sábado, 28 de janeiro de 2012

Memória do Futebol - Boletim n° 67!

28-01-2012 SÁBADO

Olá Luiz, 
Espero que esteja tudo bem.
Nesta semana que encerra o mês de janeiro, o Memória Futebol, grupo formado por admiradores e profissionais que acreditam no efetivo resgate e disseminação da memória como forma de garantir a perpetuação e crescimento, passa efetivamente a "tomar corpo" a partir de importantes iniciativas:
1. Com a promulgação da lei 15.522 que definiu o dia 24 de novembro como aquele em homenagem a Memória do Futebol, estarão sendo estruturadas ações do Grupo Memória Futebol juntamente com a equipe do vereador Floriano Pesaro e a mídia especializada
2. Componentes do grupo passarão a fazer do corpo docente que compõe o curso de Gestão de Projetos Esportivos que será ministrado por uma das entidades educacionais mais renomadas do Brasil, a Fundação Vanzolini.
3. A partir de uma iniciativa do Núcleo de Sociologia do Futebol da Universidade Federal de Pernambuco, o Grupo Memória Futebol estará presente em Recife entre os dias 3 e 5 de fevereiro,  participando do evento de lançamento do livro "Reis do Futebol em Pernambuco" escrito por Roberto Vieira, Carlos Celso Cordeiro e Lucídio José de Oliveira.
 
Sou muito grato por estes resultados, que por mais que sejam tímidos, se comparados com a relevância da Memória do Futebol, já é um grande sinal sobre o quanto um trabalho sério, desenvolvido por apaixonados e com a verdade acima de tudo, é o que realmente faz a diferença.

Um abraço e sincero muito obrigado,
José Renato
   
memoriafutebol.com.brBoletim Memoria Futebol - 67 - Janeiro de 2012

Editorial - Os abusos dos craques contra as grandes clubes brasileiros

Patética, simplesmente, patética a situação, desnecessária, vivida por algumas grandes equipes do futebol brasileiro.
Como é possível imaginar uma equipe como o Corinthians ficar aceitando os abusos e equívocos de um jogador como Adriano. O atacante peso pesado não cansa de aprontar situações comprometedoras ao alvinegro.
Primeiro a grande demora a chegar ao seu peso ideal.
Depois os constantes atrasos, que insistem em acontecer desde o ano passado....Leia Mais

 

Fundação Vanzolini: Curso de Gestão de Projetos Esportivos

Devido aos importantes eventos a serem sediados nos próximos anos no Brasil, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, os gestores da área esportiva ganham mais espaço na mídia e no mercado de trabalho.

Para os profissionais que visam investir nesse nicho foi desenvolvido o curso de Capacitação em Gestão de Projetos Esportivos.

Disciplinas

    • Introdução a Gestão de Projetos e PMBOK
    • Elaboração de proposta de projeto
    • Legislação de incentivo aos esportes e a cultura
    • Captação de recursos e financiadores
    • Gerente de Projetos
    • Gestão da Integração e Gestão do Escopo
    • Gestão do Tempo
    • Gestão do Custo
    • Gestão do Risco
    • Gestão de Compras e Qualidade
    • Gestão da Comunicação e Gestão de Pessoas... Leia Mais

     

    Evento Cultural: Lançamento de Livro

    Em uma parceria com o Núcleo de Sociologia do Futebol da Universidade Federal de Pernambuco e com o Prof Túlio Velho Barreto, estarei em Recife no próximo dia 3 de fevereiro participando do evento de lançamento do livro "Reis do Futebol em Pernambuco" escrito por Roberto Vieira, Carlos Celso Cordeiro e Lucídio José de Oliveira.
     
      

    Efemérides

    Uma semana especial com craques, e outros nem tão craques assim, aniversariantes. Se tem o baixinho Romário, tem também o baixinho Jacozinho, Ênio Andrade, Juninho Pernambucano, Muller, Juan, Giovanni (o do Santos), Marcelinho Carioca, Chicão, Gabriel Batistuta e o lendário Stanley Matheus....Leia Mais.
     

    Videoteca

    Nesta semana, muitos gols de jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro: Romário, Marcelinho Carioca, Muller e Giovanni, ainda é necessário mais alguém?....Leia Mais

     

     

    Publicações

    Este livro aborda a história do XV de Novembro Futebol Clube, time varzeano que se formou no bairro do Carmo, em Araraquara, em setembro de 1968 e que vingou até o início da década seguinte, mais exatamente em janeiro de 1973. Trata, numa linguagem informal e bem humorada, da trajetória de um time descompromissado, distante de competições oficiais, vertendo suas atividades apenas para jogos amistosos que serviram de entretenimento a um grupo de esportistas amantes da prática salutar do futebol. Destaca também a caminhada da Ferroviária de Araraquara no mesmo período. As passagens são narradas paralelamente, ganhando, a gloriosa Locomotiva, um espaço especial...Leia Mais

    Colecionadores

    Você coleciona alguma coisa? Quer trocar informações com outros colecionadores? Este espaço é dedicado aos apaixonados colecionadores de livros, revistas, camisas, enfim tudo aquilo relacionado a futebol...Leia Mais

     

     

     

     

    Desafio Semanal

    O desafio da semana, envolve o aniversariante da semana, o baixinho Romário. Antes de jogar no Vasco, em qual outra equipe carioca, ele atuou?...Leia Mais

     

    Blog - TCU suspende licitação superfaturada do Ministério do Esporte

    O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu uma das mais vergonhosas operações de aplicação de dinheiro público na iniciativa privada, articulada ainda na gestão do ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, demitido do governo em outubro último, por suspeitas de corrupção.
    Por medida cautelar, o TCU suspendeu concorrência pública do Ministério do Esporte para a compra, instalação e manutenção de equipamentos de monitoramento de imagens em estádios de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro....Leia Mais

    Atividades

    O Memória Futebol é um grupo formado por admiradores e profissionais que acreditam no efetivo resgate e disseminação da memória como forma de garantir a perpetuação e crescimento do Futebol. Para isso desenvolve atividades relacionadas com: Pesquisa Históricas, Levantamentos Estatísticos, Organização de Eventos, Publicação de Artigos e Textos; Desenvolvimento de Mídia e Assessoria de Imprensa....Leia Mais


    Futebol: Campeonato Feminino do RN, América vence e decide 1º lugar da fase!

    28-01-2012 SÁBADO
    Jamile, Anne e Carol Carioca/imagem Sérgio Fraiman

    Com gols de Nildinha e Mila, o América venceu o Monamy ou Abc pelo placar de 2x0 e terminou a fase classificatória na primeira colocação. O jogo foi realizado hoje à tarde no JL, em Natal. Com o resultado, o Mecão jogará as duas partidas da final por dois resultados iguais para conquistar o título estadual.
    O América começou a partida com: Vivi, Dulci, Anne, Carol Carioca e Jamile; Saymon, Thata e Luana; Mariana, Nildinha e Mila.

    Um empresário e um vereador prometem prêmios aos jogadores do Caicó por cada gol marcado contra o Corintians!

    28-01-2012 SÁBADO

    Mais um detalhe para apimentar o clássico deste domingo em Caicó. Para estimular os jogadores do Caicó Esporte Clube, alguns empresários prometeram premiá-los por cada gol marcado contra o Corintians, no clássico deste domingo (29), no Marizão na Rainha do Seridó. A informação foi confirmada pelo advogado José Geraldo, que segundo ele, além da oferta de 100 reais por cada gol marcado, ganhará 500 reais quem conseguir fazer o gol de uma possível vitória da “Raposa” em cima do “Galo do Seridó”. Quem financia a ajuda de custo é o empresário Rogério Couro Fino, que por sinal patrocina o time, e o vereador Luiz Macaco. Fonte: Marcos Dantas (Caicó).

    Futebol do RN: Camaleão contrata novo atacante!

    28-01-2012 SÁBADO

    O Assu anunciou ontem a contratação de mais um atacante para a disputa do Campeonato Estadual. Trata-se de Vitor Hugo (Foto), atleta de 19 anos, que pertence ao Noroeste-SP e chega ao Camaleão do Vale por empréstimo. Vitor Hugo é uma das principais promessas do time do interior paulista e trabalhou com o técnico Ademilson Venâncio na equipe até o final do ano passado. Vitor, que vem por indicação direta do treinador do time assuense, foi contratado para preencher a vaga do atacante Gilmar, que fraturou o maxilar e ainda não sabe quando retornará aos gramados.
    Fonte: Diário de Natal.

    Barata, novo reforço do Sport Clube Santa Cruz!

    28-01-2012 SÁBADO

    Apresentado nesta semana como reforço do Santa Cruz para o Estadual, o volante Barata (Foto) aprimora a parte física e aguarda pela sua regularização.  O jogador vive a expectativa de ficar, já na partida contra o ASSU, a disposição do técnico Wassil Mendes. Nos últimos dias o jogador participou de atividades físicas, sempre acompanhado do preparador físico do clube, Bruno Araújo. O atleta não se encontra com 100% de sua forma física, mas, está disposto ajudar o time já neste final de semana, sobretudo, após o treinador perder vários atletas por questão de ordem médica.
    Fonte: Alex Santos – Assessor de Imprensa do Sport Clube Santa Cruz.

    Campeonato Potiguar: FNF não aceita pedido e clássico caicoense será às 16h!

    28-01-2012 SÁBADO

    Apesar do pedido da diretoria do Caicó Esporte a FNF acabou não deferindo e o clássico entre a raposa e o galo seridoense será mesmo às 16h00. O Caicó queria a mudança para às 17h, em virtude da concorrência com o futebol da TV e também por ser um horário de clima mais ameno, porém não foi possível.
    Confirmando, portanto Caicó x Corintians, amanhã domingo (29) - 16h, no estádio Marizão! Fonte: Blog do Niltinho Ferreira (Caicó).
     

    Campeonato do RN: Potiguar pede antidoping; técnico do Baraúnas reage!

    28-01-2012 SÁBADO

    O clima esquentou para o clássico Potiba deste domingo. A direção do Potiguar encaminhou ontem à Federação um pedido de exame antidoping para a partida, que será válida pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual. A atitude não foi bem ingerida pelo técnico do Baraúnas, Francisco Diá. O presidente alvirrubro, Benjamim Machado, disse que não vê problema algum em solicitar um direito que consta no regulamento do campeonato e que vale para todos.  "É normal. Está no regulamento. Todas as despesas referentes ao exame serão de nossa responsabilidade. Um jogo desta importância exige todas as providências no sentido de termos uma partida limpa", comentou Benjamim. No primeiro momento, o técnico baraunense Francisco Diá se mostrou tranquilo quanto à atitude do rival de pedir o exame para o clássico. "É um direito que assiste a eles", disse o treinador.  Mas, depois Diá considerou uma decisão antipática e desrespeitosa. "Mesmo assim, acho uma falta de respeito ao nosso preparador físico (Edson Barros), aos atletas e à instituição Baraúnas", reagiu.  Segundo ele, o bom condicionamento físico apresentado pelo Baraúnas nos jogos, sendo resultado de uma boa pré-temporada, incomoda o Potiguar. "Se a gente está bem fisicamente é porque fizemos uma boa pré-temporada. Aqui, ninguém usa isso (doping). Vão gastar dinheiro em vão", argumentou o técnico lembrando que o pedido de exame sempre foi uma prática do Potiguar de há muito tempo. "Aqui sempre tem isso, mas nunca o Baraúnas foi pego", lembrou Diá afirmando ainda que doping não ganha jogo. "Se doping ganhasse jogo, o time da penitenciária seria campeão".  Outro assunto fora das quatro linhas causou um mal-estar entre os clubes. Nos últimos anos, as diretorias sentavam e decidiam pela divisão de renda, mas agora esse acordo não foi possível. Sendo assim, o vencedor levará a maior parte da arrecadação líquida, 60%, o perdedor ficará com 40% e 50% em caso de empate. É nesse clima que Baraúnas e Potiguar vão a campo amanhã em jogo que poderá permitir ao vencedor um lugar no bloco das equipes que estariam classificadas à semifinal e ao derrotado, um certo distanciamento na referida zona de classificação. 

    Lúcio e Quirino são dúvidas no Potiguar!
    No Potiguar, o zagueiro Lúcio e o atacante Quirino são dúvidas para o clássico deste domingo contra o Baraúnas. Os dois alegaram contusão depois da partida contra o Alecrim e estão em tratamento intensivo. Segundo o massagista Bentivi, os atletas serão reavaliados e somente amanhã irá decidir o aproveitamento ou não de ambos na partida.
    Lúcio sentiu o músculo adutor da coxa e foi substituído durante o jogo com o Alecrim. Quirino ficou o tempo todo, mas reclamou de dores também na coxa.  Outros jogadores reclamaram de lesão, mas não são problema para o clássico. É o caso do apoiador Robson e o atacante Juninho Potiguar. O primeiro sentiu o tornozelo e o segundo levou uma pancada acima do joelho por ocasião da partida de quinta-feira, mas nada grave. Bentivi informou que Lúcio e Quirino dificilmente participam do treinamento deste sábado, pois o objetivo é intensificar o tratamento e dá repouso total para tentar recuperá-los até o clássico. Com isso, os zagueiros Igor Maranhão e Índio e os atacantes Renan e Diego, por serem opções, ficam de sobreaviso caso os titulares sejam vetados. O treinamento de apronto do Potiguar acontece na manhã deste sábado, mas até ontem o local era indefinido.
    Baraúnas tem dúvida no esquema tático
    O Baraúnas também não está com o time definido para o clássico de amanhã. O técnico Francisco Diá preferiu fazer o mistério, afirmando ter dúvida no esquema tático se mantém o 3-5-2, com três zagueiros, ou desfaz para o tradicional 4-4-2, com apenas dois zagueiros. "Posso entrar com o lateral esquerdo Paulo Geovane e adiantar Alberto para o ataque, tirando um dos três zagueiros e entrando no 4-4-2. Ou manter o que vem sendo feito, o 3-5-2 com três zagueiros e dois alas. Tenho essa dúvida", informou Diá. Certo mesmo é a volta do zagueiro Índio, que estava cumprindo suspensão automática, e a estreia do apoiador Léo Paraíba que deverá entrar improvisado na lateral ou ala direita. A regularização de jogo de Léo chegou ontem. O técnico baraunense admitiu que queria contar com o atacante Fabinho Cambalhota, pelo menos para o banco de reservas, mas até às 19h de ontem a documentação do atleta dependia da transferência internacional.
    Fonte: Jornal de Fato.
     PARCEIROS

    Futebol do RN: Alecrim dispensa e contrata para sair da lanterna!

    28-01-2012 SÁBADO

    A derrota para o Potiguar e a consequente queda para lanterna do primeiro turno, motivou algumas mudanças na equipe do Alecrim. O clube anunciou ontem as contratações do lateral-esquerda Nego, que retorna ao clube, e do goleiro Renato, que chega com a missão de dar mais experiência ao setor defensivo da equipe. O treinador Carlos Gutemberg também anunciou que o atacante Sidney será titular no confronto de amanhã, contra o Palmeira, em Goianinha. A diretoria também decidiu rescindir o contrato do goleiro Fred, por indisciplina e de mais três atletas por deficiência técnica: Osmani, Manoel e Washington. 
    Fonte: Tribuna do Norte.