sábado, 2 de maio de 2009

ASSU PERDE DO POTYGUAR, MAS LEVANTA CANECO INÉDITO DO ESTADUAL.


1/05/2009 - 19:00 | Atualizada em: 01/05/2009 às 19:00 por Redação DN Online

A cidade de Açu está em festa. Jogando em Caicó na tarde desta sexta, o time do Assu conquistou o inédito título estadual ao perder do Potyguar-CN pelo placar de 2 a 1, no estádio Marizão.

Beneficiado pela goleada no primeiro jogo da decisão, quando venceu por 4 a 1, os açuenses poderiam perder até por dois gols que ainda assim ficariam com o título. Os gols da partida foram todos marcados por jogadores do Vale, com Leandro Mineiro e Lano anotando contra em favor do Potyguar, e Luciano Paraíba descontando para o Assu. Além do título histórico, o camaleão garantiu a vaga do estado na Série D do Brasileirão.

Precisando vencer por três gols para tentar o título inédito do estadual, o Potyguar teve um adversário a mais. A forte chuva que caiu na região Seridó durante todo dia e em alguns momentos do jogo deixou o gramado do Marizão com trechos encharcados. Desta forma, o primeiro foi disputado mais na base da vontade e da disposição do que da técnica.

O que se viu até os 29 minutos foi uma sucessão de passes errados. Jogando com o regulamento debaixo do braço, o Assu marcava forte e saía com perigo nos contragolpes. Sem conseguir chegar ao gol de Erasmo com a bola rolando o Potyguar tentou de falta e chegou ao gol aos 30 minutos. Leandro cobrou falta da esquerda e Lano subiu para marcar contra.

Sem se abater, o Assu manteve a tranquilidade e também numa jogada de bola parada chegou ao empate quatro minutos depois. Leandro Mineiro bateu falta forte, Nílson largou e Luciano Paraíba marcou por debaixo das pernas do goleiro e dando números finais a etapa primeira. No fim, o zagueiro Pedro deixou o campo lesionado dando lugar a Jefersson no Assu.

Na volta do intervalo, o técnico Neto Mathias veio para o tudo ou nada. Ele sacou o volante Roquete e pôs o meia Roberto Goiano. O Potyguar veio para o abafa. A pressão deu resultado e aos oito minutos os seridoenses chegaram ao segundo gol. Nininho cobrou falta e Leandro Mineiro, contra, colocou o leão de novo em vantagem.

Empolgado, 'os donos da casa' vieram com tudo para o ataque e lançaram-se de vez ao campo ofensivo. Debaixo de uma forte chuva, o time do Potyguar rondava o gol de Erasmo, mas pecava no passe final, ora pelo nervosismo ora pelas condições do gramado. Se não deu com bola rolando o jeito foi apostar com ela parada. De falta, aos 21 minutos, Leandro acertou o travessão.

Aos 30 minutos, Neto Mathias foi de vez para o ataque. Ele sacou o lateral Leandro e colocou o atacante Gil Paraíba. No entanto, viu seus planos ir por água abaixo dois minutos depois, com a expulsão do zagueiro Jefersson. Ele fez falta dura por trás, recebeu o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. A partir daí, o Potyguar ficou nervoso, não conseguiu jogar e ainda perdeu Tiago também expulso. No final, o Assu administrou o placar, viu sua torcida gritar é campeão já a partir dos 42 minutos e no apito do árbitro, com direito a invasão do gramado, comemorou o inédito título estadual.

Ficha técnica da partida:

Jogo: POTYGUAR 2x1 ASSU

Local: Estádio Marizão, em Caicó.

Data: 1°/05/2009 – Início: 17 horas.

Árbitro: SUELSON DIOGENES F. DE MEDEIROS
Assistente 1: MILTON OTAVIANO DOS SANTOS
Assistente 2: ADEILMA LUZIA DA SILVA
4º Árbitro: ANTÔNIO MÁRCIO DA SILVA ROSÁRIO
Observadores técnicos:
Charles Eliont de Freitas e José Nilman de Lima
Delegado da partida: MARCOS AURÉLIO

Renda: R$ 32.280,00

Público pagante: 1.446. Não pagante: 644. Público presente: 2.090

Gols: Leandro Mineiro e Lano (contra) para o Potyguar. Luciano Paraíba para o ASSU.

Cartões amarelos: Pantera, Lano, Alisson, Alan (Assu); Quirino, Jefersson, Emerson e Thiago (Potyguar).

Cartões vermelhos: Gefferson aos 32 e Thiago aos 40 do 2° tempo (Potyguar).

EQUIPES:

Potyguar-CN: Nilson; Leandro, Everaldo, Jefersson e Nininho; Roquete (Roberto), Emerson, Gil Pernambucano e Thiago; Quirino e Carlinhos (Maceió).

Técnico: Neto Mathias.

Assu: Erasmo; Tiago, Pedro (Jefersson), Pantera e Ribamar; Lano, Alan, Alisson e Leandor Mineiro; Marcelo Assu (Somália) e Luciano Paraíba (Luís Carlos)

Técnico: Hugo Sales.

Detalhe: Esta foi a última partida transmitida pela Equipe Esportiva ESCRETE DE OURO da Rádio Ouro Branco AM de Currais Novos.