terça-feira, 21 de abril de 2020

OMS sugere paralisação do futebol europeu até o final de 2021!

Terça feira, 21 de abril de 2020.  
O clima no mundo do futebol é de incerteza. Diante de uma pandemia global, ninguém sabe o que está por vir e qual o futuro dos campeonatos. Com isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu à Uefa, entidade que organiza o futebol europeu, por meio de teleconferência, na última quinta feira, dia 16/04, que as competições internacionais fossem suspensas até o final de 2021 para conter o avanço do novo coronavírus no continente.
Possível medida esquentou a reunião
Possível medida esquentou a reunião / Lance.
Segundo as revistas 'Veja' e 'Placar', um ouvinte da reunião, relatou, com exclusividade, que a decisão drástica foi ventilada e o debate entre as entidades foi acalorado. A reunião que teria duração de apenas sessenta minutos, terminou com após duas horas, mas sem qualquer resolução encontrada para a atual crise do futebol mundial.

Ao longo da reunião, OMS apresentou a sugestão da medida com a fala de dois epidemiologistas. Foram mostrados os riscos de uma nova disseminação do vírus após o retorno das atividades e a entidade sugeriu a paralisação das competições até o final de 2021. Cabe salientar que a Uefa não é obrigada a aceitar, nem a principal entidade mundial de saúde tem poder sobre o calendário esportivo. Cada federação segue aguardando as orientações não só da OMS, como de seus governos.

A possível medida esquentou a reunião e trouxe o maior medo da Uefa e dos clubes europeus, a questão econômica. O receio de não conseguir sobreviver perante um período tão longo de inatividade, sem jogos, público e bilheteria. De acordo com a consultoria KPMG, o prejuízo das cinco maiores ligas do continente será em torno de 4,1 bilhões de euros (algo como 22 bilhões de reais), caso as rodadas que faltam não sejam realizadas.

Uma das hipóteses, é que essas partidas aconteçam com os portões fechados, sem a presença de torcedores. No entanto, os clubes terão um alto prejuízo na arrecadação e o risco de contágio entre atletas, comissão técnica e delegações continuaria.

Este é o maior dilema no atual cenário, já que todas as opções podem trazer prejuízos devastadores, e uma possível paralisação dos campeonatos até o fim de 2021 pode trazer o rompimento de contratos de patrocínio, o que causaria um colapso no futebol mundial.

As entidades não chegaram a um consenso e novas reuniões virtuais devem acontecer nos próximos dias para discutir sobre o futuro do futebol do continente. A confederação europeia de futebol afirmou que quer encerrar a temporada 2019/20 no dia 29 de agosto, incluindo as finais da Champions League e da Liga Europa.

Além disso, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, por sua vez, também anseia cumprir com o calendário e finalizar todas as ligas do continente. Ele acredita que jogar com os portões fechados é a melhor solução no momento, para evitar qualquer propagação e o aumento no contágio da doença. No último domingo, a federação italiana apresentou um protocolo de saúde, que os atletas do país devem seguir para retornarem aos treinos.

- Acredito que existam opções que nos permitam recomeçar os campeonatos e concluí-los. Devemos voltar sem espectadores, porque o mais importante é jogar os jogos - disse Ceferin. Fonte: Lance.

Confira as novidades do mercado da bola desta terça-feira, dia 21/04!

Terça feira, 21 de abril de 2020.
Os altos valores exigidos pelo Tottenham por Harry Kane 
abafou o interesse do Manchester United, segundo o The Guardian 
(Foto: Divulgação/Tottenham).
Os altos valores exigidos pelo Tottenham por Harry Kane abafou o interesse do Manchester United, segundo o The Guardian (Foto: Divulgação/Tottenham)
Harry Kane, do Tottenham, da Inglaterra.
Apesar do vínculo entre Fluminense e Thiago Silva, o clube carioca
 não pensa em repatriar o zagueiro por conta dos altos valores 
(Foto: Loic Venance/AFP).
Apesar do vínculo entre Fluminense e Thiago Silva, o clube carioca não pensa em repatriar o zagueiro por conta dos altos valores (Foto: Loic Venance/AFP)
Zagueiro Thiago Silva, atualmente no PSG/França.
O meia italiano Sebastian Giovinco está de saída do Al-Hilal e foi 
oferecido ao Botafogo, que estuda abrir negociações 
(Foto: Divulgação/Toronto FC).
O meia italiano Sebastian Giovinco está de saída do Al-Hilal e foi oferecido ao Botafogo, que estuda abrir negociações (Foto: Divulgação/Toronto FC)
Meia italiano Sebastian Giovinco, está de saíba do Al-Hilal da Arábia Saldita
De acordo com o jornal As, o Real Madrid tem interesse em David Alaba
que tem vínculo com o Bayern de Munique até 2021 (Foto: Reprodução/Twitter).
De acordo com o jornal As, o Real Madrid tem interesse em David Alaba, que tem vínculo com o Bayern de Munique até 2021 (Foto: Reprodução/Twitter)
David Alaba, atualmente no Bayern de Munique/Alemanha.

Depressão cresce entre jogadores de futebol, “perdidos” sem a bola!


Terça feira, 21 de abril de 2020.
“Perdidos” ou “ansiosos”, confinados e separados da bola, os jogadores vivem uma situação inédita durante a pandemia do novo coronavírus, ao ponto de um em cada dez jogadores apresentar sintomas de depressão. 
Kompany afirmou que jogadores estão "pedalando no vazio"
durante a pandemia de covid-19. Foto: Sacrff / AFP
Um problema que afeta principalmente os atletas de menor renome. Os psicólogos e sindicatos de jogadores destacam nos últimos dias que a situação fora de campo é mais complicada do que se imagina.
 “Eles estavam em sua bolha e agora estão perdidos porque pensavam que o período de confinamento não seria tão longo”, analisa Philippe Godin, psicólogo do esporte da universidade belga de Lovaina.
“Dizem que a preguiça é a mãe de todos os vícios. E é mesmo”, afirma à AFP, descrevendo situações de jogadores viciados em jogo, álcool ou sexo.
E não são comportamentos isolados. De acordo com uma pesquisa do sindicato mundial de jogadores (Fifpro), publicada nesta segunda-feira (20/04) e que contou com a participação de 1.600 jogadores de futebol, “22% das mulheres e 13% dos homens tiveram sintomas compatíveis com o diagnóstico de depressão”.

Kompany afirmou que jogadores estão “pedalando no vazio” durante a pandemia de covid-19 (Foto: Oli Scarff/AFP).
Fonte: Gazeta Esportiva.

Histórico - Vasco 0x3 Baraúnas; a maior vitória do interior potiguar!

Terça feira, 21 de abril de 2020.

Há 15 anos, o Baraúnas de Mossoró, goleava o Vasco do Rio de Janeiro sem dó.

Era 20 de abril de 2005, Copa do Brasil, jogo de volta.

Vasco 0x3 Baraúnas, no estádio São Januário, Rio de Janeiro, Brasil.

Para o pesquisador do Futebol Potiguar, Marcos Trindade, essa foi a maior vitória de um time do interior do Rio Grande do Norte.

Sem dúvidas!

O Blog do amigo Marcos Trindade (Natal), posta algumas imagens daquela vitória que consagrou o Baraúnas no cenário nacional do futebol. Seguem:


Manchete do Lance.
Esse jogo foi realizado no dia 20 de abril de 2005, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

VASCO DA GAMA/RJ 0x3 BARAÚNAS, de Mossoró/RN.
Local: Estádio de São Januário, Rio de Janeiro/RJ.
Árbitro: Édson Esperidião – ES
Renda: R$ 11.270,00.
Público pagante: 2.254
Gols: Cícero Ramalho, aos 26’ do 1ºT; Álvaro, aos 12’ do 2ºT e Henrique, aos 22’ do 2ºT.