho em equipe e contribuições da ...
Claudio Tapia, presidente da AFA. Foto: Conmebol. 
Claudio Tapia, presidente da Federação Argentina de Futebol, confirmou o encerramento da temporada de futebol na Argentina. Estão definidos ainda os clubes classificados para a Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana de 2021.
Tapia ainda apontou que não terá rebaixamento na atual temporada e nem na próxima temporada (2020/2021). Os classificados para a Libertadores são: Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors. Para a Sul-Americana: Velez Sarsfield, San Lorenzo, Newell's Old Boys, Talleres de Córdoba, Defensa Y Justicia e Lanús.
Fonte: Fox Sports