sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CBF divulga calendário do Campeonato Brasileiro com dez meses em 2025!

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

A CBF divulgou terça-feira (12) o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação da abertura da Série A do Campeonato Brasileiro para março. Pela primeira vez na história, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura será no dia 29 de março e terminará no dia 21 de dezembro.

Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. O campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo) garante também vaga na competição.

Os campeonatos estaduais foram também antecipados e têm previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março.

DATAS FIFA PRESERVADAS

Pela terceira vez na história, iniciativa adotada no início da gestão atual, o Brasileirão sofrerá paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano.

"Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileirão vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifa sem jogos no calendário brasileiro'', anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. 

"As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos", completou Ednaldo Rodrigues.

Confira os Ajustes no Calendário 2025

O planejamento de 2025 mantém os formatos competitivos de 2024 e respeita as seguintes premissas:

• Manutenção de todos os formatos de competições observados em 2024;

• Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;

• Preservação majoritária das datas do Mundial de Clubes de 2025;

• Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;

• Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;

• Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A - Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;

• Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A - Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.

Veja o calendário das competições:

- Campeonatos Estaduais: De 12/01 a 26/03 (16 datas)

- Pré-Temporada de 2025: De 08/01 a 21/01

- Primeira Janela de Registros de Atletas Profissionais: 02/01 a 28/02

- Segunda janela de Registros de Atletas Profissionais: 02/06 a 10/06

- Terceira janela de Registros de Atletas Profissionais: 10/07 a 02/09

Confira as datas das competições nacionais da CBF em 2025: 

- Supercopa do Brasil: 02/02 (01 data)

- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)

- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)

- Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)

- Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)

- Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)

Início do Recesso 2025/26 (Série A): 22/12/2025 (15 datas)

Datas das competições Sul-americanas: 

- CONMEBOL Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)

- CONMEBOL Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)

- CONMEBOL Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)

Mundial de clubes da FIFA

- Mundial de Clubes da Fifa - 15/06 a 13/07 (15 Datas). 

Fonte: Site da CBF

Campeonato Potiguar 2025: clubes definem sistema de disputa!

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Os representantes dos clubes participantes do Campeonato Potiguar, Primeira Divisão 2025, se reuniram na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol na última quarta-feira (13) para os debates sobre o sistema de disputa e regulamento da competição. 

Por meio de votação, os clubes definiram a disputa em grupo único, em que todos jogam contra todos em jogos de ida. Os dois primeiros colocados se classificam para a semifinal. 

As outras duas vagas serão definidas em dois confrontos. O terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. O sétimo e oitavo colocados sofrem descenso direto.

As fases semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem vantagem de resultado. 

Os quatro clubes com os melhores índices técnicos, obedecendo a classificação geral do Campeonato Potiguar 2024, terão o mando de quatro jogos em casa na primeira fase.

A minuta do regulamento, discutido na ocasião, será enviada aos clubes para aprovação final. De acordo com o votado pelos clubes, os cartões amarelos não serão zerados. Os registros dos atletas no BID poderão ser feitos até o dia 28 de fevereiro. 

O presidente da FNF, José Vanildo da Silva, frisou aos clubes a importância de se observar os laudos dos estádios, de modo a permitir a participação dos torcedores nos jogos da competição. 

O Campeonato Potiguar 2025 tem previsão de início em 12 de janeiro e término em 30 de março. 

Nova reunião do Conselho Técnico será marcada para a próxima semana para os detalhes finais e sorteio da primeira rodada. Fonte: Site da FNF.

Brasileirão - Atlético-MG x Botafogo: sem Arena MRV, Galo jogará no Independência com portões fechados!

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Mudança acontece após interdição da Arena MRV por incidentes na final da Copa do Brasil.

Por Guilherme Macedo — Belo Horizonte.

Estádio Independência receberá duelo entre Atlético e Botafogo.

O duelo entre Atlético Mineiro e Botafogo/RJ, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado no Estádio Independência, em BH, e com portões fechados, às 21h30 da próxima quarta-feira. O motivo é a interdição da Arena MRV, pelo STJD, após os incidentes na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo.

A informação sobre o jogo contra o Botafogo no Independência foi divulgada inicialmente pela Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, e confirmada pelo ge. O Atlético ainda não confirma oficialmente a mudança.

Segundo apuração da reportagem, resta a assinatura do contrato - que está nas mãos do clube -, para que haja a oficialização do acordo com o América, administrador do Independência.

Além de ter fechado o estádio, o STJD determinou também que o Atlético jogue sem público até o julgamento do caso, que ainda não tem data para ocorrer. O clube tenta a reconsideração da decisão para jogar na Arena MRV de portões fechados.

O Atlético ainda terá outros dois jogos em casa nesta temporada, contra Juventude e Athletico-PR, na 36ª e 38ª rodadas, respectivamente. Com a perda do título da Copa do Brasil, o Galo tenta arrancar na reta final do Brasileirão para garantir vaga na próxima Libertadores – o que também acontecerá em caso de título da competição neste ano, contra o Botafogo, no dia 30.

Nessa quinta-feira, 14, o Atlético informou que conseguiu identificar 21 envolvidos nos incidentes do jogo contra o Flamengo e avançou também para identificação de outros nove. O clube promete tomar medidas administrativas contra essas pessoas, tanto na Arena MRV, quanto no programa de sócios-torcedores.

Futebol do RN: Ney Franco é anunciado como técnico do ABC para 2025.

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Alvinegro confirma contratação de treinador campeão da Copa do Brasil com o Flamengo e do Mundial Sub-20 com a seleção brasileira. Último clube dele foi o Joinville/SC.

Ney Franco trabalhou no Cruzeiro em 2020 — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Por Redação do ge — Natal

Ney Franco será o técnico do ABC na temporada 2025. O anúncio oficial foi feito no início da tarde desta sexta-feira.

Ney Franco, 58 anos, teve o Joinville com último clube.

Na carreira, o treinador foi campeão da Copa do Brasil de 2006 no comando do Flamengo. Com a seleção brasileira sub-20, ele venceu o Sul-Americano e o Mundial.

No Coritiba, em 2010, foi campeão do Paranaense e da Série B do Brasileiro. O último título conquistado por Franco foi a Copa Sul-Americana de 2012 pelo São Paulo.

O treinador também foi campeão mineiro pelo Ipatinga no início da carreira, em 2005, e passou por clubes como VItória, Sport, Goiás, Chapecoense, Cruzeiro e CSA.

A passagem recente pelo Joinville durou apenas sete jogos na Copa Santa Catarina - foram cinco empates e duas derrotas.

No ABC, Ney Franco terá pela frente a pré-Copa do Nordeste, o Campeonato Potiguar, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

Futebol do RN: Baraúnas anuncia técnico Carlos Rabello para 2025!

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Treinador de 60 anos dirigiu Juazeirense e Altos na temporada 2024. Rabello comandou o América-RN em 2008.

Carlos Rabello comandou o Altos na Série D 2024 — Foto: Samuel Pereira

Por Redação do ge — Natal

O Baraúnas anunciou nesta quinta-feira, 14/11, o acerto com o técnico Carlos Rabello para o Campeonato Potiguar 2025. Ele comandou a Juazeirense/BA e Altos/PI em 2024.

Esta será a segunda passagem do treinador de 60 anos pelo futebol do Rio Grande do Norte. Ele comandou o América de Natal em 2008.

Rabello tem um acesso da Série D para a Série C com o Juazeirense, em 2017, eliminando justamente o América-RN. Em 2021, na Copa do Brasil, fez boa campanha ao eliminar Cruzeiro e Sport.

Em 2024, levou o Juazeirense para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Depois, comandou o Altos na Série D, caindo nas oitavas de final, diante do Treze, nos pênaltis.

Rabello também tem acessos à elite do Campeonato Paulista com São Bento e Rio Branco/SP.

Atletas de Acari/RN representarão a cidade no 49º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa!

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

 Foto: Reprodução.

Com apoio da Prefeitura de Acari/RN, 10 atletas da equipe de Futebol de Mesa embarcaram rumo a Salvador/BA, onde disputarão o 49º Campeonato Brasileiro da modalidade. O evento reunirá quase 300 atletas de todo o Brasil e será realizado entre os dias 15 e 17 de novembro. Acari será representada por 3 atletas na categoria júnior e 7 na categoria adulto.

Os jovens talentos do Futebol de Mesa de Acari já conquistaram importantes resultados em competições regionais e nacionais, e, mais uma vez, contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. 

Fonte: Blog do Ismael Medeiros / Currais Novos/RN

Placar da Rodada: RESULTADOS desta quinta-feira ,dia 14 de novembro de 2024.

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

RESULTADOS desta quinta-feira ,dia 14 de novembro de 2024.

Copa do Mundo: Eliminatórias da América do Sul – 11ª rodada

Venezuela 1 x 1 Brasil

Paraguai 2 x 1 Argentina

Equador 4 x 0 Bolívia

Brasileirão Feminino Sub-20: Final – 1ª rodada

Flamengo 7 x 0 Botafogo

Liga das Nações – Liga A – Grupos – 5ª rodada

Bélgica 0 x 1 Itália

França 0 x 0 Israel.

Eliminatórias da América do Sul: Paraguai 2 x 1 Argentina - Com gol de bicicleta e anulando Messi, virada paraguaia!

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Paraguai vence a Argentina de virada (Foto: Conmebol)

O Paraguai podemos dizer que fez aquele jogo perfeito nesta quinta-feira, 14/11, após sair atrás do placar, buscou a virada, com direito a um golaço de bicicleta de Sarabia e anulou o Messi na segunda etapa para vencer a Argentina, de virada, por 2 a 1, pela 11ª rodada das Eliminatórias.

Com o resultado, o Paraguai segue invicto sob o comando de Gustavo Alfaro e confirma ascensão. A seleção fecha a zona de classificação direta, em sexto lugar, com 16 pontos. Já a Argentina segue na liderança, com 22 pontos.

O JOGO

O duelo começou com a Argentina saindo na frente. Aos 10 minutos, Lautaro recebeu em profundidade e bateu cruzado. O gol chegou a ser anulado por impedimento, mas após as linhas serem traçadas pelo VAR, o tento foi confirmado. O Paraguai empatou logo na sequência, em um golaço de bicicleta de Sanabria. Antes, Gustavo Gómez cabeceou no travessão.

Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, Alderete cabeceou e virou o marcador para os paraguaios. Depois, fez o jogo perfeito. Anulou o meia Messi, soube cadenciar o jogo e controlou a partida até o apito final.

AGENDA

Na terça-feira, a Argentina recebe o Peru, na La Bombonera, às 21h, em Buenos Aires. Mais cedo, às 17h, o Paraguai visita a Bolívia, em El Alto. Fonte: AFI

Vini Jr. perde pênalti, e Brasil amarga empate com a Venezuela.

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Raphinha abriu o placar cobrando falta (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O Brasil amargou o empate com a Venezuela, nesta quinta-feira, 14/11, em Maturín, na casa do adversário. A partida válida pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas terminou em 1 a 1, com gols de Raphinha, cobrando falta, aos 42 minutos do 1º tempo, para o Brasil, Segovia, a 40 segundos do tempo regulamentar, e pênalti desperdiçado por Vinicius Jr. Com isso, a seleção brasileira comandada por Dorival Jr. perde a sequência de vitórias na competição e pode voltar a cair na tabela. O próximo desafio é contra o Uruguai, no próximo dia 19.

Apesar de cometer alguns erros, que não comprometeram, a seleção brasileira fez 45 minutos de muita intensidade e movimentação contra a Venezuela – em uma das melhores performances com o técnico Dorival Júnior.

Aos oito minutos, Vinicius Jr. roubou a bola de Aramburu e driblou o goleiro. O brasileiro ficou sem ângulo e passou para Raphinha finalizar, que acabou chutando por cima. Mais tarde foi a vez de Gerson flertar com o gol à distância.

A resposta venezuelana veio aos 14 minutos, em falha de Bruno Guimarães. O goleiro Ederson salvou ao defender chute de Murillo. Mais tarde foi a vez do próprio Ederson errar a saída de bola e Rondón quase marcou. O brasileiro se recuperou no lance.

O Brasil parou na trave, com Vinicius, em linda trama coletiva. Aos 42 minutos, no entanto, a trave foi amiga. Em cobrança de falta, Raphinha acertou a trave e na sequência a bola entrou para o fundo da rede.

No segundo tempo, a seleção brasileira entrou em ritmo lento. A Venezuela precisou de apenas 40 segundos para buscar o empate, com Segovia, que havia acabado de entrar em campo. O jogo ficou mais equilibrado e quando parecia se complicar, Vinicius sofreu pênalti do goleiro Romo, aos 14 minutos. Na conversão, o atacante não foi feliz e parou no adversário, que defendeu e manteve a igualdade no placar.

Vinicius lamenta pênalti decisivo desperdiçado, aos 16 minutos do 2ºtempo - Divulgação / Conmebol

A atuação brasileira na parte final do jogo não foi a mesma que outrora, mas ainda assim as chances apareceram. Aos 43 minutos, González acertou o braço em Martinelli e foi expulso. O Brasil não conseguiu aproveitar a vantagem numérica em campo e amargou o empate. 

O Brasil jogou e empatou com Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Estêvão); Gerson, Bruno Guimarães (Martinelli) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Igor Jesus (Lucas Paquetá) e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior.

Próximos jogos!

O Brasil volta a jogar na próxima terça-feira, dia 19, contra o Uruguai, na Fonte Nova, em Salvador. No mesmo dia, a Venezuela encara o Chile, em Santiago. Fonte: blacar.com.br